Encontro RBBV 2016 de blogueiros de viagem

 
O blog Vida sem Paredes esteve em Belo Horizonte para o maior Encontro RBBV de blogueiros de viagem do Brasil, organizado pela Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV, a qual somos afiliados. De 25 a 27 de novembro, o evento reuniu mais de 150 influenciadores digitais de cerca de 100 blogs de viagem para uma programação que envolvia palestras, City Tours, network e claro, uma social na capital nacional do boteco.

 

vida-sem-paredes-erbbv-2016-2

Blogueiros reunidos. Foto: Alessandra Frattus do blog Tô pensando em viajar

A RBBV comemorou 5 anos de existência durante o evento, um período marcado por uma série de ações que visam profissionalizar e melhorar os blogs de viagem. Muitos deles se transformaram em empreendimentos de sucesso e a rede atua ajudando os blogueiros a implementarem melhores práticas em seus trabalhos.

Sobre o Encontro RBBV 2016:

O Encontro RBBV 2016 foi organizado pela Claudia Saleh do Aprendiz de Viajante, Dani Duarte do Blog Só Viagem, Rafael Miranda do Para Viagem e Sonia Letycia do Coisos on the Go, e teve o apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte, da Belotur e do Conjunto Moderno da Pampulha, além de vários patrocinadores e apoiadores (confira no fim do post) que contribuíram para que o evento fosse um sucesso.

O evento  começou oficialmente na sexta com um uma visita ao Mercado Central de BH, mas nós perdemos essa parte. Só conseguimos chegar à noite, para a recepção no restaurante Maria das Tranças, famoso por seu frango ao molho pardo, mas que encantou também por sua tradição de mais de 60 anos na cidade, por seu espaço amplo e pelo ótimo atendimento. Já chegamos recebendo uma sacola de brindes, com destaque para o EasySim4U, parceiro do evento que presenteou a todos com um chip que cobre mais de 140 países e vai deixar todos conectados em suas próximas viagens internacionais.

No sábado, o evento continuou no MAP – Museu de Arte da Pampulha, um lugar cheio de detalhes interessantes, que foi palco para os painéis:

  • Tendências do Mercado de Turismo Mundial e Brasileiro”, com Claudia Saleh e Keith Jenkins, do iAmbassador;
  • Influência e Marca – Como Usar as Redes Sociais para Alavancar o seu Blog”, com Lillian Brandão do Nerds Viajantes, Lily Pestana do Apaixonados por Viagens e Claudia Saleh, com moderação da Luciana Misura, do Colagem;
  • “Monetização e Afiliados”, com Julia Minhoto do ViajaNet, Rafael Miranda do Para Viagem e Ana Catarina Portugal do Turista Profissional e moderação do Thiago Khoury, do blog Rodei.
vida-sem-paredes-erbbv-2016-13

Blogueiros chegando ao MAP para o primeiro ciclo de palestras

Dali, seguimos para os Food Trucks com a pegada bem mineira em frente ao MAP e para um City Tour pelo Complexo da Pampulha, Mirante do Mangabeiras e Praça da Liberdade, ou seja, alguns dos principais cartões-postais da capital mineira. Com o apoio da Belotur e o conhecimento fabuloso da nossa guia, Neuma, conhecemos uma BH linda e cheia de história, com detalhes que nem mesmo em nossas visitas anteriores à cidade tínhamos percebido. Cada viagem é única, até para o mesmo lugar!

Visitamos a igrejinha da Pampulha mais uma vez, que agora detém o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, junto com os outros prédios do Conjunto Arquitetônico da Pampulha: Iate Tênis Clube, Casa do Baile e MAP, todos projetos por Oscar Niemeyer às margens da lagoa da Pampulha.

Já no Mirante do Mangabeiras o barato é constatar que a cidade tem mesmo um horizonte belíssimo. De lá dá para ver grande parte da capital mineira e terminar o dia com um pôr do sol incrível. Finalizamos o tour na Praça da Liberdade, um ícone de BH, um lugar democrático que consegue juntar todas as tribos e estilos de pessoas.

vida-sem-paredes-erbbv-2016-6

Na Igrejinha da Pampulha durante o City Tour

vida-sem-paredes-erbbv-2016-10

Patrimônio Cultural da Humanidade

vida-sem-paredes-erbbv-2016-12

Entrada do Mirante do Mangabeiras

vida-sem-paredes-encontro-rbbv

Olha o visual do mirante!

vida-sem-paredes-erbbv-2016-8

Blogueiros na Praça da Liberdade

À noite a parada foi na Chopperia Albanos, que nos serviu muitos chopps e petiscos de – li – ci – o – sos com um atendimento impecável. Foram muitas e muitas fotos nesse que é um dos bares mais badalados da cidade.

No domingo, as palestras continuaram no Quality Hotel Pampulha com:

  • “De blogueiro a empreendedor de sucesso”, com Luciana Misura do Colagem, Cris Marques do Dentro do Mochilão e Dri Lima do Xplora e moderação de Claudia Saleh no interessante debate;
  • “Projetos criativos e inspiradores para elevar seu blog ao cume”, com Gustavo Ziller, apresentado por Antônio Rômulo Jr do Retrip;
  • “Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros”, com Alberto G. Martins da B4TComm, Garon Picelli da Loumar Turismo e Flavia Perin da InterAmerican Network;
  • “Conteúdo e SEO” com Rafael Sette Camara do 360 Meridianos;
  • “Turismo Sustentável”, com Cris Marques do Dentro do Mochilão, Luiza Antunes do 360 Meridianos e Claudia Saleh;
  • “Workshop de Fotografia e Vídeo”, com Helder Ribeiro do Nerds Viajantes, Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras e Fabio Pastorello do Viagens Cine.
vida-sem-paredes-erbbv-2016-3

Auditório do MAP

vida-sem-paredes-erbbv-2016-4

Vários brindes foram sorteados durante os 3 dias de Encontro RBBV

vida-sem-paredes-erbbv-2016-5

Momento da despedida. Foto: Alessandra Frattus do blog Tô pensando em viajar

vida-sem-paredes-encontro-rbbv

“Carômetro” com os blogueiros participantes. feito pela Alessandra Frattus do blog Tô pensando em viajar

Antes de nos despedirmos de tantas pessoas legais que conhecemos lá, ainda rolou um bate-papo nosso com o Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras, que será nosso mentor e de mais três blogs. Vários mentores também tiveram essa conversa inicial com outros blogueiros, aliás, é uma iniciativa sensacional esse Bechmarking dos blogueiros mais experientes com os que começaram há menos tempo.

O Encontro RBBV teve patrocínio da Viajanet, EasySim4You, Booking.com e Zarpo, além da colaboração do Rentcars.com, Atravessar Fronteiras, Magic Press, Aprendiz de Viajante e Orlando em Revista, que deram brindes especiais para todos os blogueiros participantes. A Latam Airlines foi a transportadora oficial do evento.

Além de todo o conteúdo que absorvemos durante os esses dias do Encontro RBBV 2016 de blogueiros de viagem foi ótimo para que a gente trocasse figurinha com uma galera super bacana que atua para inspirar as pessoas a viajar mais e melhor. Valeu pessoal!

Leia também os posts com dicas do que fazer em BH e de onde se hospedar na região da Pampulha:

6 coisas para fazer em BH no mesmo dia

Dica de hospedagem: Bristol Pampulha Lieu

Encontro RBBV 2016: Belo Horizonte – MG
Data da viagem: novembro de 2016
por Camila Coubelle

Sobre Vida sem Paredes

Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.

Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Pingback:Dica de hospedagem em BH: Bristol Pampulha Lieu | vida sem paredes

  2. Adorei o post e as fotos estão lindas!!! Que saudades desse encontro maravilhoso.

  3. Pingback:Encontro RBBV 2016 reúne mais de 150 blogueiros em BH | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

  4. Muito bom o post ! Que pena não ter te conhecido no Encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *