Se alguém te chamasse para ir nas cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande, provavelmente você iria se perguntar “onde fica isso?” E você não seria o único!
As cachoeiras chamadas de gigantes são a Cachoeira do Paiol, com 120 metros de queda, a Cachoeira do Brumado, com 90 metros, e a maior delas, a Cinco Estrelas, com um total de 200 metros de queda de águas geladas em um ambiente selvagem.
Conheça as quedas desse distrito de Bocaina de Minas, perto da região de Visconde de Mauá.
A vila de Santo Antônio do Rio Grande
Santo Antônio do Rio Grande é um distrito de Bocaina de Minas, distante cerca de 14 quilômetros de estrada de terra dessa cidadezinha mineira, próxima de Andrelândia e Bom Jardim de Minas, do Parque Nacional de Itatiaia e da região de Visconde de Mauá.
O destino é todo cercado por montanhas da Mantiqueira e guarda as nascentes do rio Grande, um dos formadores da bacia do rio Paraná, e do Rio Preto, que forma a divisa natural entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. São inúmeras nascentes que precipitam uma cachoeira mais bonita que a outra.
A vila de Santo Antônio é aquele típico lugar em que as pessoas ficam proseando sem sentir o tempo passar. Bem pequena, tranquila, com pouca infraestrutura turística. Que fique assim! É isso que faz dela um lugar hospitaleiro e simples, capaz de nos oferecer uma pausa da correria diária.
Tem artesanato e gastronomia local – não deixe de comer os risoles feitos na hora no bar ao lado da igreja. Aliás, o pessoal por ali adora dar informações sobre os atrativos. Consulte-os, e, se der sorte, ainda pode ouvir os causos e lendas locais.
Anote
Toda a região da Bocaina de Minas é linda e merece e deve ser preservada e respeitada.
Como chegar em Santo Antônio do Rio Grande
De carro, o acesso se dá por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, já que Bocaina de Minas está a certa de 45 Km da Via Dutra (BR-116) e a cerca de 35 Km da BR-267.
Quem vem de BH pela BR-040 deve entrar na BR-267 na altura de Juiz de Fora, passando por Lima Duarte e Bom Jardim de Minas. Depois de atravessar a próxima cidade, Liberdade, faltam 25 Km até a Bocaina de Minas.
Já quem vem do Rio e de São Paulo deve seguir pela Dutra até Resende e após o Graal, seguir pela RJ-161 (que vai para o distrito de Vargem Grande e Serra do M) até a divisa RJ/MG (o asfalto vai até aqui). De lá, é preciso atravessar o Rio Preto e percorrer mais 14 Km até o destino.
Precisa alugar um carro para visitar Santo Antônio do Rio Grande? Compre os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 3x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.
De ônibus é preciso ir até Resende (Viação Cometa), ou Liberdade (Viação Santa Cruz) e seguir até a Bocaina de Minas nos horários:
Mas lembre-se: ainda faltam 14 km da cidade Bocaina de Minas até Santo Antônio do Rio Grande, à pé, de bike ou de táxi por estrada de chão. Mas é claro, as Cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande compensam cada quilômetro rodado.
Aqui no site da Pousada dos Pássaros tem uma explicação detalhada de como chegar de carro. De quebra, dá para conferir tarifas e informações sobre a hospedagem. Outra opção de hospedagem é a Pousada Quinta da Prata, que fica em Mirantão, distrito vizinho. Foi do site dela que eu compartilhei o mapa abaixo:
Uma opção para quem está na região de Visconde de Mauá e quer conhecer as vilas de Mirantão e Santo Antônio do Rio Grande e as cachoeiras citadas aqui, em um dia inteiro de passeio 4×4 que termina com almoço no Restaurante da Leila, é contratar o passeio da Remorini Turismo de Aventura: (24) 3387-1521(de sex a dom) / (24)99902-8465. Pagamos R$ 180,00 na época (aceita cartões).
Reserve sua hospedagem em Bocaina de Minas ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com.
Cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande
Cachoeira 5 Estrelas
A cachoeira 5 Estrelas, a maior delas, fica a cerca de 6 km da vila. Da entrada, onde está a placa, o estrondo da água vai aumentando e nos presenteia com um clima de expectativa sobre o que vamos encontrar pela frente.
São três quedas com um total de 200 metros de altura que formam poços para se sentir literalmente longe de tudo. O nome é muito apropriado para esse monumento da natureza ainda pouco conhecido.
> Não tem bar ou casa por perto., apenas morros e mais morros, pastos e a estrada íngreme que não permite acesso a qualquer carro. É para aqueles que gostam do inexplorado.
Cachoeira do Paiol e Cachoeira do Brumado
Em Santo Antônio está a nascente do Rio Grande e o famoso vale do Paiol com suas belas cachoeiras e lindas montanhas. As Cachoeiras do Paiol, com 120 metros de altura, e do Brumado, com 90 metros estão em meio às montanhas e ficam uma de frente para a outra, mas em propriedades particulares, então, são apenas para apreciação.
Mas há outras, inclusive mais próximas do povoado, como as Cachoeiras da Prata e do Rio Grande e as cachoeiras da região de Visconde de Mauá, a cerca de 24 quilômetros.
Mirante do Zé Manoela
Além dessa abundância de cachoeiras, outro atrativo próximo é um mirante com 1.800 metros de altitude. No portal em quem passamos está escrito Mirante do Zé Manoela (o famoso “Zé Manéla”), mas ouvi dizer que também é conhecido pelos nomes de Mirante da Serra Verde e Mirante do Asa Delta.
Do alto, temos a visão de toda a cadeia de montanhas da região da serra da Mantiqueira. O tempo estava meio fechado quando chegamos e avistamos as chuvas localizadas em alguns pontos.
Inspire-se com as imagens abaixo e comece a cogitar a possibilidade de conhecer as Cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande, a vila e as trilhas da região:
Distâncias até a Bocaina de Minas – MG:
390 km de Belo Horizonte – MG
168 Km de Juiz de fora – MG
43 Km de Resende – RJ
208 km do Rio de Janeiro – RJ
320 km de São Paulo – SP
24 Km de Visconde de Mauá – RJ
>> Confira outro destino próximo: Programas clássicos em Penedo
Cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande – MG: cerca de 1.200 metros de altitude
Por Camila Coubelle
Pra quem conheceu a cachoeira 5 estrelas, tenho um terreno de 6000 metros quadrados a venda localizado a apenas 500 metros da cachoeira 5 estrelas e um casa na vila de Santo Antônio tbm a 200 metros de distância, 100.000 reais casa, podemos negociar tbm, mais informações no whatsapp 24999670799, sou filho do senhor Zé Manuela, muito conhecido aqui na região, obrigado…
Olá Meninas,
que vidão heim!!!
podem , por favor conseguir o contato de alguem na CACHOEIRA CINCO ESTRELAS? proprietário, local onde possa conseguir informação?
obrigado
Olá! Tenta saber informações com o pessoal da Remorini Turismo de Aventura: (24) 3387-1521(de sex a dom) / (24)99902-8465.
Oi o dono da cachoeira 5 estrelas e o senhor Zé Manuela, telefone pra contato 24999670799 via whatsapp apenas
Camila e Nange, agradeço muito pelas dicas dicas detalhadas de vocês, fiquei tão encantado que comprei um terreno do Zé Manuela rsrs
Eu fiz um site pra Santo Antonio, com o objetivo de valorizar mais o local https://cachua.com.br/
Se puderem citar o site neste artigo de vocês, ficarei muito agradecido.
Desejamos felicidades para você nesse cantinho, Eduardo! Abraço
obrigada por eternizar esta realidade maravilhosa,
[…] Leia também: As cachoeiras de Santo Antônio do Rio Grande […]
Que ano vc morou la? Morei de 99 a 2001
Que ano vc morou la? Morei de 99 a 2001
Site maravilhoso, com várias dicas úteis.
Quero conhecer melhor este lugar, passei 6 meses indo p vale das flores e vi uma casinha la em Santo Antônio. ..
Estou sonhando em ter um tempo neste local….
Olá Cristiane! Que infância boa, hein!? Esse lugar é mesmo demais!
Valeu pela dica da festa!
Grande abraço!
Lugar maravilhoso, que vale a pena conhecer. Passei minha infância lá e sempre que posso dou uma escapada para curtir esse paraíso. Uma dica é ir na festa de lá que acontece nos dias 11, 12 e 13 de junho. É muito bom, uma fogueira de mais de 5 metros, shows de forro e sertanejo na rua, leilão de comidas típicas e muito mais….
Olá, essa região é realmente muito bonita, vou fazer em breve a “volta dos 80 ” em sai de Itamonte sobe até Brejo da Lapa, antes de chegar a entrada do Parque Nacional do Itatiaia ( merece uma visita tambem),desce por Campo Redondo, Fragária e volta pra Itamonte-Mg. São 80 km, outra dica também é Aiuruoca, Ibitipoca, São Tome das Letras.. Minas Gerais é demais… se alguém quiser tenho muitas informações desses lugares.. Visconde de Mauá não poso esquecer.. abraços.
oi boa oite amei esse lugar quero ir morar la,ainda nao tive o praser d ir,pelo seu comentario percebo q ama esse lugar se puder me adicione em seu whatts para trocarmos ideias,amo a natureza,meu numero no whatts 12997085049
Fala Alexandre. Muito boa a sua postagem. To mudando pra Bocaina em 2018. Sou formado em Historia, acha que consigo um contrato na prefeitura?
Sempre gostei de MG. Conheci Santo Antonio numa aventura louca. Fui a Visconde De Mauá com minha mãe,lá aluguei uma moto de trilha, fui cortando a serra, passando pelo Acantilado, Mirantão, Santo Antonio, até chegar em Bocaina de Minas.Quase matei a minha velha do coração. Resumindo, comprei um terreno em Bocaina, em janeiro de 2018 estou de mudança. Pretendo explorar as belezas naturais da região. Ter melhor qualidade de vida para mim e minha família. Serra da Mantiqueiro cheira a paz.abraços.
Olá! Moro em Santo Antônio já faz 1 mês. Frequento há uns 22 anos e aconselho que antes de vir cheque os horários dos ônibus. O horário mudou e não existe mais ônibus de Bocaina para Resende, somente uma van que te leva até a ponte do Sousa e de lá tem que pegar outro ônibus até Resende. O melhor mesmo é vir de carro ou alugar um, já que os taxista cobram R$60,00 de Bocaina até Santo Antônio.
Olá! Muito obrigada pelas informações Eugênio!
Olá? Ir em Santo António é muito fácil e perto. Passar por Itamonte pegar estrada rural saindo de Itamonte p o município Monte Belo e do Monte Belo pegar estrada sentido Dois Irmãos e já está perto.
Obrigada pela dica! Passar pela zona rural de Itamonte deve ser demais, adoramos lá! Abraços!
Amo este lugar, morei em Sto Antônio por 12 anos lá passei pelos melhores momentos de minha vida, me integrei ao movimento, ao tempo que parece passar em outra época. As pessoas, tudo de bom fiz amigos eternos e a natureza sem igual. Pintei quase todas as placas que vão lhe informar a direção dos pontos mais procurados.andar a cavalo em Sto Antônio lhe remetente ao século passado, trilhas, caminhos estradas, cada canto me leva as cenas mais lindas que já vivi. Quando falamos em preservar o movimento melancólico me lembro das dificuldades enfrentadas pelos jovens que seguem o êxodo urbano por não ter trabalho. Dei aulas para crianças da primeira a quarta série e vi muitos jovens ir embora por por não ter trabalho. O último senso que fiz éramos 367 habitantes no arraial e isso veio caindo com o tempo. Precisamos pensar no social. A prefeitura é o maior empregador e isso me faz lembrar todos os dias que precisa-se criar infraestrutura para o turismo, desenvolver a arte local para que os jovens desse paraíso não tenham que ir buscar seus sustentou em outros lugares. Viva Sto. Antônio do rio grande. Aliás o Rio grande nasce lá e leva este nome até a bacia do prata corta quase metade do estado de Minas e segue Brasil a fora. Vale muito a pena ir conhecer este lugar, comer os queijos e doces produzidos artesanalmente, além da cachaça de alambique.
Viva Santo Antônio! Que legal saber sua história Alexandre! Vale mesmo a pena conhecer, e tenho esperanças de que os jovens de lá não precisem mais sair. Um grande abraço!
Olá, dá pra chegar até Santo Antônio do Rio Grande com carro normal?
E o passeio que vc fez que te levou até a cachoeira foi quanto e durou quanto tempo?
Obrigado!
Oi Afonso! Até Santo Antônio dá para chegar de carro normal sim! Já nas cachoeiras, só com carro 4×4. O passeio que eu fiz custou R$ 180,00 e durou 8 horas, mas contratei em Maringá.
Abs