O Rio Negro oferece inúmeros passeios adoráveis, mas a Visita aos botos ganha em disparada na lista de melhores atrações perto de Manaus. Eu não queria mais ir embora do flutuante em Jacaré Ubal, onde encontrei essas criaturinhas lindas.
O passeio de barco pelo Rio Negro vai até pontos menos “movimentados”, mais fáceis de se avistar os botos. É importante lembrar que esses animais estão em seu ambiente natural e há algumas regras para se mergulhar no rio perto deles de forma a não interferir em seus hábitos (não usar repelentes, não gritar, etc).
Em muitos lugares mundo afora há limitação no número de pessoas e regras para visitação. Alguns exemplos são a Associação Peixe-Boi em Alagoas, a cidade perdida de Machu Picchu, o Parque Nacional de Itatiaia e vários outros que têm consciência sobre a preservação e colocam em prática regras para que um turismo mais responsável que não precise privar as pessoas de conhecer, mas sim, educar para que isso seja feito de forma adequada.
Com os botos rosa também é assim. Faça esse passeio com uma agência séria e responsável para ter a garantia de que as regras de visitação são respeitadas. Confira aqui como funciona o passeio e como contratar.
Onde se hospedar em Manaus
Para circular melhor entre as atrações e ter amplo acesso a serviços, bares e restaurantes. o ideal é ficar perto do Largo são Sebastião (onde está o Teatro Amazonas), ou perto da Praça da Polícia.
Outro ponto também muito procurado é a Ponta Negra, mas fica do lado oposto da cidade. Manaus tem uma vasta rede hoteleira para todos os gostos. Confira todas as ofertas de hospedagem aqui.
Como contratar o passeio dos botos?
- Escolha uma agência séria. Nossa indicação: Fontur, por sua longa experiência e por seu compromisso ético com o meio ambiente e o ecossistema amazônico.
- Consulte por telefone ou e-mail de preferência antes de chegar em Manaus e confira todos os detalhes do passeio.
- Se você viaja só ou com grupo de diferentes tamanhos é fácil se encaixar em um passeio.
- Tente conciliar com outros tours.
Há muitos formatos de passeios para nadar com os botos em Manaus, que incluem refeição e/ou outros pontos. Na verdade, é muito comum fazer um passeio que eu apelidei de X-tudo, porque vai no Encontro das Águas, nos botos, na reserva, e em aldeia indígena.
Eu recomento opções de passeios mais lentos, que visitam, no máximo, duas atrações. Essa foi a forma que eu fiz e gostei.
Esse tour da Civitatis, por exemplo, visita apenas uma tribo indígena e o Rio Negro para mergulhar com os botos.
Contatos da FONTUR, a agência que eu fiz os passeios.
- Lobby do Tropical Hotel Manaus
- Av. Coronel Teixeira, 1320, Ponta Negra, Manaus – AM
- Fones: +55 (92) 3658-3052 | Site
- Informações e reservas: [email protected] | [email protected] | Tarifas: [email protected]
Leia também: O que fazer em Manaus
e confira dicas de passeios na cidade
Como é o passeio para nadar com os botos
Após a saída do píer o barco leva meia hora até o flutuante que conta com uma pequena estrutura: banheiros, lanchonete, lojinha de artesanato e um deck com vista incrível do Rio Negro e da mata ao redor.
A plataforma de madeira fica na margem do rio, acessada por uma pequena escada.
Alguns turistas preferem só ver do deck, mas depois de conferir as regras de visitação e vestir os coletes (item obrigatório), os visitantes podem descer até a plataforma.
A água fica na altura da cintura e os botos começam a nadar ao redor, procurando comida. O responsável dá a eles alguns peixes e o resto é só alegria.
Apesar da alimentação, o guia nos explica sobre os arranhões dos botos.
O guia nos explica que o aspecto arranhado de suas peles é consequência de eles nadarem pelos igapós (mata alagada) para pescar. É um rebuscado de troncos e galhos, mas que não intimida os botos em busca de alimentação.
Os botos são uns fofos e inteligentes. É curioso como seus olhos são pequenininhos e como eles parecem que estão sorrindo!
Os mais velhos saltam mais alto na água e podemos ver como são enormes. Os filhotinhos só ficavam com a boca para o lado de fora e para vê-los melhor, afundei na água. Quer uma dica? Fique em silêncio e quieto e eles nadarão mais tempo perto de você.
Depois de muitas fotos (ou tentativas, fiquei tão encantada que esqueci disso) e muita fofura eles vão embora saltitando nas águas do rio Negro e deixando na gente uma vontade de voltar no dia seguinte.
Depois que eles se afastam, podemos tirar os coletes e nadar um pouco no Rio Negro, que é uma delícia.
O passeio não é demorado, mas vale a pena para ver de perto um animal incrível da fauna amazônica e brasileira e constatar o tamanho da riqueza natural do nosso país.
É possível conciliar a visita aos botos rosa da Amazônia com outros tours. No nosso caso, seguimos para o Museu do Seringal.
Precisa alugar um carro para visitar Manaus? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele sem juros no cartão, ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.
> Confira aqui no vida sem paredes outras dicas de passeios e atrações de Manaus.
Dicas para visitar os botos em Manaus
- Respeite as regras de visitação.
- Não use repelente, bronzeador, protetor solar ou outros produtos semelhantes antes desse passeio.
- A melhor época para fazer passeios de barco nos rios de Manaus é durante a estação chuvosa (março a agosto), quando as águas sobem até 15 metros.
- Se você pretende entrar na água, leve roupa de banho e toalha.
- Por precaução, leve um corta vento ou um agasalho leve.
Leia também:
Passeio Encontro das águas em Manaus
por Camila Coubelle
[…] costuma ser conciliado com outros tours – como o passeio no Encontro das Águas (nosso caso) ou a Visita aos Botos – e é ponto de parada para o […]