Punta del Diablo é uma pequena cidade no litoral do Uruguai, a 290 quilômetros da capital Montevidéu, e a apenas 45 quilômetros da fronteira com o sul do Brasil.
A pequena vila de pescadores faz divisa com o Parque Nacional de Santa Tereza e tem uma atmosfera despojada, estilo pé na areia, com muitas cabanas de madeira, bares descolados e três praias que atraem surfistas e viajantes que curtem uma vibe meio hippie.
E bastam dois dias para conhecer a vila e as praias, de onde se pode avistar espécies como a baleia franca austral, doninhas e tartarugas marinhas.
Confira o que fazer em Punta del Diablo, que ganhou esse nome por causa dos diversos navios que encalharam lá. Descubra onde se hospedar, como chegar e algumas dicas para visitar esse balneário cheio de personalidade no Uruguai
Puntal del Diablo, Uruguai: como ir, pousadas, praias, restaurantes e dicas
Como chegar em Punta del Diablo
De ônibus a partir do sul do Brasil:
Três empresas de ônibus do Uruguai – Rutas del Sol, COT e Cynza – oferecem juntas cerca de 15 horários por dia de Montevidéu a Punta del Diablo. A viagem dura entre 3h30 e 4h30 (dependendo do horário), custa 693 pesos uruguaios (cerca de R$ 80 – mar/2020) e os ônibus saem do terminal Tres Cruces.
Partindo de Chuí/Chuy (para quem está no sul do Brasil), há mais de 20 horários por dia com as mesmas empresas. A passagem custa 112 pesos uruguaios (cerca de R$ 13 – mar/2020) e a viagem dura cerca de 1 hora.
Os escritórios das três empresas ficam na mesma rua (Leonardo Oliveira) que cruza a Av. Brasil no Chuí, que está a 260 quilômetros de Pelotas e a 500 de Porto Alegre. A viação Planalto oferece alguns horários de ônibus de PoA ao Chuí, em uma viagem que dura cerca de 8 horas.
A dica é conferir os horários na época da sua visita no site oficial do Turismo em Rocha.
De ônibus a partir de Montevidéu:
Os ônibus que vêm de Montevidéu entram na cidade até perto da praia, já os que partem do Chuy passam na entrada durante a alta temporada, deixando os passageiros no terminal que fica a 5 quilômetros do centro.
Os táxis cobram entre 150 e 200 pesos nesse trajeto e as vans custam 30 pesos (mar/2020).
De carro de Montevidéu:
Quem vem de carro, tanto a partir de Montevidéu, quanto do Chuy, usa a Ruta 9 até Rocha, e pega a saída para Punta del Diablo na altura do Km 298. As estradas são boas e há placas para quem vem de ambos os sentidos.
Quando precisar alugar um carro, a gente recomenda que você use esse buscador de locadoras, que compara serviços e preços, ajudando a encontrar a melhor opção. Dá para reservar direto no site, com parcelamento sem juros, sem IOF e com pagamento só na retirada.
D I C A:
Alguns lugares aceitam cartão de crédito ou pagamento em reais, porém, o câmbio é pior. Eu levei pesos trocados em uma das várias casas de câmbio do Chuy, com cotação de 1 real = 8,5 pesos.
Punta del Diablo: pousadas e cabanas
A cidade não é grande, mas se quiser percorrer tudo a pé, a melhor opção é se hospedar perto do centrinho, que fica no entorno da Praia dos Pescadores. É por ali que estão muitos bares e restaurantes.
Uma dica incrível é o Complejo Viejo Blanco, que tem preços ótimos, vista para o mar, café da manhã e localização estratégica. Outras duas opções com preço atraente, bem avaliadas e localização excelente são o El Diablo y el Mar e o Brisas del Rivero.
Se você procura uma hospedagem 3 estrelas com preço excelente, confira o Hosteria Del Pescador, que fica a 2 quilômetros da praia. Com muito conforto, piscina, bar, terraço com vista para o mar e café da manhã elogiadíssimo, o Unique Hotel & Suites é outra opção com localização perto da praia.
Na praia La Viuda, uma opção 4 estrelas e mais próxima do centro é o Marisma Apart Hotel & Suites.
Se você gosta de albergues, confira o El Diablo Tranquilo Playa Suites Hostel, pertinho da praia, com quartos tanto privativos quanto compartilhados.
Confira as ofertas de hospedagem em Punta del Diablo.
Ainda há uma infinidade de cabanas disponíveis para locação no Airbnb. Eu fiquei em uma hospedagem nesse estilo, chamada Vía Verde, a 20 minutos do centro, mas em um local extraordinário em frente à praia Grande.
O que fazer em Punta del Diablo:
É possível conhecer todas as praias caminhando. Clique aqui para conferir o mapa.
1. Playa de Los Pescadores
É a praia mais central e mais emblemática de Punta del Diablo, com seus barcos coloridos de pesca artesanal.
Do seu lado direito está a Feira de Artesanato, à esquerda está a Praia Rivero, separada por algumas pedras, e na ruazinha em frente estão vários bares e escolas de surf.
O mar é agitado, mas tem cantinhos sossegados perto das pedras.
2. Playa del Rivero
Essa praia, que mais parece uma pequena baía, é separada da anterior por algumas pedras e também tem mar agitado.
Suas areias de cor escura emolduram um cenário muito bonito, procurando principalmente por famílias.
A praia é bastante badalada, tem várias barraquinhas com drinks e escolas de surf, e durante a temporada de verão, postos salva-vidas.
3. Playa La Viuda
Essa praia de Puntal del Diablo começa a poucos minutos de caminhada desde a praia dos Pescadores, mas tem um ar de isolamento, pois não tem barracas como as outras. Além disso, as dunas entre o mar e as ruas do bairro em frente contribuem para o ar deserto que ela tem.
A praia é muito extensa, e do lado oposto está El Faro de La Viuda, que não é aberto à visitação.
4. Playa Grande, no Parque Nacional de Santa Teresa
Com poucos minutos de caminhada pela areia, cruzando o Cerro del Rivero no canto esquerdo da Praia del Rivero, chega-se à praia Grande, que faz parte do Parque Nacional de Santa Teresa, vizinho de Punta.
Como o nome diz, a praia é extensa, e tem uma beleza singular, e é totalmente isolada e cercada por um bosque.
Também é possível chegar de carro por ruas mais afastadas do centro, que cortam a Av. Central, mas o mesmo só vai até certo ponto, sendo necessário caminhar um trecho a pé. A primeira opção é o melhor caminho para quem está hospedado no centro.
Faça aqui sua cotação de seguro viagem para o Uruguai e aproveite nosso cupom de desconto exclusivo: VIDASEMPAREDES5
5. Feira de Artesanato em Punta del Diablo
Ponto com diversas lojinhas de artesanato local, em frente à praia dos Pescadores. Saborear uma empanada é um programa típico de quem passeia por ali no fim de tarde.
6. Laguna Negra
Com águas que formam um espelho, essa é a maior lagoa costeira do Uruguai, e tem prainhas de areia branca, cercadas por vegetação e pássaros locais. Apesar da cor negra, por causa da falta de refração da luz, a água é limpa e boa para banho.
Lá existe um albergue com serviços de alimentação e passeios de barco.
A entrada fica a cerca de 8 quilômetros do centro de Punta del Diablo, na altura do KM 302, no trevo do Parque Nacional de Santa Teresa, do lado oposto à entrada do parque. Há placa indicando a estrada de terra que leva até a borda da lagoa.
Se estiver sem carro, é possível pegar o ônibus para Chuí, descer no trevo e caminhar por essa estrada.
O que comer e onde comer em Punta del Diablo
Tem muitos pratos com frutos do mar e peixes frescos, buñuelo de algas (bolinho de algas), as famosas pizzas uruguaias e empanadas em todas as esquinas. E em todos os lugares, a cerveja uruguaia Patricia para acompanhar!
Na Av. de Los Pescadores estão muitos bares e restaurantes, incluindo dois famosos – Mirjo e Lo de Olga, que servem porções e pratos à la carte, e funcionam durante o ano todo.
O Resto Pub 70 é para quem procura um cardápio variado, com massas, carnes, e pratos locais. Outros lugares legais são a Pizzeria Corleone, em frente à praia dos Pescadores, o Arrai Beach Bar, com vista para o mar, e o Panes Y Peces, bastante procurados na praia del Rivero.
Dicas para visitar:
- Brasileiros não precisam de visto ou passaporte para visitar o Uruguai. Basta o RG em bom estado e com menos de 10 anos de expedição.
Não esqueça o agasalho, pois pode ventar bastante, mesmo no verão. - Não é obrigatório ter Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela.
- Há dois centros de informações turísticas em Punta del Diablo, no terminal de ônibus e na rua Bulevar San Martín s/n, no centro.
- O caixa eletrônico ATM fica no Paseo del Rivero, um “shopping” com restaurantes, parquinho, cafeteria e lojas no centro, perto da praia, que funciona apenas na alta temporada (de dezembro a março).
(clique para ver maior)
Puntal del Diablo: quando ir
A melhor época para visitar Punta del Diablo é durante os meses mais quentes.
A alta temporada da cidade é no verão, quando a cidade fica cheia. Janeiro e fevereiro são meses de lotação máxima e é preciso reservar hospedagem com antecedência.
Dois períodos para quem quer menos tumulto são início de dezembro e início de março, quando o ritmo do turismo é menor.
O inverno é marcado pela presença constante do vento (que também pode aparecer no verão). Por isso, a vila recebe menos visitantes durante o inverno. Tanto que os horários de ônibus ficam mais escassos na estação fria, e alguns hotéis e restaurantes ficam fechados nesta temporada.
Nos arredores:
A região do Rocha tem diversas outras cidadezinhas pequenas que são balneários procuradíssimos. Cabo Polônio, a 62 quilômetros, é uma delas. A pequena vila de pescadores não tem ruas, mas tem uma incrível reserva de animais marinhos, como lobos, leões e elefantes-marinhos.
La Pedrera e La Paloma são outras opções e uma boa dica é alugar um carro em Pelotas ou Montevidéu (clique aqui para fazer uma cotação) para visitar com mobilidade a costa uruguaia.
Punta del Diablo ainda é desconhecida para muitos brasileiros, mas vale a pena incluir no seu roteiro de viagem ao Uruguai!
por Camila Coubelle
[…] região do Rocha tem diversas outras cidadezinhas pequenas que são balneários procuradíssimos. Punta del Diablo, paraíso dos surfistas, é um deles. A cidade é um pouco maior, com várias cabanas […]