No Paço do Frevo, em Recife, é carnaval o ano inteiro! O museu é uma das atrações no centro histórico da capital pernambucana e uma visita imperdível para quem gosta de música, dança e manifestações culturais.
O local, responsável por disseminar e perpetuar o Frevo para as novas gerações, reúne fotos, documentos e objetos interativos, o que faz do passeio uma imersão lúdica tanto para quem já conhece, quanto para quem não é muito íntimo do ritmo pernambucano.
Saiba como visitar o Paço do Frevo, conheça o acervo e coloque já no seu roteiro em Recife.
Paço do Frevo: atração no centro de Recife
O Paço do Frevo foi inaugurado em 2014, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Recife, IPHAN, Fundação Roberto Marinho e o Governo Federal, com a proposta de reunir a história do frevo, suas tradições e infinitas linguagens.
O ritmo, inspirado em gêneros como o maxixe e o dobrado, e a dança, influenciada pela ginga da capoeira, são considerados Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e um dos principais impulsos para a formação da identidade cultural de Pernambuco.
Ao lado do Instituto Ricardo Brennand, o Museu Cais do Sertão e a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, o Paço do Frevo é um dos pontos mais visitados da cidade e faz parte do complexo turístico de Recife e Olinda.
>> RESERVE sua hospedagem em Recife com ótimo preço <<
Localização e atrações ao redor
O museu está localizado em frente à Praça do Arsenal, no Recife Antigo, o centro histórico e turístico da capital.
Nossa dica é que você concilie a visita ao Paço do Frevo com as várias atrações do entorno, como o Museu Cais do Sertão, o Marco Zero e o Parque das Esculturas de Francisco Brennand.
Aproveite também para conhecer o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o espaço Caixa Cultural e finalize o dia em um dos vários bares e restaurantes na Praça Rio Branco.
Endereço
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Para mais informações, acesse o site do Paço do Frevo.
Paço do Frevo, em Recife: preço
- Inteira: R$ 10 (set/2023)
- Meia-entrada: R$ 5
- Entrada gratuita às terças-feiras e todo 1º domingo de cada mês.
Obs.: lá dentro tem banheiros (ótimos, por sinal) e ar-condicionado.
Funcionamento
De terça a sexta, de 9h às 17h | Sábado e domingo, de 14h às 18h
O que ver no Paço do Frevo: acervo e exposições
Entre as exposições do Paço do Frevo é possível encontrar de tudo um pouco relacionado à história do ritmo e como ele se disseminou pelo estado de Pernambuco.
Logo na entrada, uma linha do tempo que vai de 1900 até os dias atuais localiza o visitante para o que está por vir.
A memória das agremiações e dos personagens do frevo também recebe homenagens nas exposições temporárias e no acervo permanente.
Em meio a uma decoração moderna, que te deixa imerso no contexto das exibições, é possível ver de perto objetos, abadás e instrumentos, além de fotos que dão uma dimensão do que é o carnaval de Recife e Olinda (ow, é muuuuita gente!!!).
Para mim, a exposição de estandartes da Praça do Frevo e o Glossário do Carnaval são o ponto alto da visita, que impressiona pelo visual e pela riqueza das informações. Você vai saber por exemplo o que significam as expressões “abre-alas” e “arrasta-povo”.
>> EXCURSÃO de 1 dia para a belíssima praia dos Carneiros <<
Outras instalações no Museu Paço do Frevo
O espaço ainda conta com escola de música e dança para formação de novos músicos e bailarinos, além de sala de documentação, com informações ligadas ao universo do frevo. Sem contar os eventos, shows e uma programação extensa durante todo o ano.
Também é imperdível provar algumas das delícias do café do museu. O Malakoff Café é um dos melhores de Recife e tem no cardápio o tradicional bolo de rolo e o bolo Souza Leão, iguarias recifenses de comer até não aguentar mais.
As paredes do café e do próprio museu são altamente instagramáveis e cheia de nomes de personalidades do Frevo. Tem até o meu, Mariângela, que é difícil de ver estampado por aí.
O prédio onde está o Paço do Frevo é uma atração à parte. O edifício de 1908 em estilo neoclássico é tombado pelo IPHAN e já foi sede da Western Telegraph Company, pioneira na introdução do telégrafo no Brasil.
+ atrações em Pernambuco
Como ir de Recife para Porto de Galinhas
O que fazer em Porto de Galinhas
Não se esqueça de colocar o Paço do Frevo no roteiro em Recife, tenho certeza que você vai sair de lá tão apaixonado pelo Frevo quanto a gente.
por Nange Sá