Início AMÉRICA DO SUL Onde ficar em Florianópolis: centro, norte ou sul?

Onde ficar em Florianópolis: centro, norte ou sul?

Preparamos dicas imperdíveis para te ajudar a decidir onde ficar em Florianópolis, Santa Catarina.

As regiões Norte, Centro e Sul da Ilha da Magia têm características diferentes, e cada uma delas conta com praias suficientes para curtir um fim de semana, feriado ou até mesmo as férias inteiras no litoral sul do Brasil.

Além disso, você já deve ter ouvido falar sobre os longos engarrafamentos na alta temporada, certo? Dependendo da época da sua viagem, será impossível se locomover entre as três regiões, e escolher bem onde ficar em Florianópolis significa, literalmente, o sucesso da sua trip.

Nós ficamos SETE DIAS na cidade e nos hospedamos nas três regiões. Podemos te ajudar com as informações necessárias! Confira até o final e descubra qual região para se hospedar em Florianópolis mais combina com você.

lagoa da conceicao
A Lagoa da Conceição é um dos cartões-postais de Florianópolis

>> PASSAGEM AÉREA PARA FLORIANÓPOLIS <<

Confira as ofertas na MaxMilhas e no Passagens Promo


Onde ficar em Florianópolis: como são as praias de cada região?

 

Praias do Norte:

Mar com ondas mais calminhas, águas menos geladas, e menos cristalinas. Ótima infraestrutura de barracas, e praias badaladas.

Daniela – Forte – Jurerê – Canasvieiras – Cachoeira do Bom Jesus – Ponta das Canas – Lagoinha do Norte – Brava – Ingleses – Santinho

mapa praias floripa

 

Praias do Leste (centro):

Praias de mar aberto, com ondas mais fortes, muito procuradas para práticas de surf e outros esportes aquáticos. Águas muito cristalinas, faixa de areia larga, ótima infraestrutura de barracas. Na minha opinião, as praias mais bonitas de Florianópolis.

Moçambique – Barra da Lagoa – Galheta – Mole – Gravatá – Joaquina

mapa praias floripa

 

Praias do Sul:

Praias mais rústicas, com ares de aldeia de pescador, algumas estão em mar aberto e têm ondas mais fortes, outras são mais calminhas. Menor número de barracas, praias um pouco mais vazias.

Campeche – Morro das Pedras – Armação – Matadeiro – Lagoinha do Leste – Pântano do Sul – Açores – Solidão – Naufragados

mapa praias floripa


>> TRANSFER ou ALUGUEL DE CARRO em FLORIANÓPOLIS

# Se você precisa alugar um carro, use esse comparador de preços. Ele permite fazer um orçamento grátis e encontrar as melhores opções entre as diversas locadoras disponíveis.

# Se não quiser alugar um carro, reserve aqui com antecedência seu transfer. Tem opções para diversas regiões da cidade.


Onde ficar em Florianópolis: pontos positivos de cada região + dicas de hospedagem

_Onde ficar em Florianópolis: Região Norte

As praias mais procuradas para se hospedar nessa região são Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Santinho.

Um dos pontos positivos das três primeiras praias, é que são as que têm maior oferta de hospedagem, ampla disponibilidade de serviços, como bancos, supermercados, farmácias, postos de gasolinas, entre outros, além de vários restaurantes. Se hospedar em uma delas significa não precisar sair do bairro para nada.

Outro ponto bacana é que em Canasvieiras tem um trapiche (píer) de onde saem os famosos passeios de escuna.

Já a praia do Santinho é procurada por quem quer se hospedar no famoso Costão do Santinho Resort All Inclusive, que dispenda apresentações.

Para finalizar, acrescento que Jurerê é a praia mais agitada de Floripa, principalmente por causa da área Jurerê Internacional, que faz dela um dos litorais mais cobiçados do Brasil. Quem procura festas e badalação, beach lounges e música eletrônica vai adorar se hospedar nessa região. E Canasvieiras fica ao lado.

Já a praia dos Ingleses, que fica a cerca de 15km de Jurerê, a vibe é mais família, e a infraestrutura é a mesma, tanto na praia, quanto na oferta de serviços no bairro. Quem viaja com família vai encontrar mais tranquilidade e tudo o que precisa nos Ingleses.

As demais praias são menores, em bairros muito residenciais, que exigem uma locomoção maior em busca de serviços.

DICA:

Se você estiver na região Norte em alta temporada (de metade de dezembro até o Carnaval), ou em feriados nacionais, pode ser difícil ir de uma praia a outra de carro. Se não quiser ficar parado no trânsito, escolha aquela praia em que você pretende ficar todos os dias.

Em outras épocas é possível escolher uma praia central para se hospedar e visitar as demais de carro.

onde fircar em florianopolis
Praia de Canasvieiras, no trecho próximo ao trapiche
praia dos ingleses
Praia dos Ingleses é extensa, com faixa de areia larga e mar com ondas pequenas

Pousadas em Florianópolis: melhores opções na região Norte

Algumas das principais buscas para onde ficar em Florianópolis na praia de Jurerê é o Jurerê Beach Village, um hotel bem-avaliado, com piscina, sauna, salão de jogos e bar; e o IL Campanario Villaggio Resort, um 5 estrelas confortável na frente da praia. Confira também a Hospedaria Conceitual, com preço mais em conta na parte mais tradicional de Jurerê.

Já em Canasvieiras, confira o Hotel Boulevard Beach Canasvieiras e o Mar de Canasvieiras Hotel e Eventos, ambos pertinho da praia, com piscina e café da manhã.

O Innbox Hotel & Hostel é um albergue legal com quartos privativos ou compartilhados e café da manhã; e o Palace Praia Hotel é para quem quer esticar o dia em uma piscina com borda infinita de frente para o mar.

Na praia dos Ingleses, confira o Ingleses Park Hotel, mais econômico, ou o Oceania Park Hotel Spa & Convention, para quem quer investir em mais regalias.

_Onde ficar em Florianópolis: Região Leste (centro)

Ao decidir onde ficar em Florianópolis, quem opta pela região Leste tem duas opções bem diferentes entre si. Ficar à beira-mar, ou no centrinho da Lagoa da Conceição, região com vida noturna mais intensa, oferta de passeios de barco, e região que permite mais facilidade para se locomover entre as diversas praias do centro.

Se for alta temporada, recomendo ficar na praia da Joaquina – a mais procurada -, de preferência, em uma pousada pé na areia com restaurante. Isto porque é impossível se deslocar de carro entre as praias durante a alta temporada (de metade de dezembro até o Carnaval).

Se não for alta temporada, ficar no centro pode ser uma boa ideia, principalmente se você quiser aproveitar os passeios de barco que saem do centro da Lagoa, atividades nas dunas, como sandboard, ou os barzinhos na orla da Lagoa.

E sem o trânsito da temporada mais cheia, será tranquilo ir de carro ou transporte público até as praias da região.

Se você procura uma vibe mais rústica, a Barra da Lagoa pode ser uma boa escolha, e a praia Mole também tem oferta de hospedagem pertinho do mar, mas sem tanta oferta de serviços.

Ou seja, pode ser necessário sair à noite para o centrinho da Lagoa.

praia da joaquina
A praia da Joaquinha é uma das mais conhecidas de Floripa
onde ficar em florianopolis
O centrinho da Lagoa, às margens da Lagoa da Conceição, é uma das melhores áreas para se hospedar fora da alta temporada

Pousadas em Florianópolis: melhores opções na região Leste

No centrinho da Lagoa, confira a Pousada Casa da Lagoa e o Hotel Hola. Ambos têm preços convidativos, estacionamento e café da manhã. Se busca por um 5 estrelas com piscina, veja o Hotel Boutique Quinta das Videiras.

Ainda perto da Lagoa da Conceição, mas no lado oposto da Av. das Rendeiras, perto dos famosos bares que lotam no pôr do sol, confira a Pousada Vento Forte. Ela tem localização estratégica que permite até ir a pé para as praias Mole e Joaquina, que estão a menos de 2km.

Já na praia da Joaquina, o Cris Hotel e o Joaquina Beach Hotel são duas opções na beira da praia com estacionamento, café da manhã, e diversas configurações de quartos para todos os tamanhos de grupos.

Na Barra da Lagoa, procure pelo Floripa Hostel Barra da Lagoa, que fica perto da praia, tem café da manhã, e quartos privativos ou compartilhados.

_Hospedagem em Florianópolis: Região Sul

A parte sul é a que tem as hospedagens com preço mais em conta entre as três regiões para se hospedar em Florianópolis. Lá, as melhores opções estão na praia Pântano do Sul, um bairro com boa oferta de supermercados, padarias, farmácias, restaurantes, etc.

A segunda melhor opção é a praia da Armação, cujo bairro é um pouquinho menor.

Além do preço mais em conta, não só para hospedagem, mas para alimentação e serviços em geral, outra vantagem dessa região é que não costuma ter engarrafamento entre as praias.

Na praia da Armação também tem trapiche de onde saem passeios de barco, inclusive para a ilha do Campeche e a praia Lagoinha do Leste, considerada uma das mais bonitas de Florianópolis.

As praias são extensas, com faixa de areia larga, boa oferta de barracas e aluguel de cadeira e guarda-sol. Vale lembrar que na região sul tem duas das melhores trilhas da cidade: a trilha da Lagoinha do Leste e o Caminho dos Naufragados.

A comunidade açoriana Ribeirão da Ilha, onde comemos as melhores ostras de Floripa (é a especialidade de lá), fica a cerca de 17km da praia Pântano do Sul.

Como um plus, eu acrescento a praia do Campeche, que está localizada mais ou menos entre o centro e a região Sul. Assim como na praia da Joaquina, vale a pena para quem quer ficar alguns dias pé na areia, na mesma praia.

praia do campeche
Praia do Campeche fica entre a região central e a região sul de Floripa

onde ficar em florianopolis
Praia Pântano do Sul tem ambiente familiar, mar calmo, boa infraestrutura de serviços

praia da armacao florianopolis
Praia da Armação é um dos pontos para se hospedar no sul de Florianópolis

Pousadas em Florianópolis: dicas de hospedagem na região Sul

Na praia Pântano do Sul, a Pousada Estrelas no Mar é uma das opções na frente da praia, com preços ótimos, estacionamento e piscina.

O Ohana Hostel Beach House¸ também pertinho do mar, é um albergue com café da manhã e quartos privativos ou compartilhados. Confira ainda a Pousada do Pescador, que tem duas piscinas e fica perto do mar.

Já na praia da Armação, recomendo a Pousada Frente Mar, que é pé na areia, tem estacionamento e atendimento excelente. Não tem café da manhã, mas tem cozinha completa dentro do quarto. A Pousada Santa Ana também é uma boa escolha por lá.

No Campeche, confira a Pousada Praia Campeche e a Pousada Aldeia da Praia, duas opções excelentes. Ou ainda, se quiser mais privacidade, confira os chalés incríveis que o La Vie Campeche Concept Beach Chalet oferece na beira da praia.

Mais dicas de onde se hospedar em Florianópolis

Confira mais ofertas de hospedagem em Florianópolis e não esqueça de conferir as avaliações e a localização no mapa.

A cidade também tem ótima oferta de casas, e até algumas pousadas no Airbnb. Se ainda não conhece a plataforma de locação de hospedagem, confira nosso post com todas as dicas sobre o Airbnb, e use esse cupom de desconto de R$ 130 para se cadastrar antes de fazer a reserva.

 

Leia também:

O que fazer em Florianópolis: melhores praias e passeios

Praia da Joaquina, em Florianópolis

Praia da Lagoinha do Leste: como chegar de trilha ou barco

  

Espero que esse guia te auxilie a decidir onde ficar em Florianópolis, e se ficou alguma dúvida sobre as regiões, mande um comentário e será um prazer ajudar.

  

por Camila Coubelle

Resolva sua viagem aqui
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES5 aplicado.
VOCÊ GANHOU R$130 em créditos de viagem para usar na primeira reserva no Airbnb.
PASSAGEM AÉREA em promoção e até 12x no Viajanet, ou com até 25% OFF e 6x no Passagens Promo.
CHIP DE INTERNET com plano de dados para mais de 100 países e conexão ilimitada com a EasySim4U ou a Viaje Conectado.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço, comodidade e segurança com a GetYourGuide ou a TourOn.
Ao reservar com nossos parceiros nos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3



As dicas do vida sem paredes te ajudaram?

Então fale com a gente no FACEBOOK, no INSTAGRAM, no PINTEREST ou no YOUTUBE.
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.