Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

 

 

Para viajar para alguns países precisamos tomar a vacina de febre amarela e ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). No Brasil costumamos tomar duas doses dessa vacina, válidas por 10 anos cada uma. Porém, desde julho de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que uma dose vale por toda a vida do cidadão (leia mais no site da Anvisa). Mas isso não desobriga o viajante de tirar o certificado, caso ainda não o possua.

Se você vai viajar e não tem certeza se já tomou a vacina, é bom procurar um posto de saúde e regularizar sua situação antes de embarcar. Nesse guia vamos te dar o passo a passo de como tirar o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

> Confira aqui a lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação.

 

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

 

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

 

  1. Ao tomar a vacina de febre amarela, não esqueça os dados

 

O primeiro passo é procurar na sua carteira de vacinação se está em dia com a vacina de febre amarela. Se não tiver tomado ainda, procure o posto de saúde mais próximo e regularize seu cartão. A vacina é gratuita e demora apenas alguns minutos. Se você tem medo de agulha, relaxe! Não dói nada e é super-rápido. Lembre-se de levar um documento com foto e o cartão de vacina, se possível.

Se você, assim como eu, não estava com o cartão de vacina em mãos, peça um cartão novo apenas para registrar essa vacina. Os responsáveis pelo posto de saúde precisam preencher os seus dados e os dados da vacina, como data da vacinação e lote.

FIQUE ATENTO: a vacina deve ser tomada em até 10 dias antes do embarque.

 

Cartão Brasileiro com os dados da vacina contra Febre Amarela

O certificado internacional

 

  1. Cadastro para tirar o Certificado Internacional de Vacinação

 

Depois de tomar a vacina, você precisa procurar um posto da Anvisa para tirar o seu Certificado Internacional de Vacinação. Para isso você precisa primeiro fazer um cadastro no site da Anvisa. Quem não fizer esse cadastro com antecedência, pode fazer diretamente no centro de atendimento em um dos computadores da unidade (pense nos imprevistos e deixe tudo pronto antes). Depois, vá até um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa e retire sua documentação. O certificado é gratuito e você precisa apenas apresentar um documento de identidade e o cartão de vacina.

 

> Confira aqui todos os centros de atendimento e escolha o mais perto de você.

 

Clique em “Cadastrar Novo” no site da Anvisa para fazer seu pré-cadastro

 

Tiramos o nosso certificado no Aeroporto de Guarulhos:

  • Endereço: Terminal 2- Asa C- Desembarque -Cumbica -Guarulhos – SP
  • ANVISA Aeroporto de Guarulhos
  • Telefone: (11) 2445-4435
  • Atendimento: segunda a sexta (dias úteis), 8 às 12 h e das 13 às 17h

 

Viu como é simples?! Nem todos os países verificam de fato se você tem o certificado ao chegar na alfândega. Mas é bom lembrar que não se deve contar com a sorte e estragar a viagem, né. Ah, e lembre-se de carregar esses documentos sempre com você, assim como seu passaporte.
 


>> Veja as opções de hospedagem para o seu próximo destino e reserve na Booking.com através desse link. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)

 
>> Se precisar alugar um carro para viajar, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

 
>> Faça uma cotação do seu seguro viagem através desse link e aproveite com tranquilidade. Use nosso CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO e ganhe 5% de desconto no seu seguro.

Cupom: VIDASEMPAREDES5


 

Por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

9 Comments

  1. Olá, eu gostei muito do post e me identifquei com o conteúdo. Eu gostaria de saber se você pode me informar mais algumas coisas. No site da Anvisa diz que, para emitir o CIVP, a vacina tem q estar identificada com o nome do fabricante, porém a minha não tem esta identificação. Será que mesmo assim eles podem emitir a minha CIVP? Outra dúvida: é necessário agendar um horário na ANVISA do aeroporto de Guaraulhos?

    • Olá, Daniela. Quando tirei meu certificado, não me exigiram nome do fabricante não. Como pode ver na segunda foto desse post, na minha carteirinha só tinha data da vacina, o lote, a validade e a assinatura da pessoa que aplicou. Portanto acredito que essa regra não seja absoluta. Quanto ao agendamento, não precisa. Basta chegar com os documentos em mãos e com o pré-cadastro feito com antecedência. Abraços

  2. Olá tudo bem?
    Me ajudou bastante!

    Na minha cidade nao tem ANVISA, e o voo é para chegar na madrugada no aeroporto de Guarulhos. Funciona 24h?
    No caso, tendo o cadastro feito posso retirar antes da viagem? ( no momento de espera da conexão?)

    • Olá! O posto não funciona 24 horas… tem os horários acima, e você pode retirar antes da viagem, durante a conexão, tendo feito o cadastro antes sim, mas no horário de funcionamento. Abraços

  3. Olá! Muito útil e bacana seu post! Parabéns! Tenho apenas uma dúvida: você teve que apresentar comprovante de residência? É que moro em outra cidade (interior de São Paulo) e não tenho comprovante de residência. Obrigada! : )

  4. Boa Tarde !

    Sabem me informar se há vacinação contra Malária ?
    Pois irei viajar para a Argentina, tem uma recomendação. Me informaram que como não existe ainda vacina para malária, não é emitido nenhum certificado. Apenas é dita a prevenção. Sabem se isto procede ? Pois estou com medo de me pedirem o CIVP de malária e não ter…
    Obrigadooo

    • Oi Rodrigo! Pelo que a gente sabe, não tem vacina mesmo não… então não tem como pedir certificado para essa doença. A recomendação é usar roupas compridas e repelentes. Se tiver alguma notícia, avisa a gente! vamos para lá em fevereiro!

      Abraços

  5. ELIANA LEONARDO DA SILVA

    Eu tomei a vacina da febre amarela no posto da Penha, eu já tinha o cadastro, mas não emitiram porque queriam ver o meu voucher de viajem para emitir a CIVP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *