5 motivos para conhecer a Pinacoteca de São Paulo

 

Além de uma construção belíssima, a Pinacoteca de São Paulo ainda é um poderoso ponto de encontro entre educação e arte. Com exposições permanentes e temporárias, a Pina, como é carinhosamente conhecida, propicia aos seus visitantes uma verdadeira viagem pela história da arte e do Brasil.

A Pinacoteca é o museu mais antigo de São Paulo. Foi inaugurada em 1905 e é especializada em artes visuais. O prédio está localizado em uma área de fácil acesso, no Centro da capital paulista, mais especificamente na região da Luz. Ou seja, dá para chegar de carro, de táxi, Uber, Cabify, ônibus ou metrô (aliás, o metrô é uma das melhores opções).

Nós visitamos a Pina e ficamos impressionadas com o tamanho e beleza do prédio, o cuidado com os detalhes, a riqueza das obras e um monte de outros atrativos. Por isso listamos algumas razões para conhecer a Pinacoteca de São Paulo. Pode ter certeza que você não vai se arrepender!

Pontos turísticos de SP: Pinacoteca de São Paulo Pontos turísticos de SP: Pinacoteca de São Paulo

 

5 motivos para conhecer a Pinacoteca de São Paulo

 

#1 É um dos museus mais visitados de São Paulo

 

Com mais 500 mil visitantes por ano, a Pinacoteca de São Paulo realiza cerca de 30 exposições nesse período. Além disso, ainda cria projetos educativos e de inclusão social, como o Museu Para Todos, um projeto que oferece jogos online para que crianças aprendam sobre a arte de forma lúdica e divertida.

Professores que visitam o museu também podem retirar materiais impressos que ajudam na prática pedagógica. Bacana, né?! Tudo isso estimula a visitação e deixa o passeio ainda mais interessante.

Pontos turísticos de SP: Pinacoteca de São Paulo

 

#2 Tem um acervo enorme

 

Para deleite dos amantes de artes visuais, na Pinacoteca é possível encontrar um acervo com mais de 10 mil obras. São quadros, esculturas e intervenções que incitam a interação do público. O tour pelo museu é uma verdadeira viagem pela história e pelas diversas formas de se praticar a arte.

Pontos turísticos de SP: Pinacoteca de São Paulo Pontos turísticos de SP: Pinacoteca de São Paulo

Pontos turísticos de SP: Pinacoteca de São Paulo

 

#3 Tem uma biblioteca riquíssima

 

O complexo da Pinacoteca conta com dois pavilhões: o Pina_Luz, que é onde está o acervo principal, e o Pina_Estação, prédio que fica bem pertinho dali, no Largo General Osório. É nesse prédio que estão muitas das principais obras bibliográficas sobre artes do Brasil.

A Biblioteca Walter Wey existe desde 1959 e tem milhares de títulos especializados em artes visuais. São livros, catálogos, folhetos, coleções especiais, peças publicitárias, recortes de jornal e mais um montão de registros sobre a arte brasileira.

Para ter acesso às obras, você pode consultar o catálogo online ou ir pessoalmente até a biblioteca, já que não é permitido levar os materiais para a casa. Os horários de funcionamento são extensos: às segundas e de quarta a sexta, das 10h às 17h30, e sábados e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 17h30.

 

#4 Tem cafeteria

 

Depois de um tour cheio de surpresas no museu, nada melhor do que tomar um cafezinho feito na hora, não é mesmo? Pois é isso que você vai encontrar no Flor Café, um ambiente gostoso com vista para o Jardim da Luz.

Além de salgados, doces, sanduíches e bebidas quentes e frias, o café ainda oferece pratos para almoço. O ambiente funciona de quarta a domingo, das 10h às 17h30. O acesso é pela bilheteria do museu e o visitante ainda pode utilizar o estacionamento da Pinacoteca, que é gratuito.

 

Leia também:

12 fotos para incluir o Beco do Batman no seu roteiro em SP

Atrações no centro de São Paulo

8 atrações do Parque Ibirapuera

 

#5 É próxima a outras atrações turísticas

 

 

A Pinacoteca fica bem em frente à Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo. Foi fundada em 1901 e, com o estilo inglês de sua construção, é um convite para um passeio e fotos de vários ângulos.

Perto dali ainda estão o Jardim da Luz (que na verdade está encostadinho na Pinacoteca); o Museu de Arte Sacra, com relíquias religiosas – inclusive de Aleijadinho – e o Complexo Cultural Julio Prestes, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Ah, e se quiser rola de dar um pulinho nas ruas do Bairro Bom Retiro para comprar umas ‘roupicthas’ que estão sempre em alta por ali.

Pontos turísticos de SP: Pinacoteca de São Paulo

Estação da Luz

Pontos turísticos de SP: Pinacoteca de São Paulo e Jardim da Luz

Jardim da Luz

 

Dicas para o passeio pela Pinacoteca de São Paulo:

 

  1. Dedique um tempo para apreciar as obras com calma, mesmo que você não seja um expert em artes;
  2. Use roupas leves e confortáveis;
  3. É permitido fotografar na Pinacoteca, mas desligue o flash para não estragar as obras;
  4. O espaço possui guarda-volumes e você precisa deixar os pertences na bilheteria. Leve com você apenas o que for necessário;
  5. O site da Pinacotece é super completo. Navegue e confira tudo o que acontece por lá;
  6. Na Pina tem bicicletário e estacionamento gratuitos, banheiros e bebedouros. Utilize com responsabilidade;
  7. Durante o passeio, acima de tudo, divirta-se!





S E R V I Ç O

Pinacoteca de São Paulo

  • Praça da Luz, 02
  • Contato: (11) 3324-1000 | pinacotecasp@pinacoteca.org.br | Site 
  • Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
  • Ingressos: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia-entrada para estudantes com carteirinha) | Menores de 10 anos e maiores de 60 não pagam ingresso e aos sábados a entrada é gratuita para todos.

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com
Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com
Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5
Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

5 motivos para conhecer a Pinacoteca de São Paulo
Data da viagem: outubro de 2017

por Nange Sá

As dicas te ajudaram?

 Pra não perder nenhuma informação ou roteiro, fale com a gente no FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST ou YOUTUBE

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *