• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

A experiência na Rota do Café Especial em Minas

 

 

“O bisavô plantou, o vovô preservou, a vovó reforçou.” Esses são os retalhos que constroem a história da Rota do Café Especial. Um dos mais extraordinários passeios do Brasil, e uma das atrações mais procuradas em São Lourenço, no Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais.

O tour com cerca de 4 horas de duração visita a centenária Fazenda Sertão, que produz alguns dos melhores cafés especiais do planeta, incluindo o que tem pontuação recorde mundial de 95.85 no Cup of Excellence (o mais renomado concurso de cafés especiais).

Confira por que vale a pena fazer, como funciona e como reservar o passeio que termina com a degustação de um delicioso café com quitutes mineiros.

 

O tour pela Rota do Café Especial no Sul de Minas Gerais

 

O tour proporciona uma experiência histórica, cultural e sensorial. É um passeio de altitude, contemplação, informação, aromas, sabores e emoção. Sim, é emocionante passear pelos cafezais e sentir brotar o orgulho de algo tão brasileiro, reconhecido mundo afora.

Uma van sai do escritório no calçadão de São Lourenço e percorre cerca de 35 quilômetros até a cidade de Carmo de Minas, onde fica a Fazenda Sertão, a 1300 metros de altitude, no alto da Serra da Mantiqueira. É lá que vamos “perceber o café”, como diz Adalberto, o monitor que é um verdadeiro contador de histórias.

Durante o percurso de cerca de meia hora, o monitor conta a história do café no mundo, no Brasil e na região Sudeste, até chegar na fazenda que vamos visitar. Você sabia que a prática de torrar o café começou por acaso? A história de como a fruta foi descoberta pelos animais, onde hoje é a Etiópia, é interessantíssima. Já ouviu falar em Madame D’Orvilliers e Tenente Palheta? Foi a paixão entre eles que trouxe o café da Guiana para o norte do país, no Pará.

No passeio pela Rota do Café Especial, a gente conheceu a história da chegada da fruta em terras tupiniquins, por volta de 1770. Como o clima lá no Norte era muito quente, as plantações foram “descendo” até a Bahia, e depois, até a região Sudeste, até encontrar as condições perfeitas. Assim se formou o “Cinturão do Café”.

Passeio na Rota do Café Especial - Sul de Minas Gerais

Adalberto contando as histórias!

 

Na Fazenda Sertão

 

“Prepare seu coração, pras coisas que eu vou contar, eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão…” A essa altura já estamos apaixonados por essa história cheia de capítulos. Mas ao chegar na Fazenda Sertão, ela ganha cores e sabores e até trilha sonora, e fica ainda melhor.

Ali descobrimos como os primeiros cafés foram plantados, por volta de 1900, pelo patriarca da família Pereira.

E a fazenda que já era premiada pela criação do gado Girolando consegue levar, ao longo dos anos, toda a força da história do café até a xícara.

O trabalho duro, as crenças, as tradições familiares, a sabedoria popular, as vitórias e a preservação das memórias de várias gerações se enraizaram forte ali.

“O bisavô plantou, o vovô preservou, a vovó reforçou.”

Toda essa carga de histórias e sentimentos acrescentou algo único e intangível aos grãos e cada xícara da bebida consegue traduzir tudo isso.

Mas foi preciso sensibilidade para perceber esse valor e levar com maestria até as pessoas.

Durante o tour, temos a chance de conhecer como as novas gerações da família souberam buscar informações para trabalhar o café a fim de extrair o máximo de aroma e sabor. E como souberam fazer a diferença com a valorização de todo o processo, desde a colheita. Conhecemos até os segredos para encontrar os melhores grãos!

Passeio na Rota do Café Especial - Sul de Minas Gerais

Passeio entre os cafezais

Passeio na Rota do Café Especial - Sul de Minas Gerais

Café bourbon vermelho

 

Mirante Central e Casa da Árvore

 

A experiência na Rota do Café Especial conta com duas paradas para apreciação dos cafezais. Na primeira, no Mirante Central, podemos apreciar a beleza da Serra da Mantiqueira e conhecer alguns tipos da fruta.

Na segunda, na Casa da Árvore, em um jacarandá centenário, podemos identificar a diferença entre os primeiros pés de cafés plantados ali, que têm mais de 100 anos, e os pés de café mais recentes, plantados a partir de técnicas adquiridas ao longo dos anos.

Também podemos experimentar e perceber as diferenças entre os tipos de frutos, como o bourbon vermelho, o bourbon amarelo, o catuaí, o acaiá e o mundo novo.

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

As placas mostram os tipos de cafés e o ano em que foram plantados

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

A estrada separa a plantação mais recente dos primeiros pés centenários, à direita

 

A degustação no casarão da Fazenda Sertão

 

Um delicioso café com quitutes mineiros na sede da fazenda nos recebe no casarão antigo, ainda preservado. Lá está o Museu do Café, que guarda objetos, fotografias e publicações que ilustram a história contada.

E é ali que acontece o ponto alto de toda a experiência sensorial do dia: a degustação dos cafés, levando em conta as formas corretas que nos permitem perceber a acidez e o preenchimento do paladar pelo buquê floral da bebida.

Mas é com a intrigante descoberta de como o nosso cérebro reage ao comparamos os aromas dos grãos comuns e especiais torrados, que a gente volta para casa com a certeza de que o passeio revoluciona a nossa percepção do café. Não vou dar spoiler, mas garanto que você também ficará impressionado!

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Sede da Fazenda Sertão

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Uma das salas do Museu do Café

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

A “vovó” em destaque e fotos do acervo do museu

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Quitutes do café. À esquerda, o café comum e o especial para percebemos os aromas

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Fim do Tour no Showroom da Unique Store no Calçadão

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Fim da Rota do Café Especial

 

O passeio na Rota do Café Especial termina no showroom da Unique, onde os turistas podem levar para casa um pouco da história e dos sabores dos cafés especiais.

 

S E R V I Ç O

Rota do Café Especial

  • Unique Cafés – Showroom: Calçadão da Rua Wenceslau Braz, 35
  • Reservas: reserva@rotadocafeespecial.com.br | (35) 3331-1086 e 98417-5735 WhatsApp | site
  • Ticket individual: R$ 100,00 (julho de 2017)
  • Saídas: de quinta a domingo às 9h (confirmada). Outros dias da semana e horários devem ser consultados antes.
  • OBS: Crianças abaixo de 12 anos pagam meia | Consulte valores para grupos





Anote as dicas

 

  1. Circule a pé por São Lourenço. Nas férias e feriados, o entorno do Parque das Águas fica bastante cheio.
  2. Além das visitações, a Unique também oferece cursos, como o de barista, treinamentos, workshops e outras atividades. Consulte a agenda no site.
  3. Use calçados confortáveis para passear na fazenda e nos cafezais.
  4. Como o passeio é de altitude, mesmo no calor, leve um casaquinho.
  5. Garrafinhas de águas minerais da cidade estão inclusas no passeio da Rota do Café.

 

Leia também: Visitando o Parque das Águas em São Lourenço

 

Onde se hospedar

 

São muitos hotéis no centro, pousadas aconchegantes no entorno e hotéis fazendas.

Confira as opções de hospedagem em São Lourenço e reserve de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com através desse link.

 

Como chegar em São Lourenço

 

De ônibus, a viação Gontijo vem de Brasília, a Útil vem do Rio, a Cometa vem de São Paulo e a Gardênia vem de BH.

Quem vai de carro de BH deve usar a rodovia Fernão Dias sentido SP até depois de Três Corações, pegar a BR-267 e entrar na MG-383 antes de Caxambu. Já quem sai de Juiz de Fora, basta seguir pela BR-267. Quem sai do Rio de Janeiro, pode seguir pela Dutra até a BR-354, depois, seguir até a entrada da BR-460 e continuar até São Lourenço. De São Paulo, é preciso seguir na Dutra até depois de Cachoeira Paulista e seguir as placas para a rodovia Hamilton Vieira Mendes até a Dr. Avelino Junior, que vai até a divisa entre Minas e SP e passa a se chamar MG-156. Em Itanhandu, basta seguir pela BR-354 até a entrada da BR-460 até o destino.

Se precisar alugar um carro para visitar São Lourenço, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 


Distâncias até São Lourenço – MG:

384 Km de Belo Horizonte – MG
234 Km de Juiz de Fora – MG
266 Km do Rio de Janeiro – RJ
300 Km de São Paulo – SP
699 Km de Vitória – ES

 

Rota do Café Especial, São Lourenço e Carmo de Minas – Sul de Minas Gerais
Data da viagem: julho de 2017

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *