• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

Projeto Vida sem Paredes nos 10 pontos culminantes do Brasil

 

Os 10 pontos culminantes do Brasil já conquistaram muitos montanhistas por aí. Eu também aceitei o desafio de subir as montanhas mais altas do país, que oferecem visuais incríveis e paisagens alucinantes por diversos tipos de vegetação e clima, além de ser um desafio e um exercício de superação e tanto. A maior parte deles está na região Sudeste do Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e 3 pontos estão na região Norte, em Roraima e Amazonas. Conheça aqui quais são as 10 maiores montanhas brasileiras, as diferenças entre a antiga e a nova marcação das altitudes e acompanhe cada etapa concluída.

O Projeto Pontos Culminantes do Brasil

É projeto um acordo de parceria científica firmado entre o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com objetivo de medir com exatidão a altitude dos pontos mais elevados do Brasil. Foi proposto em 2001 pelo IBGE e iniciado em 2004. Depois do projeto, as medidas dos Pontos Culminantes sofreram diferenças deviso a atualizações e ficaram com as seguintes marcações:

Vida sem Paredes - 10 pontos culminantes

Fonte: Wikipédia

Antes do Projeto, as marcações divergiam um pouco quanto à precisão. Os Picos do Calçado, do Cruzeiro e do Calçado Mirim foram acrescentados. Os dois últimos representam uma eterna divergência entre os montanhistas e aventureiros: alguns os consideram picos, outros consideram uma elevação de um pico, visto que estão ao lado dos Picos da Bandeira e do Calçado, respectivamente. Com o acréscimo desses 3, o Morro do Couto, a Pedra do Sino de Itatiaia e o Pico dos Três Estados saíram da lista.

Porém, o Anuário Estatístico do Brasil – Volume 74 – 2014 do IBGE, que pode ser conferido aqui, considera as seguintes pontos e medidas oficiais:

Vida sem Paredes - 10 pontos culminantes do BrasilFonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Cartografia, Cadastro de Pontos mais Altos do Brasil, e Coordenação de Geodésia, Projeto Pontos Culminantes.

Etapas do Projeto Vida sem Paredes nos 10 Pontos Culminantes:

 

Vida sem Paredes - 10 pontos culminantes do Brasil (2)

Seguindo um tanto de gente que já fez ou está fazendo a mesma coisa, e aumentando a lista de lugares desafiadores para se visitar, vamos subir os 10 Pontos Culminantes do Brasil, e, na dúvida entre a lista nova e a antiga, faremos as duas.

Por quê?

Talvez Freud explique, mas não acho que exista um porquê.

Desde que o mundo é mundo, as montanhas hipnotizam as pessoas, pela magnitude, pela magia, pela imponência ou beleza.

O que espero?

Ver lugares lindos, me superar fisicamente e emocionalmente, mostrar como essas experiências melhoram a saúde e contribuem para o crescimento humano, me surpreender com o nascer ou pôr do Sol, conhecer outras pessoas com o mesmo interesse, descobrir o que há em comum ou totalmente diferente entre os 10 pontos culminantes do Brasil.

Etapas concluídas:

  1. Pico da Neblina (sem previsão)
  2. Pico 31 de Março (sem previsão)
  3. Pico da Bandeira – 26 de julho de 2015 √
  4. Pico do Cruzeiro – 26 de julho de 2015  √
  5. Pico do Calçado – 26 de julho de 2015  √
  6. Pico do Calçado Mirim – 26 de julho de 2015  √
  7. Pedra da Mina – 5 de junho de 2015  √
  8. Pico das Agulhas Negras – 15 de abril de 2017 √
  9. Pico do Cristal – 26 de julho de 2015  √
  10. Monte Roraima – 25 de fevereiro a 5 de março de 2017  √
  11. Morro do Couto – previsão: 28 de julho de 2017
  12. Pedra do Sino de Itatiaia – 14 de abril de 2017 √
  13. Pico dos Três Estados – 6 de junho de 2015  √

Acompanhe aqui os relatos de cada etapa concluída:

As 5 montanhas mais incríveis da Serra do Caparaó

Relato e dicas para a Travessia da Serra Fina

A trilha da montanha Pedra do Sino de Itatiaia

Trilha para o Pico das Agulhas Negras

Vou postando sobre cada etapa concluída dos 10 pontos culminantes do Brasil. Espero que acompanhem e gostem!


Organize sua próxima viagem aqui!
 

>> Veja as opções de hospedagem para o seu próximo destino e reserve na Booking.com através desse link. (Ao reservar através de nossos links você ajuda o blog vida sem paredes a continuar compartilhando dicas de viagem sem pagar a mais por isso. Obrigada!)

 
>> Se precisar alugar um carro para viajar, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

 
>> Faça uma cotação do seu seguro viagem através desse link e aproveite com tranquilidade. Use nosso CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO e ganhe 5% de desconto no seu seguro.

Cupom: VIDASEMPAREDES5


por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Antonio Sergio Barbosa da Silva

    É o meu sonho. Só faltam os dois primeiros que pelo que pesquisei estão proibidos para visitação. Se souberem como chegar lá me avise.
    .

    • Olá! Em breve faltará apenas os dois primeiros para mim também! Sigo procurando informações sobre os dois primeiros!
      Abraços
      Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *