A janela fica pequena para tamanha beleza das montanhas durante o passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, um dos mais procurados em Passa Quatro, sul de Minas Gerais. A viagem de Maria-Fumaça dura 2 horas, percorre 10 quilômetros até a Estação de Coronel Fulgêncio, na divisa com São Paulo e faz duas paradas.
Confira como funciona o passeio, por que vale a pena fazer e veja as dicas.
Onde se hospedar em Passa Quatro
Passa Quatro tem ótimas opções de hospedagem, com muitos hotéis e pousadas. As opções variam das simples às mais sofisticadas, que oferecem uma experiência completa. Muitas têm lareira, chalés e decoração que super combinam com o clima frio da serra. Ainda há alguns refúgios e campings.
Reserve sua hospedagem em Passa Quatro ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com.
Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3
Como chegar em Passa Quatro
A cidade faz parte do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real, e fica a cerca de 52 quilômetros de São Lourenço, no Circuito das Águas, e a 250 quilômetros da cidade de São Paulo. A referência para ir é Cruzeiro (SP).
Quem vem de ônibus de São Paulo deve ir através da viação Cometa, até o destino. Quem quem vem do Rio de Janeiro, pode usar a viação Cidade do Aço até Cruzeiro e quem vem de Belo Horizonte, a viação Expresso Gardênia até São Lourenço.
De São Lourenço ou Cruzeiro a Passa Quatro (cerca de 1h de viagem), a viação Cidade do Aço oferece vários horários por dia (tel.: 35 3371-2131) na linha São Lourenço – Cruzeiro, que para em Passa Quatro.
De carro a partir de Belo Horizonte o acesso é pela BR-381, entrando no trevo de Três Corações, em direção a Caxambu, até Passa Quatro.
A partir do Rio de Janeiro ou São Paulo, o acesso é pela BR-116 passando por Cruzeiro.
Se precisar alugar um carro para visitar a cidade, recomendo esse buscador online que auxilia encontrar a melhor opção.
12 razões para fazer o passeio no Trem da Serra da Mantiqueira
-
É uma viagem no tempo
O passeio na Maria-Fumaça relembra os tempos áureos das ferrovias e a locomotiva a vapor é quase centenária, de 1925. Os dois vagões também são históricos e conservam o estilo e o charme de antigamente.
Toda a atmosfera do passeio, o apito, a fumaça tão característica e som dos trilhos transmitem uma sensação de estarmos em um passeio décadas atrás.
-
Tem vista para a serra
Passa Quatro está cercada pela Serra da Mantiqueira e os contornos das montanhas formam paisagens incríveis. Durante todo o passeio avistamos as montanhas, além das belezas da zona rural da cidade.
Inclusive, na Estação Manacá, o trem precisa ser preparado para subir a serra e a monitora explica essa mecânica durante a parada.
-
Dá para reservar o ingresso
Os dois vagões são disputados nos fins de semana e feriados. São 118 lugares ao todo e os ingressos acabam rápido. Mas a boa notícia é que dá para reservar pelo site, por e-mail ou por telefone (veja contatos no fim) e retirar na bilheteria no dia.
Assim, o passeio fica garantido e basta imprimir o protocolo e chegar 30 minutos antes do horário da partida.
-
Tem parada na feira de artesanato
É na Estação Manacá que o Trem da Serra da Mantiqueira é preparado para subir até os 1.085 metros de altitude da estação seguinte, Coronel Fulgêncio. A atração do lugar bucólico é a feira de doces e artesanato, simples, mas cheia de sabor!
A monitora compartilha informações e explica que ao soar três apitos, todos devem estar em seus lugares novamente. Na parada, é foto pra lá e pra cá!
Leia também: O que fazer em Passa Quatro
-
Tem música ao vivo com violeiros
A moda de viola já começa na “concentração”, na Estação de Passa Quatro, enquanto os turistas estão se preparando para entrar na Maria-Fumaça, visitando a exposição fotográfica, verificando seus lugares e se acomodando.
Durante a ida e a volta, a música continua nos vagões e todos se divertem!
-
Vai até a Estação de Coronel Fulgêncio
A estação Coronel Fulgêncio foi inaugurada por D. Pedro II em 1884 e fica próxima ao Túnel da Mantiqueira. Nessa parada o trem faz a manobra para descer novamente a serra.
Enquanto isso, os turistas podem visitar o túnel e o pequeno museu com uma exposição fotográfica (veja abaixo).
-
Tem visita ao Museu
O Museu da Estação Coronel Fulgêncio apresenta o trabalho de restauração da estação pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que preserva e divulga a história da ferrovia brasileira, além de fotografias das filmagens realizadas no trem, como as minisséries da Rede Globo Mad Maria e JK, comerciais e o filme Gonzaga – De Pai para Filho.
-
Caminhada até o Túnel da Mantiqueira
São 300 metros de caminhada pelo trilho até o Túnel da Mantiqueira, o maior da antiga linha Minas and Rio Railway Co., com 998 metros de extensão. Além da paisagem única ao redor, ele marca a divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo.
O Túnel da Mantiqueira foi estratégico para impedir o avanço das tropas federais durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Por motivos de segurança, os visitantes não podem atravessar o túnel.
-
Conta um pouco da história do Brasil
A monitora do Trem da Serra da Mantiqueira conta alguns detalhes que envolvem o local do túnel durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
O passeio nos permite pisar no cenário que foi palco para momentos cruciais do acontecimento, e para quem gosta de história, é um prato cheio.
-
Tem acessibilidade
Um dos vagões de passageiros do trem conta com espaço para cadeirantes, o que facilita a inclusão.
-
Outras atrações do passeio no Trem da Serra
Além dos atrativos de cada estação e do túnel, o Trem da Serra passa pelas Corredeiras do Manacá e por diversas pontes, entre elas, a Ponte Estrela, construída em 1880, e que ainda conserva sua estrutura original.
O trem faz uma pequena parada para fotos nesses pontos.
-
É uma das principais atrações de Passa Quatro
Passa Quatro é cercada por montanhas e por Mata Atlântica e atrai visitantes em busca dos atrativos naturais, ecoturismo e turismo rural. Sem dúvida, o clima do interior é um dos principais motivos que tornam a cidade encantadora.
O passeio no Trem da Serra, que é tão a cara do interior, é um dos mais procurados.
>>Leia também: O que fazer em Passa Quatro
S E R V I Ç O
Trem da Serra da Mantiqueira
- Praça Paulo Frontin, s/n, Centro
- Reservas: (35) 3371-2167 | [email protected] | site
- Funcionamento: sábados às 10h e 14h30; domingos às 10h; feriados e férias com horários extras
- Bilhete: R$ 65 (out/2019)
Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro – MG: cerca de 15 mil habitantes
por Camila Coubelle
Eu não achei.O percurso é pequeno muito lento e o pior não atravessa o túnel para o lado paulista.
Como faço para ir do Rio de janeiro para Passa Quatro??
Grato
Oi Pedro!
VINDO DO RIO DE JANEIRO:
De Carro: Via Dutra até km 22, Lavrinhas, Cruzeiro, Passa Quatro
De ônibus: Viação Cidade do Aço a Cruzeiro* – Tel: (21) 2136-4750
* De Cruzeiro para Passa Quatro o passageiro continua na Viação Cidade do Aço somente compra uma passagem complementar de Cruzeiro a Passa Quatro (Distância: 23,0 Km) | Horários de partida: 06:15 – 10:30 – 14:15 (executivo) – 19:00 – 20:45
Fonte: site da prefeitura de Passa Quatro
Abraços
Olá Letícia! Em nossa visita a Passa Quatro, ficamos hospedadas em outra cidade, a 100 km. Mas lá tem ótimas pousadas e hotéis completíssimos. Dá uma olhada nas opções e nos preços aqui:
http://www.booking.com/searchresults.html?city=-659792&aid=945499&no_rooms=1&group_adults=1&label=passaquatro
abraços
Poderia indicar algumas pousadas, o que oferecem e preço?
Que show essa viagem! Parabéns pelo blog!
Sou eng. trabalhei só com ferrovias , construção e remodelação . Um vídeo seria ótima propaganda , completaria .