A experiência na Rota do Café Especial em Minas

 

“O bisavô plantou, o vovô preservou, a vovó reforçou.” Esses são os retalhos que constroem a história da Rota do Café Especial. Um dos mais extraordinários passeios do Brasil, e uma das atrações mais procuradas em São Lourenço, no Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais.

O tour com cerca de 4 horas de duração visita a centenária Fazenda Sertão, que produz alguns dos melhores cafés especiais do planeta, incluindo o que tem pontuação recorde mundial de 95.85 no Cup of Excellence (o mais renomado concurso de cafés especiais).

Confira por que vale a pena fazer, como funciona e como reservar o passeio que termina com a degustação de um delicioso café com quitutes mineiros.

 

O tour pela Rota do Café Especial no Sul de Minas Gerais

 

O tour proporciona uma experiência histórica, cultural e sensorial. É um passeio de altitude, contemplação, informação, aromas, sabores e emoção. Sim, é emocionante passear pelos cafezais e sentir brotar o orgulho de algo tão brasileiro, reconhecido mundo afora.

Uma van sai do escritório no calçadão de São Lourenço e percorre cerca de 35 quilômetros até a cidade de Carmo de Minas, onde fica a Fazenda Sertão, a 1300 metros de altitude, no alto da Serra da Mantiqueira. É lá que vamos “perceber o café”, como diz Adalberto, o monitor que é um verdadeiro contador de histórias.

Durante o percurso de cerca de meia hora, o monitor conta a história do café no mundo, no Brasil e na região Sudeste, até chegar na fazenda que vamos visitar. Você sabia que a prática de torrar o café começou por acaso? A história de como a fruta foi descoberta pelos animais, onde hoje é a Etiópia, é interessantíssima. Já ouviu falar em Madame D’Orvilliers e Tenente Palheta? Foi a paixão entre eles que trouxe o café da Guiana para o norte do país, no Pará.

No passeio pela Rota do Café Especial, a gente conheceu a história da chegada da fruta em terras tupiniquins, por volta de 1770. Como o clima lá no Norte era muito quente, as plantações foram “descendo” até a Bahia, e depois, até a região Sudeste, até encontrar as condições perfeitas. Assim se formou o “Cinturão do Café”.

Passeio na Rota do Café Especial - Sul de Minas Gerais

Adalberto contando as histórias!

 

Rota do Café: Na Fazenda Sertão

 

“Prepare seu coração, pras coisas que eu vou contar, eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão…” A essa altura já estamos apaixonados por essa história cheia de capítulos. Mas ao chegar na Fazenda Sertão, ela ganha cores e sabores e até trilha sonora, e fica ainda melhor.

Ali descobrimos como os primeiros cafés foram plantados, por volta de 1900, pelo patriarca da família Pereira.

E a fazenda que já era premiada pela criação do gado Girolando consegue levar, ao longo dos anos, toda a força da história do café até a xícara.

O trabalho duro, as crenças, as tradições familiares, a sabedoria popular, as vitórias e a preservação das memórias de várias gerações se enraizaram forte ali.

“O bisavô plantou, o vovô preservou, a vovó reforçou.”

Toda essa carga de histórias e sentimentos acrescentou algo único e intangível aos grãos e cada xícara da bebida consegue traduzir tudo isso.

Mas foi preciso sensibilidade para perceber esse valor e levar com maestria até as pessoas.

Durante o tour, temos a chance de conhecer como as novas gerações da família souberam buscar informações para trabalhar o café a fim de extrair o máximo de aroma e sabor. E como souberam fazer a diferença com a valorização de todo o processo, desde a colheita. Conhecemos até os segredos para encontrar os melhores grãos!

Passeio na Rota do Café Especial - Sul de Minas Gerais

Passeio entre os cafezais

Passeio na Rota do Café Especial - Sul de Minas Gerais

Café bourbon vermelho

 

Mirante Central e Casa da Árvore

 

A experiência na Rota do Café Especial conta com duas paradas para apreciação dos cafezais. Na primeira, no Mirante Central, podemos apreciar a beleza da Serra da Mantiqueira e conhecer alguns tipos da fruta.

Na segunda, na Casa da Árvore, em um jacarandá centenário, podemos identificar a diferença entre os primeiros pés de cafés plantados ali, que têm mais de 100 anos, e os pés de café mais recentes, plantados a partir de técnicas adquiridas ao longo dos anos.

Também podemos experimentar e perceber as diferenças entre os tipos de frutos, como o bourbon vermelho, o bourbon amarelo, o catuaí, o acaiá e o mundo novo.

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

As placas mostram os tipos de cafés e o ano em que foram plantados

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

A estrada separa a plantação mais recente dos primeiros pés centenários, à direita

 

Rota do Café: degustação no casarão da Fazenda Sertão

 

Um delicioso café com quitutes mineiros na sede da fazenda nos recebe no casarão antigo, ainda preservado. Lá está o Museu do Café, que guarda objetos, fotografias e publicações que ilustram a história contada.

E é ali que acontece o ponto alto de toda a experiência sensorial do dia: a degustação dos cafés, levando em conta as formas corretas que nos permitem perceber a acidez e o preenchimento do paladar pelo buquê floral da bebida.

Mas é com a intrigante descoberta de como o nosso cérebro reage ao comparamos os aromas dos grãos comuns e especiais torrados, que a gente volta para casa com a certeza de que o passeio revoluciona a nossa percepção do café. Não vou dar spoiler, mas garanto que você também ficará impressionado!

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Sede da Fazenda Sertão

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Uma das salas do Museu do Café

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

A “vovó” em destaque e fotos do acervo do museu

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Quitutes do café. À esquerda, o café comum e o especial para percebemos os aromas

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Fim do Tour no Showroom da Unique Store no Calçadão

Atrações em São Lourenço: Tour na Rota do Café Especial - Sul de MG

Fim da Rota do Café Especial

 

O passeio na Rota do Café Especial termina no showroom da Unique, onde os turistas podem levar para casa um pouco da história e dos sabores dos cafés especiais.

 

S E R V I Ç O

Rota do Café Especial

  • Unique Cafés – Showroom: Calçadão da Rua Wenceslau Braz, 35
  • Reservas: reserva@rotadocafeespecial.com.br | (35) 3331-1086 e 98417-5735 WhatsApp | site
  • Ticket individual: R$ 100,00 (julho de 2017)
  • Saídas: de quinta a domingo às 9h (confirmada). Outros dias da semana e horários devem ser consultados antes.
  • OBS: Crianças abaixo de 12 anos pagam meia | Consulte valores para grupos




Anote as dicas

 

  1. Circule a pé por São Lourenço. Nas férias e feriados, o entorno do Parque das Águas fica bastante cheio.
  2. Além das visitações, a Unique também oferece cursos, como o de barista, treinamentos, workshops e outras atividades. Consulte a agenda no site.
  3. Use calçados confortáveis para passear na fazenda e nos cafezais.
  4. Como o passeio é de altitude, mesmo no calor, leve um casaquinho.
  5. Garrafinhas de águas minerais da cidade estão inclusas no passeio da Rota do Café.

 

Leia também: Visitando o Parque das Águas em São Lourenço

 

Como chegar em São Lourenço

 

De ônibus, a viação Gontijo vem de Brasília, a Útil vem do Rio, a Cometa vem de São Paulo e a Gardênia vem de BH.

Quem vai de carro de BH deve usar a rodovia Fernão Dias sentido SP até depois de Três Corações, pegar a BR-267 e entrar na MG-383 antes de Caxambu. Já quem sai de Juiz de Fora, basta seguir pela BR-267. Quem sai do Rio de Janeiro, pode seguir pela Dutra até a BR-354, depois, seguir até a entrada da BR-460 e continuar até São Lourenço. De São Paulo, é preciso seguir na Dutra até depois de Cachoeira Paulista e seguir as placas para a rodovia Hamilton Vieira Mendes até a Dr. Avelino Junior, que vai até a divisa entre Minas e SP e passa a se chamar MG-156. Em Itanhandu, basta seguir pela BR-354 até a entrada da BR-460 até o destino.

 

Organize sua viagem
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com
ALUGUEL DE CARRO em até 12x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto: VIDASEMPAREDES5
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb
CHIP DE INTERNET com plano de dados para 140 países e conexão ilimitada. Garanta frete grátis com o cupom RBBVGRATIS e viaje conectado com a EasySim4U
INGRESSO antecipado para atrações e eventos no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a Get Your Guide
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Distâncias até São Lourenço – MG:

384 Km de Belo Horizonte – MG
234 Km de Juiz de Fora – MG
266 Km do Rio de Janeiro – RJ
300 Km de São Paulo – SP
699 Km de Vitória – ES

 

Rota do Café Especial, São Lourenço e Carmo de Minas – Sul de Minas Gerais
Data da viagem: julho de 2017

por Camila Coubelle


> Agradecemos as cortesias para o Vida sem Paredes, mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com a hospedagem. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!

As dicas te ajudaram?

 Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *