5 parques de Curitiba que você precisa conhecer

 

 
Os parques de Curitiba estão espalhados pelos quatro cantos da cidade. Com vegetação exuberante, cada um tem a sua peculiaridade. Os espaços são ideais para quem vai passar um tempo maior na cidade e pode dedicar um período do dia para passear com a família ou amigos e esquecer da hora.

São opções que vão da prática de esportes, contação de histórias infantis ou apenas para descansar apreciando a beleza da paisagem. No meio de tantas possibilidades, nós listamos 5 parques de Curitiba que você precisa conhecer – e o melhor: são gratuitos.

 

5 principais parques de Curitiba

 

#1 Jardim Botânico

 

O primeiro da nossa lista é cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico. Em uma área com folhas e flores variadas, é possível passar boa parte do dia por seus jardins geométricos. Na famosa estufa de três abóbadas, o turista conhece várias espécies de plantas nacionais e ainda tem uma linda vista da cidade.

O parque ainda conta com o Museu Botânico Municipal, trilhas por um bosque de araucárias, quadras para a prática de esportes, um lago e um espaço cultural. É comum encontrar curitibanos correndo ou caminhando pelas ruelas do parque, e fazendo piqueniques nos gramados.

O parque tem estacionamento, banheiros, lanchonete e um centro de informações turísticas.

  • Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n° – Jardim Botânico | Tel: (41) 3264-6994 (Administração) | 3362-1800 (Museu)
  • Funcionamento: diariamente, de 06h às 20h (durante o horário de verão), e de 06h às 19h30 (durante o horário de inverno)

 

parques de Curitiba - Paraná: Jardim Botânico

parques de Curitiba - Paraná: Jardim Botânico

 

#2 Parque Barigui

 

O Parque Barigui é um espaço público que preserva a mata nativa e é refúgio para animais de várias espécies. A área de preservação natural fica na região central de Curitiba e abriga 1.400.000 m² de puro verde. Quem passeia pelo local, pode encontrar com tranquilidade as garças-brancas, os preás, os quero-queros e tico-ticos. Mas, se tiver sorte, vai dar de cara com um antigo morador do parque, o jacaré-do-papo-amarelo. Há anos, o jacaré adulto costuma tomar banhos de sol super de boas às margens do lago.

O passeio pelo parque proporciona inúmeras atividades de lazer como corridas, caminhadas, espaço para andar de bicicleta e patins, quadras esportivas, área de churrasco, parquinho para crianças e academia ao ar livre.  Além disso, o turista ainda pode visitar o pavilhão de exposições e o Museu do Automóvel.

A área possui banheiros públicos e privados, três estacionamentos, restaurantes e lanchonetes. Vários pontos do parque possuem rampas de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

  • BR-277 – Rodovia do Café, Km 0 – Santo Inácio | Tel: (41) 3339-8975 e 3350-9889
  • Funcionamento: Aberto 24h | Horários diferenciados a critério de cada bar, lanchonete, restaurante ou evento.

 

#3 Parque Tanguá

 

Construído em um antigo complexo de pedreiras desativadas, o Parque Tanguá oferece lindas paisagens vistas de um mirante espetacular. Logo na chegada, o imenso jardim em estilo francês e o espelho d’água já deixam o local com o ar mais prazeroso, convidando ao passeio.

O parque ainda conta com estacionamento, ciclovia, pista para corridas e caminhadas, banheiros, lanchonete e até um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. O ponto alto da visita é o bistrô à beira do lago, de onde dá para apreciar a cascata que desce do Belvedere.

  • Rua Oswaldo Maciel, s/nº – Pilarzinho | Tel: (41) 3350-9630
  • Funcionamento: Parque – diariamente de 8h às 18h | Bistrô – diariamente de 9h às 21h

 

parques de Curitiba - Paraná: Tangá parques de Curitiba - Paraná: Tangá

parques de Curitiba - Paraná: Tangá

 

#4 Parque Tingui

 

O nome Tingui é uma homenagem ao povo indígena que habitou a região de Curitiba. O Parque, às margens do Rio Barigui, funciona como um museu a céu aberto. Nele é possível conhecer um pouco da cultura dos índios que ali habitaram. Logo na entrada se vê a estátua do cacique Tindiquera, líder da tribo, feita pelo artista plástico Elvo Benito Damo.

No parque também dá para conhecer um pouco sobre a cultura ucraniana, umas das principais colonizadoras da região. O Memorial Ucraniano, localizado na réplica de uma igreja tipicamente ucraniana, a loja de artesanato e o monumento em forma de pêssanka formam o complexo onde são realizados diversos eventos culturais e exposições.

O Tingui ainda é cheio de pistas para a prática de esportes, quadras de futebol e vôlei, parquinho, quiosques para churrasco e diversas pontes. Possui banheiros e estacionamento gratuitos.

  • Entre as ruas Fredolin Wolf e José Valle – São João | Tel: (41) 3350-9630
  • Funcionamento: Parque – aberto 24h | Memorial Ucraniano e loja de artesanato – de terça a domingo, de 10h às 18h

 

Leia mais sobre a cultura ucraniana: Atrações culturais em Prudentópolis, Paraná

 

#5 Bosque Alemão

 

O Bosque Alemão é o parque que une cultura e natureza, ideal para levar as crianças. Isso porque existe um percurso por uma trilha calçada e bem marcada que relembra a história de “João e Maria”, escrita pelos irmãos Grimm.

Entre as passagens está a Casa das Bruxas, um espaço onde os pequenos podem desenvolver o interesse pela leitura através da biblioteca e da contação de histórias. A “Hora do Conto”, que acontece em horários especiais deixa o passeio ainda mais divertido.

Outros pontos a serem visitados no bosque são o Oratório Bach, com sala para concertos, a Torre dos Filósofos, com 15 metros de altura, e o pórtico que reconstitui a fachada da Casa Milla, construída no início do século, e que representa a arquitetura da imigração alemã, com a varanda original da residência.

O parque tem banheiros e lanchonete.

  • Rua Francisco Schaffer, s/nº – Vista Alegre | Tel: (41) 3568-1087
  • Funcionamento:  Bosque – diariamente, de 8h às 18h | Casa das Bruxas e Biblioteca – de terça a sexta, de 09h às 12h e de 13h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, de 09h às 17h | Hora do Conto –  de terça a sexta, às 09h30, 14h30 e 15h30, e aos sábados, domingos e feriados, às 11h, 14h e 16h

 

parques de Curitiba - Bosque Alemão parques de Curitiba - Bosque Alemão

 

Leia mais: Guia do que fazer em Curitiba

 

DICAS:

 

  1. Use roupas leves e sapatos confortáveis para passear pela cidade.
  2. Não se esqueça de levar água, lanches e casaco na mochila.
  3. Para se locomover por Curitiba você pode usar o transporte público, táxis ou carros de transporte privado, como Uber e Cabify. Confira o post 7 aplicativos de transporte para economizar em viagens.
  4. Mantenha a cidade limpa. Não jogue lixo nas ruas.




Onde se hospedar em Curitiba

 

Curitiba tem uma grande oferta de hotéis, pousadas e hostels, mas nossa escolha na cidade foi o Motter Home, considerado melhor hostel do Brasil, com certificações em vários sites especializados, como a Booking.com e o Trip Expert.

Fizemos um post detalhado contando como são os quartos, o atendimento, o café da manhã e a experiência de se hospedar lá. Confira:

Motter Home: o melhor hostel em Curitiba

 

Se você procura um hostel em Curitiba para chamar de seu, o Motter Home é a nossa indicação. E os leitores do blog Vida sem Paredes têm desconto exclusivo de 5% ao reservar pelo site, Facebook, E-mail ou WhatsApp. Use o cupom #mottersemparedescwb e aproveite Curitiba!

 
Reserve sua hospedagem em Curitiba ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com
 

Como chegar

 

O Aeroporto Internacional Afonso Pena recebe voos diários de várias cidades e fica a 18 quilômetros do centro de Curitiba. Existem linhas de ônibus que fazem o trajeto aeroporto-centro:

 

  • Aeroporto Executivo
  • Preço: R$ 12,00 | Horários e itinerários: confira no site da empresa

 

  • Linha Direta – 208 – Aeroporto
  • Horários e itinerários: confira no site da empresa

 

Organize sua viagem aqui no vida sem paredes

Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele em até 12x sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com

Faça uma cotação de seguro viagem, compare os preços de várias seguradoras e pague em até 12x ou com desconto no boleto bancário no Seguros Promo. Use nosso cupom de desconto e viaje tranquilo: VIDASEMPAREDES5

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 


 

Bosques e parques de Curitiba – PR
Data da viagem: junho de 2017

por Nange Sá

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *