As dezenas de cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga fizeram com que essa cidadezinha cheia da hospitalidade mineira ficasse conhecida como “cidade das cachoeiras”. São mais de 70 quedas que atraem visitantes ansiosos por contato com a natureza.
Santa Rita fica entre a Zona da Mata e o Sul de Minas, quase na divisa com o Rio de Janeiro, perto de cidades como Juiz de Fora (MG) e Valença (RJ)
Conheça as principais cachoeiras, onde ficam e como chegar nas quedas – que estão na zona rural de Santa Rita de Jacutinga. Listamos as opções mais próximas, algumas ótimas para banho, outras para contemplação.
Onde se hospedar em Santa Rita de Jacutinga
A cidade tem hotéis e pousadas no centro e nos arredores, com opções que variam da rusticidade à sofisticação, com conforto e hospitalidade.
Também há um hostel e algumas cachoeiras dispõem de área de camping.
Nós ficamos na Pousada Jacutinga, perfeita para quem quer ficar em um lugar sossegado e cercado de montanhas. A pousada tem ótimo custo-benefício e um café da manhã cheio de delícias.
Confira mais informações sobre a Pousada Jacutinga ou veja as outras opções de hospedagem aqui. Reserve com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in.
Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3
Como chegar em Santa Rita de Jacutinga
Santa Rita está a cerca de 190 quilômetros do Rio de Janeiro e 340 quilômetros de Belo Horizonte.
Quem vem de carro do Rio de Janeiro tem duas opções seguindo pela Rodovia Presidente Dutra. Passando por Volta Redonda, em um total de 165 quilômetros em estrada asfaltada, ou passando por Barra do Piraí, Ipiabas e Conservatória em um total de 173 quilômetros em estrada asfaltada.
Quem vem de São Paulo também usa a Rodovia Presidente Dutra até Volta Redonda e segue pelo bairro do Aterrado e outros, em um total de 386 quilômetros.
Quem vem de Belo Horizonte pode seguir pela BR-040 até antes de Juiz de Fora, e pegar a BR-267 passando por Lima Duarte e entrando em Bom Jardim de Minas, onde está o acesso para MG-457 para Santa Rita, em um total de 342 quilômetros de estrada asfaltada.
Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 3x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.
De ônibus o acesso exige baldeação e o destino pode ser Bom Jardim de Minas (MG), Barra Mansa (RJ) ou Valença (RJ). A viação Sertaneja oferece horários para Santa Rita a partir das três cidades.
10 cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga:
-
Boqueirão da Mira
O Boqueirão é o grande cartão-postal e uma das mais belas cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga. É um dos maiores cânions de Minas Gerais, com dois paredões de quase 50 metros de altura, formando um corredor natural para o Rio Pirapetinga, com um agradável e exótico poço.
Como chegar: Fica no vilarejo de Cruzeiro, cerca de 13 quilômetros do centro da cidade, em estrada de terra em condições razoáveis. Após uma ponte estreita de madeira, a estrada segue até a Cachoeira do Meireles (há placas). Dependendo do carro, dá para seguir por mais um trecho até uma porteira com uma placa “Gado brabo”. Aí são mais 1,7 km passando por uma estreita ponte de cimento, caminhando em um pasto e seguindo com o rio a esquerda. O caminho é bem marcado e aberto e a caminhada é leve.
-
Cachoeira do Meireles
Essa cachoeira me lembrou o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros, por causa das suas pedras e crateras esculpidas pela força da água. A cachoeira é muito bonita e cheia de banheiras de hidromassagem naturais, com um delicioso e amplo poço no final.
Como chegar: Fica no caminho para o Boqueirão da Mira, também no vilarejo de Cruzeiro. Há um espaço para estacionar em frente a porteira onde está a placa indicativa da cachoeira, à direita. Aí são menos de 100 metros de caminho leve até a queda.
-
Cachoeira da Vargem do Sobrado
Essa cachoeira está um espaço amplo com estacionamento, bar, churrasqueiras e gramado com mesinhas. Tem um poço raso e indicado para crianças. É um lugar perfeito para quem gosta de se refrescar no verão com música ao vivo, cerveja e petiscos. E tem área para camping.
Como chegar: Seguindo de Santa Rita para Bom Jardim de Minas (pela rua da Estação), são 11 quilômetros na estrada cheia de curvas. Fique atento à placa e entre à esquerda (há um ponto de ônibus bem na entrada), por mais 1 quilômetro de estrada de terra plana e em boas condições.
-
Cachoeira do Mendonça
Uma queda que pode ser observada da estrada, na altura de uma ponte com espaço ao lado para estacionar. Não tem poço para banho.
Como chegar: São cerca de 3 quilômetros após a Cachoeira da Vargem do Sobrado (sentido Bom Jardim).
-
Cachoeiras do Por Acaso, do Escorrega e do Batismo
A sequência de três cachoeiras fica em uma propriedade particular e são muito procuradas. A primeira é menor e com poços pequenos, e a Cachoeira do Escorrega é a que diverte os mais ousados. Seu escorregador natural tem uns cinco metros e o poço não é grande, mas suficiente para acolher a descida.
Já a Cachoeira do Batismo, com 25 metros de altura, impressiona com a queda toda ladeada por pedras que emolduram sua beleza. É nela que costuma ter o “batismo” de quem inicia na atividade de cascading (rapel na cachoeira).
Como chegar: Também na estrada para Bom jardim, são cerca 4 quilômetros após a Cachoeira da Vargem Grande. Fica em uma entrada à direita na estrada, há uma placa simples indicando (escrito “cachoeira”) e espaço para estacionar. Após a porteira ao lado da residência da fazenda, basta seguir o caminho aberto e as placas indicando as cachoeiras. A trilha é leve, bem marcada e não chega a 1 quilômetro.
-
Cachoeira do Pacau
Uma das maiores quedas em altura, a Cachoeira do Pacau tem 90 metros que despencam em meio a uma mata verdinha e muito bonita, perto do “Tunelão”, o Túnel da Ferrovia do Aço de quase 9 quilômetros. Há um mirante para observar a cachoeira da estrada.
Como chegar: 8 quilômetros após o complexo de cachoeiras do tópico anterior e a 20 quilômetros do centro, mais 120 metros de caminhada íngreme até o poço.
-
Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira do João Bento
Uma das mais belas cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga, a Andorinhas fica em uma propriedade particular. Tem queda de cerca de 50 metros de águas fortes e alguns poços para banho e hidromassagem.
Já a do João Bento, a primeira avistada nessa fazenda, tem um poço mais tranquilo.
Como chegar: Fica na estrada para Passa Vinte, a 15 quilômetros de asfalto do centro, e cerca de 1 quilômetro de caminhada.
-
Sô Ito
A sítio do Sô Ito é fácil acesso, muito perto do centro. Tem infraestrutura de estacionamento e bar e por isso é um local bem badalado. A rio que passa ali tem uma praia agradável de areia e alterna partes rasas e tranquilas com pequenas quedas entre pedras.
Como chegar: Fica a 3 quilômetros do centro de Santa Rita de Jacutinga, e basta seguir as placas no final da rua principal. Em certo ponto, após entrar na fazenda de mesmo nome, basta seguir por estrada de terra plana e em boas condições.
-
Cachoeira Santa Clara
Com uma praia de areia e águas tranquilas para banho, essa cachoeira é pequena, mas muito fácil de ser visitada.
Como chegar: Fica a 500 metros da Fazenda Santa Clara, que pode ser acessada via estrada de terra em condições razoáveis (cerca de 15 quilômetros) ou asfalto (20 quilômetros via RJ-151). A estrada de terra começa na bifurcação à direita seguindo pela rua da Estação e há placas em todas as bifurcações. Pelo asfalto, a saída fica do lado oposto da anterior, sentido Volta Redonda, passando pelo pórtico de entrada. Aí basta seguir as placas, e ficar atendo após a rotatória.
-
Cachoeira do Barbosa
Essa cachoeira tem queda pequena, mas poço largo, formado pelas águas do Rio Preto. É mais procurada para pesca e não muito boa para banho.
Como chegar: Fica a cerca de 9 quilômetros do centro da cidade, no mesmo caminho de estrada de terra para a Fazenda Santa Clara.
[su_quote]Informe-se no Centro de Atendimento ao Turista (32 3291-1500) sobre outras cachoeiras. Ele fica na antiga Estação de Trem no centro da cidade e funciona em horário comercial, exceto às segundas.[/su_quote]
Dicas para quem vai visitar as cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga:
- As quedas e poços estão localizados no entorno da cidade, mais ou menos entre 3 e 18 quilômetros. Os acessos são por estrada de terra em condições razoáveis.
- A maioria das cachoeiras estão em área privada e em alta temporada (verão) cobram taxa de visitação e conservação entre R$5 e R$10.
- Leve água e lanche para as cachoeiras que não têm bar.
- Traga seu lixo de volta e mantenha as cachoeiras limpas.
- Respeite os moradores do entorno e as regras de visitação das cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga.
- A dica de ouro é anotar as que estão perto e conciliar a visita.
Contatos Úteis
Anote os contatos de guias e agências que oferecem vários passeios na cidade com segurança, incluindo City Tours, trilhas, caminhadas, mountain bike, cavalgada, Boia Cross, Canoagem, Rafting e rapel.
- Guia Gil Cunha: (32) 98466-5897
- Guia Glayson – Serras de Aventura: (32) 98452-0937
- Guia Eduardo Iasbeck: (32) 98458-4431
- Guia para Off-Road (quadriciclo, moto e jeep): (32) 98425-3376
- Central de Passeios – Ilha Parque de Aventuras: (32) 3291-1110
+ sobre Santa Rita de Jacutinga:
O que fazer em Santa Rita de Jacutinga
Onde se hospedar em Santa Rita: pousada Jacutinga
Nos arredores: O que fazer em Conservatória, cidade da serenata
Cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga – MG
por Camila Coubelle
[…] Outras cachoeiras mais conhecidas: Cachoeira do Pacau, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira da Vargem do Sobrado. Veja mais sobre elas e outras AQUI. […]
Parabéns pela postagem. Servirá de guia para minha viagem no feriado de Corpus Christi. Só uma dúvida: de forma geral, as caminhadas até chegar as cachoeiras são tranquilas, bem demarcadas?
Olá Gustavo! Pedimos desculpa pela demora, e esperamos que seja a tempo: sim, é fácil chegar nas cachoeiras. Apenas o Boqueirão da Mira tem uma caminhada maior, mas é instintivo. Boa viagem!
[…] Leia também: 10 melhores cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga […]