4 cidades históricas do Rio de Janeiro

 

Da praia à serra, da badalação à calma do interior, as cidades históricas do Rio fazem desse estado tão versátil e interessante que é quase impossível não querer visitar todas. Seus Centros Históricos, diferentes entre si, são a única coisa em comum. Cada uma delas tem algo diferente a oferecer, e todas têm fácil acesso a partir da capital, Rio de Janeiro, que fecha a lista.

Conheça as principais atrações de cada uma, confira mais informações nos links e veja onde se hospedar nas cidades históricas do Rio de Janeiro.

 

D I C A:

Precisa alugar um carro para visitar as cidades históricas do Rio? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com. 

 

Cidades históricas do Rio de Janeiro

 

  1. Petrópolis

cidades históricas do Rio de Janeiro: Museu Imperial
Museu Imperial
Cidades histórias do Rio
Palácio Quitandinha

 

É um dos principais destinos na região serrana do Rio de Janeiro. Petrópolis é conhecida como Cidade Imperial, com seu grande potencial turístico. É muito procurada por causa do seu clima ameno, que contrasta com as altas temperaturas da capital.

Suas principais atrações são culturais e históricas. Destacam-se o Museu Imperial (um dos mais visitados no Brasil), o Museu de Cera, o Palácio Quitandinha, o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara e vários outros palácios e casarões históricos.
Petrópolis tem uma vasta e excelente rede hoteleira e renomados restaurantes. Sim, o turismo gastronômico fala alto lá, e a cidade também faz parte da Rota Cervejeira. Só a Cervejaria Bohemia, visitadíssima, conta com tour cervejeiro, restaurante, bar e loja.
Para os adeptos do ecoturismo, a cidade oferece o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que conta com trilhas, cachoeiras e a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis.
Em um fim de semana dá para aproveitar bastante Petrópolis, que tem um clima de interior e fica a apenas 66 quilômetros da Cidade Maravilhosa.

Dica: confira o calendário de eventos da cidade.

Leia mais: Guia e dicas do que fazer em Petrópolis

Onde se hospedar em Petrópolis

 

  1. Teresópolis

cidades históricas do Rio de Janeiro: Vila St. Gallen, Cervejaria Therezópolis
Vila St. Gallen, Cervejaria Therezópolis
cidades históricas do Rio de Janeiro: Mirante do Soberbo
Mirante do Soberbo

 

Teresópolis é um destino serrano alternativo à Petrópolis, que muitas vezes tem preços mais em conta. Entre suas principais atrações está a Granja Comary, sede da seleção brasileira de futebol, com seu lago e área verde que podem ser visitados rapidamente, se a seleção não estiver concentrada.

A cidade também faz parte da Rota Cervejeira e conta com tour, cervejaria, restaurante e pub em uma vila em estilo alemão, a Vila St. Gallen, casa da Cerveja Therezópolis, um lugar para se passar o dia todo.

A outra entrada do Parnaso – Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica em Teresópolis, também é a alternativa para quem quer contato com a natureza, cachoeiras, caminhadas ou trilhas no destino. E o Mirante do Soberbo é outro ponto famoso pelo visual incrível que oferece do Dedo de Deus, o cartão-postal da cidade.
A cidade tem alguns museus e sobrados antigos, igrejas e várias fontes de água. Entre os eventos tradicionais, há a Feirinha do Alto, que acontece nos finais de semana e feriados.

A cerca de 90 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, Teresópolis tem quase a metade do número hospedagens da cidade anterior, mas tem ótimas opções.

Dica: é ótimo visitar o mirante no fim do dia, mas a disputa por um click do pôr do sol é enorme.

Leia mais: 6 principais atrações em Teresópolis

Onde se hospedar em Teresópolis

 

  1. Paraty

cidades históricas do Rio de Janeiro: Paraty
Ponte no Centro Histórico de Paraty
cidades históricas do Rio de Janeiro: Praia de Antigos, vila de Trindade
Praia de Antigos, vila de Trindade
Cidades históricas do Rio de Janeiro: Paraty
Centro Histórico de Paraty

 

Da serra para a praia, Paraty é um destino cobiçado do sul fluminense, cheio de praias de um azul lindo, e cercado por montanhas da Serra da Bocaina. Os passeios de barco são procuradíssimos, e as praias mais visitadas são as da vila de Trindade, a cerca de 25 quilômetros. Ainda há várias cachoeiras, ilhas paradisíacas acessadas por barco, e o Saco do Mamanguá, o maior fiorde brasileiro.
Com um centro histórico conservadíssimo e o charme das ruas em pedras pé-de-moleque, Paraty atrai visitantes do Brasil e do mundo o ano inteiro.

São muitos restaurantes de chefs renomados e várias especialidades gastronômicas. Em Paraty, as cervejas artesanais dividem espaço com as cachaças, já que lá tem vários alambiques.
A cidade tem um amplo calendário de eventos, com destaque para a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e o Bourbon Festival Paraty. Mas a noite é sempre super animada, com seus bares e restaurantes com mesas ao ar livre que a gente ama!
A cidade tem uma ampla oferta de hospedagens, com muitas pousadas, hostels e campings, e fica a cerca de 250 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Dica: use calçados confortáveis para andar pelas ruas de pedra da cidade.

Leia mais: Dicas do que ver e fazer em Paraty

Onde se hospedar em Paraty

 

  1. Rio de Janeiro

cidades históricas do Rio de Janeiro: Parque Lage
Parque Lage – Jardim Botânico
cidades históricas do Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico
Boulevard Olímpico
cidades históricas do Rio de Janeiro: Praia de Ipanema
Pôr do sol na praia de Ipanema – Morro Dois Irmãos ao fundo

 

A Cidade Maravilhosa dispensa apresentações. É um daqueles destinos completíssimos no quesito turismo, que consegue agradar a todos. Tem opções para todxs, até para quem acha que não vai gostar.

As praias fazem sucesso e seus museus de relevância internacional são visitadíssimos. A cidade ainda tem trilhas e até cachoeiras em plena metrópole.

Pão de açúcar, Corcovado, Cristo Redentor e Lagoa Rodrigo de Freitas atraem visitantes dos quatro cantos do mundo.

Seu centro histórico é imponente e belíssimo, e mesmo sendo contemporâneo aos das outras três cidades históricas do Rio, é totalmente diferente.
Não preciso falar absolutamente nada sobre seus bares, restaurantes, casas noturnas… E nem que é a cidade com maior número de hospedagens do país.

Claro, é impossível conhecer tudo e sempre vai ter algo novo para ver. O ponto negativo é a violência. Confira abaixo algumas dicas de lugares para visitar no Rio.

Dica: hospede-se perto das atrações que pretende visitar para não perder tanto tempo com transporte.

 

4 cidades históricas do Rio de Janeiro

por Camila Coubelle

Organize sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
PASSAGEM AÉREA em oferta com até 25% OFF em até 6X sem juros no Passagens Promo
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

10 comentários em “4 cidades históricas do Rio de Janeiro

  • 7 de junho de 2018 em 16:23
    Permalink

    Que post legal! Como carioca sou suspeita para falar… rsrs Paraty é uma delícia, daquele passeio de voltar no tempo. Sem contar nas várias opções de passeio pela região (Trindade, Angra, ilhas). Tudo de bom!

    Resposta
  • 8 de junho de 2018 em 15:48
    Permalink

    Adorei o post, as dicas e fotos! Apesar de conhecer as quatro, o texto deu inspiração para uma nova road trip pelo Rio 😉

    Resposta
  • 8 de junho de 2018 em 17:16
    Permalink

    Nem fazia ideia da variedade que existe só dentro da região do Rio! Paraty parece ser encantador, não conhecia mesmo. Nunca fui ao Brasil, quase assusta por ser tão grande e deixar uma pessoa sem saber por onde começar!

    Resposta
  • 9 de junho de 2018 em 10:33
    Permalink

    Esse nosso Rio é super diverso mesmo! E essas regiões históricas são realmente uma delicia! Parabéns pelo post!

    Resposta
  • 11 de junho de 2018 em 09:47
    Permalink

    Quando fomos ao Rio esticamos até Petrópolis mas Paraty está na lista para quando voltarmos, acho a cidade uma graça.

    Resposta
    • 11 de junho de 2018 em 10:04
      Permalink

      Paraty é demais, vocês vão adorar!

      Resposta
  • Pingback:11 atrações gratuitas para curtir no Rio de Janeiro | vida sem paredes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.