As comidas peruanas são conhecidas ao redor do mundo e fazem sucesso por suas cores, seus temperos, suas combinações únicas e, principalmente, por seus sabores especiais.
Provar a culinária do Peru será uma das melhores experiências da sua viagem para lá e para te deixar com água na boca, listamos alguns pratos que provamos em Cusco que valem a pena para todo turista gastronômico.
Não estivemos em muitas cidades do Peru, mas Cusco basta para voltar de lá com uma experiência incrível pelos sabores desse país cuja base da alimentação é milho e batata. Em volta da praça principal da cidade, que é super charmosa, há restaurantes, bares e cafés para todos os gostos e bolsos, quase sempre com aquela sacada com vista para a Plaza de Armas.
Além de muitas opções de cozinhas internacionais, há lugares ótimos para comer os pratos locais. E o restante da cidade não fica atrás! Fora do centro também há muitas opções, inclusive, a preços mais convidativos.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] OFERTAS DE HOSPEDAGEM no Peru com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.[/su_note]
Comidas peruanas: pratos que você precisa provar
CARNE DE ALPACA
Esse lomo a la plancha geralmente tem como acompanhamento arroz, batatas fritas e salada ou vegetais. Um típico PF em que você pode escolher qual carne prefere (boi, frango, lhama ou alpaca). O bife é feito grelhado com temperos e, no máximo, cebola, e você ainda pode escolher o ponto. A carne de alpaca é como a carne de boi, e mais macia que a carne de lhama.
CHOCLO COM QUESO
Nada mais, nada menos que a nossa famosa espiga de milho vendida na rua. Só que lá os grãos de milho são bem maiores e mais claros, quase brancos. Não sei se a gente estava com muita fome, mas o milho brasileiro que me perdoe, o de lá é melhor! Com queijo ainda, nossa!
NACHOS COM GUACAMOLE
Embora típicos do México, essas iguarias também são encontradas em outros países da América do Sul. O abacate faz parte de outras receitas comuns no Peru, que também experimentamos, mas as duas guacamoles que comemos, embora diferentes, estavam deliciosas.
QUESADILHAS
São as famosas tortillas de milho do México, recheadas com queijos e bem apimentadas. Comemos em Cusco, no Peru, e foi um lanchinho bem saboroso acompanhado por um molhinho delícia.
AJÍ DE GALINHA
Típico da culinária peruana, é feito com um creme (não me pergunte com que) e frango desfiado. Apimentado, já que ají são pimentas. O creme era encorpado e o prato fica melhor nos dias frios.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5[/su_note]
OLLUQUITO
Me disseram no restaurante que ele é um dos pratos mais tradicionais entre as comidas peruanas. O olluco é um tubérculo típico de lá, meio parecido com uma batata baroa. Parece um fricassê, mas se tiver mais líquido, fica como uma sopinha. Adorei! Vai bem acompanhado por arroz e é feito com carne ou frango.
GOULASH DE LHAMA
É praticamente um parente distante da vaca atolada! Pelo menos o que eu comi no Peru era bem saboroso, como um ensopado, cor mostarda, mas só a cor. Claro, não tem a mandioca da vaca atolada, mas tem um toque de pimenta.
CEVICHE
O prato mais tradicional do Peru é muito conhecido por quem vai a restaurantes de comida japonesa aqui no Brasil. A base de peixe cru marinado no limão, o ceviche peruano é levemente picante e muito saboroso.
Comemos em mais de um lugar e o toque irresistível à receita é o milho assado. Aqueles grãos enormes e crocantes contrastam muito bem com a suculência do ceviche. Se você gosta do prato, vai adorar mais ainda a autêntica receita. Se não provou, nada melhor que fazer isso pela primeira vez no país onde foi criado.
CHIP DE INTERNET chip virtual internacional da Airalo.
ENSALADA DE CHOCLO
Além do milho, a mistura varia de lugar para lugar. A salada gelada pode ser com batatas, vegetais, queijo e outros. Um acompanhamento muito comum e bem gostosinho.
CREME DE CHOCLO
Pois é, o milho é um alimento básico do Peru e da Bolívia também. Achei o creme lá igualzinho aos que já tinha comido e feito no Brasil (amo creme de milho). Como lá é comum em qualquer refeição ter uma entrada – geralmente sopa ou creme – antes do prato principal, comemos muitas sopas. Essa foi uma das minhas entradas preferidas.
LOMO SALTADO
Lomo ou lomito saltado é quando o bife é picado e revirado na panela com tomate, cebola e ervas, saltando, ou seja, jogando para cima durante o preparo. É um dos mais famosos pratos típicos do Peru e servido na maioria das vezes com batatas e arroz.
PAPAS A LA HUANCAN
Esse prato é feito com diferentes tipos de batatas típicas do país, cobertas por um creme apimentado. No restaurante que comi em Cusco, estava decorado com ovos cozidos e azeitonas. Bem gostoso, foi servido como entrada.
SOPA A LA CRIOLLA
Deliciosa! Eu amo sopas e caldos, então sou um pouco suspeita, mas achei sensacional. Era feita com cebola, alho, orégano, carne picada, fideos (que é um tipo de macarrão fininho), leite e ovo.
Acho que o cuy (porquinho da índia) foi o único prato entre as opções de comidas peruanas que foi muito recomendado, mas que não comemos por falta de oportunidade. E claro, ainda faltaram outros tantos.
Para acompanhar, um drink chamado Pisco Sour, feito com o pisco, uma espécie de cachaça tradicional de lá, limão e clara de ovo. É primo da Caipirinha! Bebi em quase todas as cidades que passei durante o nosso mochilão pela Bolívia e Peru. Por lá também há os famosos “doubles” e até 4 x 1, em que você pede 1 drink e vem 4. Loucura! E ainda tem a inka tequila, que também parece uma cachaça e custava 1 sole.
Os chás também são muito comuns por lá. Os que mais tomamos foram o de menta, para “auxiliar na digestão”, e o chá puro, para acordar nas manhãs geladas da trilha Salkantay.
E se você for em uma cafeteria, não se assuste com o tamanho do “vaso” de café, ou do cappuccino, que são do tamanho de uma caneca de chopp. Se você não é tão fã assim de café e quer só uma xicarazinha, peça a “taça”.
O mais legal é que muitos restaurantes de Cusco e de Aguas Calientes oferecem um “Menu Turístico” a preço fixo, com entrada, prato principal, drink ou sobremesa e vale demais a pena. Mais um incentivo para experimentar as saborosas comidas peruanas.
Leia também:
Pratos típicos para comer na Bolívia
Comidas típicas do Chile
Comidas peruanas: quais pratos típicos provar
Por Camila Coubelle
Aonde comeram estas comidas. Poderiam dizer os lugares também.
Oi Vânia! Nessa viagem no Peru nós não lembramos dos nomes dos restaurantes….