As telhas de vidros e os incríveis vitrais do Mercado Municipal de São Paulo, bem no centro da cidade, disputam a atenção com os boxes de produtos de todos os tipos. Um vai e vem de moradores e visitantes faz a gente ter certeza que essa é uma das atrações mais visitadas.
Especiarias, temperos, embutidos, frios, queijos, vinhos, carnes, peixes, cereais, legumes e muito mais produtos cujas cores fazem do Mercadão de SP um lugar bonito de se ver – só perdem para as frutas exóticas. O espaço gastronômico é disputado e é impossível visitar o local sem provar algumas delícias que já são tradicionais.
> Confira como chegar, o que comer, o que comprar e o que fazer lá!

Mercado Municipal de São Paulo
O que fazer no Mercado Municipal de São Paulo
-
Comer um sanduíche de mortadela

Pernil com Cheddar
Não dá para fugir do óbvio, já que esse é um dos programas mais tradicionais do lugar. Se puder dividir com alguém, divida, porque o trem é grande mesmo. Além do sanduíche de mortadela, tem de costela, lombo, linguiça e outras opções, todas deliciosas.
-
Ou um pastel gigante, de preferência, com chopp gelado

1º piso

Um dos restaurantes do andar de cima
A outra grande pedida do Mercado Municipal de São Paulo é saborear um dos deliciosos – e também gigantes – pastéis. Os recheios são variados e as pastelarias ficam cheias. O barato é que elas se espalham no primeiro piso do mercadão e são bem informais, ou seja, um lugar perfeito para sentar, pedir um chopp e conversar.
-
E ainda tem bolinho de bacalhau
Essa é só mais uma das diversas opções do cardápio super variado dos bares e restaurantes do mercadão de São Paulo. Tem vários petiscos, lanches e bastante chopp e cerveja gelados.
-
Provar uma fruta exótica (ou várias!)

Todas são deliciosas, principalmente as tâmaras!
Os vendedores aproveitam o transitar das pessoas para oferecer uma prova. É um ótimo jeito de saber se vale a pena comprar determinada fruta exótica, ou qual comprar, já que a variedade é enorme. Se puder, prove a tâmara. Está em todas as barraquinhas e é uma DE – LÍ – CI – A
-
Comprar frios, embutidos e queijos
Sabia que os mais de 290 boxes do Mercadão de São Paulo movimentam juntos cerca de 350 toneladas de alimentos por dia? Além de frutas, legumes, carnes, grãos e cereais, vale a pena experimentar e levar para casa os frios, embutidos e queijos de várias partes do Brasil. Tem até um box com os deliciosos e premiados queijos de Cruzília!
-
Comprar ingredientes e produtos importados
Não é à toa que os chefs de cozinha fazem a festa no Mercado Municipal de São Paulo. O local facilita o garimpo de quem procura temperos, ervas, especiarias e todo tipo de ingrediente e produtos importados, exatamente por reunir tudo no mesmo lugar. Basta circular e você encontra de tudo um pouco.
-
Admirar a arquitetura
O prédio com 12.600 metros² foi projetado em 1926 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo e inaugurado em 1933. Os lindos vitrais são do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 vitrais.
-
Desejar uma peça inteira de presunto cru
Não é em todo lugar que se encontra uma peça inteira de um autêntico presunto espanhol. Mas se estiver só passeando pela cidade, dá para fazer igual a gente: desejar uma peça inteira, mas comprar só uma bandejinha! Hahaha
S E R V I Ç O
Mercado Municipal de São Paulo
- Rua da Cantareira, 306, Centro, São Paulo – SP | Tel: (11) 3313-3365 | Site
- Funcionamento: segunda a sábado, das 6 às 18 horas; domingos e feriados, das 6 às 16 horas
Leia também: 12 fotos para incluir o Beco do Batman no seu roteiro em SP
Como chegar no Mercado Municipal de São Paulo
O Mercado Municipal de São Paulo fica perto da Rua 25 de Março e do Parque Dom Pedro II.
As estações do metrô mais próximas são a São Bento (600 metros) e a Luz (1,5 km).
Há estacionamento para carros no próprio Mercadão (sistema Zona Azul), além de estacionamentos particulares, e vagas para estacionamento de bicicletas (leve sua corrente).
O que fazer no Mercado Municipal de São Paulo
Data da viagem: outubro de 2017
por Camila Coubelle