Da praia à serra, da badalação à calma do interior, as cidades históricas do Rio fazem desse estado tão versátil e interessante que é quase impossível não querer visitar todas. Seus Centros Históricos, diferentes entre si, são a única coisa em comum. Cada uma delas tem algo diferente a oferecer, e todas têm fácil acesso a partir da capital, Rio de Janeiro, que fecha a lista.
Conheça as principais atrações de cada uma, confira mais informações nos links e veja onde se hospedar nas cidades históricas do Rio de Janeiro.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”]D I C A:
Precisa alugar um carro para visitar as cidades históricas do Rio? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 3x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com. [/su_note]
Cidades históricas do Rio de Janeiro
-
Petrópolis
É um dos principais destinos na região serrana do Rio de Janeiro. Petrópolis é conhecida como Cidade Imperial, com seu grande potencial turístico. É muito procurada por causa do seu clima ameno, que contrasta com as altas temperaturas da capital.
Suas principais atrações são culturais e históricas. Destacam-se o Museu Imperial (um dos mais visitados no Brasil), o Museu de Cera, o Palácio Quitandinha, o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara e vários outros palácios e casarões históricos.
Petrópolis tem uma vasta e excelente rede hoteleira e renomados restaurantes.
Sim, o turismo gastronômico fala alto lá, e a cidade também faz parte da Rota Cervejeira. Só a Cervejaria Bohemia, visitadíssima, conta com tour cervejeiro, restaurante, bar e loja.
Para os adeptos do ecoturismo, a cidade oferece o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que conta com trilhas, cachoeiras e a famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis.
Em um fim de semana dá para aproveitar bastante Petrópolis, que tem um clima de interior e fica a apenas 66 quilômetros da Cidade Maravilhosa.
Dica: confira o calendário de eventos da cidade.
Leia mais: Guia e dicas do que fazer em Petrópolis
Onde se hospedar em Petrópolis
-
Teresópolis
Teresópolis é um destino serrano alternativo à Petrópolis, que muitas vezes tem preços mais em conta. Entre suas principais atrações está a Granja Comary, sede da seleção brasileira de futebol, com seu lago e área verde que podem ser visitados rapidamente, se a seleção não estiver concentrada.
A cidade também faz parte da Rota Cervejeira e conta com tour, cervejaria, restaurante e pub em uma vila em estilo alemão, a Vila St. Gallen, casa da Cerveja Therezópolis, um lugar para se passar o dia todo.
A outra entrada do Parnaso – Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica em Teresópolis, também é a alternativa para quem quer contato com a natureza, cachoeiras, caminhadas ou trilhas no destino. E o Mirante do Soberbo é outro ponto famoso pelo visual incrível que oferece do Dedo de Deus, o cartão-postal da cidade.
A cidade tem alguns museus e sobrados antigos, igrejas e várias fontes de água. Entre os eventos tradicionais, há a Feirinha do Alto, que acontece nos finais de semana e feriados.
A cerca de 90 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, Teresópolis tem quase a metade do número hospedagens da cidade anterior, mas tem ótimas opções.
Dica: é ótimo visitar o mirante no fim do dia, mas a disputa por um click do pôr do sol é enorme.
Leia mais: O que fazer em Teresópolis
Onde se hospedar em Teresópolis
-
Paraty
Da serra para a praia, Paraty é um destino cobiçado do sul fluminense, cheio de praias de um azul lindo, e cercado por montanhas da Serra da Bocaina. Os passeios de barco são procuradíssimos, e as praias mais visitadas são as da vila de Trindade, a cerca de 25 quilômetros.
Ainda há várias cachoeiras, ilhas paradisíacas acessadas por barco, e o Saco do Mamanguá, o maior fiorde brasileiro.
Com um centro histórico conservadíssimo e o charme das ruas em pedras pé-de-moleque, Paraty atrai visitantes do Brasil e do mundo o ano inteiro.
São muitos restaurantes de chefs renomados e várias especialidades gastronômicas. Em Paraty, as cervejas artesanais dividem espaço com as cachaças, já que lá tem vários alambiques.
A cidade tem um amplo calendário de eventos, com destaque para a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e o Bourbon Festival Paraty. Mas a noite é sempre super animada, com seus bares e restaurantes com mesas ao ar livre que a gente ama!
A cidade tem uma ampla oferta de hospedagens, com muitas pousadas, hostels e campings, e fica a cerca de 250 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.
Dica: use calçados confortáveis para andar pelas ruas de pedra da cidade.
Leia mais: Dicas de passeios e o que fazer em Paraty
-
Rio de Janeiro
A Cidade Maravilhosa dispensa apresentações. É um daqueles destinos completíssimos no quesito turismo, que consegue agradar a todos. Tem opções para todxs, até para quem acha que não vai gostar.
As praias fazem sucesso e seus museus de relevância internacional são visitadíssimos. A cidade ainda tem trilhas e até cachoeiras em plena metrópole.
Pão de açúcar, Corcovado, Cristo Redentor e Lagoa Rodrigo de Freitas atraem visitantes dos quatro cantos do mundo.
Seu centro histórico é imponente e belíssimo, e mesmo sendo contemporâneo aos das outras três cidades históricas do Rio, é totalmente diferente.
Não preciso falar absolutamente nada sobre seus bares, restaurantes, casas noturnas… E nem que é a cidade com maior número de hospedagens do país.
Claro, é impossível conhecer tudo e sempre vai ter algo novo para ver. O ponto negativo é a violência. Confira abaixo algumas dicas de lugares para visitar no Rio.
Dica: hospede-se perto das atrações que pretende visitar para não perder tanto tempo com transporte.
- > O que fazer no Rio de Janeiro
- > O que fazer no Boulevard Olímpico
- > Santa Teresa, o bairro boêmio do Rio
- > Trilha Transcarioca: maior percurso do Rio
- > Praias do Rio de Janeiro: conheça as melhores
Curtiu as cidades históricas do Rio de Janeiro? Qual tem mais a ver com você?
por Camila Coubelle
[…] >> Leia também: 4 cidades históricas no estado do Rio […]
Pois é, enorme! e tanta coisa linda…
Paraty é a minha preferida dessa lista!
Obrigada! 🙂
Quando fomos ao Rio esticamos até Petrópolis mas Paraty está na lista para quando voltarmos, acho a cidade uma graça.
Paraty é demais, vocês vão adorar!
Esse nosso Rio é super diverso mesmo! E essas regiões históricas são realmente uma delicia! Parabéns pelo post!
Nem fazia ideia da variedade que existe só dentro da região do Rio! Paraty parece ser encantador, não conhecia mesmo. Nunca fui ao Brasil, quase assusta por ser tão grande e deixar uma pessoa sem saber por onde começar!
Adorei o post, as dicas e fotos! Apesar de conhecer as quatro, o texto deu inspiração para uma nova road trip pelo Rio 😉
Que post legal! Como carioca sou suspeita para falar… rsrs Paraty é uma delícia, daquele passeio de voltar no tempo. Sem contar nas várias opções de passeio pela região (Trindade, Angra, ilhas). Tudo de bom!