Lago Titicaca e Isla del Sol são daquelas atrações que dispensam palavras. Procurados por tantos viajantes e aventureiros em um mochilão na Bolívia e no Peru, que encaram longas viagens para conhecer suas maravilhas ilustram muito bem as palavras de Saramago: “A viagem não acaba nunca.” As belezas que você verá lá vão permanecer por muito tempo bem nítidas nas suas melhores lembranças.
Lago Titicaca e a Isla del Sol: onde ficam?
O Lago Titicaca fica na fronteira entre a Bolívia e o Peru e as duas principais cidades às suas margens são Copacabana, na Bolívia, e Puno, no Peru. Estivemos em Copacabana durante nosso mochilão e podemos dizer que a cidadezinha já oferece vistas surpreendentes do lago (confira opções de hospedagem lá nesse link). Mas recomendamos muito a esticadinha até a Isla del Sol ou a Isla de la Luna, lugares cheio de ruínas pré-colombianas e belezas paradisíacas.
Copacabana é fica a cerca de 140 quilômetros de La Paz, uma das principais cidade de entrada na Bolívia, que recebem mais voos.
A partir de Copacabana há barcos saindo diariamente para as duas ilhas que são as principais atrações no maior lago da América do Sul.
Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5
Por que visitar o Lago Titicaca e a Isla del Sol?
- A ilha é cheia de ruínas incas;
- Existe uma trilha de 8 quilômetros que corta a Isla del Sol;
- Os restaurantes locais são ótimos para saborear uma truta (confira o artigo com os pratos típicos da Bolívia);
- Os visuais são paradisíacos;
- O Titicaca está a cerca de 3.820 metros de altitude em relação ao nível do mar e é o lago navegável mais alto do mundo.
Titicaca e Isla del Sol: fotos dos cenários incríveis
O trekking que corta a Isla del Sol
O trekking na Ruta Sagrada de la Eternidad del Sol (Willka Thaki) é uma rota inca com cerca de 8 quilômetros de extensão ligando o lado norte ao lado sul da ilha com visões surpreendentes das maravilhas do Titicaca e Isla del Sol. A caminhada dura de 3 a 4 horas, se você quiser passar mais tempo nas ruínas (lado norte).
É uma estrada de terra, bem marcada e sinalizada, com vistas surpreendentes do Titicaca.
Na imagem acima, a Mesa Cerimonial, ligada a rituais religiosos com sacrifícios à Pachamama. No mesmo local estão várias ruínas de grande importância. Uma delas é a Chinkana, um labirinto de 46 salas com vista para as águas cristalinas do Titicaca (fotos acima). O sítio arqueológico fica a 10 minutos do povoado Challapampa, no lado norte da Isla del Sol.
Lago Titicaca e Isla del Sol na Bolívia: onde fica e por que visitar
Por Camila Coubelle
Como o blog de vocês é bom!!!
Tô começando a planejar a viagem pra Bolívia com a familia (marido + 2 filhas jovens) e estou maratonando tudo por aqui ; )
Pergunta: Vocês pernoitaram em Copacabana ou fizeram bate-volta de La Paz?
Obrigada e Prabens!
Malu
Olá! Que bom poder ajudar! Nós não dormimos em Copacabana, mas dormimos na Isla del Sol. Chegamos de ônibus de La Paz à Copacabana, pegamos o barco para a ilha, dormimos lá, no dia seguinte retornamos para Copacabana de barco no fim da tarde e já embarcamos em um ônibus noturno de Copacabana para Cusco. Poucos pernoitam em Copacabana, pois a maioria faz bate-volta de La Paz, mas nós não perderíamos por nada o pernoite na Isla del Sol. Abraços e boa viagem!
Olá, estou indo pra Bolívia agora em julho e pretendo visitar a isla del sol. Então existe um ônibus de Copacabana até Cusco que sai a noite? Lembra a empresa? Como foi seu roteiro na ilha? Desceu no norte e caminhou até o sul? Ou o contrário? Lembra o nome do hotel onde se hospedou? Se puder me ajudar compartilhando as informações fico muito grata
Olá Fernanda, como vai?
Existe ônibus sim e o que pegamos neste trecho era de uma empresa que se chamava Titicaca. Eu cheguei em Copacabana, procurei na rua principal pelos escritórios das empresas de ônibus, e já comprei a passagem pra dois dias depois. Mas hoje em dia dá pra comprar antes na internet: https://www.ticketsbolivia.com.bo/panel-de-informacion.php
Na época eu fui de barco pro lado norte e dormi na casa de uma pessoa que eu negociei assim que desci do barco, e depois, fiz a trilha até o lado sul. Mas até pouco tempo atrás, o lado norte ainda estava fechado para visitantes, não sei se já abriu…
No lado sul você consegue reservar facilmente um hotel na Booking.com.
Qualquer dúvida é só falar!
Abraços e boa viagem!
[…] do Mercado Público já se tem uma boa noção do tamanho da Lagoa dos Patos, que lembra até o Lago Titicaca na Bolívia. Ela é a maior laguna costeira da América do Sul, diretamente ligada à história e […]