Praticamente isolada, a Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, é para quem quer se desconectar do mundo em total contato com a natureza. Rústica e sem sinal de celular, a praia é um paraíso escondido em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica.
É em aventureiro que está um dos cartões-postais da Ilha Grande, o “coqueiro deitado”, e um dos visuais mais interessantes para quem gosta de surf. Por isso, a praia é uma das mais cobiçadas da ilha, mas para acessá-la é preciso seguir algumas regras.
Saiba tudo sobre a Praia do Aventureiro, quais as formas de chegar, como conseguir autorização para pernoitar na praia e o que visitar nesse paraíso na Ilha Grande, Rio de Janeiro.
Praia do Aventureiro: praia rústica na Ilha Grande
Com 500m de areia fina e águas cristalinas, a Praia do Aventureiro tem um dos visuais mais bonitos da Ilha Grande, na costa oeste do estado do Rio de Janeiro.
Cercada pela Mata Atlântica preservada, a praia tem cerca de 100 moradores e o acesso é feito apenas por embarcação ou trilha. A vila de pescadores tem uma infraestrutura bem simples de restaurantes caiçaras, com comida caseira muito saborosa.
Ao contrário da Vila de Abraão, em Aventureiro não há grandes pousadas e a luz elétrica é estabelecida por pequenos geradores (e desligada após as 22h). Há algumas suítes básicas para alugar, mas o forte são os campings, todos catalogados e com permissão para funcionar à beira da praia.
>> Confira nosso guia completo da Ilha Grande <<
Como chegar na Praia do Aventureiro, em Ilha Grande
Há três maneiras de chegar à Praia do Aventureiro (veja os detalhes a seguir):
– De barco ou lancha a partir de Angra dos Reis;
– Por trilhas a partir de Araçatiba e Provetá;
– Através do passeio de barco “Volta à Ilha”, a partir da Vila de Abraão.
De barco ou lancha:
As embarcações saem da Estação Santa Luzia, em Angra dos Reis. Poucos barcos são autorizados pela Capitania dos Portos para fazer o trajeto, pois boa parte do percurso é em mar aberto. Dependendo das condições climáticas, a navegação pode ficar bem difícil e até impossibilitar o deslocamento. Fique alerta quanto à previsão do tempo.
A viagem dura cerca de 2h30 em barcos de madeira de pequeno porte, chamados de traineiras, e menos de 1h nos barcos de turismo, conhecidos como Flexboats. O valor gira em torno de R$ 60 (jan/2021) por pessoa.
Por trilha:
Ilha Grande é cheia de trilhas que interligam suas praias. São 16 trilhas oficiais, todas sinalizadas com placas informando tempo, distância e os atrativos do percurso.
Quem quiser acessar a Praia do Aventureiro por trilha deve usar a T9, no final da Vila de Provetá. São 3,7km de caminhada com dificuldade de média a alta. Há trechos com grande declive, mata fechada e descampados. Estima-se cerca de 2h30 para o percurso.
Passeio barco – Volta à Ilha:
Quem se hospeda na Vila do Abraão e quer visitar a Praia do Aventureiro pode contratar o passeio chamado “volta à ilha”, que passa nas praias do Caxadaço, Parnaioca, Aventureiro, Meros e Maguariquessaba (reserve aqui). O valor é de R$ 230 (jan/2023) e a permanência é de 1h em cada praia.
Como o tempo é curto, aproveite para visitar o Mirante do Espia antes de curtir uns minutinhos no mar.
D I C A: Como não há comércio na Praia do Aventureiro, se sua escolha for se hospedar na praia, nossa dica é que você leve sua própria comida para café da manhã e lanche, dinheiro trocado para pagar as refeições e a hospedagem e pouca bagagem, já que que ficará o dia todo com os pés na areia curtindo a natureza.
Atrações em Aventureiro, Ilha Grande
Além do “coqueiro deitado”, a grande atração da praia, há dois mirantes fáceis de visitar e que oferecem uma visão privilegiada do mar: o Sundara e o Espia. Com acesso à esquerda de quem chega pelo cais, as duas trilhas são tranquilas e levam a visuais espetaculares.
Para chegar no Mirante do Espia é preciso usar uma escada de corda presa nas pedras que leva ao topo da Ponta do Aventureiro. Do alto, a visão é de tirar o fôlego.
No sentido oposto está o Mirante do Sundara, com trilha de 20 minutos e algumas subidas. A visão da costa sudoeste da Ilha Grande e da Praia do Demo valem o esforço.
Para aproveitar um pouco do mar, há uma piscina natural deliciosa e bem disputada perto do coqueiro famoso e você ainda pode alugar caiaques e pranchas de SUP nos campings e restaurantes da praia.
Em Aventureiro, o ideal é curtir o clima pé na areia, o forró pé de serra, o luau à beira mar e a magia das estrelas.
Autorização para dormir na Praia do Aventureiro
Para dormir em Aventureiro é preciso solicitar uma autorização junto aos órgãos de turismo de Angra dos Reis. Na alta temporada, há um limite máximo de 560 pessoas por dia na praia, por isso é preciso se organizar com antecedência.
As licenças de embarque e permanência em Aventureiro são expedidas pela TurisAngra. O cadastro gratuito é feito de forma presencial no Centro de Informações Turísticas, que fica na Avenida Ayrton Senna, n° 580, na Praia do Anil, próximo ao centro e da rodoviária de Angra dos Reis.
O local funciona de 8h às 17h e o atendimento é por ordem de chegada. Lembre-se de levar o RG e de entrar em contato com o CIT antes da viagem para confirmar se há vagas. Mais informações: (24) 3369-7704 ou (24) 3365-6421 ou [email protected].
Atenção: Essa autorização é necessária para todos que vão pernoitar na praia, acessando por trilha ou barco. Quem vai apenas visitar Aventureiro durante o passeio de barco não precisa fazer este procedimento.
Hospedagem na Praia do Aventureiro: camping
Como disse anteriormente, não há pousadas em Aventureiro e quem quer pernoitar na praia pode alugar um quarto simples na casa dos pescadores ou ficar em um dos vários campings caiçaras.
Nós já nos hospedamos no Camping do Ferreira (nº5) e achamos a experiência ok. Apesar da estrutura simples, o espaço oferece boas condições para passar a noite, com chuveiro quente, cozinha compartilhada e área coberta, além de ótima localização. O Camping Menino da Canoa (nº2), conhecido como “camping da Neneca” é bem recomendado e, como tem restaurante, o hóspede tem opção de comprar café da manhã e almoço no local.
Confira aqui todos os campings disponíveis na Praia do Aventureiro.
Se preferir, pode fazer contato com os proprietários das suítes: (24) 99976-3837 – Verte | (24) 99913-2050 – Alex.
Dicas importantes para quem visita a Praia do Aventureiro
– Não há caixas eletrônicos em Ilha Grande, nem nas vilas e muito menos nas praias mais isoladas.
– A farinha preparada pela Dona “Neneca” é um ótimo souvenir para levar de Aventureiro.
– Não viaje para dormir em Aventureiro sem autorização do CIT (ver tópico acima).
– Na praia não tem sinal de celular, aproveite para se conectar com a natureza.
– A Praia do Aventureiro tem um clima informal e relax, portanto se deixe levar pela vibe positiva do local.
– É sempre bom lembrar que esse lugar deve ser preservado: não jogue lixo em lugar nenhum e respeite as regras e moradores locais.
Outros destinos de praia no Rio de Janeiro:
Guia completo de atrações em Paraty
Roteiro e dicas em Arraial do Cabo
A Praia do Aventureiro é mesmo um lugar único. Reserve alguns dias do seu roteiro pela Ilha Grande e delicie-se com esse paraíso.
por Nange Sá