Como em toda cidade grande e eclética, a decisão sobre onde se hospedar em Salvador deve levar em conta as diferenças ou “especialidades” de cada região. Só assim é possível ajustar o lugar às suas expectativas de viagem para ter a melhor experiência possível.
E as boas regiões de hospedagem em Salvador são bem diferentes entre si. Se seu estilo é mais de “praia, sol e balada”, ou mais de “cultura e gastronomia”, você precisa escolher bem onde ficar.
Confira esse comparativo com as melhores regiões quando o assunto é onde ficar em Salvador e descubra qual opção se encaixa melhor ao seu roteiro.
>> Transfer do aeroporto de Salvador <<
consulte ofertas em até 10x aqui
Hospedagem em Salvador: 3 principais regiões
Antes de decidir onde ficar em Salvador, conheça os bairros mais procurados.
- Centro Histórico, onde estão o Pelourinho e o acesso à Cidade Baixa.
- Orla central, entre os bairros da Barra, Ondina e Rio Vermelho.
- Orla norte, nos bairros do Flamengo e Itapuã, ou Stela Maris, mais afastados do centro, mas próximos ao Aeroporto de Salvador.
>> Confira o mapa para entender melhor:
Qual a melhor região para se hospedar em Salvador?
Na minha opinião, a melhor região para ficar em Salvador é o Pelourinho.
Eu já me hospedei no coração do Pelourinho e na praia do Porto da Barra, e acho que tem muito mais variedade de coisas para fazer no Pelourinho. Além do mais, a localização do Pelourinho é mais central para se locomover até as outras regiões de interesse.
Mas veja abaixo um comparativo com pontos positivos e negativos de cada bairro para se hospedar em Salvador.
ALUGUEL DE CARRO em até 3x sem juros no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com.
Onde ficar em Salvador: comparativo de regiões
1. Centro Histórico / Pelourinho
As ladeiras com casas coloridas do Pelourinho estão sempre cheias devido à energia pulsante que o lugar tem. O Centro Histórico respira cultura, música e artes, e tem a maior concentração de pontos turísticos emblemáticos, por isso, o Pelourinho é uma das regiões mais procuradas para se hospedar em Salvador.
As ruas estão repletas de bares, restaurantes e agências, e os locais de interesse são todos policiados atualmente. É o local preferido dos estrangeiros e há bastante oferta de passeios (confira aqui).
Distância do Aeroporto de Salvador: 30km
>>> Pontos positivos:
- possibilidade de visitar muitas atrações a pé;
- maior concentração de eventos e shows;
- proximidade com o Terminal Náutico da Bahia, de onde saem os catamarãs para Morro de São Paulo, passeios de escunas e lanchas para a Ilha de Itaparica e outros pontos da Baía de Todos os Santos.
>>> Ponto negativo:
- maior assédio de vendedores ambulantes, menor oferta de hotéis e preços mais altos para boas opções de hospedagem.
Principais atrações: Igreja de São Francisco, Largo do Pelourinho, Largo Terreiro de Jesus, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Praça da Cruz Caída, diversos museus, igrejas e espaços culturais.
Os 4 estrelas com melhor avaliação são o Hotel Casa do Amarelindo e o Hotel Villa Bahia. A gente ficou na Casa do Amarelindo e amamos. O hotel é impecável em tudo, e inclusive indico o restaurante deles, que é aberto ao público.
Já a Solar das Artes Pousada Boutique é uma opção com ótimo custo-benefício e boa avaliação. E o Laranjeiras Hostel é um dos que tem melhor avaliação no Pelourinho.
> Conferir mais ofertas de hospedagem no Pelourinho.
2. Orla mais central: Barra, Ondina e Rio Vermelho
Essa região litorânea atrai visitantes por conta das praias mais famosas de Salvador, principalmente Porto da Barra e Farol da Barra, e por sediar uma das maiores festas de Carnaval do Brasil.
Embora bonitas, essas praias são menores e, por isso, mais cheias.
É uma área mais moderna, que tem boa oferta de bares, restaurantes e diversas opções de serviços, como supermercados, agências de turismo, etc.
Distância do Aeroporto de Salvador: 27km
>>> Pontos positivos:
- maior oferta de hospedagem;
- praias famosas;
- boa oferta de transporte público para outras regiões turísticas da cidade.
>>> Ponto negativo:
- menor número de atrações em relação ao Pelourinho.
Principais atrações próximas: Na Barra estão o Forte de Santo Antônio – Museu Náutico da Bahia, Espaço Carybé de Artes – Forte de São Diogo, e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana – Forte de Santa Maria.
No Rio Vermelho se destacam a Casa de Jorge Amado, o Acarajé da Dinha – um dos mais famosos de Salvador – e a badalação noturna, com muitas boates e bares. Já a Ondina, comparando com os dois anteriores, é mais residencial.
Na Barra, uma boa opção de hotel 4 estrelas é o Monte Pascoal Praia Hotel Salvador. Já o Viver Bahia Pousada e o The Hotel são boas escolhas com ótimo custo-benefício. E o Porto das Palmeiras Hostel é um dos albergues com melhor avaliação.
Na Ondina, O Vila Galé Salvador e o Portobello Ondina Praia são opções 4 estrelas com boa avaliação.
No Rio Vermelho, se a ideia é um 4 estrelas com preço convidativo, vá de Mercure Salvador Rio Vermelho, e se procura algo luxuoso, confira o 5 estrelas Zank by Toque Hotel.
O The Hostel Salvador e a Pousada e Hostel Chez Marianne são opções bem avaliadas por lá.
> Conferir mais ofertas de hospedagem na Barra.
>> Leia também: Roteiro de 2, 3, 4 ou mais dias em Salvador <<
3. Orla mais ao norte: Itapuã e Flamengo
A região é mais nobre, com praias bonitas, mais extensas e mais vazias. Mas a oferta de serviços turísticos é menor, já que a região é mais residencial.
Acho que essa é a região menos interessante para ficar em Salvador, porque como a cidade é grande, será muito tempo perdido no trânsito se o intuito é visitar as outras regiões.
Creio que esses bairros são recomendados para quem já conhece a cidade e quer só aproveitar a praia.
A Barraca do Lôro e a Barraca Pipa, famosas na Praia do Flamengo, são as que têm melhor infra para quem quer curtir o mar.
Distância do Aeroporto de Salvador: 9km
>>> Pontos positivos:
- opções de resorts famosos;
- mais facilidade para quem vai para destinos do litoral Norte da Bahia, como Praia do Forte, Imbassaí, Costa do Sauípe e outros.
>>> Ponto negativo:
- mais distante do centro e da maioria das atrações.
Principais atrações: Farol de Itapuã e Casa di Vina, um memorial onde viveu Vinícius de Morais.
O Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions e o Catussaba Resort são bem procurados, e a opção econômica bem avaliada é a Pousada Stella Tropical.
> Conferir mais ofertas de hospedagem em Itapuã.
> Leia também:
Melhores dicas para visitar Trancoso, Bahia
O que fazer em Arraial d’Ajuda, Bahia
Roteiro completo em Porto Seguro, Bahia
Pousada Ana do Forte, nossa dica de hospedagem em Praia do Forte
Praia do Espelho, uma das mais bonitas da Bahia
Você tem outras dicas de hospedagem em Salvador? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.
Qual a melhor região para se hospedar em Salvador
por Camila Coubelle
Maravilha de dicas! Pensando em ir a Salvador em outubro!!!!! Será que já dá pra andar sem o Covid nós rondando??? Como estão as coisas por aí????
Não sei como está lá, Valéria. Mas espero que tudo isso passe logo e todo mundo consiga viajar sem medo. Se der certo, espero que curta bastante!
Parabéns pelo post, muito bem elaborado. Obrigada.
Bjss de Luz… Help.
Obrigada, Maria. tenha uma ótima viagem.
Adorei seu post. muito obrigada
De nada, Grace. Boa viagem!
Estamos indo a Salvador no inicio de maio e este post foi a nossa salvação para decidirmos onde nos hospedar. Muito obrigada por compartilhar!
Muito obrigada pelo feedback, Patricia, e que bom poder ajudar! Divirtam-se muito nessa cidade incrível! 😉
[…] entender melhor as vantagens e desvantagens de cada região, confira um artigo detalhado com dicas de onde se hospedar em Salvador, com indicações das hospedagens mais […]
[…] Leia também: Qual a melhor região para se hospedar em Salvador? […]
Ótimo post. Sabe me dizer como anda a segurança do pelourinho hoje em dia?
Que bom que gostou! Está muito bem policiado lá, tem policiais em todas as ruas que têm atrações, me senti bem segura. Isso é mais recente, pois já me disseram que não era assim algum tempo atrás. 🙂
Achava que Flamengo e Itapuã fosse os lugares ideias, mas tudo ficou mais claro ao ler suas dicas aqui! Valeu!
Muito útil o post. É primordial pesquisarmos bem onde vamos nos hospedar para não ter nenhuma surpresa na hora…
Ahhhh, Bahia! Ótimas dicas… Morei 7 anos na Pituba e confesso que a minha área preferida é a que vai da Barra a Pituba mesmo! hahaha Se eu fosse turista, provavelmente ficaria ali naquela região.
Muito esclarecedor seu post, ótimas informações para escolher bem onde se hospedar em Salvador, com pontos positivos e negativos de cada um.
Post completíssimo, com todas as informações para o visitante escolher a região que melhor se adequa a si e ao tipo de visita que pretende. Tenho muita vontade de conhecer a Casa do Jorge Amado