Não são apenas os seus 273 metros de queda livre que impressionam. Todo o visual no entorno da Cachoeira do Tabuleiro, na Serra do Cipó, em Minas Gerais, é de tirar o fôlego.
Ela carrega o título de mais alta de Minas e terceira mais alta do Brasil. Para se ter uma ideia, sua altura equivale a um prédio de 91 andares.
A serra, a encosta que lembra um coração, toda a paisagem forma um cenário muito bonito. E o melhor, apesar da imponência, a Cachoeira do Tabuleiro fica em um parque muito bem estruturado e com acesso relativamente fácil.
Confira até o final para saber como visitar uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil.
Cachoeira do Tabuleiro, MG: onde fica, como chegar, dificuldade da trilha, onde se hospedar e dicas
Confira tudo que você precisa saber para visitar a Cachoeira do Tabuleiro, na Serra do Cipó, Minas Gerais.
Onde fica a cachoeira do Tabuleiro?
A Cachoeira do Tabuleiro está localizada no distrito de Tabuleiro, distante 18km do município de Conceição do Mato Dentro. Conceição está a aproximadamente 170km da capital, Belo Horizonte.
A queda fica na região da Serra do Cipó, que está na porção sul da Serra do Espinhaço. Sem dúvidas, um lugar repleto de atrativos naturais.
Mas a Cachoeira do Tabuleiro se destaca, pois ela é uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”.
A cachoeira fica dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, que é bem-estruturado e está localizado a 2,5km do centro do distrito de Tabuleiro.
Dentro do parque é possível fazer 3 trilhas (sinalizadas):
- A trilha do poço da cachoeira (2,5km)
- A trilha do mirante (700 metros)
- A trilha do alto da cachoeira do Tabuleiro (8km)
>> Voltar ao índice.
Como chegar
Os aeroportos mais próximos da Cachoeira do Tabuleiro são os de Belo Horizonte, principalmente o Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (CFN), que está a 140km.
Aproveite e confira voos em oferta para lá no site Skyscanner.
De carro
Essa é a forma mais cômoda de visitar a Cachoeira do Tabuleiro, pois o Parque está a 2,5km do centro do distrito e não há transporte público até a portaria.
Se precisar alugar um carro, use este comparador, que auxilia a encontrar os melhores preços e condições entre as locadoras disponíveis em BH.
O trajeto entre BH é Conceição do Mato Dentro é tranquilo, pela MG10. Os 18km entre Conceição e o distrito de Tabuleiro é por estrada de terra em condições razoáveis (sem chuva).
E o trecho final entre Tabuleiro e a portaria do parque é por estrada de bloquetes.
De ônibus
A viação Serro oferece 8 horários por dia entre Belo Horizonte e Conceição do Mato Dentro. A viagem dura aproximadamente 3h30.
De Conceição para Tabuleiro existe um ônibus circular às segundas, quartas e sextas (às 15h), e aos sábados (às 14h). A viagem dura cerca de 1h da rodoviária até o distrito.
De Tabuleiro para Conceição existe um horário por dia, às 8h, nas segundas, quartas, sextas e sábados.
De táxi
Outra opção é usar o serviço de táxi para ir de Conceição do Mato Dentro para Tabuleiro. Consulte preços do CMD Táxi através do telefone (31) 3868-1902. Combine a volta com o motorista.
Quanto custa
- O ingresso para visitar a cachoeira do Tabuleiro custa R$ 10 (jan/2023).
- O Parque é aberto ao público diariamente das 8h às 17h, sendo que a entrada só é autorizada em condições climáticas favoráveis.
- O limite de visitantes dentro do Parque é de 200 pessoas por dia.
- Para o acesso à parte alta da cachoeira, a entrada é permitida de 8h às 9h; e para o poço da cachoeira até às 14h. O acesso até o mirante é permitido até às 16h.
- As atividades de esportes de aventura, como rapel, escalada, slackline, entre outros, são permitidas mediantes autorização prévia.
Como é a visita na Cachoeira do Tabuleiro
Dedique pelo menos um turno para conhecer o mirante e a parte baixa da cachoeira do Tabuleiro.
Após chegar no parque, que tem banheiros, estacionamento e centro de visitantes, você pode pegar ou não um colete salva-vidas. Isto porque o poço da cachoeira do Tabuleiro tem cerca de 20 metros de profundidade.
Se preferir, leve lanche, pois o parque não tem lanchonete.
A 3 trilhas do parque se iniciam perto do centro de visitantes e são sinalizadas:
- A trilha da parte baixa da cachoeira que pode ser conciliada facilmente com a trilha do mirante, tem aproximadamente 2,5km. Parte desse percurso é por uma trilha plana, em seguida vem um longo trecho de escadaria com corrimão de madeira, e a última parte é por dentro do vale, no leito do rio. Esse trecho final é cheio de pedras, com dificuldade para quem tem problemas de locomoção. É aconselhável usar uma sapatilha aquática e ir com bastante calma. A trilha dura aproximadamente 2h só de ida.
- A trilha de 700 metros até o mirante oferece uma vista clássica para a Cachoeira do Tabuleiro, que estará a pouco mais de 1km de distância. Essa trilha é curta, mas íngreme. Duração: cerca de 20 minutos de ida.
- A trilha até a parte alta da cachoeira tem 8km e acaba levando um dia inteiro, pois lá em cima há diversos poços bem legais para banho, além de um mirante com outra vista para queda. Duração: de 3h a 4h só de ida.
Campings e Pousadas perto da Cachoeira do Tabuleiro
As opções de hospedagem mais próximas da cachoeira do Tabuleiro estão no distrito de mesmo nome, e vale muito mais a pena se hospedar nele do que na cidade de Conceição do Mato Dentro.
Confira a Pousada Tabuleiro Eco, que conta com café da manhã, wi-fi e estacionamento, e tem quartos duplos, triplos ou família.
A Hospedagem Cachoeira do Tabuleiro oferece as mesmas comodidades e também tem boa avaliação.
Veja mais opções localizadas em Conceição do Mato Dentro.
Em Tabuleiro, há o Tabuleiro Camping (31) 98213-7999 e o Camping do Pari (31) 97135-8508.
Quando ir
A melhor época para visitar a cachoeira do Tabuleiro vai de abril a agosto, durante as estações outono e inverno. Nesses meses, as chances de chuvas são menores.
E lembre-se que o acesso à parte baixa da cachoeira só acontece com condições climáticas favoráveis.
Onde comer
Em Tabuleiro, recomendo de olhos fechados o Restaurante da Família. A refeição é barata, deliciosa e muito bem servida. Sem falar no atendimento simpático da dona Neuza.
Ele fica na rua principal do distrito.
Travessia Lapinha x Tabuleiro: outra forma de conhecer a cachoeira
O trekking começa em Lapinha (distrito de Santana do Riacho) e termina no centro de visitantes do Parque Natural Municipal do Tabuleiro.
Lá, é preciso registrar o término da travessia de cerca de 42km e só então seguir até a parte baixa da cachoeira. Isto, caso chegue antes das 14h.
Eu fiz a Travessia Lapinha x Tabuleiro, visitei a parte alta da cachoeira, e na descida, passei pelo mirante. Mas o tempo chuvoso não permitiu que eu fosse até a parte baixa da cachoeira.
Outras cachoeiras em Tabuleiro
- Cachoeira do Salto
- Poço do Travessão
- Cachoeira do Quinin
- Poço do Pari
- Cachoeira Congonhas, entre outras
S E R V I Ç O
Parque Natural Municipal do Tabuleiro
Ingresso: R$ 10,00 (jan/2023)
Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h
É possível encontrar guias cadastrados no Instagram do parque.
Leia também:
Serra da Canastra, MG: guia completo
A Cachoeira do Tabuleiro é uma das mais incríveis cachoeiras de Minas Gerais, justamente por ser a mais alta do Estado. Conte pra gente como foi sua experiência lá nos comentários!
por Camila Coubelle
Muito boa e completa matéria, obrigada!!
Olá… Bom dia… Achei muito interessante conhecer esse local.
Quantos dias você indica para ficar e conehcer todas as trilhas?
Olá! Indico 3 dias para conhecer essa cachoeira e as outras da cidade. Boa viagem!
Ola, bom dia! Verifiquei que são poucas as opções de estadia proximo ao parque. Tem a Pousada Por-do-Sol qu fica mais distante do parque. Vale a pena ou é melhor ficar próximo ao parque?
Olá! Nós ficamos no centro da vila mesmo. E fomos a pé para o parque, não é tão longe.
Olá, bom dia! Quais outras cidades vocês indicariam conhecer nessa região?
Recomendo o Instituto Inhotim em Brumadinho, e o Santuário do Caraça!
Pode levar animal … Minha cachorrinha?
Acredito que não. Animais de estimação normalmente são proibidos em parques estaduais ou nacionais.
Boa tarde crianças de 7 anos podem ir nessa cachoeira, tem lugar raso para nadar lá é muito perigoso ?
Olá Débora! Tem um trecho final por pedras que é preciso muita atenção até para adultos, e uma criança deve ser auxiliada nesse trecho. E nadar, nem pensar: a cachoeira é funda, forte e até os adultos precisam usar coletes.
Consigo acessar as trilhas sem guia local??????
Olá! Consegue sim, são sinalizadas.
Muito obrigado
Valeuuu