Uma galeria de arte a céu aberto, assim é o Beco do Batman, em São Paulo. O encontro de duas ruas, no coração da Vila Madalena, é ponto certo para gosta de graffitis e cultura de rua.
As ruas principais, Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, e outras ruas e vielas do entorno são tomadas por desenhos e pinturas por toda a parte. Os muros das casas, os postes, as placas e até as lixeiras são telas incríveis para os artistas urbanos e cenários excepcionais para fotos das mais variadas poses.
E o interessante é que os grafites se renovam, ou seja, uma visita nunca será igual à outra!
O local é um prato cheio para amantes da fotografia, já que são tantos ângulos bacanas para abusar da criatividade nos cliques.
Confira aqui como surgiu essa galeria a céu acerto, como chegar no Beco do Batman, onde comer ali perto, onde se hospedar, e com o que conciliar a visita.
Beco do Batman, SP: história, como chegar, onde comer e dicas
História do Beco do Batman: a atração gratuita a céu aberto na Vila Madalena
A atração turística mais colorida de São Paulo começou a ser produzida na década de 1980, quando um desenho do Batman foi encontrado nas paredes do bairro da noite para o dia.
Hoje, artistas se revezam para manter o espaço sempre atualizado. Eduardo Kobra e até os astros do Rolling Stones já deixaram suas marcas nos muros do Beco e em outras ruas da região.
Uma boa dica é passear a pé ou de bike pela viela, assim você terá calma para ver todas as pinturas e ainda dar uma volta pelo bairro, que também é por bares, restaurantes e galerias por todos todos os lados.
Se quiser o acompanhamento de um guia, nossa dica é esse tour fotográfico, que visita os principais grafites.
Há, inclusive, restaurantes com cardápios assinados por grandes chefs como Bel Coelho, que, aos sábados, oferece pratos de cozinha contemporânea em mesinhas espalhadas pela calçada a preços populares.
Como chegar no Beco do Batman
As estações de metrô mais próximas do Beco do Batman são:
- Estação Santuário N. S. de Fátima – Sumaré (1,3 quilômetros)
- Fradique Coutinho (1,4 quilômetros)
- Faria Lima (1,7 quilômetros)
Dá para ir a pé até a atração ou contratar algum serviço de transporte por aplicativo.
Leia também: 6 aplicativos de transporte para economizar nas viagens
Fotos do Beco do Batman em São Paulo:
Onde comer e beber perto do Beco do Batman
Toda região boêmia tem uma infinidade de bares e restaurantes legais. O que é ótimo, já que a cada visita é possível conhecer um lugar diferente.
Se for visitar o Beco do Batman em um final de semana, aproveite para conhecer o Armazém da Cidade, na Rua Medeiros de Albuquerque, 270. O espaço é de valorização de produtos artesanais que vão de moda à gastronomia.
O Mercado Municipal de Pinheiros, perto da estação do Metrô Faria Lima, é uma ótima pedida para quem quer almoçar a preços razoáveis e ter uma experiência de integração com os moradores da região. Perto dali, em frente ao Instituto Tomie Ohtake, está a Lanchonete da Cidade, com cardápio variado de carnes, hambúrgueres e cervejas (e tem um molho delicioso).
Já a Rua Aspicuelta é o point para quem quer se jogar nos barzinhos em Vila Madalena. Eles ficam um ao lado do outro e é até difícil escolher em qual deles entrar.
Com o que conciliar: atrações próximas do Beco do Batman
Você pode conciliar a visita ao Beco do Batman com outros pontos turísticos em Pinheiros e Vila Madalena, dois bairros cheios de atrações culturais.
A Galeria Choque Cultural é uma delas. Com exposições de arte urbana, intervenções artísticas e colaborações, o espaço oferece uma ótima experiência multidisciplinar e contato com artistas novos e consagrados. A galeria abre de terça a sábado, de 12h às 19h e fica na Rua Medeiros de Albuquerque, 250.
Outro lugar que inspira criatividade é a Galeria 540 (Rua Mourato Coelho, 540). O espaço colaborativo é galeria de arte, casa de shows e bar, com cadeiras de praia espalhadas em um ambiente superdescontraído.
Aos sábados, quem agita a região é a Feirinha da Benedito Calixto, onde você pode encontrar de tudo: livros, fotografias, vinis e itens colecionáveis. A feirinha funciona o dia todo, mas o movimento só rola mesmo a partir de 12h.
Outra atração próxima e gratuita é o Instituto Tomie Ohtake, que está a menos de dois quilômetros das ruas do Beco, ao lado da estação do Metrô Faria Lima. O espaço cultural é diversificado e realiza mostras de artes plásticas, arquitetura e design.
Confira também nosso artigo com mais detalhes sobre o Instituto Tomie Ohtake.
Onde se hospedar perto do Beco do Batman
A região da Vila Madalena e Pinheiros é super badalada e muito atrativa para quem gosta de frequentar bares, pubs, bons restaurantes e baladas. E a oferta de hospedagem nos dois bairros é enorme.
Quem gosta de ficar em hotéis assinados por grandes redes, pode apostar no conforto do Ibis Styles Faria Lima, ou na sofisticação do Mercure São Paulo Pinheiros Hotel, que oferece apartamentos espaçosos, piscina aquecida, sauna e academia. Também com piscina e atendimento bem avaliado, o Oscar Freire Suítes São Paulo ainda tem apartamentos com cozinha e sala de estar.
Quem prefere se hospedar em hostel também vai encontrar hospedagens muito bem avaliadas e com ótimo custo-benefício.
Como o Ô de Casa e o Hostel Califórnia Café Bar, que tem quartos privativos e compartilhados e ainda, bar, café e área comum para integração dos hóspedes.
No Conforto Madá Hostel, além dos quartos compartilhados e privativos, o hóspede ainda pode preparar suas refeições na cozinha de uso comum.
Há uma infinidade de hotéis e hostels em São Paulo. Confira mais ofertas na Vila Madalena, ou, se quiser se hospedar em outros pontos, confira as ofertas na Booking.
Com o que conciliar: distância de outras atrações em São Paulo
- O MASP – Museu de Arte de São Paulo está a cerca de 5 quilômetros do Beco do Batman.
- Já as atrações do centro de São Paulo estão a 7 quilômetros.
- A rua 25 de março, centro de compras na capital paulistana, e o conhecidíssimo Mercado Municipal de São Pulo estão a mais ou menos 9 quilômetros da principal atração da Vila Madalena.
- O Parque Ibirapuera, onde está o Museu Afro Brasil está a 4,7 quilômetros de distância e a Pinacoteca de São Paulo a cerca de 12 quilômetros.
S E R V I Ç O:
Beco do Batman
Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque, Vila Madalena – São Paulo
Atração gratuita
Leia também:
Atrações no centro de São Paulo
por Nange Sá
[…] a um projeto local que está revitalizando os espaços e colorindo a cidade. Ainda não é um Beco do Batman, mas alegra o dia encontrar um mural pintado cheio de passarinhos. Se você quiser saber mais sobre […]
[…] É o ponto de partida para circular por ali de dia e conferir os grafittis do bairro, que lembra o Beco do Batman, em São Paulo, ou Valparaíso, no […]
[…] pela boemia, esse bairro lembra o Beco do Batman em São Paulo. O antigo bairro de escravos foi revitalizado e tem diversas paredes grafitadas. Com […]
[…] o dia no famoso Beco do Batman é uma boa pedida, afinal, seus murais coloridos alegram o dia de qualquer pessoa. Não muito longe […]