Projeto Vida sem Paredes nos 10 pontos culminantes do Brasil

Atualizado em

 

Os 10 pontos culminantes do Brasil já conquistaram muitos montanhistas por aí. Eu também aceitei o desafio de subir as montanhas mais altas do país, que oferecem visuais incríveis e paisagens alucinantes por diversos tipos de vegetação e clima, além de ser um desafio e um exercício de superação e tanto. A maior parte deles está na região Sudeste do Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e 3 pontos estão na região Norte, em Roraima e Amazonas.

Conheça aqui quais são as 10 maiores montanhas brasileiras, as diferenças entre a antiga e a nova marcação das altitudes e acompanhe cada etapa concluída.

O Projeto Pontos Culminantes do Brasil

 

É projeto um acordo de parceria científica firmado entre o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com objetivo de medir com exatidão a altitude dos pontos mais elevados do Brasil. Foi proposto em 2001 pelo IBGE e iniciado em 2004. Depois do projeto, as medidas dos Pontos Culminantes sofreram diferenças deviso a atualizações e ficaram com as seguintes marcações:

Vida sem Paredes - 10 pontos culminantes

Fonte: Wikipédia

 

Antes do Projeto, as marcações divergiam um pouco quanto à precisão. Os Picos do Calçado, do Cruzeiro e do Calçado Mirim foram acrescentados. Os dois últimos representam uma eterna divergência entre os montanhistas e aventureiros: alguns os consideram picos, outros consideram uma elevação de um pico, visto que estão ao lado dos Picos da Bandeira e do Calçado, respectivamente. Com o acréscimo desses 3, o Morro do Couto, a Pedra do Sino de Itatiaia e o Pico dos Três Estados saíram da lista.

Porém, o Anuário Estatístico do Brasil – Volume 74 – 2014 do IBGE, que pode ser conferido aqui, considera as seguintes pontos e medidas oficiais:

Vida sem Paredes - 10 pontos culminantes do BrasilFonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Cartografia, Cadastro de Pontos mais Altos do Brasil, e Coordenação de Geodésia, Projeto Pontos Culminantes.

 

Etapas do Projeto Vida sem Paredes nos 10 Pontos Culminantes:

 

Vida sem Paredes - 10 pontos culminantes do Brasil (2)

 

Seguindo um tanto de gente que já fez ou está fazendo a mesma coisa, e aumentando a lista de lugares desafiadores para se visitar, vamos subir os 10 Pontos Culminantes do Brasil, e, na dúvida entre a lista nova e a antiga, faremos as duas.

 

Por quê?

Talvez Freud explique, mas não acho que exista um porquê.

Desde que o mundo é mundo, as montanhas hipnotizam as pessoas, pela magnitude, pela magia, pela imponência ou beleza.

 

O que espero?

Ver lugares lindos, me superar fisicamente e emocionalmente, mostrar como essas experiências melhoram a saúde e contribuem para o crescimento humano, me surpreender com o nascer ou pôr do Sol, conhecer outras pessoas com o mesmo interesse, descobrir o que há em comum ou totalmente diferente entre os 10 pontos culminantes do Brasil.

Mostrar a relação entre o montanhismo e a superação física e emocional. Mostrar como essas experiências melhoram a saúde e contribuem para o crescimento pessoal e humano. Evidenciar que as pessoas podem se livrar de uma vida sedentária e ter uma vida mais plena e feliz.

Documentar a experiência e usar a visibilidade dessa conquista para promover questões como turismo consciente, montanhismo com responsabilidade, preservação e outros, a fim de influenciar as pessoas de forma positiva.

 

Etapas concluídas:

  1. Yaripo (Pico da Neblina) – sem previsão
  2. Pico 31 de Março – sem previsão
  3. Pico da Bandeira – 26 de julho de 2015 
  4. Pico do Cruzeiro – 26 de julho de 2015  
  5. Pico do Calçado – 26 de julho de 2015  
  6. Pico do Calçado Mirim – 26 de julho de 2015 
  7. Pedra da Mina – 5 de junho de 2015 
  8. Pico das Agulhas Negras – 15 de abril de 2017
  9. Pico do Cristal – 26 de julho de 2015 
  10. Monte Roraima – 25 de fevereiro a 5 de março de 2017 
  11. Morro do Couto – 7 de outubro de 2017
  12. Pedra do Sino de Itatiaia – 14 de abril de 2017
  13. Pico dos Três Estados – 6 de junho de 2015 

 

Acompanhe aqui os relatos de cada etapa concluída:

As 5 montanhas mais incríveis da Serra do Caparaó

Relato e dicas para a Travessia da Serra Fina

30 atrações incríveis no Monte Roraima

A trilha da montanha Pedra do Sino de Itatiaia

Trilha para o Pico das Agulhas Negras

Morro do Couto: a trilha leve com visuais lindos no PNI

Vou postando sobre cada etapa concluída dos 10 pontos culminantes do Brasil. Espero que acompanhem e gostem!

Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x sem juros no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x sem juros no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Compartilhe com os amigos!

Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

2 comentários em “Projeto Vida sem Paredes nos 10 pontos culminantes do Brasil

  • 16 de junho de 2016 em 17:01
    Permalink

    É o meu sonho. Só faltam os dois primeiros que pelo que pesquisei estão proibidos para visitação. Se souberem como chegar lá me avise.
    .

    Resposta
    • 16 de junho de 2016 em 18:04
      Permalink

      Olá! Em breve faltará apenas os dois primeiros para mim também! Sigo procurando informações sobre os dois primeiros!
      Abraços
      Camila

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.