Essa lista de restaurantes em Tiradentes, Minas Gerais, vai te mostrar que a cidade é eclética quando o assunto é gastronomia.
As opções vão de A a Z, passando pela tradicional comida mineira, que rende releituras criativas e cheias de personalidade. Tanto que a cidade histórica mais charmosa de Minas Gerais sedia um dos principais festivais de gastronomia do estado, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece no final de agosto.
Nós frequentamos bastante a cidade e sempre tentamos conferir os eventos em Tiradentes. Já fomos algumas vezes no Festival de Vinho e Jazz, e esse ano, estivemos pela sétima vez na Mostra de Cinema Tiradentes. Quando estamos lá, buscamos um equilíbrio e tentamos conhecer tanto os lugares escondidinhos e simples, quanto os renomados.
Tentamos reproduzir isso em uma lista de lugares para comer que vão proporcionar ótimas experiências. A cidade tem tantas opções interessantes, que ainda não conseguimos decidir qual é o nosso restaurante favorito em Tiradentes. Confira as dicas!
Confira aqui o que fazer em Tiradentes e como chegar na cidade e veja as ofertas de hospedagem por lá.
Restaurantes em Tiradentes: preços
A cidade é bem turística e tem preços para todos os bolsos. Isto porque tem diversas opções self-service, com preço fixo ou por peso, com ótimo custo-benefício e recomendadas para quem quer economizar.
Por outros lado, existem muitos restaurantes em Tiradentes comandados por chefes renomados, com preço mais elevado, mas que compensam o investimento.
Confira abaixo alguns bares e restaurantes que recomendamos em Tiradentes.
Restaurantes em Tiradentes: dicas de onde comer
Entre os que disputam o topo da lista de melhores restaurantes em Tiradentes estão o Angatu, o Tragaluz, e o Pacco e Bacco, que tem criações de pratos da culinária mineira com toques contemporâneos.
O Tragaluz traz receitas do Chef Felipe Oliveira, e a dica é provar os pratos com galinha d’angola. Já no Angatu, vale pedir o Menu Degustação para conhecer todas as propostas do Chef Rodolfo Mayer. No Pacco e Bacco, o diferencial é a carta de vinhos.
O Atrás da Matriz é a escolha perfeita para um bom bacalhau. Há diversas preparações diferentes, incluindo uma deliciosa com ora-pro-nobis, bacon e purê de inhame, além de diversos pratos com salmão e truta. Esses são os quatro restaurantes em Tiradentes para um jantar sofisticado, e claro, com preço mais alto, mas que vale cada garfada.
O Gourmeco é para quem busca sabores italianos com um toque de mineirice. Nossa dica são os risotos vegetarianos, como o de gorgonzola com favo de mel.
Se a ideia é saborear os clássicos da culinária mineira daquele jeito “bem raiz”, como um tutu, um Feijão Tropeiro ou um Trio Mineiro (linguiça, mandioca e torresmo) vá ao Dona Xica.
Outro lugar que a gente recomenda pelo ambiente agradável, com mesas ao ar livre, e uma porção de pastel de angu deliciosa, é o Sapore D’Italia. Fechando a lista, vem o Barouk, irreverente, sempre com música ao vivo, com ambiente aberto e perfeito para um chope artesanal. Essas quatros opções são legais para um almoço mais descontraído.
Para um caldo beeeem suculento, vá ao Conto de Réis, que também se destaca pela excelente música ao vivo, com jazz, bossa e blues.
Na hora do lanche ou café, a gente recomenda pelo menos esses três lugares: O Rocambole e Cia, que tem um pastel de angu grande (estilo coxinha) DI VI NO, e o Restaurante Celso, que tem um pastel impossível de não amar, grande, frito na hora e com diversos recheios. Já a Padaria Padre Toledo, entre tantas guloseimas para acompanhar um café ou cappuccino, tem um pudim de queijo Minas que eu nunca vi igual.
Outros lugares que valem a pena conferir são o Quinto D’Ouro, a nossa dica para quem quer saborear uma autêntica comida mineira na panela de pedra, no estilo self-service a quilo; o Uaithai Bistrô, comandado pelo chef Ricardo Martins, que une as culinárias asiática e mineira; e o Luth Bistrô, que tem uma grande variedade de cerveja artesanal de Minas Gerais.
Chico Doceiro é a loja de doces mais tradicional de Tiradentes, comandada pela família do saudoso Sr. Chico, que passou décadas mexendo os tachos e fazendo doces deliciosos que conquistaram o Brasil. Esse é o lugar para engordar com os canudinhos de doce de leite, e claro, levar para casa. Os docinhos custam R$1,50. É claro que não poderia ficar de fora da lista de lugares onde comer em Tiradentes!
Onde comer em Tiradentes – endereços dos restaurantes citados:
- Angatu Restaurante: Rua da Cadeia, 38 – Reservas: (32) 99903-5734
- Atrás da Matriz: Rua Santíssima Trindade, 201 – Reservas: (32) 3355-2150
- Barouk Chopp Beer Café: Rua Ministro Gabriel Passos, 23
- Chico Doceiro: Rua Francisco Pereira Morais, 74
- Conto de Réis: Largo das Forras, 62
- Dona Xica: Rua Ministro Gabriel Passos, 26
- Gourmeco: Rua da Camara, 10 – Reservas: (32) 3355-1955
- Luth Bistrô: Rua Direita, 189
- Pacco e Bacco: Rua Direita, 166 – Reservas: (32) 3355-1136
- Padaria e Confeitaria Padre Toledo: Rua Direita, 230
- Quinto D’ouro: Rua Ministro Gabriel Passos, 135
- O Rocambole e Cia: Rua Ministro Gabriel Passos, 115
- Restaurante Celso: Largo das Forras, 80
- Sapore D’Italia: Largo Das Mercês, 13
- Tragaluz Restaurante Casa: Rua Direita, 52 – Reservas: (32) 3355-1424
- UaiThai Bistro: Rua Padre Toledo, 157 – Reservas: (32)99927-9903
Confira no mapa:
Leia também:
Mostra de Cinema em Tiradentes
Pousada Chafariz das Quatro Estações, em Tiradentes
Pontos turísticos de São João del-Rei
Agora que você já conhece alguns dos melhores restaurantes em Tiradentes, é hora de decidir em quais deles você ficou com vontade de ir. Conta pra gente!
por Camila Coubelle
[…] um famoso pastel de angu. Mas fica o aviso, há muitas e muitas outras opções deliciosas de restaurantes em Tiradentes. A cidade é conhecida pelo turismo gastronômico e boa comida é o que não falta por […]