É bem comum surgirem dúvidas sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros, principalmente em uma primeira viagem para lá.
A região, no interior de Goiás, compreende uma série cidades, mas os principais pontos de apoio são Alto Paraíso, São Jorge – onde está o Parque Nacional – e Cavalcante.
Cada uma delas tem um vibe diferente, mas todas oferecem um turismo de qualidade, com bons restaurantes, pousadas confortáveis, hostels e campings.
Neste artigo nós vamos te mostrar as melhores opções de hospedagem de acordo com a faixa de preço e acomodações e te dar dicas de onde ficar na Chapada dos Veadeiros entre as três regiões mais procuradas.
>> Passagem aérea em oferta no Skyscanner <<
Chapada dos Veadeiros: onde ficar?
A Chapada dos Veadeiros está localizada na região do cerrado brasileiro. Embora esteja compreendida entre vários municípios, quem quer conhecer bem a Chapada dos Veadeiros deve se estabelecer em um desses três lugares:
- Alto Paraíso de Goiás
- São Jorge
- Cavalcante
Essas são as principais cidades e as que mais recebem viajantes nessa região.
O Parque Nacional fica a cerca de 270 quilômetros de Brasília e é possível fazer o trajeto de carro, a partir da capital federal.
Se precisar alugar um, nós recomendamos o buscador online Rentcars, que compara preços de diversas locadoras disponíveis, auxiliando encontrar a melhor opção. Também vale a pena conferir em seguida nosso guia completo da Chapada dos Veadeiros. Nele tem lista de atrações, como chegar, onde comer e muito mais.
Veja quais são as características de cada lugar, veja ofertas de hospedagem e planeje seu roteiro nessa região incrível com as nossas dicas de onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.
Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás
É em Alto Paraíso que está a maior oferta de hospedagem. A cidade mais bem estruturada da região tem inúmeras pousadas, algumas mais caras e outras com preços bastante acessíveis, porém sem muito glamour.
Há também hotéis, hostels, campings e ótimas opções de bares e restaurantes – inclusive veganos e vegetarianos.
A cidade é base para turistas que vêm do mundo todo não só pelos atrativos naturais, mas também atrás de seu misticismo – dizem que Alto Paraíso está em uma boa localização para avistar discos voadores, você acredita?
Obs.: os postos de gasolina ficam perto de Alto Paraíso, portanto encha o tanque do carro antes de seguir para as estradas de terra e cidades do entorno.
Nossas impressões:
Apesar de ter a melhor estrutura entre as opções de cidades, nada se compara ao charme de um lugarzinho pequeno e rústico, como é a vila de São Jorge (veja abaixo).
O fato de ter que circular de carro, de Alto Paraíso ser maior e menos charmosa deixam ela menos atrativa. Basta se organizar par abastecer o carro e usar os caixas eletrônicos quando passar na cidade.
Atrações próximas: Alto Paraíso está a cerca de 40km do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com acesso por estrada asfaltada até São Jorge. Outras atrações conhecidas no seu entorno são as cachoeiras do Cristal, Catarata dos Couros, Almécegas e Loquinhas.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”]
Hospedagens
- Econômica: Hostel Gentileza, Pousada Linda Flor
- Bom custo-benefício: Pousada Paralelo 14, Pousada Camelot Inn
- Confortável: Pousada Recanto da Grande Paz, Pousada Casa de Shiva
- Confira mais ofertas de hospedagem em Alto Paraíso de Goiás
[/su_note]
São Jorge
Não dá para escolher onde ficar na Chapada dos Veadeiros sem cogitar passar ao menos uma noite na em São Jorge, que está a cerca de 37km de Alto Paraíso. A vila é a opção mais rústica se comparada com Alto Paraíso e Cavalcante.
Há muitas pousadas e ótimos restaurantes. À noite, as luzes de vela, os sons ao vivo e o vai e vem de pessoas circulando pelas ruas de chão batido dão um charme especial ao lugar.
É a região com as hospedagens mais caras, por ser a mais próxima da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mesmo assim, muitas pessoas preferem se hospedar no povoado pela vibe mais roots e clima agradável.
Nossas impressões:
Aa gente se hospedou em São Jorge, e a escolha foi acertadíssima. A vila é mais charmosinha, beeem menor, rústica, dava para circular a pé a noite, tudo pertinho, ótimos restaurantes, enfim, para quem gosta dessa vibe a vila é a melhor escolha.
Tanto pela facilidade de acesso a algumas atrações, quanto pelo clima hippie chique da vila, com ótimas pousadas e restaurantes variados.
As ruas de chão batido dificultam a circulação dos carros à noite, o que proporciona uma melhor experiência no lugar, já que é preciso caminhar até os restaurantes. Aliás, falando em restaurante, nós indicamos o Santo Cerrado Risoteria. Além do clima aconchegante, provamos um risoto com especiarias que só o Goiás pode proporcionar.
Inclusive, como a distância até Alto Paraíso é pequena, dá para fazer bate-volta nas atrações tranquilamente.
Atrações próximas: Além da facilidade de acesso ao Parque Nacional (1km por estrada de terra), é em São Jorge que começa a trilha para o Mirante da Janela, uma atração cobiçada e com visual incrível. Por ali estão o Vale da Lua, Pedra da Baleia, o Jardim de Maytrea, as cachoeiras Raizama, Segredo, entre outras. Conheça as Trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”]
Hospedagens
- Econômica: Canto da Coruja, Savana Hostel
- Bom custo-benefício: Pousada Bambu Brasil, Namaste Pousada e Terapias
- Confortável: Pousada Caminho das Cachoeiras, Pousada Cristal da Terra
- Confira mais ofertas de hospedagem na Vila de São Jorge
[/su_note]
Cavalcante
Já Cavalcante, que integra parte do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, é a opção menos procurada pelos turistas, mas ainda assim, com uma boa oferta de campings e pousadas, além de casas para aluguel de temporada.
Pode ser uma boa opção para quem quer o sossego de um lugar menos turístico ou pretende conhecer melhor a região da comunidade Kalunga.
Alguns decidem se hospedar uma noite lá a fim de chegar super cedo em atrações concorridas, e encontra-las mais vazias. Isto porque Cavalcante está a cerca de 125km da vila de São Jorge e a 89km de Alto Paraíso. Logo, quem se hospeda em São Jorge, por exemplo, tem um bom trecho de estrada para percorrer, e os 27km finais são em estrada de terra.
Nossas impressões:
Nós tiramos um dia inteiro para visitar as atrações de Cavalcante e a volta para São Jorge foi bem cansativa. Considero uma ideia melhor focar a hospedagem na vila de São Jorge, mas pernoitar uma noite em Alto Paraíso no início ou fim da viagem, para visitar as atrações de Cavalcante a partir de lá.
Atrações próximas: Cavalcante é a opção mais próxima de uma das principais atrações e cartão-postal da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara, além da lindíssima Cachoeira da Capivara e o Poço Encantado.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”]
Hospedagens
- Econômica: Pousada da Ana
- Bom custo-benefício: Chácara Lápis Lazuli, Pousada Manacás
- Confortável: Pousada Aruana, Pousada Vale das Araras
- Confira mais ofertas de hospedagem em Cavalcante
[/su_note]
Dicas para decidir onde ficar na Chapada dos Veadeiros
Como cada cidade tem uma ou mais atrações próximas, o ideal é reservar um ou dois dias em cada uma delas, dependendo do tempo de viagem e do roteiro programado.
Para fazer uma trilha do Parque Nacional e ir ao Mirante da Janela, por exemplo, é interessante ficar ao menos uma noite em São Jorge, que é a cidade mais próxima.
Quem quer explorar cachoeiras como Catarata dos Couros, Almécegas, Loquinhas e Vale da Lua, pode ficar alguns dias em Alto Paraíso. Já para visitar a Cachoeira Santa Bárbara sem correria, o ideal é passar uma noite em Cavalcante para sair cedinho para a trilha.
Outras atrações no Centro-Oeste do Brasil:
14 monumentos para conhecer em Brasília de bike
Chapada dos Veadeiros: guia completo para visitar
Agora que você tem uma noção de onde ficar na Chapada dos Veadeiros, já pode programar o roteiro e planejar uma viagem para lá. Depois conta pra gente se curtiu!
por Nange Sá