5 destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro

 

Conheça alguns destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro e inspire-se com esses lugares perfeitos para quem adora uma queda d’água. A capital – e o estado – são mais conhecidos por suas inúmeras praias, mas depois dessa lista, você vai querer partir para o interior, subir a serra e mergulhar nessas cachoeiras deliciosas.

Tem destino para quem quer curtir na maior vibe, para quem é turista gastronômico, para quem quer viajar a dois ou com a galera. Tem interior bem roots e tem lugar eclético que agrada a todos. Escolha o seu preferido e pé na estada!

 

6 destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro

 

  1. Sana

 

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Sana

7 Quedas

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Sana

Cachoeira do Pai

 

O Arraial do Sana é um destino perfeito para quem ama cachoeiras, principalmente aquelas meio isoladas, em lugares cercados de verde.

A vila tem um clima rústico de interior e é bem pequena, mas gigante em beleza e hospitalidade. É o 6º distrito de Macaé e fica no interior do Estado do Rio de Janeiro.

As cachoeiras mais famosas são a Sete Quedas, a do Pai e a da Mãe e a do Escorrega, que ficam próximas, a cerca de 15 minutos a pé do centro. Mas dá para chegar de carro até as quedas. Há estacionamento perto e uma pequena lanchonete, mas as cachoeiras têm um clima mais rústico.

Inclusive, no mesmo caminho, começa a trilha para a Pedra do Peito de Pombo, uma formação curiosa com 1.400 metros que se destaca imponente em Sana.

Nos finais de semana tem um forró pé de serra e em janeiro rola um tradicional evento, o Sana Reggae Festival.

Se a ideia é curtir a natureza, as cachoeiras e uma vibe super boa, a dica é Sana! Confira abaixo um post com dicas de como chegar, onde comer e outros detalhes do arraial.

Leia mais: 7 coisas para fazer em Sana

Onde se hospedar em Sana

 

  1. Lumiar

 

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Lumiar

Encontro dos Rios

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Lumiar

Indiona Jones

 

Lumiar é a escolha certa para quem quer aproveitar as cachoeiras de dia e comer imensamente bem à noite. O distrito de Nova Friburgo tem aquele ar de serra e tem vários restaurantes disputados, sem falar na Ranz Bier, uma cerveja artesanal local.

As principais cachoeiras são a do Indiana Jones, a de São José e a do Encontro dos Rios (Macaé e Bonito). Essa última é procurada para rafting e canoagem e a cidade ainda oferece passeios de jipe para as atrações, apesar de serem acessíveis de carro.

É em volta da lagoa na praça central que o burburinho acontece, e, aos domingos, também tem uma grande roda de forró pé de serra.

A cidade tem ótima infraestrutura de pousadas e se o que você procura é sombra e água fresca chopp gelado – e um cardápio de primeira – partiu Lumiar!

Leia mais: Partiu conhecer as cachoeiras em Lumiar

Onde se hospedar em Lumiar

 

  1. Maromba

 

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Maromba

Cachoeira do Escorrega

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Lumiar

Poção da Maromba

 

Maromba é a vila mais roots da região de Visconde de Mauá, e também a que tem mais cachoeiras ao redor. Fica aos pés da Serra da Mantiqueira, no interior do Estado do Rio, a cerca de 50 quilômetros de Resende.

Por lá, o que mais se vê são grupos em busca das cachoeiras ou em volta de um violão. Ou tudo ao mesmo tempo!
As cachoeiras mais procuradas são as do Escorrega, a Véu de Noiva e o Poção da Maromba, com 7 metros de queda, todas com ótimos poços para banho e de fácil acesso por estrada de terra. Mas saiba que o espaço é disputado para estacionar, então, se a ideia é ter uns dias de paz, é preferível ir a pé. A subida é íngreme, mas há alguns bares e restaurantes ótimos perto da cachoeira do Escorrega, a mais distante.

A disputa pelo tobogã natural de uns 20 metros é grande, mas todas as cachoeiras da região são ótimas.

A vila tem pousadinhas e restaurantes espalhados por suas poucas ruas e atrai muita gente durante o ano todo.

Se a ideia é aproveitar as cachoeiras no melhor estilo roots, Maromba é o que você procura.

Leia mais: 5 cachoeiras em Visconde de Mauá

Onde se hospedar em Maromba

 

  1. Maringá

 

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Maringá

Cachoeira Santa Clara

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Maringá

Toca da Raposa

 

Maringá é outra vila da região de Visconde de Mauá, essa, mais indicada para quem quer comer bem. A vila é cheia de bares e restaurantes disputados e tem até uma Alameda Gastronômica. Em alguns lugares é preciso fazer reserva.

A vila tem mais pousadas e fica um pouco antes de Maromba, mais precisamente, 3 quilômetros. Ou seja, dá para escolher uma para ficar e visitar a outra facilmente.
As cachoeiras mais próximas da vila de Maringá são a de Santa Clara, a Toca da Raposa e a do Santuário, um complexo com várias quedas. A Santa Clara é procurada para rapel e a Toca da Raposa tem um bar e restaurante.

Maringá atrai mais famílias e casais e tem ainda vários cafés e lojas de artesanato. Fizemos um post comparando vários aspectos das vilas de Maromba e Maringá para ajudar a decidir em qual ficar. Confira abaixo:

Leia mais: Onde ficar, Maromba ou Maringá?

Onde se hospedar em Maringá

 

  1. Paraty

 

Fechando a lista com chave de ouro, está Paraty. Essa deliciosa cidade histórica do Rio de Janeiro é conhecida por suas praias. Mas saiba que lá também há várias quedas e poços que disputam a atenção de turistas do mundo inteiro.
Paraty fica no sul do Estado do Rio, a cerca de 150 quilômetros da capital e tem uma excelente infraestrutura de pousadas.

As quedas mais procuradas são a da Cachoeira do Tobogã (da Penha), o Poço do Tarzã, Poço do Inglês, Cachoeira da Pedra Branca, Poço da Usina, Poço da Jamaica e outros. Alguns são de fácil acesso, outros são de difícil acesso, ou seja, tem opções para todos os gostos. Muitas ficam na Estrada Paraty-Cunha e a mais visitada é a do Tobogã, por causa do seu incrível escorregador natural.

A cidade tem bares animados, cafés e restaurantes de chefs renomados de várias especialidades. A variedade de hospedagens é enorme, e o destino é procurado por vários tipos de pessoas, de todas as idades.

Se a ideia é curtir as cachoeiras, mas intercalar com praias, atrativos culturais e turismo gastronômico, você vai adorar Paraty.

Leia mais: Dicas do que ver e fazer em Paraty

Onde se hospedar em Paraty




Bônus: Cachoeiras do Bracuí e do Rio Mimoso

 
Essas duas cachoeiras ficam na região do Brejal, zona rural de Bananal, cidade paulistana vizinha de Barra Mansa (RJ). Entretanto, suas águas despencam no Rio de Janeiro e as quedas têm uma vista incrível para a Bacia de Angra dos Reis. Conheça mais:

Bracuí e Rio Mimoso: 2 cachoeiras escondidas bem pertinho

destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro: Rio Mimoso

Cachoeira do Rio Mimoso e a incrível vista da Baía de Angra

 

Organize sua viagem
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

5 destinos com cachoeiras no Rio de Janeiro

por Camila Coubelle

As dicas te ajudaram?

 Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *