Os passeios de barco em Paraty são um dos programas imperdíveis na cidade histórica do Rio de aneiro.
Além de descobrir ilhas quase desertas, quem gosta do contato com a natureza também encontra nos passeios de barco uma maneira de se divertir. Sem contar que os roteiros são lindíssimos, e as praias mais bonitas de Paraty ficam nessas ilhas. Ou seja, são acessíveis só nos passeios de barco.
Preparamos um guia com os melhores roteiros de barco para você aproveitar ao máximo os passeios em Paraty. Saiba em quais ilhas ir, como funciona o tour, como contratar, como são os serviços de cada roteiro e algumas dicas e fotos para te ajudar a escolher.
Passeio de barco em Paraty, RJ: roteiros, preços, como contratar, dicas
Passeios de barco em Paraty: como contratar
As agências de turismo ofertam um ótimo menu de passeios de barco em Paraty, a cidade histórica do litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
Alguns roteiros seguem o mesmo padrão e variam de preço de acordo com a agência. Há também roteiros especiais ou bem específicos, que agradam a um público exigente e focado em descobrir mais a fundo a baía de Paraty com calma, desfrutando de tudo o que a natureza tem a oferecer.
Há muita oferta de passeios de barco em Paraty, porém os roteiros não variam muito de uma agência para outra. Você pode visitar os mesmos lugares passeando de escuna, lancha ou traineira, que é um barco menor, porém muito confortável.
Vamos fazer aqui dos roteiros mais comuns e mais procurados. Todos podem ser reservados de véspera, diretamente em Paraty. Mas também podem ser reservados com antecedência. Nosso parceiro Easy Travel Shop oferece aqui diversos passeios de barco em Paraty, com parlamento em até 10x.
Quanto custa o passeio de barco em Paraty
Os roteiros mais procurados custam em torno de R$ 80 (jan/2020), seja em barcos ou escunas, mas há opções menos tradicionais, com preços variados.
Os passeios de escuna saem do cais. É preciso comprar os ingressos nas agências ou nas recepções de pousadas e hotéis e embarcar por um acesso com catracas e seguranças.
As escunas costumam sair a partir das 11h e os passeios duram de 5 a 6 horas.
É possível pagar com cartão, mas a taxa de embarque no cais deve ser em dinheiro (R$ 3 em jan/2020).
Já as traineiras partem do canal, uma entrada de água que corta o centro histórico. Os ingressos também são vendidos por agências, hostels e pousadas, mas também pelos barqueiros, que ficam na beira do rio oferecendo seus serviços.
Muitos aceitam cartão no próprio barco e também fecham passeios privados de dia inteiro.
Roteiros de passeios barco para em Paraty
1. Praia Vermelha + Lagoa Azul + Ilha Comprida + Praia da Lula
Este é o passeio mais tradicional de Paraty. Quase todas as agências – e mesmo os barqueiros – seguem esse itinerário em um passeio que dura cerca de 5h, com paradas de 40 minutos em cada praia para mergulho.
A Praia Vermelha é uma das mais visitadas e das mais bonitas. Ela é verdinha e toda cercada por uma mata nativa que confere aquele ar de paraíso perdido. A Praia da Lula é calminha, sem muitas ondas e com uma natureza exuberante ao redor.
Já a Ilha Comprida é como um aquário, cheia de peixinhos. Assim como a Lagoa Azul. Nesses pontos, aliás, não há praia. O mergulho é em alto mar e dá para nadar com os peixes que ficam em torno da embarcação. Se puder, leve um snorkel.
Vale lembrar que esse é o passeio mais bonito na minha opinião, mas não há quiosques ou restaurantes nas paradas. Você vai contar com o serviço da embarcação.
Reserve seu passeio pelas ilhas de Paraty aqui.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] CONFIRA OFERTAS DE HOSPEDAGEM em Paraty, com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.[/su_note]
2. Ilha do Algodão + Ilha da Cotia + Saco da Velha + Praia da Conceição
Os passeios para essa região também são muito procurados. A proposta é a mesma: 5h de passeio, com paradas de cerca de 40 minutos para mergulho.
Na ilha da Cotia há serviço de quiosques e dá até para acampar por lá. Já na Ilha do Algodão, a maior da Baía de Paraty, a grande atração é o Restaurante do Hiltinho, famoso pelos pratos com peixes e outros frutos do mar.
Com uma boa faixa de areia, a Praia da Conceição tem mar tranquilo com cores que variam entre o verde e o azul. A composição da paisagem fica por conta das pedras e a vegetação nativa.
Por fim, o Saco da Velha reserva várias surpresas para o visitante. Além de ter apenas uma casa, o trecho ainda tem um belo mirante e uma gruta acessível pela água.
3. Praia do Jurumirim + Ilha do Mantimento + Ilha do Araújo + Ilha do Malvão
No itinerário estão a Praia do Jurumirim, que tem uma casa pertencente à família do Amyr Klink, de quem a gente é super fã.
A Ilha do Mantimento, que tem vários animais e alguns peixinhos na borda, além de uma construção bastante peculiar: um castelo pertencente a um empresário italiano. Na Ilha do Araújo é possível descer e comer uns petiscos no quiosque à beira da praia.
É lá que rola o famoso Festival do Camarão todo mês de junho. A festa é tradicional na comunidade caiçara e oferece pratos saborosos e arte local de muitíssima qualidade. Na ilha do Malvão, o mergulho é nas águas cristalinas.
Nós fizemos esse roteiro com um barco super legal, o CaipBoat.
O diferencial, o próprio nome já diz: é a caipirinha. Durante todo o tour, que segue mais ou menos as mesmas diretrizes dos passeios de escuna, a caipirinha é por conta da casa. Isso mesmo! Tem caipirinha free por, pelo menos 5h.
Diferente das escunas, o CaipBoat – e outros barcos para esse roteiro – ficam atracado nas margens do canal e você pode contratar o passeio ali mesmo ou nos hostels parceiros, como o Chill Inn e o Vibe. O clima a bordo é de muita alegria e descontração. Esse passeio, inclusive, é muito requisitado pelos estrangeiros.
Você pode levar lanche ou comprar no ponto de parada que conta com quiosques.
4. Saco do Mamanguá
O passeio até o Saco do Mamanguá é feito tanto pelas escunas quanto pelas traineiras. Entretanto, esse roteiro é mais demorado, devido à distância. É possível contratar os passeios para o maior fiorde brasileiro nas agências ou antecipadamente nesse link.
O Saco do Mamanguá fica perto de Paraty Mirim, um bairro de Paraty que fica às margens da BR-101, sentido Trindade. Existe uma linha de ônibus que vai até o bairro saindo da rodoviária de Paraty (se informe lá).
Leia também:
Conhecendo as praias da vila de Trindade
Ilha Grande: paraíso das praias em Angra dos Reis
Passeio de barco x passeio de escuna
Existem diferenças entre os passeios de acordo com a embarcação. A escuna é maior, portanto, mais espaçosa, e tem ducha de água quente e bote para levar até a praia. Além disso, têm bar e serviço de bordo.
As outras opções podem ou não ter bote e bar, e não têm ducha.
As escunas têm capacidade maior, mas isso não atrapalha os mergulhos. Já os barcos e traineiras têm capacidade em torno de 18 pessoas, fora a tripulação.
Nos passeios privativos exclusivos, você tem mais liberdade e menos chances de se frustrar, pois dividirá o espaço com seu grupo. E você pode levar seu lanche e bebidas.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”]Veja como chegar no destino no nosso post Paraty: dicas do que ver e fazer lá.
E se precisar alugar um carro, vale a pena comparar os preços de diversas locadoras de lá através desse link da Rentcars. É bem fácil de usar, de reservar, é possível parcelar e efetuar o pagamento só na retirada.[/su_note]
Dicas para fazer os passeios de barco em Paraty
- Use protetor solar mesmo em dias nublados. O mormaço queima tanto quanto o sol.
- Algumas embarcações aceitam cartão de crédito. Confirme esta informação com antecedência.
- Como as ilhas estão afastadas, leve dinheiro trocado se quiser consumir nos quiosques na beira das praias.
- Durante o passeio, as embarcações passam perto de outros ilhas, praias e comunidades caiçaras. É bem interessante avistar todas essas maravilhas da Baía de Paraty.
- As escunas possuem espaguete de flutuação para todos. Utilize-os nos mergulhos.
- Todas a embarcações possuem coletes salva-vidas. Não hesite em usá-los caso seja necessário.
- Fique atento para não saltar do barco carregando itens pessoais como carteiras, celulares ou óculos escuros.
- Leve canga ou toalha para se secar entre uma parada e outra.
- Cuidado ao pular na água, e obedeça às regras da embarcação, sempre ditas pelos monitores.
- Não deixe lixo nas praias, nem jogue nada no mar.
Esses são alguns dos passeios de barco em Paraty que nós já fizemos e recomendamos. Espero que você goste das dicas, e mais ainda dos passeios.
por Nange Sá