É lá que está o maior número de vinícolas do Chile. Foi lá que a Carmenère foi redescoberta.
Estamos falando do Vale do Maipo – Valle del Maipo na língua nativa, a única região vitivinícola do mundo ao redor de uma capital gigante como Santiago.
Essa particularidade, obviamente, faz do vale o mais visitado do país. Se não fosse isso, seria o fato de que lá estão muitos dos vinhedos mais tradicionais, cujas caves remontam ao século 19, nos primórdios da produção de vinho no Chile.
Organizamos uma lista com as bodegas mais conhecidas e renomadas no Valle del Maipo, ou pelas que visitamos e julgamos que valem muito a pena visitar. Escolha uma, ou todas!
Vale do Maipo: vinícolas para visitar
Vale do Maipo: por que visitar?
O Vale do Maipo é belíssimo, aos pés da Cordilheira dos Andes. Aliás, uma das responsáveis pelo clima mediterrâneo e a grande diferença de amplitude térmica, que favorecem um terroir perfeito para a produção dos vinhos.
Na visita às viñas, você aprende sobre suas histórias e métodos de produção. Circula por adegas e tonéis de carvalho e degusta tintos e brancos enquanto entende as nuances de cada rótulo. E não só de Carmenère, mas também de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Cabernet Franc, Malbec, Chardonnay, entre outras.
Não importa se você é expert ou iniciante na bebida de Baco, Valle del Maipo é um destino de enoturismo obrigatório.
E se você quer só passear ou tem curiosidade de conhecer um vinhedo, também vale. Afinal, sua localização permite visitar muitas vinícolas por conta própria, de forma super fácil e rápida. O vale está 20 quilômetros ao sul de Santiago
>> Confira ofertas de hospedagem em Santiago aqui
ou descubra qual a melhor região para se hospedar em Santiago <<
Mapa das vinícolas do Vale do Maipo:
Confira as localizações para facilitar sua escolha em quais vinícolas do Maipo Valley conciliar por dia. Se estiver em grupo, a melhor dica é usar Uber ou Cabify para ir de uma a outra:
Vinícolas para visitar no Valle del Maipo:
1. Concha Y Toro
Sem dúvida, a mais famosa entre os brasileiros e mais visitada vinícola do Chile fica no Vale do Maipo. A Concha Y Toro tem como ícones os vinhos Don Melchor e Almaviva.
São 4 tours, sendo o Tradicional e o Tour Marques de Casa Concha os mais procurados. Esse último, além da degustação da opção anterior, ainda tem uma outra especial com mais 4 vinhos super premium, conduzida por sommelier.
O ponto alto da visita é a lendária adega do Casillero del Diablo, mas os tours não se aprofundam nos processos de produção. O foco é em sua história e seus vinhos. São vários horários por dia e é uma das poucas que tem tour em português.
Confira como funciona o tour na Vinícola Concha Y Toro, veja como chegar e outras dicas de lá, ou reserve o tour aqui. Também é possível reservar só o transfer para a vinícola.
Distância: 40 km
>> Imperdível <<
Compare preços de seguradoras e encontre o seguro viagem mais barato
2. Viña Santa Rita
Outra fácil de ser visitada no Valle do Maipo é a Santa Rita. Ela se destaca por seu Museu Andino, que tem entrada gratuita, e por sua história ligada à batalha de Rancagua.
São 7 tipos de tours, alguns com disponibilidade em português – Clássico, Selección, Premium, Tour Carmenere, Ultra Premium, Bike and Wine, e Pedal Bar, além de Pic Nic e Winemaker Experience, em que você fabrica seu próprio vinho.
Produz diversos rótulos, entre eles, o ícone Casa Real, e o ícone da uva Carménère, Pehuén.
Distância: 40 km
3. Viña Aquitania
A Aquitania é uma vinícola boutique pequena que oferece tours mais intimistas no Vale do Maipo.
Seus vinhos são especiais e premiados. Ela é perfeita para quem quer conhecer os processos de produção de vinhos mais a fundo. Não está nos roteiros das agências, então é um lugar mais exclusivo. Produz apenas 10 rótulos e seu ícone é o Lazuli.
São 2 tipos de tours: o Reserva e o Premium, que se diferenciam apenas pela qualidade e quantidade de vinhos experimentados. Fizemos o Premium e vivenciamos uma degustação incrível nos jardins da vinícola. Ah, ela só aceita visitas com reservas pelo site.
Confira como funciona o tour na Viña Aquitania, veja como chegar e como reservar.
Distância: 20 km
4. Viña Undurraga
Outra vinícola centenária e muito visitada no Valle del Maipo, a Undurraga produz vinhos e espumantes e tem como ícone o vinho Altazor. Outro destaque é o vinho Aliwen, cujo nome mapuche significa “Árvore Sagrada”, e o encanto dos visitantes fica garantido com a visita ao rincón Mapuche, que guarda objetos indígenas.
Além de piquenique, ela oferece 2 tours: Sibaris, o clássico, e Founders, esse último, mais privado e com harmonização e reservas de pelo menos 3 dias antes, e para pelo menos 3 pessoas. Reserve aqui.
Distância: 35 km
Faça uma cotação, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5
5. Viña Cousiño Macul
A Viña Cousiño Macul é uma das mais tradicionais e antigas do Chile, fundada em 1856, com um vinhedo enorme e muito bonito. Seus vinhos são reconhecidos pela alta qualidade e os ícones são o Lota e o Finis Terrae, um dos primeiros vinhos ícones produzidos no Chile.
A vinícola oferece 3 tipos de tours, o de Bicicleta, o Regular, e o Premium. Nós fizemos esse último e o recomendamos, não só pelos 6 vinhos Premium degustados, mas pela verdadeira aula de harmonização com queijos finos e frutas secas.
Confira como foi nossa visita e nosso tour na Vinícola Cousiño Macul e veja como é fácil chegar por conta própria. Ou reserve seu tour aqui.
Distância: 20 km
6. Viña Tarapacá
Outra vinícola centenária no Valle del Maipo, que foi uma das primeiras a ganhar reconhecimento internacional. Fica distante, a 80 quilômetros de Santiago, e sua sede está a 8 quilômetros da portaria. É mais difícil de visitar, mas ela oferece a opção de transfer a partir de Santiago.
O lugar tem um imponente casarão em estilo toscano e seus vinhos de destaque são os Gran Reserva Etiqueta Negra e Etiqueta Azul e o ícone, Tara.Pakay.
São 3 tours com 2, 3 ou 5 taças de vinhos Gran Reserva, todos com harmonização com tábuas de queijos, além de um tour com almoço. Reserve aqui.
Distância: 80 km
7. Viña Almaviva
Essa vinícola no Vale do Maipo foi criada exclusivamente para a produção dos vinhos Almaviva e Epu, em uma parceria entre o Château Mouton Rothschild, de Bordeaux, e a Concha y Toro.
Ela é mais recente e moderna, com tours bem restritos e íntimos. A degustação do seu tour é de apenas uma taça do Almaviva e o preço é um dos mais salgados. Reserve aqui.
Distância: 33 km
Melhor época para visitar o Valle del Maipo
A melhor época para visitar vinícolas no Vale do Maipo e no Chile de modo geral é durante o verão, quando as parreiras estão verdinhas e cheias de cachos.
Durante o inverno a paisagem pode não ser tão bonita, mas se o intuito for apenas degustar os vinhos, a estação combina!
Dicas para visitar vinhedos no Vale do Maipo:
- É fácil entender o tour em espanhol.
- Quase todas as vinícolas têm Wine Bar, onde você pode experimentar vinhos por garrafa ou taça, caso não queira fazer algum tour. Também têm Wine Shop, onde você pode comprar rótulos com preço bem mais em conta.
- Em alta temporada reserve antes.
- As vinícolas Cousiño Macul, Undurraga e Concha Y Toro oferecem taças de presente para quem faz um dos tours.
- As vinícolas Concha Y Toro e Santa Rita têm restaurantes com cardápios que valem a pena. Programe-se para almoçar, mas não esqueça de reservar.
- Se possível, leve uma garrafa de água na bolsa. Algumas vinícolas não oferecem e você precisará se hidratar depois de algumas taças.
- As vinícolas têm explicações de como chegar em seus respectivos sites.
- Se quiser alugar um carro para visitar as vinícolas, não se esqueça de eleger o motorista da rodada,pois bebida e direção não combinam, é crime e o policiamento no Chile é rigoroso. E compare preços de diversas locadoras lá através desse link da Rentcars.com.
- Se preferir, contrate um tour por 3 vinícolas do vale do Maipo no GetYourGuide.
+ Mais artigos sobre enoturismo no Chile:
Conta pra gente, qual dessas vinícolas do Valle del Maipo você mais gostou?
por Camila Coubelle
Olá, adorei a matéria. Iremos para Santiago bem rápido e só conseguiremos visitar uma vinícola, entre a Undurraga, Consiño Macul e Aquitania, qual vocês indicariam?
Oi Patrícia. Nós gostamos muito da visita à Aquitania, mas é uma vinícola bem pequena e o tour é rapidinho. Não fomos na Undurraga, mas posso garantir que a Cousiño Macul é sensacional. Se puder, compre o tour premium que tem degustação de 6 rótulos harmonizada com queijos. Nós amamos.
Adorei as dicas,
estaremos em Santiago em julho e quero conhecer o Cajon del Maipo. É possível conciliar a visita à Santa Rita com o passeio? Você acha que é melhor ir de excursão?
Obrigada
Oi Tatiana. Como julho é uma época de neve, aconselho que vá ao Cajón del Maipo com uma agência. Eles já têm experiencia em dirigir na neve e vc fica resguardada de qualquer problema. Nesse caso, o passeio deve durar o dia todo e não é possível conciliar com nenhum outro tour. Nós fizemos o Cajón com a Destino Chile e gostamos muito do serviço. Eles são especializados em brasileiros e isso facilita o contato, né.
Boa tarde. Os posts daqui são excelentes.
Sabem dizer se em Santiago consigo contratar remises com em Mendoza? Gosto de fazer as visitas de modo personalizado em sem preocupação deter que dirigir.
Obrigada pelo elogio Mario! Não sei dizer se em Santiago é possível contratar… talvez seu hotel saiba indicar. Mas há vários tours de um dia no Vale do Maipo disponíveis no GetYourGuide, incluindo visita, degustação, transporte etc.
[…] pelo menos uma vinícola, mesmo que você não seja fã número um de vinhos. O Vale do Maipo é a região vinícola mais próxima de Santiago, fácil de visitar por conta própria. Nesse vale […]
[…] Vinícolas do Vale do Maipo […]
[…] Vinícolas do Vale do Maipo […]
[…] Vinícolas do Vale do Maipo […]
[…] no Valle del Maipo, a vinícola é fácil de ser visitada e dá para chegar até de metrô. Isso sem contar a beleza […]
[…] Vinícolas do Vale do Maipo […]
Olá! Gostei muito do tour da Aquitania e ela é muito bonita! Se eu pudesse fazer só um tour, seria nela!
Olá. Muito bacana a matéria. Qual vinícola você inidca como imperdível para visita e tour? Digamos assim, a melhor em todos os sentidos. Sei que é muito pessoal, mas, gostaria de belas paisagens, bons vinhos e uma experiência boa.
Casas Del Bosque, no Valle de Casablanca. Você pode passar o dia todo lá. 🙂