Os parques de Curitiba estão pelos quatro cantos da cidade. Com vegetação exuberante, cada um tem a sua peculiaridade.
Os parques e bosques de Curitiba são ideais tanto para quem vai passar um tempo maior no destino e pode dedicar um período do dia, quanto para quem tem um roteiro mais enxuto e quer visitar pelo menos um desses espaços públicos que são marcas registradas da cidade.
São opções que vão da prática de esportes, contação de histórias infantis ou apenas para descansar apreciando a beleza da paisagem. Entre tantas possibilidades, nós listamos sete parques de Curitiba que você precisa conhecer – e o melhor: são gratuitos.
Parques de Curitiba: os 7 imperdíveis
>> Confira como chegar na cidade e conheça outras atrações no Guia do que fazer em Curitiba <<
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] ALUGUEL DE CARRO em até 3x sem juros no cartão sem IOF ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no Rentcars.com e visite os parques de Curitiba com mais mobilidade.[/su_note]
7 principais parques de Curitiba
#1 Jardim Botânico
O primeiro da nossa lista é cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico. Em uma área com folhas e flores variadas, é possível passar boa parte do dia por seus jardins geométricos. Na famosa estufa de três abóbadas, o turista conhece várias espécies de plantas nacionais e ainda tem uma linda vista da cidade.
O parque ainda conta com o Museu Botânico Municipal, trilhas por um bosque de araucárias, quadras para a prática de esportes, um lago e um espaço cultural. É comum encontrar curitibanos correndo ou caminhando pelas ruelas do parque, e fazendo piqueniques nos gramados.
O parque tem estacionamento, banheiros, lanchonete e um centro de informações turísticas.
- Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n° – Jardim Botânico | Tel: (41) 3264-6994 (Administração) | 3362-1800 (Museu)
- Funcionamento: diariamente, de 06h às 20h (durante o horário de verão), e de 06h às 19h30 (durante o horário de inverno)
#2 Parque Barigui
O Parque Barigui é um espaço público que preserva a mata nativa e é refúgio para animais de várias espécies. A área de preservação natural fica na região central de Curitiba e abriga 1.400.000 m² de puro verde.
Quem passeia pelo local, pode encontrar com tranquilidade as garças-brancas, os preás, os quero-queros e tico-ticos. Mas, se tiver sorte, vai dar de cara com um antigo morador do parque, o jacaré-do-papo-amarelo. Há anos, o jacaré adulto costuma tomar banhos de sol super de boas às margens do lago.
O passeio pelo parque proporciona inúmeras atividades de lazer como corridas, caminhadas, espaço para andar de bicicleta e patins, quadras esportivas, área de churrasco, parquinho para crianças e academia ao ar livre. Além disso, o turista ainda pode visitar o pavilhão de exposições e o Museu do Automóvel.
A área possui banheiros públicos e privados, três estacionamentos, restaurantes e lanchonetes. Vários pontos do parque possuem rampas de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
- BR-277 – Rodovia do Café, Km 0 – Santo Inácio | Tel: (41) 3339-8975 e 3350-9889
- Funcionamento: Aberto 24h | Horários diferenciados a critério de cada bar, lanchonete, restaurante ou evento.
>> Garanta aqui seu ingresso para o passeio de trem de Morretes <<
#3 Parque Tanguá
Construído em um antigo complexo de pedreiras desativadas, o Parque Tanguá oferece lindas paisagens vistas de um mirante espetacular. Logo na chegada, o imenso jardim em estilo francês e o espelho d’água já deixam o local com o ar mais prazeroso, convidando ao passeio.
O parque ainda conta com estacionamento, ciclovia, pista para corridas e caminhadas, banheiros, lanchonete e até um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. O ponto alto da visita é o bistrô à beira do lago, de onde dá para apreciar a cascata que desce do Belvedere.
- Rua Oswaldo Maciel, s/nº – Pilarzinho | Tel: (41) 3350-9630
- Funcionamento: Parque – diariamente de 8h às 18h | Bistrô – diariamente de 9h às 21h
#4 Parque Tingui
O nome Tingui é uma homenagem ao povo indígena que habitou a região de Curitiba. O Parque, às margens do Rio Barigui, funciona como um museu a céu aberto.
Nele é possível conhecer um pouco da cultura dos índios que ali habitaram. Logo na entrada se vê a estátua do cacique Tindiquera, líder da tribo, feita pelo artista plástico Elvo Benito Damo.
No parque também dá para conhecer um pouco sobre a cultura ucraniana, umas das principais colonizadoras da região. O Memorial Ucraniano, localizado na réplica de uma igreja tipicamente ucraniana, a loja de artesanato e o monumento em forma de pêssanka formam o complexo onde são realizados diversos eventos culturais e exposições.
O Tingui ainda é cheio de pistas para a prática de esportes, quadras de futebol e vôlei, parquinho, quiosques para churrasco e diversas pontes. Possui banheiros e estacionamento gratuitos.
- Entre as ruas Fredolin Wolf e José Valle – São João | Tel: (41) 3350-9630
- Funcionamento: Parque – aberto 24h | Memorial Ucraniano e loja de artesanato – de terça a domingo, de 10h às 18h
>>Leia mais sobre a cultura ucraniana: Atrações culturais em Prudentópolis, Paraná
#5 Parques de Curitiba: Bosque Alemão
O Bosque Alemão é o parque que une cultura e natureza, ideal para levar as crianças. Isso porque existe um percurso por uma trilha calçada e bem marcada que relembra a história de “João e Maria”, escrita pelos irmãos Grimm.
Entre as passagens está a Casa das Bruxas, um espaço onde os pequenos podem desenvolver o interesse pela leitura através da biblioteca e da contação de histórias. A “Hora do Conto”, que acontece em horários especiais deixa o passeio ainda mais divertido.
Outros pontos a serem visitados no bosque são o Oratório Bach, com sala para concertos, a Torre dos Filósofos, com 15 metros de altura, e o pórtico que reconstitui a fachada da Casa Milla, construída no início do século, e que representa a arquitetura da imigração alemã, com a varanda original da residência.
O parque tem banheiros e lanchonete.
- Rua Francisco Schaffer, s/nº – Vista Alegre | Tel: (41) 3568-1087
- Funcionamento: Bosque – diariamente, de 8h às 18h | Casa das Bruxas e Biblioteca – de terça a sexta, de 09h às 12h e de 13h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, de 09h às 17h | Hora do Conto – de terça a sexta, às 09h30, 14h30 e 15h30, e aos sábados, domingos e feriados, às 11h, 14h e 16h
#6 Unilivre
A Unilivre é uma organização educacional – e cultural – independente, criada em 1991, que oferece informações e conhecimentos socioambientais para a população de Curitiba. A proposta é estreitar os laços de respeito dos cidadãos para com a natureza.
A Universidade Livre do Meio Ambiente foi instalada no Bosque Zaninelli e é cercada de verde por todos os lados. Quem visita o local não pode deixar de subir na torre a apreciar o lago que tem o formato do mapa do Paraná. O espaço ainda recebe uma série de eventos ligados a educação e contato com a natureza.
- Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho | Tel.: (41) 3254-3734
- Funcionamento: Bosque: diariamente, de 07h às 19h
#7 Bosque do Papa
O parque recebeu esse nome por conta da visita do Papa João Paulo II, que rezou uma missa em uma pequena capela no Estádio Couto Pereira, em 1980, reconstruída no espaço.
O bosque tem 7 casinhas típicas da Polônia, formando uma aldeia. Dentro delas, pequenos museus contam a história colonização polonesa na região de Curitiba.
Na casa visitada pelo Papa está a capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, considerada a padroeira da Polônia. Além de caminhar pelo bosque e conhecer um pouco mais sobre a cultura do país de origem do Papa João Paulo II, o visitante ainda pode comprar uma das famosas Pêssankas, ovos pintados à mão que são tradição no período da Páscoa.
- Rua Mateus Leme x Rua Wellington de Oliveira Viana – Centro Cívico | Tel.: (41) 3213-7500
- Funcionamento: Bosque: diariamente, de 8h às 18h | Memorial da Imigração Polonesa: de terça a domingo, de 8h às 18h
Onde se hospedar em Curitiba
Curitiba tem uma grande oferta de hotéis, pousadas e hostels, e nossa dica é ficar no Centro ou no Centro Histórico, perto do Largo da Ordem. Assim, será muito fácil se locomover na cidade.
Reserve sua hospedagem em Curitiba ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com.
Vai visitar os parques de Curitiba? Aproveite as DICAS:
- Use roupas leves e sapatos confortáveis para passear pela cidade.
- Não se esqueça de levar água, lanches e casaco na mochila.
- Para se locomover por Curitiba você pode usar o transporte público, táxis ou carros de transporte privado, como Uber e Cabify. Confira o post 7 aplicativos de transporte para economizar em viagens.
- Mantenha a cidade limpa. Não jogue lixo nas ruas.
Marque as sus fotos nos bosques e parques de Curitiba com a #vidasemparedes pra gente acompanhar sua viagem! 😉
por Nange Sá
[…] Parques de Curitiba […]
[…] Leia também: 7 parques de Curitiba que você precisa conhecer […]
[…] última visita à cidade nós conhecemos esses e outros parques de Curitiba. Descubra o que mais combina com você ou faça como nós: visite […]