As montanhas de Minas Gerais são famosas por suas belezas únicas. Não é à toa que o estado, privilegiado pela própria natureza, guarda alguns dos pontos mais altos do país. Acima das nuvens, com formações rochosas únicas ou cobertos de verde, abrigo de uma rica flora e fauna e rodeado de cachoeiras, o mar de morros é característico de Minas e não há quem não se encante com seus contornos.
Fizemos uma lista em ordem decrescente com as montanhas mais altas do estado. Se você costuma trilhar, confira também os links para mais informações, com dicas de como chegar, quanto custa as entradas dos parques nacionais, contatos de guias e outros detalhes. Lembre-se que as trilhas são pesadas e exigem preparo físico, experiência e responsabilidade.
As 6 maiores montanhas de Minas Gerais
-
Pico da Bandeira – Alto Caparaó
Com 2892 metros de altitude, esse é o 3º ponto mais alto do Brasil e o mais alto de Minas, localizado na divisa com o Espírito Santo. A montanha fica na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó e é a de mais fácil acesso nessa lista. A cidade base é a mineira Alto Caparaó, com infraestrutura de hotéis, restaurantes, aluguel de equipamentos e guias.
De lá é possível fretar jipes ou subir de carro até Tronqueira, onde começa a trilha de cerca de 6,9 quilômetros (só ida), toda sinalizada até o cume. O barato é subir de madrugada para ver o sol nascer do topo, mas para isso é preciso acampar no parque.
>> Saiba mais: As 5 montanhas mais incríveis da Serra do Caparaó
-
Pedra da Mina – Passa Quatro
Com diferentes trilhas saindo da Fazenda Serra Fina, no bairro Paiolinho em Passa Quatro (sul de Minas), pela Fazenda Engenho da Serra em Itamonte (cidade vizinha) ou ainda pela Toca do Lobo em Passa Quatro, essa é a trilha de mais difícil acesso dessa lista. A montanha em si é fácil de ser escalada, mesmo sendo o 4º ponto mais alto do país. O complicado é chegar até a base.
Do alto de seus 2797 metros temos uma visão incrível da Serra da Mantiqueira, mas a região é totalmente inóspita e intimida até os mais aventureiros. Tanto em Itamonte quanto em Passa Quatro é possível encontrar guias e jipes para levar os trilheiros até o ponto de partida para a montanha.
>> Saiba mais: Dicas para a Travessia da Serra Fina
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] ALUGUEL DE CARRO em até 3x sem juros no cartão sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras com nosso parceiro Rentcars.com. [/su_note]
-
Pico das Agulhas Negras – Itamonte / Itatiaia
Com 2791 metros de altitude, essa á montanha mais conhecida do Parque Nacional do Itatiaia, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Porém, a entrada para o parque e para a trilha fica em Itamonte, no sul de Minas. São 11 quilômetros de ida e volta que exigem bastante esforço e o uso de corda em alguns trechos.
A ascensão ao cume é limitada a 80 pessoas por dia e só é permitida com guias, que podem ser encontrados na portaria do parque. Essa montanha, 5º ponto mais alto do país, impressiona por suas formações rochosas inusitadas e pela beleza deslumbrante que oferece.
>> Saiba mais: Trilha para o Pico das Agulhas Negras
-
Pico do Cristal – Alto Caparaó
Também na Serra do Caparaó e distante cerca de 3 quilômetros do Pico da Bandeira, essa montanha não é tão simples quanto o pico vizinho. Há trechos de escalaminhada e partindo da Tronqueira, são 10 quilômetros só de ida até o cume.
Seu nome vem dos cristais de quartzo presentes no alto dos 2769 metros de altitude. É o 6º ponto mais alto do Brasil, com uma vista das montanhas ao redor e acima das nuvens.
>> Saiba mais: As 5 montanhas mais incríveis da Serra do Caparaó
-
Pedra do Sino de Itatiaia – Itamonte / Itatiaia
Com 2670 metros de altitude, a Pedra do Sino de Itatiaia é uma montanha pouco conhecida da Serra da Mantiqueira e do Parque Nacional do Itatiaia. São cerca de 20 quilômetros com trechos de subida pesada, principalmente no trecho pedregoso final.
Assim como as outras montanhas do Parque que está entre os Estados de Minas e Rio, a entrada da trilha para essa que é a 9ª montanha mais alta do país fica em Itamonte. Do topo é possível ver as belezas da Serra Negra, da Serra Fina e da Serra da Mantiqueira.
>> Saiba mais: A trilha da montanha Pedra do Sino de Itatiaia
-
Pico dos Três Estados – Passa Quatro
O Pico dos Três Estados, na Serra da Mantiqueira, está na divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No cume há inclusive um monumento em ferro marcando a tríplice fronteira.
Com 2656 metros de altitude, quase sempre é alcançado durante a pesada Travessia da Serra Fina, com pontos de partida nos mesmo locais que a Pedra da Mina (nº 2 da lista). Mas ao contrário dessa última, o Pico dos Três Estados tem uma subida bem mais exigente.
>> Saiba mais: Dicas para a Travessia da Serra Fina
Dicas para quem pretende conhecer as montanhas mais altas de Minas Gerais:
- As trilhas citadas exigem bom preparo físico e experiência.
- Os Parques Nacionais têm regras claras e específicas que contribuem para a segurança dos visitantes. Respeite-as.
- É recomendável contratar um guia para as trilhas. Indicamos o guia Levy [ WhatsApp (24) 99907-5167 ] para o Parque Nacional do Itatiaia, o Ivo Jr. [ WhatsApp (21) 97113-8708 ] para a Serra Fina e a Serra do Caparaó.
- Confira esse post para entender a antiga e nova marcação dos Pontos Culminantes do país e a divergência entre as respectivas montanhas.
- A ordem de pontos mais altos de Minas Gerais tem como fonte o Anuário Estatístico do Brasil (IBGE), que pode ser conferido aqui, página 35.
- Preserve o meio ambiente e as montanhas de Minas Gerais.
As 6 maiores montanhas de Minas Gerais
por Camila Coubelle
Minas é famosa pelas montanhas, o mineiro q não conhece deve estudar seu estado q é gigante, bela matéria
Que artigo incrível! Nunca imaginei que houvessem tantas montanhas no meu próprio estado!
Obrigada pela visita e pelo comentário, Gabriel! Minas é mesmo demais!