Se você chegou até aqui é por que deve imaginar que um roteiro Foz do Iguaçu, Paraná, vai muito além das Cataratas. Acertou!
A região da Tríplice Fronteira ainda oferece parques, museus, monumentos, templos, turismo gastronômico e diversas experiências. Um leque de opções tão plural quanto poderia ser uma região que soma Paraná (Brasil), Ciudad Del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).
E o melhor: é super fácil de chegar nos dois países de transporte público e leva cerca de meia hora.
Esse é um daqueles destinos indispensáveis ao redor do mundo, e a gente organizou as possibilidades para te ajudar a planejar sua viagem na região das Cataratas do Iguaçu.
Confira as dicas e prepare-se para conhecer um lugar extraordinário. E depois de montar seu roteiro Foz do Iguaçu, confira os posts com mais dicas e como chegar em cada atração citada.
Leia também:
O que fazer em Foz do Iguaçu: melhores pontos turísticos fotos, dicas
Confira ofertas de PASSAGEM AÉREA para Foz do Iguaçu nos sites Passagens Promo ou Skyscanner.
Como circular em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu tem um bom sistema de transporte urbano e dá para chegar em todas as atrações de ônibus, partindo do Terminal de Transporte Urbano, no centro da cidade, ou da Av. das Cataratas. Também é possível fazer “conexão” no terminal, sem ter que pagar uma nova passagem, que, aliás, custa R$ 3,75 (ago/2019).
Informe-se na sua hospedagem, ou consulte o escritório do terminal ou o site da prefeitura, que tem todas as linhas, horários e itinerários.
Além disso, existem diversos serviços de transfer na cidade (consulte preços aqui).
Se estiver em grupo, Uber ou táxis podem ser a melhor solução. Sinditaxi: +55 (45) 3524-6016 e Coopertaxi: +55 (45) 3524-6464.
Se estiver em mais pessoas vale a pena alugar um carro, afinal de contas, se fizer reserva com antecedência, fica ainda mais barato do que em cima da hora. A gente usa um comparador de preços de várias locadoras e fica fácil escolher a melhor opção, e o pagamento é só na retirada, com parcelamento. Compare nesse link.
Roteiro Foz do Iguaçu: 2 dias – Ecoturismo
Dia 1: Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu | Marco das Três Fronteiras e Bar de Gelo ou churrascaria à noite
Dia 2: Parque Nacional Iguazú | Noite em bar ou restaurante
Visite as cataratas do lado brasileiro primeiro, pois o parque tem menos circuitos. É super fácil de conciliar com o Parque das Aves, que fica ao lado e dá para visitar em 1 hora e meia. É um centro de conservação e recuperação da vida silvestre que tem mais de mil animais de cerca de 140 espécies.
É legal visitar o Marco das Três Fronteiras à noite, quando acontecem shows de luzes e apresentações culturais, e para encerrar, escolha entre um bar ou restaurante, ou tente conciliar.
No dia seguinte, vá conferir as cataratas por outro ângulo, e saiba que o parque do lado argentino tem mais circuitos. Separe um dia inteiro!
OBS: pensamos nos roteiros de dois dias excluindo o dia de chegada e o dia de partida da cidade, por exemplo, chegando sexta a noite e indo embora segunda cedinho, ou pelo menos domingo de noite.
Saiba mais:
Cataratas do Iguaçu: Parque Nacional do Iguaçu (lado brasileiro)
Cataratas del Iguazú: Parque Nacional Iguazú (lado argentino)
Parque das Aves de Foz do Iguaçu
Roteiro Foz do Iguaçu: 2 dias – Compras
Dia 1: Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu | Bar de Gelo ou churrascaria à noite
Dia 2: Paraguai | Vinotecas e Duty-Free Shop em Puerto Iguazú à noite
O que muda aqui é o segundo dia, totalmente voltado para compras. Dá para visitar o Paraguai na parte da manhã e, como o Dutty-Free da Argentina funciona até as 21h, fica fácil de aproveitar o outro lado da fronteira.
Saiba mais:
Compras no Duty-Free Shop de Puerto Iguazú
Dicas para compras no Paraguai
Como ir de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazú de ônibus
>> I M P O R T A N T E <<
Garanta seus ingressos e passeios em Foz em até 10x no Easy Travel Shop
Roteiro Foz do Iguaçu: 3 dias
Dia 3: Usina de Itaipu: Polo Astronômico, Circuito Especial e Catamarã Pôr do Sol
Se você tiver um terceiro dia em Foz do Iguaçu, pode juntar os dois roteiros acima, ou visitar uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo.
A Usina de Itaipu está entre os 10 pontos de referência do Brasil segundo o TripAdvisor, tem excelente infraestrutura e 7 passeios e atrações de diferentes tipos, todos muito legais. Dá para passar um dia inteiro lá!
Saiba mais: Passeios na Usina de Itaipu
Roteiro Foz do Iguaçu: 4 dias
Dia 1: Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu | Marco Três Fronteiras e Bar de Gelo ou churrascaria à noite
Dia 2: Parque Nacional Iguazú | parrilla argentina à noite
Dia 3: Paraguai | Feirinha, vinotecas e/ou Duty-Free Shop em Puerto Iguazú
Dia 4: Usina de Itaipu | bar ou restaurante à noite
A nossa sugestão é que você dedique apenas um turno para comprar no Paraguai. Não vale a pena perambular muito porque começa a ficar “mais do mesmo”. A dica é focar nas lojas maiores (e confiáveis). E assim, sobra mais tempo para comprinhas em Puerto Iguazú.
A feirinha gratuita do lado argentino é legal para comprar azeitonas, azeites, alfajor e outras delícias. Se você é fã de vinhos, saiba que tem rótulos a partir de R$10,00 nas vinotecas. E demais bebidas, cosméticos e perfumes, valem mais a pena no Duty-Free.
Roteiro Foz do Iguaçu: 5 dias
Se você tem um quinto dia em Foz do Iguaçu e estiver com crianças, vale a pena visitar o Complexo Dreamland onde estão o Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros e o Museu Maravilhas do Mundo.
Se você quer focar em ecoturismo, inclua um segundo dia no Parque Nacional Iguazú, validando o ingresso no fim do primeiro dia para pagar só 50% no segundo. Como o parque do lado argentino é maior, se quiser fazer todos os circuitos com calma, vai precisar de dois dias.
Outra ideia é visitar a Usina de Itaipu por mais um dia, já que são tantas opções de passeios lá dentro. Nesse caso, vale conciliar com o Templo Budista, que fica próximo (5 quilômetros mais ou menos).
Mais de 5 dias: dá para seguir as sugestões acima, ou incluir mais tempo de descanso, ou ainda, conferir os outros roteiros de um dia que as agências locais oferecem para os países vizinhos, como as Minas de Wanda na Argentina.
Mais dicas de pontos turísticos em Foz do Iguaçu
Gran Aventura: mergulho nas cataratas do lado argentino
Show de tango e parrilla argentina no Restaurante El Quincho del Tío Querido
Museu de Cera e Complexo Dreamland
Onde se hospedar em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu tem opções de acordo com o perfil de todo mundo.
Nós escolhemos, pelo custo-benefício e pela localização, o Hostel Poesia. Ele é superconfortável, bonito, baratinho e fica a 900 metros da Avenida das Cataratas. Isso, juntamente com o ponto de ônibus em frente, nos permitiu uma mobilidade muito boa para usar transporte público para todas as atrações.
Tem quartos privativos ou compartilhados e fizemos um post detalhado contando como é o café da manhã, o cinema e o bar próprios e outros detalhes de lá:
Como foi se hospedar no Hostel Poesia em Foz do Iguaçu
Conferir preços e fotos do Hostel Poesia na Booking.com
Roteiro Foz do Iguaçu para 2, 3, 4 ou mais dias
por Camila Coubelle
[…] você montou seu roteiro em Foz do Iguaçu e incluiu um bate-volta em Ciudad del Este, o ideal é se hospedar na Avenida das Cataratas em […]
[…] A entrada do Complexo Itaipu Binacional fica a cerca de 12 quilômetros do centro de Foz do Iguaçu. […]
[…] uma das principais atrações de Foz do Iguaçu, a cidade das cataratas no Paraná, sul do […]
Estive em Foz também e conheci um super motorista que me deu muitas dicas, me levou pra muitos lugares e tinha um preço bem legal. O carro dele é bem espaçoso e ele é super divertido. Marcos Bicalho – excelente motorista e preço muito bom. Carro sedan e super confiável – (45) 99124-3045
Obrigada por compartilhar com a gente Tatiana. 😉