Saquarema é uma cidade de praia na Região do Lagos do Rio de Janeiro. Fica a cerca de 110km da capital fluminense e é um paraíso para os surfistas. As praias agitadas e as ondas que atingem três metros de altura fizeram do local a “Capital Nacional do Surf”.
Fizemos um roteiro com o que fazer em Saquarema, dicas de hospedagem e restaurantes badalados na cidade. Leia o post até o final e comece a programar sua viagem para lá.
Saquarema, RJ: tudo sobre a capital do surf
Listamos 6 informações imprescindíveis para quem vai visitar Saquarema. Se preferir, navegue pelo post ou leia até o final.
1. Saquarema, RJ: como chegar
Os aeroportos mais próximos de Saquarema são o de Cabo Frio, a 66km, e os do Rio de Janeiro, a cerca de 110km.
A partir das duas cidades, o acesso de carro é pela RJ-124, conhecida como “Via Lagos” (pedagiada). Outra opção é seguir pela BR-116, sem pedágio. Quem sai de São Paulo pode pegar BR-116 e, em seguida, RJ-124. Já quem sai de Belo Horizonte segue pela BR-040 e depois RJ-124.
Se precisar alugar um carro, nós recomendamos o buscador online Rentcars. Com ele é possível encontrar os melhores preços entre as locadoras de cada região e decidir pelo melhor custo-benefício para a sua viagem.
De ônibus, a Auto Viação 1001 oferece passagens saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Cabo Frio.
>> Confira ofertas de passagens aéreas no site Skyscanner <<
2. Onde ficar
Itaúna é a região com mais ofertas de hospedagem em Saquarema. A Avenida Oceânica é a principal via e a que dá o melhor acesso à praia.
O bairro fica a uma caminhada de cerca de 15 minutos do centro, mas conta com padarias, bares e restaurantes.
A outra opção de região é o centro, nos arredores da Praça do Canhão e a praia da Barrinha.
O Hotel Pousada Laje de Itaúna está bem perto da praia, cerca de 20 metros, e oferece área de lazer com piscina, salão de jogos e serviços de spar. Também pertinho do mar está o Mybis – Suítes que tem suítes com varanda, lounge compartilhado e café da manhã continental. Já a Mahalo Guest House não tem café, mas oferece lounge e cozinha compartilhados, além de churrasqueira.
Mais para o centro da cidade e próximo à Praia da Vila, o Casarão da Vila tem estacionamento privativo, café da manhã e piscina. O Hotel Aconchego da Vila é muito bem-avaliado, tem deck para a praia, bar e piscina.
Confira mais ofertas de hospedagem em Saquarema.
3. Melhores praias de Saquarema
Saquarema é o lugar ideal para quem curte pegar onda.
A cidade recebe um grande número de surfistas durante todo o ano e é palco de competições mundiais, como o WCT e o SuperSurf.
Exatamente por isso, as praias são as principais atrações de Saquá.
>> Quem nunca subiu numa prancha e quer dar os primeiros passos no surf, pode aproveitar a estadia em Saquarema para fazer aulas em uma das várias escolas de surf por lá. Há quiosques de escolinhas e locação de prancha na praia de Itaúna.
Itaúna
É considerada uma das melhores praias de surf do Brasil. A faixa de areia é bem larga, o que dá bastante espaço para montar as cadeiras e guarda-sóis.
É em Itaúna que rolam os campeonatos de surf, geralmente em junho.
A praia fica lotada e o clima é totalmente good vibes. O mar é agitado, mas as áreas próximas às pedras ficam com poucas ondas na maré baixa.
Praia da Barrinha
Localiza-se no centro, justamente onde a lagoa encontra o mar. Por causa disso, as ondas são mais calmas e a profundidade ideal para quem está com crianças.
Fica extremamente cheia na alta temporada (verão e carnaval), mas se conseguir um lugarzinho para esticar a canga, vale a pena ficar um tempinho por lá.
Praia da Vila
Fica no centro, tem fácil acesso e uma ótima infraestrutura de quiosques e restaurantes.
O espaço é dividido com os surfistas, mas o mar é melhor para quem pega onda, já que é bem agitado.
Boqueirão
É uma continuação da Praia da Vila. Fica a cerca de 3km do centro, tem barracas e muitas casas de veraneio ao redor.
Prainha
É uma praia pequenina, mas de mar agitado, bem no centro de Saquarema.
Fica entre a Igreja Nossa Senhora de Nazareth e a Praia da Vila. Como não tem infraestrutura, não é a melhor opção para passar o dia.
Massambaba
Fica após a praia de Itaúna e é possível caminhar até ela. Como tem pouca infraestrutura e fica em um bairro novo, é vazia e não vale a pena passar o dia.
Mas vale a visita pois é bonita e tem mar bem mais calmo que a vizinha. Foi a que achamos mais bonita!
Outras praias de Saquarema
As praias de Barra Nova, Jaconé e Vilatur ficam mais distantes do centro (entre 7km e 15km), mas seguem o mesmo estilo – ondas fortes, algumas barracas e clima relax.
4. O que fazer em Saquarema:
Igreja de Nossa Senhora de Nazareth
O cartão-postal de Saquarema! Localizada no alto de uma colina, a igrejinha construída em 1640 oferece uma vista bacana da cidade. De um lado a Prainha e Praia da Vila, do outro, as Praias da Barrinha e Itaúna. De frente, a exuberante Lagoa de Saquarema.
Nos fundos da igreja é possível visitar a gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
Lagoa de Saquarema
A lagoa de água salgada tem 17km de extensão e é ideal para a prática de esportes náuticos, como SUP, canoagem e pesca.
Além disso, nos finais de semana é possível fazer passeios de barco pela lagoa, com parada para almoço.
É point para locais e turistas que também aproveitam a orla para petiscar e tomar um chopp nos dias mais quentes. Perto do centro, tem barracas com mesas ao ar livre na orla, e por ali há alguns pontos para banho.
Mirante Morro da Cruz
Localizado no Morro do Cruzeiro, é onde está a cruz metálica de 15 metros, erguida em homenagem à primeira missa celebrada no Brasil.
A vista para a Lagoa é deslumbrante. Organize seu roteiro para ver o pôr do sol de lá, ou faça um pit stop ao chegar ou sair de Saquarema, já que o mirante estará caminho.
Artesanato
As lojas de artesanato ficam na praça central de Saquarema e oferecem produtos variados, geralmente peças de cestaria e trançado em taboa, bambu e folha de bananeira, além de objetos em cerâmica. A feirinha rola todo fim de semana.
Outros pontos turísticos de Saquarema
Além das praias, há algumas atrações bem interessantes em Saquarema. Como visitar o Templo do Rock, uma casa-museu criada pelo cantor Serguei. O espaço reúne discos, roupas, prêmios, fotos e artigos pessoais do roqueiro, que morreu em 2019.
Além do surf, Saquarema também tem uma grande tradição no vôlei. No Centro de Desenvolvimento do Voleibol, o visitante pode conhecer as instalações do clube e ainda visitar o Museu do Voleibol, com a história do esporte, camisas, uniformes, medalhas e troféus da Seleção Brasileira de Vôlei, que aliás, treina no CBV. A entrada é gratuita.
Outra atração interessante é o Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o museu a céu aberto Sambaqui da Beirada guarda uma exposição de fósseis pré-históricos e esqueletos indígenas de mais de 4 mil anos.
O museu fica a 7km do centro e funciona de quarta a sexta, de 13h às 16h, e sábado, de 9h às 16h. A entrada é gratuita.
>> Arraial do Cabo: praias, o que fazer, dicas e passeios <<
5. Restaurantes em Saquarema
O Casa da Praia Restaurante fica na Praia de Itaúna, com acesso pela Av. Oceânica ou pela areia da praia. É um dos melhores pontos para ver o pôr do sol e assistir aos campeonatos de surf comendo um petisco ou tomando uma cervejinha (o atendimento é um pouco ruim, mas o espaço é agradável). No complexo onde está situado, ainda tem um sushi bar que oferece comida oriental de altíssima qualidade.
O Garota de Itaúna segue o mesmo estilo do Casa de Praia, tem pratos bem servidos (para 2 pessoas ou mais) e cardápio variado.
O Paraíso de Itaúna é ideal para quem curte um clima de barzinho à noite. Já o Le Bistrô traz o bacalhau como carro-chefe e é uma boa pedida para quem gosta de comida portuguesa.
O Saquasuco é famoso na Praia da Vila, tem vista para o mar e cardápio muito bem avaliado pelos clientes. Já quem gosta de hambúrguer e sobremesas tão saborosas quanto bonitas, vai curtir o Bold Burger, na Av. Saquarema.
6. Atrações ao redor de Saquarema
Cabo Frio e Arraial do Cabo: estão a cerca de 66km de Saquarema e, quem tem um tempo maior para visitar a cidade, pode fazer um bate-volta e conhecer as lindas praias da Região dos Lagos.
Quem pretende fazer um bate-volta em Arraial do Cabo pode aproveitar esse mergulho de cilindro.
Outros destinos no Rio de Janeiro
Conheça 5 praias selvagens do Rio de Janeiro
Petrópolis: roteiro e dicas da Cidade Imperial
Ilha Grande: tudo sobre o paraíso em Angra dos Reis
Se estiver passando pela Região do Lagos, aproveite para curtir alguns dias em Saquarema. O clima super astral da cidade, com certeza, vai renovar suas energias. Se gostou das nossas dicas, deixa um comentário contando pra gente.
por Nange Sá
Antes de viajar é sempre bom ir antes de carona com vcs do vida sem paredes. Muito bom!
Muito Obrigada, Americo. Ficamos felizes em saber que nos acompanha!