Um dia de tour no Vale de Casablanca no Chile é suficiente para experimentar alguns dos melhores vinhos brancos do mundo, muitos deles, premiadíssimos.
Isso porque a região a cerca de 70 quilômetros de Santiago é reconhecida por suas jovens plantações de Sauvignon Blanc e Chardonnay, além da Pinot Noir, cepa emblemática do vale.
No caminho entre a capital do Chile e a região costeira de Valparaíso e Viña del Mar, o vale iniciou a produção de vinhos na década de 80 e tem diversas vinícolas reconhecidas.
Conheça as principais vinícolas do Valle de Casablanca, descubra quais são seus vinhos mais interessantes, confira as dicas e veja como funciona o tour.
O tour que fizemos no vale visita quatro vinícolas (três delas com degustação incluída), e um outlet de vinhos com uma variedade enorme e preços ótimos. Fizemos o tour com a agência Destino Chile, que atende brasileiros e foi super recomendada. Vem com a gente!
CONFIRA OFERTAS DE HOSPEDAGEM em Santiago, com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.
Consulte nosso artigo comparando as regiões para se hospedar em Santiago e descubra qual tem mais a ver com seu estilo de viagem.
Vale de Casablanca, Chile: principais vinícolas para visitar
1. Viña Casona Veramonte
Uma das pioneiras entre as vinícolas do Casablanca, a Veramonte tem adega inspirada no estilo de Napa Valley, bar de degustação, uma loja de vinhos nacional e internacional, café com produtos do jardim e um corredor central com vista linda para os vinhedos.
Lá a gente pode conhecer a história de Veramonte, Ritual, Primus e Neyen, seus principais vinhos. Não há degustação incluída no pacote, mas nas outras três, sim. Entretanto, é possível pagar por garrafas ou taças à parte.
2. Viña Emiliana
Especializada em vinhos orgânicos e biodinâmicos, a Emilinana foi a vinícola do ano em 2015, por “Vinos de Chile”.
Seus principais – e premiados – vinhos são Coyam, Signos de Origen, Nova, Adobe e o Gê, considerado a expressão máxima da agricultura biodinâmica da vinícola.
Nós degustamos 3 vinhos: um Signos de Origem Pinot Noir, um Novas Gran Reserva Carmenére e Cabernet Sauvignon, e um Novas Gran Reserva Chardonnay, todos excelentes. Tudo isso em um jardim super agradável com visual para as plantações.
3. Mercado de Vinhos Rio Tinto
A parada nesse enorme mercado é legal para quem já tem um roteiro de visitas montado e quer comprar a preços “de fábrica” aqueles vinhos de vinícolas que não serão visitadas na viagem. Tem vinhos não só do Vale de Casablanca, como de todo o Chile.
É nessa parada que a gente almoça. Há restaurante com opção de buffet livre a 16.900 pesos chilenos (fev/2018), o que dá cerca de R$ 85,00. Mas também há lanchonete que oferece sanduíches, empanadas, tortas e outros.
Ah, e podemos provar o vinho próprio deles.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM para o Chile em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
4. Viñamar
O luxuoso palácio da vinícola Viñamar se destaca em meio às plantações do Vale de Casablanca.
O espelho d’água da entrada já impressiona, mas espere até ver o lado de dentro. Nossa degustação tinha vista para as parreiras e parecia cena de cinema.
A vinícola fundada em 2004 conta com as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc y Carmenère.
E embora produza ótimos tintos, são seus espumantes que fazem sucesso. Provamos um Rosé Pinot Noir e um Demi Sec, cujo frescor caíram muito bem naquela tarde quente de verão.
5. Viña Indomita
A última parada do nosso tour no Vale de Casablanca foi na imponente Indomita. Ela fica posicionada no alto de um cerro, chama atenção de quem passa na Ruta 68 e oferece uma vista privilegiada do vale.
Ela é toda moderna e majestosa e percebemos que é uma das mais visitadas, pelo número de pessoas lá.
Para encerrar nosso dia de degustações, provamos um Chardonnay e um Carmenère, ambos Gran Reserva, e um Porta Reserva Cabernet Sauvignon. Mas nessa vinícola ainda está inclusa uma harmonização com queijos, castanhas, salames, torradas, frutas secas etc.
Dicas e informações sobre o tour
O tour no Vale de Casablanca é um passeio de dia inteiro nos arredores de Santiago. Começa às 8h, quando a van busca todos no local da hospedagem, e termina às 18h, hora que retornamos.
A van deixa um a um na hospedagem.
Logo que saímos de Santiago, o guia nos conta sobre o vale, com aspectos do terroir e da história da região.
Em meia hora mais ou menos, no Vale Curacaví, fazemos uma parada para degustação de chicha, uma bebida fermentada produzida pelos povos indígenas da Cordilheira dos Andes desde o Império Inca. É bem doce e com alto teor alcoólico. Para acompanhar, ganhamos um docinho folhado, típico da região. Nesse lugar, quem quiser pode aproveitar para comprar água, café da manhã…
Não fizemos aquele tour guiado com um especialista local, passando pelas parreiras, sala de barricas e outros áreas das vinícolas visitadas.
Mas temos tempo de circular por conta própria, visitar a loja ou fazer degustações extras pagas à parte. Durante as degustações que estão incluídas no pacote, o guia da agência compartilha informações sobre a vinícola e os vinhos.
Um ponto interessante de se juntar a um grupo, é que a gente troca figurinhas. Tem sempre um que já foi na vinícola que iremos no dia seguinte, e já dá algumas dicas. Ou alguém que provou muitos vinhos e recomenda os melhores.
A maior vantagem de fazer o tour com uma agência é que a gente pode conhecer quatro vinícolas do vale de Casablanca.
Com transporte público esse número seria impossível, pela logística e o tempo gasto. Contratar um transfer sairia pelo mesmo preço e a gente ainda teria que pagar pelas degustações.
E por fim, alugar um carro dá mais flexibilidade, mas alguém não poderia beber, e afinal, fomos lá para isso! A Nange não quis ser a motorista da rodada, muito menos eu! hahaha
Beber e dirigir nem pensar. Além de ser imprudente, passamos por blitz na Ruta 68, que dá acesso ao vale.
Como contratar o tour no Vale de Casablanca
Escolher uma agência bem avaliada foi imprescindível, principalmente depois de ter visto tanta gente relatando problemas nos grupos do Facebook.
Há agências boas que são caras e deu trabalho encontrar uma que fosse recomendada e com preço acessível ao mesmo tempo.
E a Destino Chile é especializada em brasileiros, então fica mais fácil combinar tudo, e eles atendem pelo WhatsApp.
O tour custa 47.840 pesos chilenos ou R$ 265,78 (fev/2019). Inclui o transfer, guia bilíngue português e espanhol, e degustações em três das quatro vinícolas visitadas.
Para reservar é preciso pagar 20% do valor do passeio, e os 80% restante até o fim do tour. O pagamento pode ser feito em reais, pesos chilenos, dólares e cartão de credito.
Após a reserva, eles enviam o voucher. Ah, e tem preços especiais para pacotes, pois eles ainda oferecem vários outros passeios.
Para as vinícolas, a dica é reservar antes, principalmente no verão, que é pouco antes da colheita, então os vinhedos estão verdinhos e com cachos de uvas. Por isso, é alta temporada para quem vai visitar essas atrações.
Nossa experiência foi perfeita e todos do grupo ficaram muito satisfeitos. Nosso guia foi o Leo e a gente super recomenda o tour com ele.
Veja os contatos da agência para fazer o tour no Vale de Casablanca abaixo:
Agência Destino Chile
- Rua Agustinas 1022 sala 322, Centro – Santiago
- WhatsApp: +56 9 5212-5506 | [email protected]
- Facebook | Instagram
- http://destinochile.com.br
+ Mais artigos sobre enoturismo no Chile:
Vinícolas no Vale do Colchagua
+ Mais artigos sobre Santiago:
Tudo sobre o passeio em Embalse El Yeso
O que esperar do Mercado Central de Santiago
Mirante Sky Costanera: o maior da América Latina
E aí, ficou alguma dúvida sobre o Vale de Casablanca no Chile?
por Camila Coubelle
> A agência Destino Chile foi parceira do Vida sem Paredes nesse tour, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com o serviço. Escolhemos nossos parceiros com muita cautela. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!
Olá tudo bem?
Sabe me informar o valor pago em cada vinícula para visitação? Vou ir em abril e gostaria de ir por conta própria sem agencia.
Oi Joslaine, tudo bem? Não sabemos informar o valor de cada uma pois como fizemos esse roteiro com agência, as degustações já estavam incluídas. Acredito que você encontra essa informação no site de cada vinícola. Abraços
[…] Vinícolas no Vale de Casablanca […]
[…] De carro, o trajeto é pela Ruta 68, uma rodovia boa com dois pedágios no caminho. Ela passa pelo Valle de Casablanca, região de vinícolas. Confira nosso artigo Rota do vinho no Valle de Casablanca. […]
São muitas vinícolas para conhecer kkk
Amei quando fui à Concha y Toro, mas to vendo que preciso voltar pra conhecer todas as outras vinícolas (além do fato de que quando fui era menor de idade e não pude participar da degustação kkk)
Obrigada pelas dicas, já estão anotadas aqui!
E parabéns pelo blog!