A cidade de Paraty está localizada na região sul do estado do Rio de Janeiro, a 260km da capital e a menos de 100km de Angra dos Reis. São Paulo está a cerca de 270km.
Esse paraíso é cercado pela mata atlântica. Em sua área estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a área de Proteção Ambiental do Cairuçu, onde fica a vila de Trindade, e a Reserva da Juatinga.
O destino está sempre cheio de turistas do mundo inteiro. Casais, famílias, mochileiros e todos os tipos de públicos adoram o clima pacato, a cena gastronômica e os diversos passeios oferecidos lá.
Veja como chegar em Paraty de ônibus, carro ou transfer a partir de São Paulo ou Rio de Janeiro.
Como chegar em Paraty
Os aeroportos mais próximos de Paraty são os do Rio de Janeiro (cerca de 260km), e os de São Paulo (cerca de 264km).
Uma boa dica é conferir ofertas de passagem aérea no Skyscanner. É um parceiro nosso confiável, que a gente usa e recomenda, e que sempre oferece boas promoções.
De carro:
Partindo de São Paulo, siga pela via Dutra até São José dos Campos e desça a serra da Rodovia dos Tamoios. Ao chegar em Caraguatatuba, siga pela Rio-Santos em direção ao Norte.
Outra opção é continuar pela Dutra até Guaratinguetá e descer a sinuosa serra de Cunha (recentemente restaurada), que exige muito dos freios, mas vale a pena pelo visual e pelo ar puro.
Já fizemos o trajeto de Cunha a Paraty saindo do Vale do Paraíba e vale muito a pena, pois passa pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina. Se puder separar um dia no roteiro só para o trajeto, saiba que muitas atrações de Cunha estão nesta estrada e vale a pena ir parando pelo caminho.
Do Rio de Janeiro, o caminho é pela rodovia BR – 101 (Rio-Santos). Uma dica nossa é prestar atenção é nos radares de velocidade, que são muitos nesse trajeto.
>> Se precisar alugar um carro para visitar Paraty, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link. Quanto antes reservar, mais barato fica, e o pagamento pode ser feito só na retirada, com opções de parcelamento. É uma boa ideia poder contar com carro para circular na região.
De ônibus:
Para quem viaja de ônibus, as melhores opções são: Viação Costa Verde, no Rio de Janeiro ou a Viação Reunidas, em São Paulo.
Saindo de Belo Horizonte ou Juiz de Fora – MG, é possível fazer conexões de ônibus Angra dos Reis (Viação Útil) x Paraty (Viação Costa Verde).
Vala a pena ir para Paraty de ônibus? Este é um destino que não é imprescindível estar de carro. Isto porque o centro histórico pode ser visitado a pé, bem como as duas praias centrais. Já as praias mais bonitas só têm acesso de barco, e mesmo que você esteja de carro, vai deixá-lo parado para fazer esses passeios.
Vale a pena ir de carro para Paraty se você pretende ter mobilidade para visitar outros destinos próximos, como Cunha, Ubatuba ou Trindade.
Além disso, existe ótima disponibilidade de tours em Paraty, para Trindade, praia do Sono, Serra da Bocaina e Saco do Mamanguá:
De transfer:
A dica para quem chega com grupo nos aeroportos do Rio ou São Paulo, é utilizar o serviço de transfer.
A opção vale a pena para quem busca conforto e comodidade, e há ofertas de ida e de volta com parcelamento em até 10x.
Confira aqui preço e disponibilidade para transfers privativo ou compartilhado saindo dos aeroportos do Rio ou dos hotéis na Zona Sul do Rio ou de outras regiões.
>> Leia também: O que fazer em Paraty: melhores praias e passeios
Quantos dias ficar em Paraty?
Como as atrações de Paraty estão espalhadas entre centro histórico, ilhas, bairros e vilas do entorno, o ideal é reservar de 3 a 4 dias para visitar a cidade. Se quiser conhecer Trindade com um pouco mais de calma, dedique mais um dia para o passeio.
O que fazer em Paraty em 3 ou 4 dias:
- DIA 1: Chegada + Centro histórico + Praia do Pontal
- DIA 2: Passeio de escuna (dia inteiro)
- DIA 3: Praia do Sono, em Trindade (dia inteiro), ou outras praias de Trindade
- DIA 4: Passeio de barco Saco do Mamanguá (manhã) e retorno
Roteiro de 6 dias em Paraty:
- DIA 1: Chegada + centro histórico + Praia do Pontal
- DIA 2: Passeio de escuna (dia inteiro)
- DIA 3: Praia do Sono por trilha ou barco (dia inteiro)
- DIA 4: Passeio de barco Saco do Mamanguá + fim de tarde na Praia do Pontal ou Jabaquara
- DIA 5: Praias de Trindade (Cepilho / Caixa D’aço / Piscina Natural do Caixa D’aço)
- DIA 6: passeio de jipe nas cachoeiras e cachaçarias (dia inteiro)
>> Garanta sua hospedagem em Paraty com o melhor preço
Leia também:
Se tiver mais dúvidas sobre como chegar em Paraty, deixe um comentário!
por Nange Sá