• Pacotes para Trilha Inca Machupicchu e Trilha Salkantay

O que ver e fazer no Mercado Adolpho Lisboa em Manaus

 

 

A arquitetura caprichosa do Mercado Adolpho Lisboa sobressai no Centro Histórico de Manaus. Vista do Porto, a construção em estilo Art Nouveau desperta a curiosidade de quem transita pelo burburinho desse trecho na orla do Rio Negro.

O espaço foi construído durante o Ciclo da Borracha, período da economia bem-sucedida que fez Manaus ser conhecida como a “Paris dos Trópicos”, inspirado no Mercado de Les Halles, de Paris. Seus pavilhões em alvenaria e ferro fundido, adornados com vitrais o tornaram um dos mais importantes exemplares mundiais de arquitetura em ferro, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O espaço é dividido em Pavilhão do Peixe e Pavilhão da Carne, nas laterais, e Pavilhão Frontal e os Pavilhões Pará e Amazonas. Tem entrada tanto pela Rua dos Barés quanto pelo lado da Manaus Moderna, na orla do Rio Negro.

O Mercado Municipal de Manaus é o lugar ideal para provar a comida regional, conhecer ervas e produtos típicos, comprar artesanato, decoração e lembranças do Amazonas. É tanta coisa interessante para se ver, comer, ouvir e admirar…

Frente do Mercado, Rua dos Barés

Entrada pela Avenida Manaus Moderna

Detalhe da arquitetura em ferro

 

O que ver e fazer no Mercado Adolpho Lisboa de Manaus

 

  1. Artesanato indígena

Cocar, indumentárias, chocalhos, colares… São muitas as opções étnicas para quem valoriza e aprecia a cultura amazônica. Há utilidades domésticas, como cestos, há cerâmicas, acessórios como pulseiras, colares e brincos, lembrancinhas como imãs e chaveiros para levar e muito mais. Uma coisa que eu adorei foram as diversas máscaras feitas com palha ou madeira, de várias etnias.

 

  1. Ervas medicinais

Tem viagra natural, óleo de copaíba e andiroba, frutas e folhas para chás e remédios da medicina tradicional. Seja qual for o mal, no Mercado Municipal de Manaus tem o remédio natural, produzido através da cultura e sabedoria milenar do povo.

 

  1. Farinhas

Farinha “ovinha”

Tapioca, farinha d’água e farinha ovinha formam o trio mais famoso de Manaus e estão em cada canto do Mercadão.

 

  1. Tucupi

O suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava é o acompanhamento mais tradicional no norte do país. No Mercado de Manaus você encontra garrafinhas de tucupi de vários tamanhos.

 

  1. Decoração

Em palha, em madeira, em cipós, sementes… tudo pode virar arte e decoração nas mãos desses profundos conhecedores da natureza. É a chance de encontrar um artigo étnico autêntico para se lembrar da viagem toda vez que olhar para aquele cantinho da sua casa.

 

  1. Comidas Típicas

 

O Mercado Adolpho Lisboa tem lanchonetes e restaurantes no pavilhão central que servem a comida típica regional. Lá a gente encontra os peixes tradicionais – pirarucu, pacu, matrinxã, tambaqui, tucunaré, jaraqui, surubim e outros – em diversos tipos de receita. Um açaí em sua forma mais pura, completamente diferente da conhecida no resto do país também é encontrado lá. Para finalizar, sucos de frutas como cupuaçu, graviola, taperebá, guaraná e um mungunzá com leite condensado.

 

  1. Escama de pirarucu, língua de pirarucu

 

Você não entendeu errado! Esses são alguns dos itens mais inusitados encontrados no mercado, nas feiras e nos camelôs. A escama do peixe funciona como lixa de unha, e a língua é usada para ralar o guaraná em bastão. A escama também decora chaveiros, imãs e qual for a forma de apresentação, com certeza é exótico!

 

  1. Carnes, peixes, legumes, verduras e frutas

Além dos inúmeros atrativos dentro do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que com razão é um dos lugares mais visitados em Manaus, o local funciona como um mercado normal que atende principalmente a população. Carnes e peixes crus, legumes, verduras e frutas locais estão nas bancas como em qualquer quitanda. Se você tiver a chance de levar para casa, esse é o lugar para encontrar tudo fresquinho.

 

  1. História do Mercado

 

Observe os banners no interior do Mercado Adolpho Lisboa, com detalhes históricos e informações complementares sobre o local, a construção etc. Por exemplo, um dos banners conta sobre a chegada do pavilhão a Manaus, quanto custou e sobre sua finalidade de vender carne de tartaruga, que até então era feito na rua ou na praia. Explica que a iluminação era feita com querosene e que a estrutura externa lembra uma igreja romântica como a de Borgund. Os dois pequenos quiosques octogonais têm chapas prensadas com motivos pompeanos, recoberto por telhas em escamas. Outro banner conta como o Caso da Manáos Market se tornou um dos casos jurídicos e administrativos de maior longevidade na história de Manaus e do Amazonas e outro conta sobre a inauguração do espaço em 1883.

 

> Leia também: O que fazer em Manaus e confira dicas de passeios na cidade, dicas de agências e mais informações.

 

Dicas para visitar o Mercado Municipal de Manaus

 

  1. A visita ao Mercado Adolpho Lisboa é rápida e leva menos que um turno (manhã ou tarde). Vai depender muito de quanto tempo você fica impressionado com as coisas (risos!).
  2. O espaço tem banheiros que cobram R$ 1,00 (março de 2017).
  3. Há um Centro de Atendimento ao Turista no mercado, onde você pode consultar informações sobre atrações de Manaus e pegar mapas e folders.

 

S E R V I Ç O

  • Mercado Adolpho Lisboa
  • Entradas pela Rua dos Barés e pela Manaus Moderna, Centro, Manaus – AM
  • Fone: +55 (92) 3234-8441
  • Funcionamento: segunda a sábado das 6h às 18h, domingos e feriados das 6h às 12h
  • Tarifa: gratuito

 

Onde se hospedar em Manaus

 

Nossa escolha em Manaus foi EcoSuites Hotel, no Centro Histórico. É uma hospedagem com excelente custo-benefício, é todo novo e confortável, limpo e com atendimento de primeira. E o melhor, perto de tudo, a poucos metros da Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia).

> Confira outros detalhes do hotel e como foi nossa experiência lá nesse link ou reserve na Booking.com através desse link.

> Se precisar alugar um carro para visitar os pontos turísticos de Manaus, escolha o ponto de partida e compare os preços de todas as locadoras através desse link.

>> Faça uma cotação do seu seguro viagem através desse link e aproveite com tranquilidade. Use nosso CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO e ganhe 5% de desconto no seu seguro.

Cupom: VIDASEMPAREDES5

 


Mercado Adolpho Lisboa, Manaus – AM: cerca de 1,8 milhões de habitantes | 110V
Data da viagem: março de 2017

 

por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *