Não só por ser uma rota turística, mas a Estrada Real conquistou o nosso encanto também pelas simplicidades que persistem ao longo dos seus caminhos, mesmo em meio a tantas grandiosidades.
É a maior rota turística do país, com cerca de 1.630 km de extensão que percorrem cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Cidadezinhas desconhecidas, lugares onde o tempo não passou, inúmeras belezas naturais, lendas e causos únicos, receitas de centenas de anos… coisas simples, mas de uma riqueza enorme para quem curte uma boa história, para quem tem a inquietude dos espíritos aventureiros que estão sempre em busca de algo novo e diferente. A Estrada Real é um prato cheio!
E por falar em prato, o circuito oferece a fina flor das delícias culinárias de Minas. Conheça mais sobre, veja como fazer seu Passaporte da ER e confira os posts com dicas sobre algumas cidades da Estrada Real.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] CONFERIR OFERTAS DE HOSPEDAGEM em Minas Gerais, com reserva rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com. [/su_note]
Estrada Real Ontem
Desde meados do século 17 os colonizadores trilharam um caminho – o chamado ciclo do ouro – levando riquezas e mercadorias até os portos. Percorrido pela realeza, foi oficializado pela Coroa Portuguesa com o nome de Estrada Real.
Esse trajeto histórico e cultural que guarda boa parte da história do nosso país, não é via de uma mão só, pois também abriu as portas para o coração da região, para que ontem e ainda hoje, a gente pudesse adentrar e conhecer suas belezas.
Estrada Real Hoje
Para preservar e valorizar este patrimônio, nasceu um projeto que fez da estrada uma atração turística. Desde 2001, é possível percorrer de carro, cavalo e, para os mais obstinados, até a pé. O resgate das histórias e tradições, bem como da identidade dos lugares oferece aos viajantes um bocado de coisa bonita para se ver e descobrir.
É um patrimônio histórico e cultural, preservado para que a gente possa saborear bem lentamente, do jeitinho mineiro de comer quieto.
Os 4 Caminhos da Estrada Real:
O Passaporte da Estrada Real:
Quem pretende percorrer um dos caminhos ou toda a Estrada Real pode preencher uma ficha de inscrição através do site e retirar o documento gratuitamente em Ouro Preto, Paraty, Petrópolis, Cocais, Tiradentes ou Diamantina. Com ele em mãos, o viajante pode carimbá-lo nos pontos oficiais em cada cidade do circuito e ao final, retirar o Certificado referente a cada caminho percorrido. Nós retiramos em Paraty e já com o 1º carimbo ficamos encantadas com o fato de que cada um deles tem um desenho que representa a cidade.
A rota é toda sinalizada com seus famosos marcos, e no site do Instituto Estrada Real tem informações completíssimas sobre cada cidade, sobre cada um dos quatro caminhos, os atrativos de cada região, tudo de acordo com o perfil e preferências do turista. Ainda tem mapas, roteiros planilhados, GPSs e altimetria para downloads. É um acervo completo para se informar sobre tudo!
Só as cachoeiras são mais de 500. Isso já é motivo de sobra para colocar a Estrada Real nos seus planos de viagem. Pelos caminhos, ainda há igrejas, museus, construções coloniais, reservas ecológicas, trilhas, matas, vilarejos, espécies preservadas, cachaças, sabores, pessoas e muitas, muitas coisas inimagináveis. Conhecer a Estrada Real é reviver a história descobrindo lugares fascinantes. Nós já começamos a percorrer o Caminho Velho, mas isso é assunto para outro post.
Curta nossa página e acompanhe mais dicas de viagem:
Vale a pena descobrir a Estrada Real! Partiu?
Conheça melhor algumas cidades que fazem parte da Estrada Real:
>> Caminho Velho:
Melhores atrações de Ouro Preto
Tiradentes: o que fazer na cidade histórica de MG
Atrações turísticas em São João del-Rei
Carrancas e suas cachoeiras incríveis
Cruzília: a cidade dos queijos deliciosos
O que fazer em Baependi: confira as dicas
O que há de melhor para se fazer em Caxambu
Atrações e dicas de São Lourenço
Dicas par visitar Passa Quatro
Paraty: dicas do que ver e fazer lá
>> Caminho Novo:
Juiz de Fora: Top 8 museus gratuitos
Guia e dicas do que fazer em Petrópolis
Atrações gratuitas no Rio de Janeiro
Um pouquinho da Estrada Real, a maior rota do Brasil
Por Camila Coubelle
Conheci o blog hoje e já estou apaixonada !
Que bom! =D ficamos muito felizes com seu feedback.
[…] cidade que faz parte da Estrada Real e já foi cenário para várias novelas tem mais de 30 atrações mapeadas e atrai interessados em […]
[…] ao Parque das Águas, e o Hotel Caxambu, a duas quadras do parque e onde a gente carimbou nossos Passaportes da Estrada Real. Confira todas as opções na Booking.com e reserve aqui no blog. Você nos ajuda a continuar […]
[…] seu Passaporte da Estrada Real no Centro Cultural SESI Ouro Preto, na Praça […]
[…] A Casa de Cultura de Paraty fica bem próxima à Igreja Matriz, no centro histórico. O local, além de um centro de exposições artísticas, ainda apoia a produção, o desenvolvimento e a disseminação de manifestações culturais e artísticas, entre os moradores da cidade. Foi lá que carimbamos nosso Passaporte da Estrada Real. […]
[…] Mas o lugar tem muito mais a oferecer! É um dos destinos mais visitados por lojistas que buscam peças para revenda, por quem deseja descansar em um lugar calmo e bonito e por quem quer explorar melhor as belezas da Serra de São José. Além disso, está situado no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e faz parte Estrada Real. […]