InícioBRASILO que fazer em Barra Grande, Piauí: praias, passeios e dicas

O que fazer em Barra Grande, Piauí: praias, passeios e dicas

Barra Grande, no Piauí, é aquele tipo de lugar perfeito para quem busca relaxar e se conectar com a natureza. As praias tranquilas e com vento constante são o paraíso de quem pratica kitesurf e nos presenteia com cada pôr do sol que estão entre os mais lindos que eu já vi!

Com apenas três praias e um centrinho cheio de bons restaurantes, a lista de o que fazer em Barra Grande não é muito extensa, mas conhecer o Delta do Parnaíba ou fazer passeios pela Rota das Emoções pode estar na sua programação utilizando BG como base.

Se você quer conhecer o litoral do Piauí, o menor do Brasil, leia até o final e saiba o que fazer em Barra Grande, veja dicas de passeios, onde comer e a nossa sugestão de hotel com todo charme e conforto que a suas férias merecem.

Barra Grande, PI: onde fica, como chegar, o que fazer, onde se hospedar e dicas

Confira tudo que você precisa saber para visitar a vila de Barra Grande pertinho de Paranaíba, PI. Você verá neste post:

barra grande pi
Barra Grande é uma vila de praia rústica no município de Cajueiro da Praia, Piauí.
onde ficar barra grande pi
Mero Hotel Boutique, em Barra Grande, PI.

Onde fica Barra Grande

Barra Grande está localizada no litoral do Piauí, especificamente no município de Cajueiro da Praia. O vilarejo está a aproximadamente 70km de Parnaíba, a segunda maior cidade do estado, e a cerca de 400km da capital, Teresina.

Além disso, Barra Grande está estrategicamente situada entre dois outros destinos turísticos famosos: a 120km de Jericoacoara, no Ceará, e a 180km dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Essas cidades e regiões próximas fazem de Barra Grande um ponto central e acessível para explorar algumas das mais belas paisagens do nordeste brasileiro.

Barra Grande: mapa

barra grande piaui
Barra Grande está localizada no litoral do Piauí, especificamente no município de Cajueiro da Praia.

Como chegar em Barra Grande, Piauí

O aeroporto mais próximo de Barra Grande é o de Parnaíba, a cerca de 70km de distância, mas que recebe poucos voos durante a semana.

De Parnaíba, você pode alugar um carro para chegar até Barra Grande, seguindo pela BR-402 e depois pela PI-116, em uma viagem de aproximadamente 1 hora.

Outra possibilidade é voar para a capital, Teresina – Aeroporto Senador Petrônio Portella (THE) –, que está a cerca de 400km de distância.

Nesse caso, o melhor caminho é pela BR-343 até Parnaíba e, em seguida, seguir o mesmo trajeto pela BR-402 e PI-116.

A gente recomenda alugar um carro para conhecer Barra Grande pela liberdade e flexibilidade que ele proporciona. Com um carro à disposição, você pode explorar a região no seu próprio ritmo, parando onde quiser e visitando algumas praias pelo caminho.

Essa mobilidade também é ideal pra explorar o Delta do Parnaíba, já que os passeios de barco partem de um porto a 12km do centro de Parnaíba.

O passeio normalmente inclui transfer de ida e volta para Parnaíba, portanto, estando em BG, vai ser necessário se deslocar até um hotel ou ponto de encontro na cidade vizinha.

Também é possível fazer todos esses trajetos de ônibus, pela viação Guanabara. Considere essa opção somente se não puder ou não quiser dirigir. Isso porque o tempo de deslocamento pode ser grande e dificultar sua locomoção.

Se alugar um carro também for a sua escolha, use o buscador RentCars, que compara preços entra as principais locadoras, facilitando a decisão por aquela que mais combina com a sua viagem. Nós usamos há muito tempo e vale super a pena!

Vale dizer que o Google Maps funcionou perfeitamente e conseguimos circular pelo litoral com tranquilidade.

DICA: Consulte no Skyscanner as ofertas de voos para Parnaíba ou Teresina. A plataforma vai listar as empresas aéreas que fazem a rota e você poderá comparar os preços entre elas. Mas para fazer uma compra, clique apenas em sites das próprias companhias aéreas e evite os demais sites que comercializam passagens.

praia barra grande pi
Vila de Barra Grande tem ruas de areia e vibe rústica.
barra grande pi a noite
Vila de Barra Grande fica movimentada à noite, com muitos bares e restaurantes na rua Pontal da Barra.

O que fazer em Barra Grande, PI: praias

Barra Grande é famosa por suas praias calminhas, mas todas bem roots.

A Praia de Barra Grande é a mais conhecida e movimentada, fica no centrinho da vila e é famosa pelas águas tranquilas e ótimas condições para a prática de kitesurf, além de uma boa estrutura com diversas barracas de praia.

praia barra grande
Barracas na praia em frente à vila de Barra Grande, PI.
barra grande pi
Barracas aceitam cartão e tem preços na média de outros destinos de praia no Nordeste.

Caminhando para a esquerda chega-se à Praia do Pontal da Barra, que tem zero estrutura, mas oferece um visual interessante, com mar de um lado e mangue de outro.  

Quem quer se desconectar e apreciar a beleza do litoral piauiense vale a caminhada de cerca de 20 minutos.

praia do pontal da barra pi
Praia do Pontal da Barra não tem estrutura de barraca e fica de frente para uma área de mangue.

A Praia de Barrinha, mais tranquila e rústica, é ideal pra quem busca sossego e contato direto com a natureza, com dunas e coqueiros compondo um cenário perfeito para contemplar e curtir o visual.

praia da barrinha pi
Praia da Barrinha tem mar gostoso e algumas barracas.

Kitesurf

Pra quem pratica esportes aquáticos, Barra Grande é, sim, um verdadeiro paraíso. As condições de vento e mar são ideais para quem pratica kitesurf e windsurf, desde iniciantes até praticantes experientes – inclusive tem várias escolas de kite por lá!

Barra Grande fica lotada de kitesurfistas entre agosto e dezembro, época dos ventos nessa região.

Para quem prefere atividades mais tranquilas, relaxar nas barracas e assistir à dança de pipas e pranchas na água já é uma excelente opção.

Cajueiro Rei

O Cajueiro Rei é uma árvore gigantesca! Considerado o maior cajueiro do mundo, ele se espalha por uma área de aproximadamente 8.800 m², superando o famoso cajueiro de Pirangi, em Natal, Rio Grande do Norte, que cobre cerca de 8.500 m².

Essa disputa entre os dois cajueiros se deve ao crescimento constante de ambos, que continuam a expandir suas copas a cada ano.

Apesar do título, o suporte turístico ao redor do Cajueiro Rei parece ainda estar sendo construído.

No local não há muita coisa além de uma placa explicativa. Comparando com o cajueiro de Natal, acho que esse ainda é apenas um local pra observação.

cajueiro rei piaui

Restaurantes em Barra Grande

O centrinho de Barra Grande tem diversos restaurantes, que começam a abrir no finalzinho do dia e enchem a rua de luzes e movimento. Eles oferecem uma variedade de pratos à base de frutos do mar, sempre frescos e preparados com ingredientes locais.

Experimente os pratos com caranguejo e/ou camarão, mas não se esqueça das delícias típicas do Nordeste, como o escondidinho de carne seca e o baião de dois.

Ah, e prove a Cajuína, bebida (parece um suco) feita com caju fermentado.

Entre os melhores restaurantes da vila estão:

  • Manga Rosa, que tem o melhor escondidinho que já comi na vida (juro, é bom demais!), além dos pratos com frutos do mar, todos individuais – mas dá pra dividir se você não é uma pessoa que come muito.
  • Mero Bistrô, que fica dentro do Mero Hotel Boutique, mas é aberto ao público e oferece uma culinária cheia de pratos regionais e uma ótima carta de drinks.
  • La Pizza, famosa pela pizza assada em forno à lenha, com uma grande variedade de sabores.
  • Bandoleiros, com um ambiente rústico e música ao vivo, elogiado pela alta gastronomia e drinks criativos.

Se sua fome puder esperar, circule pela Rua Pontal da Barra e escolha o cardápio que mais te agradar (a maioria deixa o cardápio na porta), assim você conhece todas as opções e decide por lá mesmo.

onde comer barra grande pi
Escondidinho do Restaurante Manga Rosa.
onde comer barra grande pi
Salmão selado em crosta de gergelim e molho especial do Restaurante do Mero Hotel Boutique.

Passeios de barco: Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, é uma das maravilhas naturais do Brasil e fica na divisa do Piauí e o Maranhão, bem pertinho de Barra Grande.

Esse labirinto de ilhas, canais e manguezais é um verdadeiro santuário ecológico, lar de uma incrível diversidade de fauna e flora.

Os passeios de barco Delta do Paranaíba e Revoada dos Guarás saem do Porto dos Tatus, em Ilha Grande, a 12km do centro de Parnaíba e a 82km de BG, e incluem paradas em praias desertas e visita a comunidades ribeirinhas, como na Ilha das Canárias, onde você pode experimentar pratos típicos da região.

Barra Grande é um dos portais do delta e a gente recomenda muito que você aproveite os dias no litoral para encaixar os dois passeios, que podem ser feitos no mesmo dia, um de manhã e outro à tarde.

passeio delta parnaiba
Passeio no Delta do Parnaíba vai até ilhas e bocas do rio.
revoada guaras delta parnaiba
Já o passeio da Revoada dos Guarás é no fim de tarde.

Nós compramos os passeios pelo GetYourGuide e amamos! Confira abaixo preços e disponibilidade.

Só lembre-se de que o transfer de ida e volta para o porto contempla apenas a cidade de Parnaíba, portanto será preciso se deslocar até lá de alguma forma (carro ou ônibus).

Powered by GetYourGuide
Powered by GetYourGuide

Praias em Luís Correia

Se você tiver ao menos uma semana para conhecer o litoral do Piauí, vale muito a pena visitar Luís Correia, a aproximadamente 60km de Barra Grande, por uma estrada tranquila e em bom estado.  

Luís Correia é famosa por praias como Coqueiro, Macapá e Barro Preto, que foram as que mais gostamos (mas são cerca de 10 praias). Todas oferecem um ambiente tranquilo, com mar calmo, perfeito pra banho e atividades como stand-up paddle.

Além das praias, em Luís Correia você também pode visitar a Lagoa do Portinho, um local super movimentado nos finais de semana, onde você pode fazer passeios de quadriciclo até as dunas ao redor. Um cenário deslumbrante, especialmente no pôr do sol.

Circular por essas praias é mais um dos motivos pelos quais vale a pena estar de carro alugado em Barra Grande.

praias luis correia
Praia do Barro Preto, em Luís Correia, Piauí.

Rota das Emoções

Barra Grande é também um dos pontos de partida para a famosa Rota das Emoções, um roteiro turístico que conecta três estados brasileiros: Piauí, Maranhão e Ceará.

Essa rota engloba uma diversidade incrível de cenários naturais, incluindo as dunas e lagoas cristalinas dos Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba com suas ilhas e biodiversidade, e Jericoacoara, famosa pelas lagoas e pelos ventos perfeitos para kitesurf e windsurf.

Em uma viagem mais longa, dá pra conciliar as principais atrações nesses destinos.

buraco azul jeri
Jericoacoara é conhecida por suas lagoas e passeios.

Onde ficar em Barra Grande, Piauí

A infraestrutura de hospedagem em Barra Grande atende a todos os gostos e orçamentos. Desde pousadas charmosas à beira-mar até hotéis boutique e opções de hospedagem mais simples, você vai encontrar o lugar perfeito para os seus objetivos de viagem.

Se você está planejando uma viagem a Barra Grande e busca uma experiência de hospedagem que combine conforto, luxo e proximidade com a praia, o Mero Hotel Boutique é a nossa dica.

O hotel, que possui a incrível nota de 9.5 na Booking, tem uma infraestrutura impecável, com piscina, sauna e jacuzzi para uso comum, spa, bar e restaurante.

Os quartos são super confortáveis, alguns equipados com banheira de hidromassagem.

Quem nos conhece sabe o quanto gostamos de café da manhã, e o do Mero é excepcional! O atendimento também é outro ponto forte, com serviço de concierge exclusivo e personalizado, garantindo que todas as nossas necessidades fossem atendidas.

O melhor de tudo é que o hotel está a poucos passos da praia, o que nos permitiu aproveitar ao máximo as belezas de Barra Grande.

mero hotel barra grande pi
Mero tem café servido a la carte com itens locais e tudo fresquinho e delicioso.
mero hotel barra grande pi
Os quartos confortáveis e espaçosos têm vista para a piscina.

Vou deixar os contatos do hotel abaixo para você conferir preços e disponibilidade:

MERO HOTEL BOUTIQUE

Instagram: @merohotelboutique | Reservas

merohotelboutique.com.br | Booking.com

Veja todas as ofertas de hospedagem em Barra Grande, PI, na Booking.com.

Melhor época para conhecer Barra Grande

A melhor época para visitar Barra Grande depende do seu objetivo principal: turismo ou kitesurf. A alta temporada para o turismo em geral vai de junho a dezembro, quando o clima é mais seco e as temperaturas são agradáveis.

Durante esses meses, as praias estão mais movimentadas e a infraestrutura turística funciona a todo vapor, com bares, restaurantes e hotéis oferecendo o melhor de seus serviços.

Pra quem pratica kitesurf, a alta temporada ocorre entre agosto e dezembro (podendo esticar até janeiro).

Nesse período, os ventos fortes proporcionam as condições ideais para a prática do esporte, atraindo kitesurfistas do mundo inteiro. Se for viajar nesse período é bom reservar tudo com bastante antecedência.

Nós fomos em meados de junho e pegamos um clima super agradável, com sol todos os dias e a movimentação turística ainda bem no comecinho. Como fomos em dia de semana, alguns restaurantes não abriram, mas deu pra aproveitar mesmo assim.

Fora dessa época, ou seja, se for antes de junho, você vai encontrar muita chuva e a viagem não vai valer a pena.

o que fazer em barra grande pi
Visitamos Barra Grande em junho, no início da alta temporada, e pegamos dias lindos de sol, mas a vila ainda estava vazia.

Roteiro em Barra Grande

Para conhecer as praias de Barra Grande e ainda fazer o passeio no Delta do Parnaíba, recomendamos, pelo menos, três dias inteiros, além de um dia para a chegada e outro para o retorno.

É possível fazer o passeio no delta e a revoada dos guarás no mesmo dia. Nesse caso, nossa dica é deixar a atração para o final da viagem, com um pernoite em Parnaíba antes de retornar.

Veja todas as ofertas de hospedagem em Parnaíba na Booking.com.

Nessa configuração, nossa dica de roteiro em Barra Grande é a seguinte:

Dia 1: Chegada + pôr do sol na praia de Barra Grande

Dia 2: Praia de Barrinha + aproveitar a estrutura do hotel

Dia 3: Caminhada até Pontal da Barra + Praia de Barra Grande

Dia 4: Passeio no Delta do Parnaíba e revoada dos Guarás (pernoite em Parnaíba)

Dia 5: Retorno

Se tiver mais dias de viagem, inclua ao menos dois dias para conhecer as principais praias de Luís Correia.

Leia também:

Todas as dicas da Serra da Capivara, Piauí

Melhores passeios nos Lençóis Maranhenses

O que fazer em Jericoacoara

E aí, prontos pra conhecer Barra Grande, no Piauí? Se tiver qualquer dúvida sobre esse destino delicinha no litoral brasileiro, é só mandar aqui nos comentários ou chamar a gente lá no Instagram @blogvidasemparedes.

por Nange Sá


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo ou a Holafly.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.