Eu me surpreendi ao conhecer as praias de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, o destino de praia que vem chamando a atenção, principalmente no Réveillon e Carnaval, atraindo famosos e turistas internacionais.
Quer saber o que tem para fazer em São Miguel do Gostoso? A vila pequena e ainda pouco conhecida pelos brasileiros tem praias desertas, excelentes restaurantes e aquela aptidão para wind e kitesurf.
Confira nosso guia com dicas e o que fazer em São Miguel do Gostoso!
- Onde fica
- Quando ir
- Pousadas
- O que fazer: praias e passeios
- Vida noturna e restaurantes
- Como chegar
Onde fica São Miguel do Gostoso, RN
Sabe aquele lugar “onde o vento faz a curva”? Fica lá, em São Miguel do Gostoso e perto do Marco Zero da BR-101. A cidade onde o vento é constante está a 107km ao norte do Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves (NAT) e a 115km da Ponta Negra, em Natal. Outros pontos de interesse ao redor são Touros, Galinhos e Maracajaú.
Na Avenida dos Arrecifes, que cruza a cidade, está a maioria dos serviços, como padarias, mercados, agências de turismo, além de bares e restaurantes.
Atente-se apenas para o fato de que lá não tem caixa eletrônico (o mais próximo fica em Touros, a 25km). Mas tem posto de gasolina e os estabelecimentos aceitam cartão.
>> Ofertas de passagem aérea para Natal <<
Quando ir
São Miguel, ou simplesmente, “Gostoso”, é um destino que pode ser visitado durante o ano inteiro. Entretanto, entre agosto e março os ventos estão mais intensos.
Entre março e julho há mais chances de chuva e de outubro e março as ondas estão perfeitas para esportes náuticos. Réveillon e Carnaval são períodos de lotação máxima nas pousadas, sendo necessário reservar com bastante antecedência.
Durante a primavera e o verão, até o início do outono o sol é intenso e o clima é perfeito para aproveitar as praias de águas quentinhas
Quantos dias ficar em Gostoso?
Recomendo 3 dias para quem quer conhecer todas as praias e fazer algum passeio ou atividade de aventura. Quem deseja descansar nas pousadas/resorts pé na areia pode programar pelo menos 5 dias.
São Miguel do Gostoso: pousadas
A melhor localização para se hospedar em São Miguel do Gostoso é entre as praias de Maceió e Ponta de Santo Cristo. No entanto, a praia mais central é a Xêpa, onde há a maior concentração de pousadas e hotéis.
Bem pertinho da badalação noturna e a poucos metros da praia, está a Pousada Chica Pitanga, com piscina e café da manhã muito bem-avaliado. Nos mesmos moldes e também nas imediações da Praia da Xêpa estão a Pousada dos Ponteiros, Enseada do Gostoso e Vila Bacana.
Mais central (a 600m da praia), a Portofino Pousada ainda tem um bar com drinks diversos e piscina aquecida à noite.
Quem gosta de aliar conforto e estilo, vai gostar da Awara Pousada Boutique e o Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort, do tricampeão mundial de windsurfe.
Mais econômico, o EL Surfista Hostel-Pousada oferece quartos privativos ou compartilhados, lounge, cozinha compartilhada e café da manhã.
Já a Pousada Mi Secreto é um pequeno paraíso particular que oferece requinte e sossego na Ponta de Santo Cristo, além de passeios, mergulho com snorkel, serviços de massagem e do Restaurante Mar Y Brasa, um dos mais renomados da cidade.
Confira mais ofertas de hospedagem em São Miguel do Gostoso.
O que fazer em São Miguel do Gostoso: 6 programas imperdíveis
Confira no mapa a localização das praias de São Miguel do Gostoso:
1. Curtir as praias centrais
Praia da Xêpa, praia do Maceió e praia do Cardeiro são as mais próximas do centro de São Miguel do Gostoso, facilmente acessadas a pé (e dá para caminhar de uma até a outra). São praias de águas quentinhas e faixa de areia bastante larga, sem muitas barracas.
Na Xêpa, a praia mais central, o ponto de apoio que atrai a galera é o Spaço Mix. Já na praia do Cardeiro estão o Bar do Tico, que tem cardápio com peixes e frutos do mar e um mirante, e o Sheiks Bar e Restaurante.
2. Apreciar o pôr do sol na praia de Tourinhos
Considerada a mais bonita de São Miguel do Gostoso, a praia de Tourinhos fica a 7km do centro, com acesso em parte por estrada de terra em boas condições. A praia tem faixa de areia mais curta e algumas ótimas barracas que disponibilizam guarda-sol.
No canto direito estão as dunas petrificadas, formação com areia e corais com mais de 2 mil anos de idade, cartão-postal da praia. O “suspiro da baleia” é a parte mais curiosa: um buraco natural que, com a maré alta, esguicha água.
O pôr do sol é famoso, mas vale passar o dia inteiro na praia de Tourinhos.
3. Fazer aula de Kitesurf e Windsurf na Ponta de Santo Cristo
Essa é a melhor praia para praticar esportes náuticos. Fazer uma aula lá está para São Miguel assim como um batismo de mergulho com cilindro está para Noronha. Algumas escolinhas como a Kite Center Clube Kauli Seadi, a Escola Gostoso e a Dr. Wind Water Sports Club ficam lá e contam com agenda de aulas e aluguel de equipamentos.
Se esportes radicais não são sua praia, vá de Jack Sparrow’s Restaurante e Bar, o ponto de apoio para cadeiras, guarda-sol e cerveja gelada.
4. Fotografar os monumentos locais
Próximo a São Miguel estão dois monumentos interessantes. O Marco Zero da BR-101 está a 20km do centro e a 2km da saída para a RN-221, que vai até a cidade. O interessante é que foi projetado por Oscar Niemeyer.
Bem perto dele está o Farol do Calcanhar, segundo maior do Brasil, com 62 metros de altura e 298 degraus. Ele está justamente no ponto onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada “esquina do continente”.
5. Mergulhar nos Parrachos de Perobas
Outro passeio que é feito comumente a partir de São Miguel do Gostoso é o mergulho nas piscinas naturais de Perobas, chamadas de parrachos. As agências oferecem o tour incluindo transporte e lancha até as piscinas (localizadas a 5km da costa) por cerca de R$ 160 (fev/2023).
Porém, quem está de carro na cidade pode fazer por conta própria, pois são apenas 46km até a praia de Perobas, no município de Touros. Inclusive, dá para se programar para fazer um pit stop na ida ou volta entre Natal e São Miguel do Gostoso. Mas se ligue no horário da maré baixa (consulte a Tábua de Marés).
Em todo caso, é possível contratar a lancha antes. O ponto de apoio mais procurado é o Restaurante do Vozinho e os preços de lancha giram em torno de R$ 100 (fev/2023). Anote os contatos, nem que seja para se informar sobre os horários de saída de barcos no dia que pretende visitar: Vozinho: (84) 99198-8732 | Anselmo: (84) 99175-2054.
6. Se esbaldar no Réveillon e no Carnaval
O Réveillon de São Miguel se tornou famoso nos últimos anos (a 6º edição foi em 2022), por conta das festas open bar com line-up fenomenal. A agitação continua ao longo do dia, com bares especiais, montados à beira-mar exclusivamente para a ocasião. A programação e os ingressos são disponibilizados no site do Réveillon do Gostoso com antecedência.
Já o Carnaval tem show na rua com várias bandas por noite, e a programação de blocos conta com mais de 10 opções, com desfiles à tarde e no início da noite.
Outros passeios em São Miguel do Gostoso:
Algumas agências da cidade oferecem aluguel de quadriciclo, passeios de jipe para a praia de Tourinhos e praia do Marco, entre outras opções. Não é necessário contratar com antecedência.
O que fazer à noite em São Miguel do Gostoso: bares e restaurantes
A gastronomia em São Miguel do Gostoso é uma atração à parte.
Há vários restaurantes ao longo da Avenida Enseada das Baleias (Rua da Xêpa), todos com cardápio diferenciado e ambiente super estiloso.
Destaque para o Borogodó e seu incrível risoto de rapadura ❤. Outras opções são o Genesis Resto Bar, Quintal Pizzaria e o Palmira Restaurante. No final da rua, o Groove Bar anima as noites com música ao vivo e um forró pé de serra pra ninguém ficar parado.
Na Avenida dos Arrecifes, que corta a cidade, está o Tuk Tuk, especializado em frutos do mar e boa avaliação dos clientes. Na Rua das Ostras, mais afastado do movimento central, o Hibiscus oferece pratos de alta gastronomia e da culinária internacional.
Outro ponto badalado em São Miguel do Gostoso é a Rua Cavalo Marinho, com uma boa oferta de barzinhos para quem curte tomar uns bons drinks.
Obs.: é bom lembrar que à noite a Rua da Xêpa fica fechada para carros e, por isso, é preciso estacionar ao longo da Avenida dos Arrecifes ou ir até os restaurantes a pé.
Como chegar em São Miguel do Gostoto
A forma mais prática e rápida de chegar em São Miguel do Gostoso é de carro, em uma viagem de cerca de uma hora e meia a partir do Aeroporto de Natal, boa parte pela BR-101.
O trajeto todo tem ótimas condições, não tem pedágios e conta com ótima sinalização, incluindo a que indica a saída para a RN-221 para São Miguel do Gostoso. Essa foi nossa opção, e a vantagem de estar de carro é poder visitar algumas praias mais distantes. Nós usamos o buscador online Rentcars para encontrar o melhor serviço e preço entre as locadoras disponíveis.
Outras formas de chegar são através de transfer que algumas pousadas oferecem à parte, ou ainda, de ônibus a partir da Rodoviária de Natal. Consulte preços e horários no site da viação Expresso Cabral.
+ do Rio Grande do Norte:
Guia, roteiro e dicas para visitar Natal
São Miguel do Gostoso faz jus ao nome e é garantia de descanso e dias agradáveis. Se tiver mais dicas de lá, compartilhe com a comunidade de viajantes #vidasemparedes.
por Camila Coubelle e Nange Sa