10 melhores cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga, MG

 

 

As dezenas de cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga fizeram com que essa cidadezinha cheia da hospitalidade mineira ficasse conhecida como “cidade das cachoeiras”. São mais de 70 quedas que atraem visitantes ansiosos por contato com a natureza.

Santa Rita fica entre a Zona da Mata e o Sul de Minas, quase na divisa com o Rio de Janeiro, perto de cidades como Juiz de Fora (MG) e Valença (RJ)

Conheça as principais cachoeiras, onde ficam e como chegar nas quedas – que estão na zona rural de Santa Rita de Jacutinga.

cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Boqueirão da Mira

Boqueirão da Mira

cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Meireles

Cachoeira do Meireles

 

10 cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga:

 

  1. Boqueirão da Mira

 

O Boqueirão é o grande cartão-postal e uma das mais belas cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga. É um dos maiores cânions de Minas Gerais, com dois paredões de quase 50 metros de altura, formando um corredor natural para o Rio Pirapetinga, com um agradável e exótico poço.

Como chegar: Fica no vilarejo de Cruzeiro, cerca de 13 quilômetros do centro da cidade, em estrada de terra em condições razoáveis. Após uma ponte estreita de madeira, a estrada segue até a Cachoeira do Meireles (há placas). Dependendo do carro, dá para seguir por mais um trecho até uma porteira com uma placa “Gado brabo”. Aí são mais 1,7 km passando por uma estreita ponte de cimento, caminhando em um pasto e seguindo com o rio a esquerda. O caminho é bem marcado e aberto e a caminhada é leve.

 cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Boqueirão da Mira

cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Boqueirão da Mira

 

  1. Cachoeira do Meireles

 

Essa cachoeira me lembrou o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros, por causa das suas pedras e crateras esculpidas pela força da água. A cachoeira é muito bonita e cheia de banheiras de hidromassagem naturais, com um delicioso e amplo poço no final.

Como chegar: Fica no caminho para o Boqueirão da Mira, também no vilarejo de Cruzeiro. Há um espaço para estacionar em frente a porteira onde está a placa indicativa da cachoeira, à direita. Aí são menos de 100 metros de caminho leve até a queda.

cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Meireles

 

  1. Cachoeira da Vargem do Sobrado

 

Essa cachoeira está um espaço amplo com estacionamento, bar, churrasqueiras e gramado com mesinhas. Tem um poço raso e indicado para crianças. É um lugar perfeito para quem gosta de se refrescar no verão com música ao vivo, cerveja e petiscos. E tem área para camping.

Como chegar: Seguindo de Santa Rita para Bom Jardim de Minas (pela rua da Estação), são 11 quilômetros na estrada cheia de curvas. Fique atento à placa e entre à esquerda (há um ponto de ônibus bem na entrada), por mais 1 quilômetro de estrada de terra plana e em boas condições.

 cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Vargem do Sobrado

 

  1. Cachoeira do Mendonça

 

Uma queda que pode ser observada da estrada, na altura de uma ponte com espaço ao lado para estacionar.

Como chegar: São cerca de 3 quilômetros após a Cachoeira da Vargem do Sobrado (sentido Bom Jardim).

 cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Mendonça

 

  1. Cachoeiras do Por Acaso, do Escorrega e do Batismo

 

A sequência de três cachoeiras fica em uma propriedade particular e são muito procuradas. A primeira é menor e com poços pequenos, e a Cachoeira do Escorrega é a que diverte os mais ousados. Seu escorregador natural tem uns cinco metros e o poço não é grande, mas suficiente para acolher a descida.

Já a Cachoeira do Batismo, com 25 metros de altura, impressiona com a queda toda ladeada por pedras que emolduram sua beleza. É nela que costuma ter o “batismo” de quem inicia na atividade de cascading (rapel na cachoeira).

Como chegar: Também na estrada para Bom jardim, são cerca 4 quilômetros após a Cachoeira da Vargem Grande. Fica em uma entrada à direita na estrada, há uma placa simples indicando (escrito “cachoeira”) e espaço para estacionar. Após a porteira ao lado da residência da fazenda, basta seguir o caminho aberto e as placas indicando as cachoeiras. A trilha é leve, bem marcada e não chega a 1 quilômetro.

cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Cachoeira do Escorrega

Cachoeira do Escorrega

cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Cachoeira do Batismo

Cachoeira do Batismo

  

  1. Cachoeira do Pacau

 

Uma das maiores quedas em altura, a Cachoeira do Pacau tem 90 metros que despencam em meio a uma mata verdinha e muito bonita, perto do “Tunelão”, o Túnel da Ferrovia do Aço de quase 9 quilômetros. Há um mirante para observar a cachoeira da estrada.

Como chegar: 8 quilômetros após o complexo de cachoeiras do tópico anterior e a 20 quilômetros do centro, mais 120 metros de caminhada íngreme até o poço.

cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Mirante do Pacau

Mirante do Pacau

 

  1. Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira do João Bento

 

Uma das mais belas cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga, a Andorinhas fica em uma propriedade particular. Tem queda de cerca de 50 metros de águas fortes e alguns poços para banho e hidromassagem.

Já a do João Bento, a primeira avistada nessa fazenda, tem um poço mais tranquilo.

Como chegar: Fica na estrada para Passa Vinte, a 15 quilômetros de asfalto do centro, e cerca de 1 quilômetro de caminhada.

 

  1. Cachoeira do Sô Ito

 

A Cachoeira do Sô Ito é a de mais fácil acesso, muito perto do centro. Tem infraestrutura de estacionamento e bar e por isso é bem badalada. A cachoeira tem uma praia agradável de areia e alterna partes rasas e tranquilas com pequenas quedas entre pedras.

Como chegar: Fica a 3 quilômetros do centro de Santa Rita de Jacutinga, e basta seguir as placas no final da rua principal. Em certo ponto, após entrar na fazenda de mesmo nome, basta seguir por estrada de terra plana e em boas condições.

cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga - MG: Sô Ito

Cachoeira do Sô Ito

 

  1. Cachoeira Santa Clara

 

Com uma praia de areia e águas tranquilas para banho, essa cachoeira é pequena, mas muito fácil de ser visitada.

Como chegar: Fica a 500 metros da Fazenda Santa Clara, que pode ser acessada via estrada de terra em condições razoáveis (cerca de 15 quilômetros) ou asfalto (20 quilômetros via RJ-151). A estrada de terra começa na bifurcação à direita seguindo pela rua da Estação e há placas em todas as bifurcações. Pelo asfalto, a saída fica do lado oposto da anterior, sentido Volta Redonda, passando pelo pórtico de entrada. Aí basta seguir as placas, e ficar atendo após a rotatória.



  1. Cachoeira do Barbosa

 

Essa cachoeira tem queda pequena, mas poço largo, formado pelas águas do Rio Preto. É procurada para pesca.

Como chegar: Fica a cerca de 9 quilômetros do centro da cidade, no mesmo caminho de estrada de terra para a Fazenda Santa Clara.

 

Informe-se no Centro de Atendimento ao Turista (32 3291-1500) sobre outras cachoeiras. Ele fica na antiga Estação de Trem no centro da cidade e funciona em horário comercial, exceto às segundas.

 

Dicas para quem vai visitar as cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga:

 

  1. As quedas e poços estão localizados no entorno da cidade, mais ou menos entre 3 e 18 quilômetros. Os acessos são por estrada de terra em condições razoáveis.
  2. A maioria das cachoeiras estão em área privada e em alta temporada (verão) cobram taxa de visitação e conservação entre R$5 e R$10.
  3. Leve água e lanche para as cachoeiras que não têm bar.
  4. Traga seu lixo de volta e mantenha as cachoeiras limpas.
  5. Respeite os moradores do entorno e as regras de visitação das cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga.
  6. A dica de ouro é anotar as que estão perto e conciliar a visita.

 

Contatos Úteis

 

Anote os contatos de guias e agências que oferecem vários passeios na cidade com segurança, incluindo City Tours, trilhas, caminhadas, mountain bike, cavalgada, Boia Cross, Canoagem, Rafting e rapel.

  • Guia Gil Cunha: (32) 98466-5897
  • Guia Glayson – Serras de Aventura: (32) 98452-0937
  • Guia Eduardo Iasbeck: (32) 98458-4431
  • Guia para Off-Road (quadriciclo, moto e jeep): (32) 98425-3376
  • Central de Passeios – Ilha Parque de Aventuras: (32) 3291-1110

 

Onde se hospedar em Santa Rita de Jacutinga

 

A cidade tem hotéis e pousadas no centro e nos arredores, com opções que variam da rusticidade à sofisticação, com conforto e hospitalidade.

Também há um hostel e algumas cachoeiras dispõem de área de camping.

Nós ficamos na Pousada Jacutinga, perfeita para quem quer ficar em um lugar sossegado e cercado de montanhas. A pousada tem ótimo custo-benefício e um café da manhã cheio de delícias.

Confira mais informações sobre a Pousada Jacutinga aqui ou veja as outras opções de hospedagem aqui. Reserve com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in.

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Como chegar em Santa Rita de Jacutinga

 

Santa Rita está a cerca de 190 quilômetros do Rio de Janeiro e 340 quilômetros de Belo Horizonte.

Quem vem de carro do Rio de Janeiro tem duas opções seguindo pela Rodovia Presidente Dutra. Passando por Volta Redonda, em um total de 165 quilômetros em estrada asfaltada, ou passando por Barra do Piraí, Ipiabas e Conservatória em um total de 173 quilômetros em estrada asfaltada.

Quem vem de São Paulo também usa a Rodovia Presidente Dutra até Volta Redonda e segue pelo bairro do Aterrado e outros, em um total de 386 quilômetros.

Quem vem de Belo Horizonte pode seguir pela BR-040 até antes de Juiz de Fora, e pegar a BR-267 passando por Lima Duarte e entrando em Bom Jardim de Minas, onde está o acesso para MG-457 para Santa Rita, em um total de 342 quilômetros de estrada asfaltada.

 

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

 

De ônibus o acesso exige baldeação e o destino pode ser Bom Jardim de Minas (MG), Barra Mansa (RJ) ou Valença (RJ). A viação Sertaneja oferece horários para Santa Rita a partir das três cidades.

 


 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

 


Cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga – MG
Data da viagem: setembro de 2017

 

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *