A arquitetura caprichosa do Mercado Adolpho Lisboa sobressai no Centro Histórico de Manaus. Vista do Porto, a construção em estilo Art Nouveau desperta a curiosidade de quem transita pelo burburinho desse trecho na orla do Rio Negro.
O Mercado Municipal de Manaus é o lugar ideal para provar a comida regional, conhecer ervas e produtos típicos, comprar artesanato, decoração e lembranças do Amazonas. Confira nossas dicas sobre essa importante atração de Manaus!
Mercado Adolpho Lisboa: história e arquitetura
O Mercado Adoplho Lisboa foi construído durante o Ciclo da Borracha, período da economia bem-sucedida que fez Manaus ser conhecida como a “Paris dos Trópicos”, inspirado no Mercado de Les Halles, de Paris.
Seus pavilhões em alvenaria e ferro fundido, adornados com vitrais o tornaram um dos mais importantes exemplares mundiais de arquitetura em ferro, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
É dividido em Pavilhão do Peixe e Pavilhão da Carne, nas laterais, e Pavilhão Frontal e os Pavilhões Pará e Amazonas. Tem entrada tanto pela Rua dos Barés quanto pelo lado da Manaus Moderna, na orla do Rio Negro.
O que ver e fazer no Mercado Adolpho Lisboa de Manaus
1. Artesanato indígena
Cocar, indumentárias, chocalhos, colares… São muitas as opções étnicas para quem valoriza e aprecia a cultura amazônica.
Há utilidades domésticas, como cestos, há cerâmicas, acessórios como pulseiras, colares e brincos, lembrancinhas como imãs e chaveiros para levar e muito mais.
Uma coisa que eu adorei foram as diversas máscaras feitas com palha ou madeira, de várias etnias.
2. Ervas medicinais
Tem viagra natural, óleo de copaíba e andiroba, frutas e folhas para chás e remédios da medicina tradicional.
Seja qual for o mal, no Mercado Municipal de Manaus tem o remédio natural, produzido através da cultura e sabedoria milenar de povos originários.
3. Farinhas do Amazonas
Tapioca, farinha d’água e farinha ovinha formam o trio mais famoso da região e estão em cada canto do Mercadão de Manaus.
Se você também é turista gastronômica, confira meu post sobre as pratos típicos do Amazonas.
4. Tucupi
O suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava é o acompanhamento mais tradicional no norte do país. No Mercado de Manaus você encontra garrafinhas de tucupi de vários tamanhos.
5. Decoração
São muitas opções de artesanato no Mercado Adolpho Lisboa. Em palha, em madeira, em cipós, sementes… tudo pode virar arte e decoração nas mãos desses profundos conhecedores da natureza.
É a chance de encontrar um artigo autêntico para se lembrar da viagem toda vez que olhar para aquele cantinho da sua casa.
6. O que fazer no Mercado Adolpho Lisboa: provar comidas típicas
O Mercado Adolpho Lisboa tem lanchonetes e restaurantes no pavilhão central que servem a comida típica regional. Lá a gente encontra os peixes tradicionais – pirarucu, pacu, matrinxã, tambaqui, tucunaré, jaraqui, surubim e outros – em diversos tipos de receita.
Um açaí em sua forma mais pura, completamente diferente da conhecida no resto do país também é encontrado lá. Para finalizar, sucos de frutas como cupuaçu, graviola, taperebá, guaraná e um mungunzá com leite condensado.
Leia também: Delícias da gastronomia manauara que você precisa provar
7. Escama de pirarucu, língua de pirarucu
Você não entendeu errado! Esses são alguns dos itens mais inusitados encontrados não só no mercado Adolpho Lisboa, mas também nas feiras e nos camelôs.
A escama do peixe funciona como lixa de unha, e a língua é usada para ralar o guaraná em bastão. A escama também decora chaveiros, imãs e qual for a forma de apresentação, com certeza é exótica!
8. Carnes, peixes, legumes, verduras e frutas
Além dos inúmeros atrativos dentro do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que com razão é um dos lugares mais visitados em Manaus, o local funciona como um mercado normal que atende principalmente a população.
Carnes e peixes crus, legumes, verduras e frutas locais estão nas bancas como em qualquer quitanda. Se você tiver a chance de levar para casa, esse é o lugar para encontrar tudo fresquinho.
9. História do Mercado Adolpho Lisboa
Observe os banners no interior do Mercado Adolpho Lisboa, com detalhes históricos e informações complementares sobre o local, a construção etc.
Por exemplo, um dos banners conta sobre a chegada do pavilhão a Manaus, quanto custou e sobre sua finalidade de vender carne de tartaruga, atividade até então feita na rua ou na praia. Explica que a iluminação era feita com querosene e que a estrutura externa lembra uma igreja romântica como a de Borgund.
Os dois pequenos quiosques octogonais têm chapas prensadas com motivos pompeanos, recoberto por telhas em escamas.
Outro banner conta como o Caso da Manáos Market se tornou um dos casos jurídicos e administrativos de maior longevidade na história de Manaus e do Amazonas e outro conta sobre a inauguração do espaço em 1883.
> Leia também: O que fazer em Manaus e confira dicas de passeios na cidade, dicas de agências e mais informações.
Dicas para visitar o Mercado Municipal de Manaus
- A visita ao Mercado Adolpho Lisboa é rápida e leva menos que um turno (manhã ou tarde). Vai depender muito de quanto tempo você fica impressionado com as coisas (risos!).
- O espaço tem banheiros pagos.
- Há um Centro de Atendimento ao Turista no mercado, onde você pode consultar informações sobre atrações de Manaus e pegar mapas e folders.
S E R V I Ç O
- Mercado Adolpho Lisboa
- Entradas pela Rua dos Barés e pela Manaus Moderna, Centro, Manaus – AM
- Fone: +55 (92) 3234-8441
- Funcionamento: segunda a sábado das 6h às 18h, domingos e feriados das 6h às 12h
- Entrada: gratuita
Onde se hospedar em Manaus
A nossa dica para quem quer ficar perto das principais atrações de Manaus é se hospedar no centro histórico, nos arredores do Largo São Sebastião, onde está o Teatro Amazonas.
Confira as ofertas de hotéis na Booking.com através desse link.
Leia também:
Passeio Encontro das águas em Manaus
Mercado Adolpho Lisboa, Manaus – AM
por Camila Coubelle
BOM DIA, ME CHAMO ARTHUR, SOU DE MANAUS E AMEI A SUA APRESENTAÇÃO SOBRE O MERCADO. VOLTEM SEMPRE.
UM ABRAÇÃO
Obrigada pelo carinho. Abraços
Realmente, o mercado é muito interessante. É um movimento bem grande de mercadorias e pessoas. Saboreei um jaraqui frito, com aqueles cortes que fazem para facilitar a fritura. Delícia. Tem de tudo lá. O calor é grande, mas vale a pena muito fazer uma visita. Na parte onde vende peixes, vc pode comer tambaqui e outros peixes bem assadinhos na hora e na frente do freguês. Caminhe com calma, mas sempre atento.
Viajei à Manaus a trabalho e visitei o mercado, as bancas de artesanato de dentro do mercado são ótimas e vc é muito bem tratado, contudo tem uma lojinha de artesanato na parte da frente, do lado de fora do mercado perto da entrada, que uma senhorinha atende muito mal, é super ignorante e quando a gente reclama que ela trata mal os clientes ela xinga e manda a gente embora! Não respeita nem as crianças. Fiquei decepcionada com a falta de educação dela! Deveriam dar um treinamento para essas pessoas atenderem bem seus clientes!
Obrigada por compartilhar sua experiência. Que bom que gente não teve problemas desse tipo lá. Abraços
Olá Regina! Realmente, tentei nos últimos dias e não consegui falar…
Pode ter mudado, pior é que não achei o novo número.
Se descobrir, aviso aqui!
Abraços
Eu trabalho com artesanato em manaus faço tudo de arte faço desenho de madeira canoas pequenas remos e trabalho com decorações de tudo que o cliente quiser estou disponível para fazer sua decoração
Esse número não existe quando ligamos pra pedir informação.
ó nunca tinha pensado nisso! hahaha
mas logo ao entrar esclarece tudo!
Abraços!
Oi! O nome do seu blog tem duplo sentido! Eu estava buscando info e deparei com ele. Eu li Vidas Em Paredes. Achei que fosse fã de trabalhar em escritório haha