Reunimos as melhores dicas de Curaçao pra você aproveitar ao máximo sua experiência nessa ilha do Caribe que tem praias de um azul inexplicável e águas super transparentes. Das praias de tirar o fôlego até a rica cultura local e a vibe alto-astral que a gente adora, aqui você encontra tudo o que precisa saber para planejar a sua viagem dos sonhos.
Como existe uma boa oferta de voos a partir do Brasil, com ou sem conexões, e as exigências burocráticas são mínimas, viajar para Curaçao se tornou uma ótima opção pra quem deseja conhecer o Caribe de forma fácil e mais acessível.
Nesse post a gente te dá todas as dicas para garantir que sua viagem a Curaçao seja inesquecível e sem estresse. Leia até o final e já comece a planejar sua aventura caribenha.
Curaçao: como chegar, onde ficar, dicas para organizar a viagem, roteiros, atrações e passeios
Você verá nesse post:
- Onde fica Curaçao
- Como chegar
- Documentação
- Como sair do aeroporto
- Quando ir e quantos dias ficar
- Roteiro em Curaçao
- O que fazer
- Onde ficar: dicas de hotéis
- Onde comer
- Moeda e como levar dinheiro
- Idiomas
- Internet no exterior
- Vídeo no Youtube
Onde fica Curaçao?
Curaçao é um país, uma ilha na verdade, localizada no sul do Mar do Caribe, sendo parte do arquipélago das Antilhas Holandesas – território autônomo do Reino dos Países Baixos -, também conhecido como “Ilhas ABC”, que ainda conta com Aruba e Bonaire.
A ilha fica a cerca de 60km da costa da Venezuela e a boa notícia é que a ilha fica fora da rota dos furacões, o que a torna uma opção segura pra viajar em qualquer época do ano.
Como chegar em Curaçao?
Viajar para Curaçao a partir do Brasil envolve outros destinos no caminho:
- Há voos da Copa Airlines, com escala na Cidade do Panamá;
- Voos da Avianca, com escala em Bogotá;
- E dois voos diretos por semana da Azul, a partir de Belo Horizonte.
Outra forma de chegar a Curaçao é a partir de Aruba, já que é muito comum conciliar a viagem pelas duas ilhas. Nesse caso, a opção é voar pela low cost Divi Divi Air, em um voo de apenas 30 minutos. Se essa for a sua opção, compre a passagem de ida para uma ilha e a volta de outra.
Consulte no Skyscanner as ofertas de voos para Curaçao.
A plataforma vai listar as empresas aéreas que fazem a rota e você poderá comparar os preços entre elas. Mas para fazer uma compra, clique apenas em sites das próprias companhias aéreas e evite os demais sites que comercializam passagens.
Documentação
Como eu disse, a burocracia pra entrar em Curaçao é mínima, já que não precisa de visto. Veja a documentação necessária para brasileiros visitarem Curaçao:
- Passaporte dentro da validade. Saiba como tirar passaporte.
- Certificado de vacinação contra febre amarela (CIVP).
- Cartão Digital de Imigração preenchido antecipadamente (pode levar impresso e/ou salvo no celular). Acesse o site do Card Curaçao 7 dias antes da sua viagem e preencha.
O seguro viagem não é obrigatório, mas a gente sempre recomenda. Isso porque, contratar um seguro viagem ajuda em caso de despesas médicas, repatriação, despesas com medicamentos e até mesmo extravio de bagagem.
Faça uma cotação gratuita com nosso parceiro Seguros Promo, compare preços das diversas seguradoras e use nosso cupom exclusivo com 15%OFF: VIDASEMPAREDES15.
Como sair do aeroporto: vale a pena alugar um carro?
O Aeroporto Internacional Hato (CUR) fica a cerca de 12km do centro de Willemstad e, como as praias também são bem distantes, é muito comum alugar um carro pra visitar a ilha e já sair do aeroporto dirigindo.
O transporte público em Curaçao não é muito eficiente e se locomover de táxi fica mais caro do que alugar um carro, mesmo os preços do táxi sendo tabelados.
Para alugar um carro em Curaçao você não precisa solicitar Permissão Internacional para Dirigir (PID), basta usar sua CNH brasileira e ter um cartão de crédito internacional.
Nós alugamos e deu muito certo. As diárias são a partir de R$ 300 e a gasolina é muito barata. Nós rodamos 150km e gastamos US$ 13 dólares de gasolina.
Se também quiser alugar um carro, recomendo usar o buscador Rentcars, que compara preços e condições de diversas locadoras disponíveis. Aí fica mais claro e fácil encontrar a opção que melhor se encaixa para os seus planos de viagem.
Se não quiser ou não puder dirigir, saia do aeroporto de táxi (há uma praça de táxis à esquerda, na saída do portão de desembarque), com preços tabelados. Também é possível agendar no aplicativo 24-7 Táxi Curaçao.
Se quiser ter mais comodidade, use esse transfer do aeroporto ao centro de Willemstad.
Curaçao: quando ir e quantos dias ficar?
A ilha de Curaçao fica fora da rota dos furacões, que acontecem mais ao norte entre os meses de junho e novembro. Somado ao sol constante e às poucas chuvas, é uma ótima opção pra viajar durante todo o ano.
A alta temporada é entre dezembro e abril, quando a ilha fica mais cheia, os preços sobem e tudo deve ser reservado com mais antecedência.
E entre outubro e dezembro pode ter um pouco de chuva, mas não costuma atrapalhar a viagem.
Nós viajamos no mês de abril e o clima estava ótimo: dias de muito sol, nenhuma chuva, mas muito vento.
Com 5 dias é possível conhecer o básico, mas o ideal é ficar 7 dias inteiros em Curaçao, descontando o dia de chegada e a partida. Isso porque as praias mais bonitas são distantes e a nossa principal dica é que você dedique um tempo pra conhecê-las.
Roteiro de 7 dias em Curaçao:
Dia 1 – Praias
- Kenepa Grande + Kenepa Pequena + jantar em algum restaurante de Pietermaai
Dia 2 – Praias
- Playa Piskado (nadar com tartarugas) + Playa Kalki + jantar em algum restaurante no Rif Fort
Dia 3 – Praias
- Cas Abao + Daaibooi Beach + Porto Mari (com pôr do sol) + Jantar em algum restaurante no Fort Amsterdam
Dia 4 – Centro Histórico
- Museu Kura Hulanda + almoço na Plasa Bieu + bater perna por Punda e Otrobanda + Jantar em algum restaurante no Kura Hulanda Village
Dia 5 – Passeio
- Passeio de dia inteiro em Klein Curaçao
Dias 6 e 7 – Hotel
- Dias off aproveitando a estrutura do hotel + almoço no restaurante do hotel + Mambo Beach + Jantar em algum restaurante no Mambo Beach Boulevard
Se tiver menos dias, faça um roteiro mais enxuto com as principais atrações:
Dia 1 – Praias
- Playa Piskado (nadar com tartarugas) + Kenepa Grande + Kenepa Pequena + jantar em algum restaurante de Pietermaai
Dia 2 – Centro
- Museu Kura Hulanda + almoço na Plasa Bieu + bater perna por Punda e Otrobanda + jantar em algum restaurante no Rif Fort
Dia 3 – Passeio
- Passeio de dia inteiro em Klein Curaçao + Jantar em algum restaurante no Kura Hulanda Village ou Mambo Beach Boulevard
Dia 4 – Mambo Beach
- Dia na praia de melhor estrutura em Curaçao + beach clubs e/ou restaurantes do Mambo Beach Boulevard
O que fazer em Curaçao
Centro histórico:
O centro de Willemstad, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, tem um grande valor histórico e cultural e merece ser explorado com calma. Recomendamos fortemente a experiência de passear pelas ruas coloridas, onde a arquitetura colonial holandesa se confunde com influências caribenhas.
O coração da cidade é dividido em duas partes pela Baía de Santa Ana: Punda e Otrobanda são conectadas pela emblemática Ponte Rainha Emma, que se abre para permitir a passagem de grandes embarcações. Só isso já é uma ótima atração. Mas tem mais!
Passe pelo mercado flutuante e almoce na Plasa Bieu para sentir os sabores autênticos de Curaçao; caminhe pelos grafites e casarões coloridos de Scharloo; passe pela loja Penha, um famoso freeshop com bons preços de perfumes e cosméticos; visite o Kura Hulanda, museu que conta a história da escravidão no mundo; conheça os bares badalados de Pietermaai e dos fortes Rif e Amsterdam. Posso te garantir que seu dia vai ser cheio de surpresas e belas paisagens.
>> Reserve aqui: Visita guiada em Willemstad
Praias:
Quanto às praias de Curaçao, são mais de 35. É impossível visitar tudo, mas você pode fazer uma seleção com as principais.
Se você busca aquele visual típico do Caribe, com areia branquinha e mar azulzinho, Kenepa Grande, Kenepa Pequena e Jeremi, que são gratuitas, e Cas Abao e Porto Mari, que são privadas, precisam estar no seu roteiro. Pra mim, são as praias mais bonitas.
Para uma experiência mais local, coloque a Playa Piskado na lista e aproveite para nadar com tartarugas, é incrível! Daaibooi Bay e Kalki têm essa mesma vibe.
Mas se você busca uma praia com ótimos bares, restaurantes e beach clubs, Jan Thiel e Mambo Beach são ideais.
Passeios:
O passeio para Klein Curaçao é imperdível! A ilha paradisíaca fica a cerca de 24km da costa de Curaçao e seu charme vai além das águas cristalinas.
O passeio até a ilha dura o dia inteiro e só dá pra chegar lá de barco. São cerca de duas horas de navegação e, confesso, pode rolar aquele enjoo. Mas o visual da chegada compensa demais!
Pra quem não pretende alugar carro, uma boa opção de passeio é o volta à ilha, que passa pelo Parque Nacional Shete Boka, o bairro de Scharloo, as salinas Jan Kok e até faz uma visita à destilaria de licor Curaçao Blue.
O tour pelas praias de Curaçao, o Passeio de barco com fundo de vidro e o rolê com scooter elétrica também são ótimas pedidas.
Curiosidade: Você sabia que o licor Curaçao Blue é fabricado em Curaçao? A ilha é conhecida por produzir a fruta laraha, uma variação amarga da laranja que só é cultivada lá e que é essencial na fabricação do licor. Pra chegar a essa bebida, que é caracterizada pelo sabor cítrico e notas sutis de casca de laranja, a laraha recebe uma mistura de ervas e especiarias. São várias cores diferentes com o mesmo sabor, porém o azul foi o que mais se popularizou mundo afora.
Você vai encontrar todas essas versões do licor Curaçao Blue em várias lojas da cidade, com preços que variam de USD 8 a USD 26.
Onde ficar em Curaçao: dicas de regiões e hotéis
Punda e Otrobanda, na região central de Willemstad, são os dois bairros mais procurados pra se hospedar, ambos com opções de hotéis bem confortáveis pra todos os gostos e bolsos.
Nesses dois bairros, o diferencial é poder circular a pé, principalmente à noite, já que o centro tem uma boa movimentação. Porém essa região não tem praia.
Por outro lado, Curaçao não tem muitos resorts all inclusive, pois é muito mais comum alugar um carro e circular entre as praias.
No entanto, há alguns hotéis luxuosos, que estão a mais ou menos 5km do centrinho, como os da praia Sea Aquarium e de Jan Thiel (ao sul), ou em Piscadero (ao norte), que é onde estão os hotéis de rede, com cassinos e grandes estruturas na praia.
Pra quem vai ficar mais de 6 dias em Curaçao, vale a pena dividir a hospedagem: ficar uns dias no centro, circular de carro pelas praias e/ou fazer passeios, e reservar mais alguns dias de frente pra uma praia bonita e curtir a estrutura do hotel. E foi isso que nós fizemos!
No início da viagem, escolhemos o Harbor Hotel & Casino, em Otrobanda, de frente para a ponte as construções coloridas que são cartão-postal de Curaçao.
O hotel tem uma ótima estrutura, com piscina e quartos super confortáveis e charmosos, além de bar, restaurante e cassino abertos ao público (os cassinos são liberados em Curaçao).
Depois de visitar várias praias e fazer passeios, reservamos alguns dias no LionsDive Beach Resort, que fica na praia de Sea Aquarium e bem ao lado da badalada Mambo Beach.
Um hotel mega confortável, pé na areia, com 4 restaurantes, duas piscinas, academia e um visual típico do Caribe: sombra, água fresca e uma vista maravilhosa.
Veja abaixo os contatos dos dois hotéis pra conferir preços e disponibilidade:
HARBOR HOTEL E CASSINO:
Whatsapp | @harborhotelcuracao | harborhotelcuracao.com
LIONSDIVE BEACH RESORT:
Whatsapp | @lionsdive | lionsdive.com
>> Confira todas as ofertas de hospedagem em Curaçao na Booking.com.
Onde comer em Curaçao
Em Curaçao você encontra uma diversidade enorme de bares e restaurantes. Dos pitorescos bairros históricos aos modernos complexos à beira-mar, a ilha oferece uma variedade de lugares para satisfazer todos os paladares.
Nos fortes Rif e Amsterdam, em Otrobanda e Punda, respectivamente, há uma atmosfera de happy hour, onde os turistas vão bater perna, fazer compras e jantar.
O Kura Hulanda Village também oferece ótimas opções de restaurantes, cafés e a Brgr Haus, uma hamburgueria que a gente amou!
Em Pietermaai, o clima já é mais boêmio e um dos lugares para comer e beber é o Mundo Bizarro, um restaurante com decoração diferentona e a melhor música ao vivo que vimos em Willemstad.
Além disso, não deixe de experimentar as delícias autênticas do mercado local Plasa Bieu, onde o que prevalece são os aromas exóticos e os sabores tradicionais de pratos como Kabritu Stoba (ensopado de cabrito), Yuana (guisado de iguana), Keshi Yená (queijo com recheio de carne). Nós comemos um Stoba de frango com Funchi (uma espécie de angu).
O mercado Plasa Bieu funciona durante a semana e só para almoço.
Além disso tudo, os diversos restaurantes dos hotéis da ilha são abertos ao público, como o Harbor Restaurant, que tem menu de café da manhã, almoço e jantar.
Em Mambo Beach, nossa dica é o Mambo Beach Boulevard: gostamos do Pizza Mare, Madero Ocean Club e o Bocas. E claro, entre os restaurantes do Lions Dive, experimente a costela ao molho barbecue do Chill Beach Bar e Grill, uma delícia!
Vida Noturna:
A vida noturna em Curaçao começa e acaba cedo. Normalmente às 16h30 as pessoas começam a ir embora das praias pra passar no hotel, se arrumar e sair para jantar por volta das 17h30, 18h.
A partir das 21h30 o movimento noturno já começa a cair e alguns lugares até fecham as portas.
Não deixe de ir no fim de tarde em um dos restaurantes de Punda, na rua Handelskade (que beira o canal) ou na rua Breedestraat. E nas noites de quinta-feira alguns bares têm música ao vivo.
Em Pietermaai, vá na rua Niewestraat, que concentra diversos bares e restaurantes animados.
Curaçao: moeda e como levar dinheiro
A moeda oficial em Curaçao é o Florim das Antilhas Holandesas (ANG), mas quase tudo também se paga em dólar. No caso, se você for pagar algo com notas de dólar, o troco vai ser, quase sempre, em Florim (vale perguntar antes).
Nossa dica é levar um pouco de dinheiro em espécie, mas dar preferência para cartões globais, como Wise e Nomad, contas digitais gratuitas que permitem manter e movimentar dinheiro em diversas moedas (a Nomad é somente dólar) com IOF muito abaixo do que é oferecido pelas casas de câmbio.
Pagamos poucas coisas em dinheiro, pois todos os lugares aceitavam nossos cartões de débito. Caso precise sacar dinheiro, há vários caixas ATM no centro da cidade e aeroporto. Se for usar táxi, é bom ter dólares em espécie, pois alguns veículos que pegamos não aceitavam cartão.
Confira nosso post completo sobre a Wise para tirar mais dúvidas, ou crie sua conta Wise grátis aqui.
Para abrir sua conta Nomad gratuitamente, use esse link e o nosso código de convite MR5JTXWLYA para ganhar até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app.
Idiomas
Em Curaçao, o idioma oficial é o holandês, mas a maioria dos habitantes é fluente em outras línguas, como espanhol, inglês e papiamento. O papiamento é um idioma crioulo que combina elementos do português, espanhol, holandês, inglês e dialetos africanos.
É o papiamento que você mais vai ouvir no dia a dia, nas conversas informais e nas ruas. E você vai perceber algumas palavras que parecem português. Como por exemplo, o “bon dia” deles. Outro termo que você verá em todos os lugares é o “Bon Bini”, que quer dizer “Bem-Vindo”.
Achamos a comunicação bem fácil, já que eles são solícitos até em tentar entender o português.
Internet no exterior
Usar a internet no exterior facilita a vida, seja pra pesquisar alguma rota ou atração no Google Maps, conferir a avaliação de um restaurante ou mesmo postar suas fotos no Instagram. E em Curaçao você vai querer postar!
Além disso, o GPS funcionou muito bem nos dias que a gente circulou de carro pela ilha, com internet 5G.
Por isso, em todas as nossas viagens internacionais já saímos do Brasil com um chip instalado. Para essa viagem, utilizamos mais uma vez o eSIM da Airalo, que oferece planos temporários para se conectar à internet a qualquer hora e lugar. Nesse post a gente explica como funciona o chip virtual internacional.
Clique aqui para comprar seu chip virtual Airalo e use o código de indicação CAMILA3449 para ganhar U$ 3 e usar de desconto na compra do seu eSIM Airalo.
Nosso vídeo no Youtube:
Leia também:
Cartagena, Colômbia: o que fazer e melhores praias
Playa Blanca, em Isla Baru, Cartagena
Agora que você já sabe como chegar em Curaçao, no Caribe, aproveita pra seguir a gente lá no Instagram, @blogvidasemparedes, pra conferir outras dicas e fotos exclusivas.
por Nange Sá