InícioAMÉRICA DO SULQual a melhor região para se hospedar em Salvador?

Qual a melhor região para se hospedar em Salvador?

Como em toda cidade grande e eclética, a decisão sobre onde se hospedar em Salvador deve levar em conta as diferenças ou “especialidades” de cada região. Só assim é possível ajustar o lugar às suas expectativas de viagem para ter a melhor experiência possível.

E as boas regiões de hospedagem em Salvador são bem diferentes entre si. Se seu estilo é mais de “praia, sol e balada”, ou mais de “cultura e gastronomia”, você precisa escolher bem onde ficar.

Confira esse comparativo com as melhores regiões quando o assunto é onde ficar em Salvador e descubra qual opção se encaixa melhor ao seu roteiro.

Região para se hospedar em Salvador Barra
Farol da Barra: um dos cartões-postais de Salvador

>> Transfer do aeroporto de Salvador <<
consulte ofertas em até 10x aqui


Hospedagem em Salvador: 3 principais regiões

Antes de decidir onde ficar em Salvador, conheça os bairros mais procurados.

  1. Centro Histórico, onde estão o Pelourinho e o acesso à Cidade Baixa.
  2. Orla central, entre os bairros da Barra, Ondina e Rio Vermelho.
  3. Orla norte, nos bairros do Flamengo e Itapuã, ou Stela Maris, mais afastados do centro, mas próximos ao Aeroporto de Salvador.

>> Confira o mapa para entender melhor:

Mapa regiões para se hospedar em Salvador
1 Pelourinho | 2 Barra | 3 Itapuã

Qual a melhor região para se hospedar em Salvador?

Na minha opinião, a melhor região para ficar em Salvador é o Pelourinho.

Eu já me hospedei no coração do Pelourinho e na praia do Porto da Barra, e acho que tem muito mais variedade de coisas para fazer no Pelourinho. Além do mais, a localização do Pelourinho é mais central para se locomover até as outras regiões de interesse.

Mas veja abaixo um comparativo com pontos positivos e negativos de cada bairro para se hospedar em Salvador.


ALUGUEL DE CARRO em até 3x sem juros no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com. 


Onde ficar em Salvador: comparativo de regiões

1. Centro Histórico / Pelourinho

As ladeiras com casas coloridas do Pelourinho estão sempre cheias devido à energia pulsante que o lugar tem. O Centro Histórico respira cultura, música e artes, e tem a maior concentração de pontos turísticos emblemáticos, por isso, o Pelourinho é uma das regiões mais procuradas para se hospedar em Salvador.

As ruas estão repletas de bares, restaurantes e agências, e os locais de interesse são todos policiados atualmente. É o local preferido dos estrangeiros e há bastante oferta de passeios (confira aqui).

Distância do Aeroporto de Salvador: 30km

>>> Pontos positivos:

  • possibilidade de visitar muitas atrações a pé;
  • maior concentração de eventos e shows;
  • proximidade com o Terminal Náutico da Bahia, de onde saem os catamarãs para Morro de São Paulo, passeios de escunas e lanchas para a Ilha de Itaparica e outros pontos da Baía de Todos os Santos.

>>> Ponto negativo:

  • maior assédio de vendedores ambulantes, menor oferta de hotéis e preços mais altos para boas opções de hospedagem.

Principais atrações: Igreja de São Francisco, Largo do Pelourinho, Largo Terreiro de Jesus, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Praça da Cruz Caída, diversos museus, igrejas e espaços culturais.

Os 4 estrelas com melhor avaliação são o Hotel Casa do Amarelindo e o Hotel Villa Bahia. A gente ficou na Casa do Amarelindo e amamos. O hotel é impecável em tudo, e inclusive indico o restaurante deles, que é aberto ao público.

Já a Solar das Artes Pousada Boutique é uma opção com ótimo custo-benefício e boa avaliação. E o Laranjeiras Hostel é um dos que tem melhor avaliação no Pelourinho.

> Conferir mais ofertas de hospedagem no Pelourinho.

salvador bahia
Pelourinho, uma das regiões indicadas para se hospedar em Salvador

2. Orla mais central: Barra, Ondina e Rio Vermelho

Essa região litorânea atrai visitantes por conta das praias mais famosas de Salvador, principalmente Porto da Barra e Farol da Barra, e por sediar uma das maiores festas de Carnaval do Brasil.

Embora bonitas, essas praias são menores e, por isso, mais cheias.
É uma área mais moderna, que tem boa oferta de bares, restaurantes e diversas opções de serviços, como supermercados, agências de turismo, etc.

Distância do Aeroporto de Salvador: 27km

>>> Pontos positivos:

  • maior oferta de hospedagem;
  • praias famosas;
  • boa oferta de transporte público para outras regiões turísticas da cidade.

>>> Ponto negativo:

  • menor número de atrações em relação ao Pelourinho.

Principais atrações próximas: Na Barra estão o Forte de Santo Antônio – Museu Náutico da Bahia, Espaço Carybé de Artes – Forte de São Diogo, e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana – Forte de Santa Maria.

No Rio Vermelho se destacam a Casa de Jorge Amado, o Acarajé da Dinha – um dos mais famosos de Salvador – e a badalação noturna, com muitas boates e bares. Já a Ondina, comparando com os dois anteriores, é mais residencial.


Na Barra, uma boa opção de hotel 4 estrelas é o Monte Pascoal Praia Hotel Salvador. Já o Viver Bahia Pousada e o The Hotel são boas escolhas com ótimo custo-benefício. E o Porto das Palmeiras Hostel é um dos albergues com melhor avaliação.

Na Ondina, O Vila Galé Salvador e o Portobello Ondina Praia são opções 4 estrelas com boa avaliação.

No Rio Vermelho, se a ideia é um 4 estrelas com preço convidativo, vá de Mercure Salvador Rio Vermelho, e se procura algo luxuoso, confira o 5 estrelas Zank by Toque Hotel.

O The Hostel Salvador e a Pousada e Hostel Chez Marianne são opções bem avaliadas por lá.

> Conferir mais ofertas de hospedagem na Barra

praia do farol da barra
Barra, região ideal para quem quer ficar perto da praia

>> Leia também: Roteiro de 2, 3, 4 ou mais dias em Salvador <<


3. Orla mais ao norte: Itapuã e Flamengo

A região é mais nobre, com praias bonitas, mais extensas e mais vazias. Mas a oferta de serviços turísticos é menor, já que a região é mais residencial.

Acho que essa é a região menos interessante para ficar em Salvador, porque como a cidade é grande, será muito tempo perdido no trânsito se o intuito é visitar as outras regiões.

Creio que esses bairros são recomendados para quem já conhece a cidade e quer só aproveitar a praia.

A Barraca do Lôro e a Barraca Pipa, famosas na Praia do Flamengo, são as que têm melhor infra para quem quer curtir o mar.

Distância do Aeroporto de Salvador: 9km

>>> Pontos positivos:

  • opções de resorts famosos;
  • mais facilidade para quem vai para destinos do litoral Norte da Bahia, como Praia do Forte, Imbassaí, Costa do Sauípe e outros.

>>> Ponto negativo:

  • mais distante do centro e da maioria das atrações.

Principais atrações: Farol de Itapuã e Casa di Vina, um memorial onde viveu Vinícius de Morais.

O Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions e o Catussaba Resort são bem procurados, e a opção econômica bem avaliada é a Pousada Stella Tropical.

> Conferir mais ofertas de hospedagem em Itapuã

> Leia também:

O que fazer em Praia do Forte

Melhores dicas para visitar Trancoso, Bahia

O que fazer em Arraial d’Ajuda, Bahia

Roteiro completo em Porto Seguro, Bahia

Pousada Ana do Forte, nossa dica de hospedagem em Praia do Forte

Praia do Espelho, uma das mais bonitas da Bahia

Você tem outras dicas de hospedagem em Salvador? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

Qual a melhor região para se hospedar em Salvador

por Camila Coubelle



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

17 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha de dicas! Pensando em ir a Salvador em outubro!!!!! Será que já dá pra andar sem o Covid nós rondando??? Como estão as coisas por aí????

  2. Estamos indo a Salvador no inicio de maio e este post foi a nossa salvação para decidirmos onde nos hospedar. Muito obrigada por compartilhar!

    • Que bom que gostou! Está muito bem policiado lá, tem policiais em todas as ruas que têm atrações, me senti bem segura. Isso é mais recente, pois já me disseram que não era assim algum tempo atrás. 🙂

  3. Ahhhh, Bahia! Ótimas dicas… Morei 7 anos na Pituba e confesso que a minha área preferida é a que vai da Barra a Pituba mesmo! hahaha Se eu fosse turista, provavelmente ficaria ali naquela região.

  4. Post completíssimo, com todas as informações para o visitante escolher a região que melhor se adequa a si e ao tipo de visita que pretende. Tenho muita vontade de conhecer a Casa do Jorge Amado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.