[a gruta está fechada para visitação]
400 metros de extensão, cinco salões, galerias, labirintos e muitas lendas. A Gruta Casa de Pedra é uma das atrações outdoor de São João del-Rei e Tiradentes que surpreende por tudo isso e muito mais. O local é interessante para observar estalagmites e estalactites e é uma alternativa de passeio que fica no caminho entre as duas cidades históricas de Minas Gerais, localizadas no Campo das Vertentes.
O lugar foi cenário para o romance Maurício, de Bernardo Guimarães, e está em uma Área de Preservação Permanente (APP). Algumas claraboias da caverna permitem a entrada da luz natural, o que confere tonalidades únicas e belezas fascinantes às paredes com formações calcárias de milhares de anos.
Confira como é a visita guiada que dura cerca de 60 minutos.
Como chegar na gruta em Tiradentes
A Gruta Casa de Pedra fica na Rodovia BR-265 entre São João del e Rei-Tiradentes, próximo ao Km 250. Para quem vem de São João del-Rei há placas indicando, mas quem vem de Tiradentes deve ficar atendo à entrada já que a placa foi removida. Para quem sai dessa cidade, a entrada para a atração fica à direita, menos de 1 quilômetro após a ponte do Córrego Pedra e antes da Pousada Caminho dos Sinos.
>> Se precisar alugar um carro para visitar a região, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.
Os aeroportos mais próximos de São João del-Rei e Tiradentes são os de Belo Horizonte e o Aeroporto Regional da Zona da Mata – Presidente Itamar Franco.
De carro a partir de Belo Horizonte, basta seguir pela BR-040 até Congonhas e virar à direita na BR-383 até São João del-Rei. Quem vem do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 sentido Belo Horizonte até Barbacena e depois pela BR-265. De São Paulo, o acesso é pela BR-381 até Lavras e em seguida, pela BR-265.
De ônibus, vá através da Viação Sandra a partir de BH, Viação Paraibuna a partir do RJ, Viação Gardênia para quem vem de SP, e Transur para quem vem de Juiz de Fora.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”]Onde se hospedar:
São João del-Rei e Tiradentes têm uma ótima oferta de hospedagens, com hotéis simples e mais sofisticados, pousadas em casarões, hostels e chalés. Confira OFERTAS DE HOSPEDAGEM e reserve de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.[/su_note]
Gruta Casa de Pedra: a atração outdoor de São João del-Rei e Tiradentes
Trilha
Do ponto onde deixamos o carro até a entrada da gruta percorremos um caminho plano de cerca de 150 metros, cercado de verde. A trilha percorre uma antiga estrada asfaltada. Nesse momento, o condutor mostra algumas plantas e explica para que servem. Alguns exemplos são o guaco, que é expectorante, e a pimenta rosa.
Entrada da Gruta
Em poucos minutos chegamos até a formação rochosa, cujo processo de composição calcária remonta há mais de um bilhão de anos. A gruta, porém, foi moldada pela água há cerca de 300 mil anos.
São os sedimentos trazidos pela água que se cristalizam e formam os espeleotemas. Há uma placa na entrada da caverna dando as boas-vindas aos aventureiros que adoram registrar lugares incríveis desse Brasil.
Labirintos e galerias
Ao adentramos o local, as cores ocres das paredes internas chamam a atenção. O monitor explica a diferença entre as estalactites e estalagmites. Enquanto a primeira tem aquela gotícula pingante, a segunda, é a que se forma no local onde a gota cai. Quando as duas se juntam formam a coluna e quando a água cai pela parede, chama-se escorrimento.
O tamanho da gruta impressiona: são diversos salões e corredores conectando-os. Cada um com atributos que os tornam mais interessantes, como a árvore curvada. Em vários salões vemos uma abertura no teto que permite a entrada de luz, criando nuances únicas nas paredes rebuscadas. Com a tradição histórica das cidades ao redor, eu chamaria de paredes “barrocas”. Uma das texturas mais interessantes confere a um dos salões o nome de “caixa de ovos”, por causa da sua aparência.
Em alguns trechos, há passarelas de madeira para facilitar o acesso e conservar o solo. Em outros locais específicos dentro da gruta é possível ver morcegos de três espécies diferentes – hematófagos, insetívoros e frugívoros. Mas acalme-se: eles não saem do lugar.
Em certo momento, experimentamos ficar por um minuto com as lanternas apagadas e em silêncio nas profundezas da caverna. É estranho constatar que o silêncio grita.
Salão do Púlpito
Esse é o salão mais falado da Gruta Casa de Pedra. Em seu enorme interior há uma formação curiosa em formato que lembra um púlpito. Mas a fama é por causa da passagem de Dom Pedro II por ali e o equívoco que ele cometeu em afirmar na época sobre a não existência de estalactites.
Outro fato interessante sobre o lugar é a visitação e registro realizado pela Expedição Langsdorff Russa de 1825. Durante o reconhecimento de Minas e São Paulo, foi feito um registro da gruta entre as cerca de 120 aquarelas e desenhos e 36 mapas produzidos durante a viagem.
As lendas dessa gruta entre Tiradentes e SJDR
Além da história acima, o guia nos contou algumas lendas locais que habitam o lugar. Ao visitar a gruta você também escutará as histórias do “fantasma da caverna” e do “buraco do inferno”.
Leia também:
Atrações turísticas em São João del-Rei
Dicas para visitar a Gruta Casa de Pedra
- O passeio é pago e precisa ser agendado (32 98813-9894). Custa R$ 20 por pessoa (junho/2018)
- É possível deixar o carro na entrada do lugar.
- É obrigatório o uso de capacete (com touca higiênica) e o mesmo já vem com lanterna.
- A visitação dura cerca de 60 minutos e atende grupos de até 45 pessoas.
S E R V I Ç O
Gruta Casa de Pedra
- Rua Renato Russo, s/n – Zona Rural
- Telefone: (32) 98862-8900
- Funcionamento: sábados, domingos e feriados às 10h, 12h, 14h e 16h | dias de semana, só com agendamento
- [atualização: a gruta está fechada para visitação]
Gruta Casa de Pedra: São João del-Rei e Tiradentes – MG
por Camila Coubelle
Parabéns pelo ótimo texto (com descrições e informações) e belas fotos.
Nunca fui ao local, apesar de ter ouvido falar, e estava muito curioso em conhecê-lo.
Repassarei esta publicação aos meus conhecidos.
Grato pelo trabalho primoroso!
Olá! Agradecemos os elogios e o carinho! Esperamos que também gostem do lugar, que é uma bela de uma atração por ali! Abraços