Penedo, RJ, é uma das vilas que estão próximas ao Parque Nacional de Itatiaia. O simpático distrito do interior do Rio de Janeiro está situado aos pés da Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
A cidadezinha tem grande influência dos imigrantes finlandeses, que colonizaram a região no início do século.
Entre os pontos fortes do lugar estão a linda arquitetura, com influência dos colonizadores, e a deliciosa gastronomia.
Os principais atrativos são, sem dúvida, o turismo gastronômico, o polo comercial e o ecoturismo.
Se você pretende esse destino de serra que atrai muitos casais, famílias e aventureiros, confira nosso artigo completo.
O que fazer em Penedo: com dicas, como chegar, onde comer e onde se hospedar na cidade
Melhor época para visitar Penedo e quantos dias ficar
Penedo é um destino que pode ser visitado o ano todo, já que tem atrações para todos os gostos. Porém, os meses de inverno são ótimos para quem gosta do frio da serra, tomar um vinho e curtir um ar romântico em frente a lareiras.
Para aproveitar bem as cachoeiras e trilhas da região, a melhor época é o verão.
Em agosto a vila recebe um Festival Gastronômico e, em dezembro, o Natal de Luz, quando as ruas ficam iluminadas e o Papai Noel chega para fazer a alegria das crianças.
Um fim de semana é suficiente para conhecer Penedo, e é fácil circular a pé pelo cidade. Somente para as cachoeiras e trilhas será necessário chegar de carro. Se quiser conhecer todas as cachoeiras e trilhas, organize um roteiro de pelo menos 4 dias.
Como chegar em Penedo – RJ
O aeroporto mais próximo de Penedo e que possui maior fluxo de voos é o Galeão, no Rio de Janeiro (188 quilômetros).
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está a 280 quilômetros e o de Guarulhos a 260. Uma boa dica é conferir se tem passagem aérea para esse aeroportos em oferta no Skyscanner.
Penedo fica a 15 quilômetros de Resende, cidade de referência da região, a 451 de Belo Horizonte, 223 de Juiz de Fora, e 156 do Rio de Janeiro.
De carro:
O acesso de carro para quem vem de SP ou RJ é pela Via Dutra (BR-116) até a saída 311 (entrada da RJ-163, entre as cidades de Itatiaia e Resende).
Se precisar alugar um carro para visitar Penedo, use esse buscador Rentcars.com para comparar os preços das principais locadoras. Além de encontrar a melhor opção, você pode parcelar sem juros, ou garantir 5% de desconto no boleto à vista.
De ônibus:
De ônibus a partir do RJ, a viação Cidade do Aço leva a Penedo. Vindo de São Paulo, a viação Cometa leva a Itatiaia. De lá, ônibus urbanos da Viação Penedo (3381-8861) seguem para a vila. Confira os horários aqui.
Onde se hospedar: dicas de pousadas em Penedo
Penedo tem uma grande oferta de hotéis, pousadas e hotéis-fazenda, todo com infraestrutura e, muitos deles, com decoração em estilo europeu.
Quem quer conforto e a comodidade de estar perto de todas as atrações, vai gostar de ofertas como a do Hotel Aromas de Penedo, que está a poucos metros da Casa do Papai Noel. Também perto de tudo está a Casa Encantada Hotel & Suítes e o Hotel Britannia que oferecem área com piscina e um ótimo buffet de café da manhã.
Além do clima natalino durante todo o ano, o Hotel do Papai Noel ainda tem piscina e uma área de recreação para as crianças e está a cerca de 1 quilômetro do centro.
Quem viaja com animais, será muito bem recebido nas opções pet friendly, como a Pousada Villa Luna, a Pousada Bela Vista e o Hotel Bertell, todos com piscina e cercados por muito verde.
Quem quiser relaxar com a família, pode escolher um dos hotéis-fazenda da região, com atividades em meio à natureza e restaurante. É o caso do Hotel Fazenda 3 Pinheiros, a cerca de 15 quilômetros do centro de Penedo.
Confira mais ofertas de hospedagem em Penedo.
O que fazer em Penedo: melhores pontos turísticos e passeios
1. Turismo gastronômico
Um dos atrativos de Penedo é a gastronomia. São diversos restaurantes temáticos espalhados pela vila, com diferentes tipos de culinária, nacional e internacional.
Um prato que atrai turistas interessados em comer bem é a truta, peixe cultivado em pesqueiros da região. Nesse quesito, o restaurante Rei das Trutas é uma boa indicação. O estabelecimento abre tanto para almoço quanto para o jantar.
Para saborear um cardápio mais refinado, com pratos da culinária internacional, o Jardim Secreto é uma boa pedida.
O restaurante é muito bem avaliado pelos clientes e tem sabores de várias partes do mundo. Já o Petit Gourmet, traz no cardápio variações da comida brasileira e contemporânea.
Nas estações mais frias, o rodízio de fondue tem seu valor e o restaurante Querencia tem boa infraestrutura para receber os visitantes mais apaixonados.
Penedo também tem opções para quem gosta de hambúrguer artesanal. Além do nome interessante, o Sr. Duíche Hamburgueria Gourmet também tem ótimos preços e cardápio de qualidade.
E quem gosta de comer ouvindo uma boa música, vai adorar o Jazz Village, sempre com shows animados e cardápio variado.
Para o lanche ou para a sobremesa, as indicações são o Quatro Marias Boulangerie, um café sofisticado com várias opções de tortas e bolos, e as sorveterias Fuê e Sorvete Finlandês.
2. Cultura Finlandesa
A Colônia Finlandesa de Penedo surgiu do sonho de um agricultor finlandês, Toivo Uuskallio, em 1929. Depois de juntar dinheiro e convencer certo grupo de pessoas a seguir com ele, foi comprada a fazenda Penedo, que recebeu os imigrantes. Estava criada a colônia.
A ideia inicial era viver da agricultura de uma forma natural e em comunidade.
Assim, nasceram as primeiras pousadas, inicialmente nas casas dos colonos, que atraiam visitantes em busca de bom clima, alimentação e terapias saudáveis e naturais.
Hoje, Penedo tem uma das maiores redes hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro, com opções de turismo que atendem a todos os gostos: hotéis, pousadas e chalés rústicos.
Para manter a cultura do país na região, o Clube Finlândia, fundado em 1943, promove bailes aos sábados, e o grupo de dança típica Penedon Kansantanssin Ystävät faz apresentações.
Outra atração cultural é o Museu Finlandês da Dona Eva, onde a arte e a cultura da Finlândia podem ser vistas através de peças antigas e modernas. É uma imersão nessa bonita cultura.
Quem está com crianças e quer conhecer a cidade de forma lúdica e divertida, pode pegar o Trenzinho do Papai Noel, que sai em frente à Fábrica de Chocolate e percorre os principais pontos turísticos da vila, todos descritos pelos guias (R$ 15,00 por 1h de passeio).
3. Saborear chocolates
Atenção chocólatras, visitar Penedo pode render uma bolsa cheia de cores, sabores e até uns quilinhos a mais.
São diversas lojas espalhadas pela cidade. Na Joulupukin Suklaa (ou Chocolate do Papai Noel), os amantes dessa deliciosa iguaria podem acompanhar a produção dos bombons e barras e encher as sacolas dos mais variados doces.
A Casa do Chocolate, na Avenida das Pedras, segue o mesmo estilo de loja e fábrica.
A Tonttulakki Suklaat, que fica dentro da Pequena Finlândia (centro comercial inspirado nas vilas finlandesas), é a loja de chocolates mais recomenda de Penedo e parada certa para quem não dispensa um docinho após o almoço.
4. Ecoturismo
Penedo está localizada em um ponto privilegiado, próximo ao Parque Nacional de Itatiaia. São mais de 28 mil hectares de área verde e lindas paisagens, onde fica o Pico das Agulhas Negras, um dos mais altos do Brasil.
Os amantes da natureza que visitam Penedo podem conhecer três pontos principais: a Cachoeira de Deus, Cachoeira das Três Bacias e Três Cachoeiras (uma cachoeira com 3 quedas).
Essa última, inclusive, fica a 3 quilômetros do centro, com fácil acesso de carro ou a pé. Por conta dessa proximidade, a cachoeira fica bem cheia nos finais de semana e feriados. Se é sossego que você quer, a dica é visitá-la em dias de semana.
Outra atração é o Pico do Penedinho. A área é de propriedade da Casa de Chocolate e é preciso pedir autorização para entrar. A trilha que dá acesso ao pico é de aproximadamente 30 minutos até chegar ao topo, com 600 metros de altitude.
Mais distante, a cerca de 14 quilômetros do centro, na estrada para Visconde de Mauá, está a Serrinha do Alambari, um complexo de cachoeiras e trilhas mais reservadas e com aquele clima gostoso da serra.
A estrada de acesso não é das melhores, mas dá para ir com carro comum. A entrada é pelo Camping Clube do Brasil e custa R$ 35,00.
No centro da cidade é possível encontrar várias empresas que oferecem passeios de quadriciclo, jeep ou a cavalo pelas cachoeiras e trilhas.
Além das atrações de Penedo, com um pouco mais de tempo, é possível subir a serra e aproveitar as cachoeiras e trilhas de Visconde de Mauá e as vilas de Maromba e Maringá.
5. Conhecer ou comprar artesanato
Quem curte levar uma lembrancinha para cada membro da família, com certeza vai se identificar com Penedo.
Desde a entrada da cidade, é possível encontrar lojas e mais lojas de artesanato, mobiliário, decoração, roupas e souvenires de todo tipo.
Existem também vários complexos comerciais, como a famosa Pequena Finlândia, onde está a Casa do Papai Noel.
As lojas lembram as pequenas vilas finlandesas e carregam toda a magia do Natal. É uma programação imperdível para todas as idades.
Outros pontos que valem a visita são:
- o Espaço Via Láctea, com artigos em pedra, mandalas, luminárias;
- o Shopping Azul, com roupas e artigos de decoração;
- o Shopping Rio das Pedras, com artigos em lã, couro, patchwork;
- o Shopping dos Duendes e o Shopping Roda D’água, que têm uma infinidade de produtos de decoração e roupas e sapatos em couro;
- e o Shopping do Esquilo, na entrada de Penedo.
Conheça outros destinos frios e com cultura europeia:
O que fazer em Campos do Jordão: roteiros e dicas
Guia completo para visitar Monte Verde, no Sul de Minas
O que fazer em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Guia e dicas do que fazer em Petrópolis
Curtiu nossas dicas do que fazer em Penedo? Conta pra gente nos comentários!
por Nange Sá
Que ônibus pega na rodoviária novo rio pra Penedo
Viação Cidade do Aço
Em breve Penedo terá o Museu de Brinquedos Antigos, do colecionador Celestino Teixeira. Chamar-se-á “LELU MUSEO”, será uma ótima dica de passeio, para crianças e adultos! Fev/2022.
Acabamos de chegar de Penedo, meu namorado e eu, e a cidade é isso mesmo. Comer truta é um must. A cidade é um cartão postal por todo lado.
Olá! Obrigada pelas dicas!
É fácil encontrar guias para trilhas/passeios às cachoeiras…pretendo ir sozinha.
Que bom que gostou, Virginia. Bem na rua principal você vai ver várias agências de turismo, onde pode fechar os passeios.
Mto obrigada pelas dicas preciosas e certeiras. Gostei mto do jeito que escreve, sendo bem breve, direta e abrangendo todos os pontos pertinentes. Amei conhecer o blog e me animou ainda mais conhecer Penedo.
Penedo é uma delícia. Você vai adorar. Obrigada.
[…] Visconde de Mauá – nome que na verdade abrange toda a região e abriga diversas vilas (incluindo Penedo) e vales nos pés da Serra da Mantiqueira. Entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na […]
[…] Penedo, com sua influência finlandesa, seus deliciosos chocolates e sua excelente infraestrutura, ‘alvo’ de muitos casais apaixonados. […]