Os 22km de praias de Maragogi deram à cidade o título de “Caribe Brasileiro”. E de fato, a tonalidade azul de suas águas cristalinas não compete com nenhum outro destino no Brasil.
São 10 praias no total em Maragogi, algumas ainda desertas, outras com ótima estrutura e abarrotadas de turistas quase o ano inteiro.
E você já deve ter ouvido falar que as “praias do Norte de Maragogi” têm um azul ainda mais bonito e, por isso, são as mais cobiçadas.
Nós vamos explicar como chegar e como é a estrutura e a experiência nas principais praias e nas piscinas naturais, e dar dicas de onde comer e onde ficar. Confira!
>> Garanta sua hospedagem em Maragogi com o melhor preço
Praias em Maragogi, Alagoas: as 7 mais famosas
- Praia de Maragogi – ou praia Central
- Praia de Burgalhau
- Praia de Barra Grande e Caminho de Moisés
- Praia de Antunes
- Praia de Ponta do Mangue
- Praia do Camacho
- Praia de São Bento
Mapa praias de Maragogi:
A Estrada AL-101 corta a cidade de Maragogi e liga todas as praias, mas é preciso entrar em vias secundárias (em estradas de terra) para acessar as praias. Veja no mapa quais são elas:
>> Reserve aqui seu carro em até 3x sem juros para visitar Maragogi
Como ir
Consulte no Skyscanner as ofertas de voos para o Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (REC), que está a cerca de 122km, ou o Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares (MCZ), que está a aproximadamente 130km de Maragogi e confira as melhores formas de chegar a Maragogi:
- De transfer:
Reserve aqui seu transfer ida e/ou volta com a EasyTravelShop a partir dos aeroportos ou hotéis de Maceió ou Recife, e de outros destinos da região, como Porto de Galinhas. Essa é uma opção para quem não pode ou não quer dirigir, pois alugar um carro permite mais mobilidade para conhecer as diferentes praias da cidade. Se estiver sem carro, reserve também esse passeio de buggy par conseguir visitar as principais praias em Maragogi.
- De carro:
Nós alugamos um carro em Maceió e fizemos uma viagem bem tranquila, pois a estrada tem boas condições, não tem pedágios, tem placas e o Maps funcionou bem.
A vantagem do carro também se dá pelo fato de poder ficar com mais calma nas praias mais bonitas, no norte de Maragogi. E nós também visitamos São Miguel dos Milagres, outro destino de praia em Alagoas que vale muito a pena conhecer.
Se também quiser alugar um carro, recomendo usar o buscador Rentcars, que compara preços e condições de diversas locadoras disponíveis. Aí fica mais claro e fácil encontrar a opção que melhor se encaixa para os seus planos de viagem.
- De excursão:
Existe uma ampla oferta de passeios para Maragogi saindo tanto de Maceió, quanto de Recife ou Porto de Galinhas, apesar de o tempo ser meio corrido para visitar tantas praias lindas.
Da primeira vez que estive em Maragogi, alugamos um carro e fizemos um bate-volta, e eu me arrependi, pois só deu para visitar uma praia e fazer o passeio das piscinas naturais. Desde então eu queria voltar pra ficar mais dias.
Se não puder ficar alguns dias, reserve seu passeio com antecedência, pois mesmo que seja corrido, será menos cansativo do que ter que dirigir ida e volta: excursão de Recife a Maragogi | excursão de Porto de Galinhas a Maragogi | excursão de Maceió a Maragogi.
Nossa experiência nas Praias em Maragogi, AL: estrutura, preços, onde ficar e onde comer
1. Praia de Maragogi (praia Central)
Localizada na região central da cidade, esta é uma praia movimentada e com muitas barracas, e as que a gente ficou não cobram consumação mínima.
Seu calçadão não é muito largo, e nem a rua em frente, a Av. Senador Rui Palmeira, mas é possível parar o carro nos poucos estacionamentos públicos ou nas ruas adjacentes.
A praia tem cerca de 2,5km de extensão e é ponto de partida para os passeios de lancha para as galés ou piscinas naturais de Maragogi.
É uma boa opção de praia para se hospedar, pois além de contar com muitas pousadas e hotéis, não será preciso sair de carro à noite para jantar.
Onde ficar na praia de Maragogi?
- Pousada Maragolfinho: opção econômica que tem boa avaliação, conta com café da manhã, estacionamento e piscina.
- Odoiá Maragogi Restaurante e Estalagem: de frente para a praia de Maragogi no melhor ponto da orla central, essa opção com excelente avaliação tem café da manhã elogiadíssimo. O único ponto negativo é que não tem estacionamento.
- Pousada Olho D’água: opção beira-mar com piscina e café da manhã, no melhor ponto da orla central.
- Flat Galemares: se a ideia é alugar um apê completo, essa opção fica de frente para a praia, em um ótimo ponto na orla central.
Onde comer?
É na Av. Senador Rui Palmeira que estão vários bares e restaurantes, principalmente nas proximidades da Feira de Artesanato. Tem várias opções de hamburguerias, pizzarias, sorveterias e restaurantes de todos os tipos.
Dois lugares que nós adoramos são o Odoiá, que apesar de ter vista pro mar e ser uma ótima opção para o almoço, tem também um clima bem aconchegante à noite; e o Kaiun Sushi & Wine, que é pequeno, mas tem um cardápio delícia e uma ótima carta de vinhos.
2. Praia de Burgalhau
A 4km de carro do centro de Maragogi, a praia de Burgalhau foi uma grata surpresa. Isto porque é a primeira das praias ao norte da cidade, e é menos cobiçada do que Antunes e Barra Grande, por exemplo. É igualmente linda e bem mais vazia.
Coloque no GPS o receptivo Pontal do Maragogi Beach Club (R$ 50 o day use – jan/24) se pretende passar o dia nessa praia e quiser conforto.
Pra uma opção mais econômica, coloque o GPS para o Restaurante Burgalhau, que tem preços mais em conta e não cobra consumação mínima (e o carro chega até o estacionamento ao lado).
Onde ficar na praia de Burgalhau?
- Hotel Praia Dourada: uma das poucas opções nesta praia, o hotel 4 estrelas de frente para o mar oferece piscina, estacionamento, academia, restaurante e café da manhã.
Onde comer?
Durante o dia, Pontal do Maragogi Beach Club ou Restaurante Burgalhau.
3. Praia de Barra Grande e Caminho de Moisés
Barra Grande é uma das praias mais famosas de Maragogi, pois é lá que está o Caminho de Moisés, um banco de areia que adentra o mar e só aparece na maré super baixa (0.0 ou 0.1).
O banco de areia é um ponto de parada dos passeios de lancha para as piscinas naturais, e com a fama, o lugar fica lotado, já que também dá para ir caminhando. Em breve, ele pode desaparecer, por causa da grande movimentação em cima.
Sabe aquela disputa de quem está com a música mais alta? Não gostamos muito de lugares assim, mas encontramos um cantinho mais afastado da muvuca e até aproveitamos, porque de fato, é lindo.
A praia fica a cerca de 5km do centro e é uma região muito procurada para se hospedar, pois também oferece uma boa oferta de pousadas e hotéis.
É uma praia com boa estrutura, muitas opções de restaurantes, estacionamentos pagos e algumas vagas para estacionar na rua.
Onde ficar na praia de Barra Grande?
- Pousada Casa Kuavá Experience: a 80 metros do mar, a pousada oferece quartos confortáveis, duas piscinas, estacionamento e café da manhã.
- Pousada Meraki Beach: a poucos metros do mar, conta com café da manhã, estacionamento e bar.
- Aloha Beach Guest House: a 200m da praia, esta opção mais econômica com excelente avaliação oferece café da manhã, estacionamento, piscina, restaurante, churrasqueira e bar.
Onde comer?
Alguns dos mais recomendados são o Casa de Praia, o Meraki Beach e o Receptivo Barra Mar Beach Club (o mais próximo do Caminho de Moisés).
4. Praia de Antunes
Antunes é a praia de Maragogi que tem fama internacional. É aquela cheia de coqueiros, que antigamente era deserta, mas hoje tem uma estrutura simples, formada por vendedores ambulantes que oferecem mesas com cadeiras e guarda-sol para aluguel ou consumação mínima, além de vários cenários criados pelos locais para os turistas tirarem fotos.
Mas ela é extensa, então, fora desse trecho é possível encontrar espaços mais vazios. Inclusive, caminhando para esquerda, chega-se à Praia do Xaréu (ou praia da Bruna), que é deserta e cheia de coqueiros, e só dá para chegar caminhando de Antunes ou Ponta do Mangue.
A praia de Antunes fica a 7km do centro e é a única em que o carro não chega perto da areia. É preciso parar em um dos vários estacionamentos da rodovia (R$ 20 a diária – jan/24) e caminhar cerca de 5 minutos até a praia. Uma opção com estacionamento grátis é a Barraca Paraíso, na divisa de Antunes e Xaréu.
Onde ficar na praia de Antunes?
- Lotus Antunes Beach: opção econômica com ótima avaliação, com apartamentos completos com estacionamento pertinho da praia.
- Anttunina Pousada e SPA: essa pousada de luxo cobiçada em Maragogi oferece muito conforto, além de piscina, bar, academia, spa, estacionamento e muito mais.
- Pousada Rangai: tambémcom muitas comodidades, essa opção com excelente avaliação na praia de Antunes tem tudo que é preciso para uma estadia perfeita.
Onde comer?
Barraca Paraíso ou nas barraquinhas simples do ponto de chegada na praia.
Um detalhe: dá para ir caminhando até Barra Grande, coisa de 20 a 30 minutos, e lá tem mais opções.
5. Praia de Ponta do Mangue
Ponta de Mangue é outra praia que amamos em Maragogi. É linda e mais vazia do que Barra Grande e Antunes, tem boa estrutura, é cercada de coqueiros e, na maré baixa, dá para caminhar bastante mar adentro pelos bancos de areia.
Nós ficamos na Barraca Mão Divina, que é base para o passeio de Bike Aquática. Tem preços acessíveis, não cobra pelo estacionamento, nem consumação mínima. Mesmo que não queira usar a estrutura da barraca, coloque o GPS para lá, pois tem vagas na rua e tem outras barracas bem próximas.
A praia fica a cerca de 10km do centro. Depois dela vem a última praia de Maragogi antes da divisa com a cidade de São José da Coroa Grande, em Pernambuco. É a praia de Peroba, que nós fomos caminhando a partir de Ponta de Mangue. Tentamos chegar nela de carro e foi meio difícil encontrar o acesso, e não vimos nenhuma barraca nessa praia.
Só tinha acesso para as pousadas pé na areia. Se quiser se hospedar em uma praia vazia e tranquila, pode ser uma boa escolha uma pousada beira-mar na praia de Peroba.
Onde ficar na praia de Ponta de Mangue?
- Paraiso do Sul Maragogi: de frente pro mar de Ponta de Mangue, a hospedagem oferece apartamentos privativos com estacionamento e piscina. Não tem café da manhã, mas tem cozinha completa.
- Costa Dourada Village: com piscina, sauna, academia, bar, jardim e churrasqueira, a hospedagem pé na areia em Ponta de Mangue oferece bangalôs completos, com estacionamento e café da manhã.
Onde ficar na praia de Peroba?
- Árvo Boutique Hotel: acomodações à beira-mar com estacionamento, piscina com vista, banheira ao ar livre e jardim, e café da manhã elogiado.
- Chalés Maragogi: a 300m da praia de Peroba, a pousada oferece piscina, estacionamento e café da manhã a preços bem atrativos.
Onde comer?
Mão Divina Beach Club ou Bar da Praia, na praia de Ponta de Mangue.
6. Praia do Camacho
Essa é uma praia bem vazia em Maragogi, porque não tem muita estrutura. Mas ela aparece nessa lista por dois motivos: nela está o Salinas Maragogi All Inclusive Resort, um dos mais famosos do Brasil.
O outro motivo é a proximidade com dois dos restaurantes mais requisitados de lá: o Tuyn, que fica na Praiagogi Boutique Pousada, mas é aberto ao público, e o restaurante da Pousada Camurim Grande, que oferece pouquíssimas vagas para quem não está hospedado. Neste último, há mais vagas para o almoço. Se não conseguir vaga para o jantar, concilie o almoço com uma visita à praia.
A praia do Camacho fica no sul da cidade, a cerca de 2,5km do centro, e tem vagas para estacionar na rua.
Onde ficar na praia do Camacho?
- Pousada Camurim Grande: pousada bastante exclusiva e com conceito diferenciado, que nos impressionou muito (fomos lá jantar). Tem todas as comodidades necessárias e é elogiadíssima.
- Salinas Maragogi All Inclusive Resort: com spa, duas piscinas, e três restaurantes que oferecem refeições, lanches, bebidas alcoólicas e não alcoólicas incluídas na diária e disponíveis 24 horas por dia, sem limite de consumo.
- Pousada Enero: opção beira-mar com excelente custo-benefício, com piscina, estacionamento, café da manhã e restaurante.
Onde comer?
Tuyn e Camurim Grande (reserve com antecedência em ambos).
7. Praia de São Bento
A praia São Bento fica a 5km do centro de Maragogi, ao sul, e tem ares de vila de pescador. A praia tem poucas barracas, é menos movimentada que as demais, mas atrai visitantes por causa dos passeios de jangada para a Croa de São Bento.
O passeio de jangada vai até o banco de areia que fica perto dos recifes e forma uma das menores piscinas naturais de Maragogi, que ficam mais vazias do que as piscinas mais próximas da orla central (reserve aqui).
Na vila de São Bento é produzida uma especialidade da região, o bolo de goma, que você não pode deixar de experimentar. Lá também estão as Ruínas do Mosteiro de São Bento, um lugar legal para curtir o pôr do sol em Maragogi.
Onde ficar na praia de São Bento?
- Villa Pantai Boutique Hotel: a hospedagem 5 estrelas oferece opções de quartos com hidro, conta com estacionamento, piscina e sauna, restaurante e outras comodidades.
- Pousada Império do Marisco: simples, mas com boa avaliação, a pousada baratinha a poucos passos da praia oferece estacionamento, café da manhã e piscina.
Onde comer?
Restaurante Império do Marisco.
Extra: piscinas naturais de Maragogi
Visitar as piscinas naturais está na lista de prioridades pra quem visita Maragogi e separamos aqui algumas dicas essenciais sobre elas.
Os passeios para as piscinas naturais duram de 2 horas e 30 minutos a 3 horas, e não tem horário fixo para sair, pois dependem da maré baixa. Se possível, programe sua viagem para as luas cheia ou nova, que são os períodos do mês com as melhores marés para visitar as piscinas. E consulte a Tábua de Marés para escolher o dia desse passeio dentro do seu roteiro.
Ao reservar, você será informado sobre o horário de saída, e a maior parte dos passeios sai do centro ou da praia de Barra Grande.
Catamarã ou lancha? Os catamarãs são mais baratos, demoram mais para chegar nas piscinas, são confortáveis, acomodam muito mais pessoas e contam com banheiro e bar.
Já as lanchas são mais exclusivas, com poucas pessoas, chegam mais rápido nas piscinas naturais, mas custam um pouco mais. Você pode levar seu cooler ou bebidas.
Existem algumas piscinas naturais menores, mas as maiores são Galés, Taocas e Barra Grande. No entanto, é difícil saber qual delas você vai visitar, pois as embarcações fazem um rodízio.
Reserve aqui seu passeio de lancha pelas piscinas naturais de Maragogi, com vantagem do parcelamento em até 3x sem juros.
Roteiro de 4 dia em Maragogi:
Dia 1: praias do sul + praia de Maragogi (centro)
Dia 2: passeio piscinas naturais + praia de Burgalhau
Dia 3: passeio de Bike Aquática + praia Ponta de Mangue (opcional: caminhada até as praias Peroba e/ou Xaréu)
Dia 4: praia de Antunes (opcional: caminhar até a praia de Barra Grande)
Com 4 dias é possível conhecer o essencial com calma. Se tiver mais dias adicione algum passeio bate-volta:
Mais passeios em Maragogi:
Nosso vídeo no Youtube:
Leia também:
- Onde ficar em Maragogi: melhores regiões e pousadas
- O que fazer em Maceió, AL
- O que fazer em Recife, PE
- O que fazer em Porto de Galinhas
Gostou das nossas dicas de praias em Maragogi? Se tiver outras dúvidas sobre a cidade, deixe um comentário.
por Camila Coubelle