Cruzília, no sul de Minas Gerais, entrou oficialmente para a rota do turismo no Brasil. A cidade com cerca de 18 mil habitantes tem em suas raízes a mineiridade, a boa prosa, a religiosidade, o amor pelos cavalos e pelos queijos maravilhosos.
Confira o que fazer em Cruzília, onde se hospedar, como chegar e algumas dicas para visitar e aproveitar melhor a cidade.
Cruzília, MG: onde fica, como ir, pousadas, o que fazer e dicas
Cruzília, MG: onde se localiza
Localizada no Sul de Minas, Cruzília pertence ao Caminho Velho da Estrada Real e integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. A pequena cidade famosa por suas fazendas centenárias está a cerca de 435km de São Paulo.
Cruzília é um destino indicado para quem gosta de conhecer cada cantinho com muita calma e quem deseja vivenciar o turismo rural.
A cidade a certa de 65 quilômetros de São Lourenço, no Circuito das Águas, atrai principalmente casais e famílias.
Mas seja você adulto, criança ou idoso, com certeza vai passar momentos agradáveis na “Terra da Santa Cruz”.
Para se ter uma ideia, foi em Cruzília que nasceu uma das raças de cavalo mais premiadas mundialmente, o Mangalarga Marchador. É lá também que se produz alguns dos melhores queijos do mundo.
Como chegar em Cruzília
Os aeroportos principais mais próximos de Cruzília são os de São Paulo: Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU), e o Aeroporto de Congonhas (CGH).
De carro:
Quem vem de carro de Belo Horizonte, pode pegar a BR-381 sentido São Paulo. Após a entrada de Três Corações, siga pela BR-267 passando por Campanha, Caxambu e Baependi. Vire à esquerda na BR-383, percorrendo 10 km até Cruzília.
Do Rio de Janeiro, o caminho é pela BR-116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR-354 em direção a Itamonte, passando por Santana do Capivari, Pouso Alto e entrada para São Lourenço. Virar à direita até Baependi, à direita na BR-267 e à esquerda na BR-383.
De São Paulo, vá pela BR-381 sentido Belo Horizonte, passando pela entrada de São Gonçalo do Sapucaí. Vire à direita na BR-267, passando por Campanha, Cambuquira e Caxambu. Entre à esquerda na BR-383, percorrendo 10 km até Cruzília.
Se precisar alugar um carro para visitar Cruzília, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link. Pague em reais sem IOF e parcele em até 3x sem juros no cartão, ou garanta 5% de desconto no boleto à vista.
De ônibus:
De ônibus, quem vem do Rio de Janeiro ou Belo horizonte, deve ir para São Lourenço ou Caxambu. Use a viação Sampaio a partir do Rio de Janeiro, a viação Gardênia a partir de Belo Horizonte. De São Lourenço ou Caxambu, há vários horários por dia até Cruzília pela viação Coutinho (35) 3346-1680.
Quem sai de São Paulo pode ir pela viação Cometa diretamente para Cruzília. A partir de Juiz de Fora, vá pela viação Santa Cruz até Caxambu, ou peça para descer no trevo de Cruzília.
Onde se hospedar em Cruzília
A cidade tem pequena oferta de hotéis e pousadas, mas inclui algumas fazendas centenárias, berços da raça Mangalarga Marchador.
Entre as opções mais centrais estão a Pousada Cruzília (35 3346-3001), bem avaliada e com boas acomodações, além de restaurante com pratos deliciosos.
O Hotel Central (35 3346-1257) tem acomodações simples, mas está na região central.
Quem deseja uma experiência rural precisa conferir o Sítio Harmonia que acomoda até 14 pessoas e conta com piscinas, lago, área gourmet com churrasqueira e muito mais.
Confira outras opções de hotéis também em Baependi e Caxambu e reserve na Booking.com.
O que fazer em Cruzília
Museu Nacional Mangalarga Marchador
O Museu inaugurado em 2012 fica na casa que pertenceu à Fazenda Bela Cruz, uma das propriedades pilares do Mangalarga e Magalarga Marchador.
O acervo faz uma linha do tempo, desde os primórdios, com o surgimento da raça na cidade até os dias atuais, com a expansão e reconhecimento dos cavalos nascidos lá.
As peças, vídeos e documentos mostram as fazendas centenárias, falam sobre seus fundadores e recria a história de umas das raças mais bem-conceituadas mundo afora.
Eventualmente, o Museu oferece saraus, cafés coloniais e eventos abertos ao público, a preços populares.
Leia mais: Por que conhecer o Museu Mangalarga Marchador
- Casa Bela Cruz, Praça da Matriz, Cruzília | (35) 3346-1022
- Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h
- Entrada gratuita
Queijos de Cruzília
Empório dos Queijos
Os queijos de Cruzília são famosos em todo o Brasil. Isso porque vários desses sabores já venceram campeonatos importante pelo país.
E, mais recentemente, um deles levou a medalha de prata no Mondial du Fromage 2017, da França, com o “Santo Casamenteiro”, um queijo exótico que mistura gorgonzola, damasco, nozes e cream cheese. Pode apostar, essa combinação fica incrível!
Além da fábrica que produz esses maravilhosos queijos, existe um empório que vende esses e outros produtos bem mineiros. Lá é o único lugar onde você vai encontrar o queijo “A Lenda” que, aliás, tem uma história no mínimo intrigante (veja no post abaixo).
- R. Samuel Lemos Gonçalves, 182-306
Leia mais: Os queijos maravilhosos de Cruzília
Paiolzinho
O Paiolzinho é outra fábrica de laticínios de Cruzília que mantém as receitas dos queijos que os primeiros dinamarqueses produziram na região, incluindo o modo de maturação e fabricação.
A empresa, que existe desde 1997, tem diversos queijos finos, como o Gouda (ganhador por três anos consecutivos do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado pela EPAMIG). E já ganhou ganhou dois prêmios do concurso de World Cheese Awards com as medalhas de Ouro para o Azul da Mantiqueira e Bronze para o Capim Mantiqueira.
O Paiolzinho produz também queijo Parmesão, Montanhês, Minas Padrão, Gruyere, Manteiga e Provolone.
- Av. José Francisco Alvarenga, 870 – Parque Industrial
Igreja Matriz de São Sebastião
O cartão-postal da cidade é a Igreja Matriz de São Sebastião, padroeiro de Cruzília. A construção imponente enche os olhos de quem passa pelo centro da cidade. A igreja é linda tanto por fora quanto por dentro. As missas ocorrem aos sábados e domingos em vários horários.
Ah, e tem uma peculiaridade encontrada somente em cidades pequenas: a igreja anuncia a hora com os sinos a cada 30 minutos e há avisos de missas importantes e anúncios de enterros no alto-falante da torre.
A Matriz fica em frente à Praça Capitão Maciel, um convite à contemplação e ao descanso. Aos domingos, a praça fica repleta de brinquedos infláveis fazendo a alegria da criançada.
Mirante e Santuário da Santa Cruz
O ponto culminante da cidade é a Serrinha, com 1.360 metros. O monte de fácil acesso, tanto a pé, quanto de carro, é onde se encontram as torres de televisão e telefone do município.
Também é lá que se encontra a “Santa Cruz”, monumento religioso instalado bem no alto da serra. Além, é claro, da vista deslumbrante da cidade e do mar de morros do entorno.
Turismo rural em Cruzília
Quem deseja conhecer a fundo a paixão pelos cavalos, que move a cidade de Cruzília, pode visitar algumas das fazendas centenárias que circundam a cidade e que funcionam como hotéis e pousadas.
Nesses refúgios é possível ter contato direto com a natureza e com os animais, desenvolvendo e alimentando o turismo rural na cidade. É o caso da São Sebastião, Angahy, São Pedro, e Traituba.
- Hotel Fazenda São Pedro: Estr. Velha para Aiuruoca, 12 Km | (35) 3346 – 1094
- Hotel Fazenda Angahy: Estr. para Minduri, 13 km | (35) 3346 – 1472
- Hotel Fazenda São Sebastião: Saída para Caxambu, 2 km | (35) 3341 – 1256
- Fazenda Hotel Traituba: Rodovia Cruzília-Carrancas, 28 km (estrada de terra) | (35) 3327-1059, 3346-1314 e 3327-1477
Eventos em Cruzília
Cruzília ainda possui algumas datas especiais, em que eventos movimentam a cidade. Como é o caso do Festival de Música, que acontece sempre no último final de semana de julho desde a década de 1970. O Festival atrai músicos de todo o Brasil. São três noites em que a cidade respira cultura.
O aniversário da cidade, em 27 de dezembro, é a data dos shows de artistas renomados que movimentam a última semana do ano.
Para os apaixonados pelos cavalos, Cruzília ainda sedia várias edições da Copa de Marcha, com cavalos Mangalarga Marchador, tardes de Marcha e Prosa, com criadores da região, leilões de gado e cavalos.
Além do recém-criado Circuito de Cavalgadas, que organiza viagens à cavalo para pontos importantes da região, como a subida ao Pico do Papagaio, em Aiuruoca, e as serras de Carrancas.
Os interessados em participar desses eventos podem entrar em contato com o Clube do Cavalo da cidade.
Cidades do entorno
Cruzília está bem próxima de cidades cheias de atrativos naturais, como Carrancas, São Thomé das Letras e Aiuruoca e suas lindas cachoeiras; as estâncias hidrominerais de São Lourenço e Caxambu; além do turismo religioso de Baependi, terra de Nhá Chica.
>>Leia também: 7 cidades para conhecer no Sul de Minas
Sabia que Cruzília faz parte do CRER?
Cruzília está na rota do CRER, o Caminho Religioso da Estrada Real, com cerca de 800 quilômetros. A peregrinação, inaugurada em 2017, será a maior rota de turismo religioso do Brasil, percorrendo 38 cidades que são verdadeiros patrimônios histórico-culturais de Minas Gerais e São Paulo.
Além disso, Cruzília faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e você pode carimbar seu Passaporte da ER no Museu Nacional Mangalarga Marchador.
O que fazer em Cruzília – MG: cerca de 14.529 habitantes | cerca de 1.010 m de altitude
por Nange Sá
Olá! Tem indicações de restaurante para almoçar emCruzilia durante a semana?
Olá!
indico o Lelinho, Celeiro, e Empório. 😉
Oi gente. Grato pelos conteúdos, sobretudo do sul de minas. Bão de+++
Uma sugestão, apesar da segurança necessária nas páginas de impedir que compiem seu trabalho, peço que coloquem aquelas opções de clicar em endereços e telefones e facilmente copiar para área de trabalho.
Seria uma mão na roda para quem está na estrada ou andando pelas cidades e assim poder pesquisar no Maps ou Waze ou fazer uma ligação.
Abraços e sucesso!
Cidadezinha típica do interior, bem tranquila, ficamos na Pousada Cruzília simples, mas muito acolhedora com uma família muito simpática, diferente da pousada Fazenda São Pedro que além de bem distante, com um trajeto q seria preferível com 4×4 não podemos ser acomodados devido o horário de 21h, sendo q pelo site dizia chekin até as 22h e confirmou reserva!!
Oi Deisy! Obrigada pelo seu comentário. Gostou dos queijos de Cruzília? 😉
[…] O que fazer em Cruzília […]
Quero visitar Cruzília
Oi! O melhor caminho seria seguindo para Itaperuna, Muriaé, Leopoldina, e em seguida, pela BR-267 passando por Juiz de Fora, até Cruzília. Abraços
Gostaria de saber qual o caninho mais fácil para chegar em Cruzília saindo da cidade de Cachoeiro de Itapemirim no Espirito Santo.
Olá, parabéns pelo conteúdo sobre as cidades do sul de MG. Mas acrescentando: para ir de onibus do Rio de Janeiro para Cruzília pode-se usar a Viação Cidade do Aço e ir para Caxambu. É mais uma opção. Abraços aos escritores do Blog.
Olá Ruan! Obrigada pelo elogio, e por compartilhar essa informação!
Grande abraço