Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás

Atualizado em

A tonalidade da água gera polêmica. Mas em uma coisa todos são unânimes: a cachoeira Poço Azul é linda e intocada! O importante é que, se está mais para verde ou mais para azul, a beleza é igualmente impressionante. A água é cristalina e super agradável, isto é, bem menos gelada do que lugares como Ibitipoca e Presidente Figueiredo.

Conheça essa que é uma das cachoeiras mais visitadas de Mambaí, interior de Goiás, descubra como é a trilha de acesso e aproveite todas as dicas para visitar esse paraíso ainda pouco divulgado.

Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás
Poço Azul (primeiro)

Onde fica a cachoeira Poço Azul?

Mambaí está quase na divisa com a Bahia, a cerca de 300 quilômetros de Brasília. A pequena cidade é cheia de cânions, rios, trilhas, cavernas e cachoeiras diferentes de tudo que você já viu. O município fica na Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Vermelho e seu forte é o ecoturismo e o turismo de aventura.

A cachoeira Poço Azul fica, na verdade, no sentido do município de Buritinópolis, a 16 quilômetros de asfalto de Mambaí. Há estacionamento gratuito e não há placas indicando a localização.

 

ALUGUEL DE CARRO sem juros no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com e visite Mambaí com muito mais conforto e facilidade.

 

Leia também: Cachoeiras em Mambaí Goiás

 

Como é a trilha da Cachoeira Poço Azul, Goiás?

A maior parte do percurso é feita por dentro do impressionante cânion que abriga o Rio Vermelho. Aliás, caminhamos ao lado do rio em vários momentos.
A trilha começa em um bonito campo cheio de flores, mas logo adentra uma pequena mata, sem muita exposição ao sol. O trajeto é um pouco íngreme, aliás, cheio de sobe-e-desce.

A recompensa está nos diferentes cantos dos pássaros pelo caminho. Mas cuidado com as cobras! Vimos duas cascavéis no início da mata.

Há apenas um trecho que exige atenção. Trata-se de uma descida em pedras, em que é preciso olhar bem onde colocar o pé, mas nada que exija uso de cordas.
Em outro ponto, será preciso atravessar um rio com água até a coxa, mas a correnteza não é forte.
A trilha é considerada de nível médio e tem 3,5 quilômetros só de ida. Nós levamos cerca de 2 horas para chegar até o primeiro poço.

Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás
Passamos por um lindo campo de flores

 

Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás
Em seguida a trilha entra em uma mata

 

Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás
Há alguns trechos de descidas em pedras, que exigem mais atenção

 

Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás
É preciso atravessar o rio, mas a correnteza não é forte
OFERTAS DE HOSPEDAGEM em Mambaí com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.

 

Poço Azul em Mambaí: na verdade são três poços!

Para nossa sorte, são três lindas piscinas naturais. Embora muitos visitantes fiquem satisfeitos em chegar só no primeiro, vale muito a pena visitar os outros dois. Afinal, a distância entre eles é pequena. Leva-se menos de 10 minutos entre um e outro.

A primeira cascata tem cerca de 25 metros e uma pequena gruta embaixo da queda, que dá para mergulhar e entrar. Quando está azul, ela lembra um pouco a Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros.

A segunda e a terceira têm 7 e 5 metros respectivamente e são ainda mais intocadas.
O único ponto negativo é que em todas as três piscinas há pouco espaço ao redor para deixar as coisas.

A cor da água vai depender da época da sua visita e das condições climáticas. Nós pegamos uma tonalidade bem verdinha. O conjunto de poços formados pelo Córrego Barreiro são cercados de vegetação, o que confere aquele ar de isolamento. São perfeitos para nadar, flutuar e esquecer da vida!

Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás
Poço Azul – 1

 

Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás
Poço Azul – 2

 

Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás
Poço Azul – 3

Anote!

O passeio demora pouco mais de um turno, para aproveitar bem os 3 poços.
Vá com calça e blusa de manga se não quiser se arranhar na vegetação, leve lanche e bastante água, pelo menos 2 litros por pessoa.

 

Como visitar o Poço Azul Mambaí:

A atração fica em propriedade particular e é obrigatório o acompanhamento de um condutor local. Nós fizemos todos os passeios com a Agência Mambaí Adventure, que foi nossa parceira nessa viagem e nos atendeu prontamente pelo WhastApp antecipadamente.
A agência está localizada no posto de gasolina no trevo de entrada da cidade, bem pertinho do centro.

 

S E R V I Ç O

Agência Mambaí Adventure

Dicas:

Sabia que não há caixas eletrônicos em Mambaí? Confira outras informações úteis como essa no post: O que fazer em Mambaí Goiás

O aeroporto mais próximo é o de Brasília, a cerca de 300 quilômetros (ver ofertas de passagem aérea aqui). Confira no post acima como chegar em Mambaí de carro ou ônibus.

 

Preserve os ambientes naturais, não esqueça seu lixo nas atrações e cuide para que continue bonito e incrível como é!

 

Gostou da cor da cachoeira Poço Azul em Mambaí? 

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 12x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

11 comentários em “Trilha da cachoeira Poço Azul em Mambaí, Goiás

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.