InícioAMÉRICA DO SULTrem da Serra em Passa Quatro: dicas para aproveitar

Trem da Serra em Passa Quatro: dicas para aproveitar

A janela fica pequena para tamanha beleza das montanhas durante o passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, um dos mais procurados em Passa Quatro, sul de Minas Gerais. A viagem de Maria-Fumaça dura 2 horas, percorre 10 quilômetros até a Estação de Coronel Fulgêncio, na divisa com São Paulo e faz duas paradas.

Confira como funciona o passeio, por que vale a pena fazer e veja as dicas.

Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

 

Onde se hospedar em Passa Quatro

Passa Quatro tem ótimas opções de hospedagem, com muitos hotéis e pousadas. As opções variam das simples às mais sofisticadas, que oferecem uma experiência completa. Muitas têm lareira, chalés e decoração que super combinam com o clima frio da serra. Ainda há alguns refúgios e campings.

Reserve sua hospedagem em Passa Quatro ou em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in através da Booking.com.

Ao reservar com um de nossos parceiros através dos nossos links citados acima, recebemos uma pequena comissão. Você garante os melhores serviços e preços, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagem. Muito obrigada e boa viagem! <3

 

Como chegar em Passa Quatro

A cidade faz parte do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real, e fica a cerca de 52 quilômetros de São Lourenço, no Circuito das Águas, e a 250 quilômetros da cidade de São Paulo. A referência para ir é Cruzeiro (SP).

Quem vem de ônibus de São Paulo deve ir através da viação Cometa, até o destino. Quem quem vem do Rio de Janeiro, pode usar a viação Cidade do Aço até Cruzeiro e quem vem de Belo Horizonte, a viação Expresso Gardênia até São Lourenço.

De São Lourenço ou Cruzeiro a Passa Quatro (cerca de 1h de viagem), a viação Cidade do Aço oferece vários horários por dia (tel.: 35 3371-2131) na linha São Lourenço – Cruzeiro, que para em Passa Quatro.

De carro a partir de Belo Horizonte o acesso é pela BR-381, entrando no trevo de Três Corações, em direção a Caxambu, até Passa Quatro.

A partir do Rio de Janeiro ou São Paulo, o acesso é pela BR-116 passando por Cruzeiro.

Se precisar alugar um carro para visitar a cidade, recomendo esse buscador online que auxilia encontrar a melhor opção.

 

12 razões para fazer o passeio no Trem da Serra da Mantiqueira

 

  1. É uma viagem no tempo

O passeio na Maria-Fumaça relembra os tempos áureos das ferrovias e a locomotiva a vapor é quase centenária, de 1925. Os dois vagões também são históricos e conservam o estilo e o charme de antigamente.

Toda a atmosfera do passeio, o apito, a fumaça tão característica e som dos trilhos transmitem uma sensação de estarmos em um passeio décadas atrás.

 

  1. Tem vista para a serra

Passa Quatro está cercada pela Serra da Mantiqueira e os contornos das montanhas formam paisagens incríveis. Durante todo o passeio avistamos as montanhas, além das belezas da zona rural da cidade.

Inclusive, na Estação Manacá, o trem precisa ser preparado para subir a serra e a monitora explica essa mecânica durante a parada.

Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

 

  1. Dá para reservar o ingresso

Os dois vagões são disputados nos fins de semana e feriados. São 118 lugares ao todo e os ingressos acabam rápido. Mas a boa notícia é que dá para reservar pelo site, por e-mail ou por telefone (veja contatos no fim) e retirar na bilheteria no dia.

Assim, o passeio fica garantido e basta imprimir o protocolo e chegar 30 minutos antes do horário da partida.

Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)

 

  1. Tem parada na feira de artesanato

É na Estação Manacá que o Trem da Serra da Mantiqueira é preparado para subir até os 1.085 metros de altitude da estação seguinte, Coronel Fulgêncio. A atração do lugar bucólico é a feira de doces e artesanato, simples, mas cheia de sabor!

A monitora compartilha informações e explica que ao soar três apitos, todos devem estar em seus lugares novamente. Na parada, é foto pra lá e pra cá!

Estação Manacá, Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)


Leia também: O que fazer em Passa Quatro


  1. Tem música ao vivo com violeiros

A moda de viola já começa na “concentração”, na Estação de Passa Quatro, enquanto os turistas estão se preparando para entrar na Maria-Fumaça, visitando a exposição fotográfica, verificando seus lugares e se acomodando.

Durante a ida e a volta, a música continua nos vagões e todos se divertem!

 

  1. Vai até a Estação de Coronel Fulgêncio

A estação Coronel Fulgêncio foi inaugurada por D. Pedro II em 1884 e fica próxima ao Túnel da Mantiqueira. Nessa parada o trem faz a manobra para descer novamente a serra.

Enquanto isso, os turistas podem visitar o túnel e o pequeno museu com uma exposição fotográfica (veja abaixo).

 

  1. Tem visita ao Museu

O Museu da Estação Coronel Fulgêncio apresenta o trabalho de restauração da estação pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que preserva e divulga a história da ferrovia brasileira, além de fotografias das filmagens realizadas no trem, como as minisséries da Rede Globo Mad Maria e JK, comerciais e o filme Gonzaga – De Pai para Filho.

Estação Coronel Fulgêncio, Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro (MG)
Museu da Estação Coronel Fulgêncio
  1. Caminhada até o Túnel da Mantiqueira

São 300 metros de caminhada pelo trilho até o Túnel da Mantiqueira, o maior da antiga linha Minas and Rio Railway Co., com 998 metros de extensão. Além da paisagem única ao redor, ele marca a divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

O Túnel da Mantiqueira foi estratégico para impedir o avanço das tropas federais durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Por motivos de segurança, os visitantes não podem atravessar o túnel.

Túnel da Mantiqueira, Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, A Maria-Fumaça de Passa Quatro (MG)

 

  1. Conta um pouco da história do Brasil

A monitora do Trem da Serra da Mantiqueira conta alguns detalhes que envolvem o local do túnel durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

O passeio nos permite pisar no cenário que foi palco para momentos cruciais do acontecimento, e para quem gosta de história, é um prato cheio.

 

  1. Tem acessibilidade

Um dos vagões de passageiros do trem conta com espaço para cadeirantes, o que facilita a inclusão.

 

  1. Outras atrações do passeio no Trem da Serra

Além dos atrativos de cada estação e do túnel, o Trem da Serra passa pelas Corredeiras do Manacá e por diversas pontes, entre elas, a Ponte Estrela, construída em 1880, e que ainda conserva sua estrutura original.

O trem faz uma pequena parada para fotos nesses pontos.

Passeio de Maria-Fumaça - Trem da Serra, Passa Quatro (MG)

 

  1. É uma das principais atrações de Passa Quatro

Passa Quatro é cercada por montanhas e por Mata Atlântica e atrai visitantes em busca dos atrativos naturais, ecoturismo e turismo rural. Sem dúvida, o clima do interior é um dos principais motivos que tornam a cidade encantadora.

O passeio no Trem da Serra, que é tão a cara do interior, é um dos mais procurados.

>>Leia também: O que fazer em Passa Quatro

 

S E R V I Ç O

Trem da Serra da Mantiqueira

  • Praça Paulo Frontin, s/n, Centro
  • Reservas: (35) 3371-2167 | [email protected] | site
  • Funcionamento: sábados às 10h e 14h30; domingos às 10h; feriados e férias com horários extras
  • Bilhete: R$ 65 (out/2019)

Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro – MG: cerca de 15 mil habitantes

por Camila Coubelle


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI:
Ao reservar com nossos parceiros, por meio dos links abaixo ou citados nos posts, recebemos uma comissão.
Você garante os melhores serviços e preços, não paga a mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar compartilhando dicas de viagem.
Muito obrigada e boa viagem!
OFERTAS DE HOSPEDAGEM no mundo inteiro com reserva rápida e segura, opções de cancelamento gratuito e pagamento só no check-in com a Booking.com ou Hoteis.com.
ALUGUEL DE CARRO em até 10x no cartão, sem IOF, ou com 5% de desconto no boleto. Compare preços das locadoras no buscador Rentcars.com.
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM em até 10x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto VIDASEMPAREDES15 aplicado.
PASSAGEM AÉREA em promoção no Skyscanner.
CHIP DE INTERNET com plano de dados com a Viaje Conectado, ou chip virtual internacional com a Airalo ou a Holafly.
INGRESSO antecipado para atrações, eventos, passeios e transfer no mundo inteiro com melhor preço e segurança na Civitatis, no EasyTravelShop ou no GetYourGuide.
CARTÃO de débito internacional grátis com conta on-line multimoeda com IOF de 1,1% na Wise.



Vida sem Paredes
Vida sem Paredeshttps://vidasemparedes.com.br/
Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa. Aqui você encontra muitas dicas, roteiros, guias de destinos incríveis pelo mundo. A gente divide nossas experiências para inspirar as suas.

7 COMENTÁRIOS

    • Oi Pedro!

      VINDO DO RIO DE JANEIRO:
      De Carro: Via Dutra até km 22, Lavrinhas, Cruzeiro, Passa Quatro

      De ônibus: Viação Cidade do Aço a Cruzeiro* – Tel: (21) 2136-4750
      * De Cruzeiro para Passa Quatro o passageiro continua na Viação Cidade do Aço somente compra uma passagem complementar de Cruzeiro a Passa Quatro (Distância: 23,0 Km) | Horários de partida: 06:15 – 10:30 – 14:15 (executivo) – 19:00 – 20:45

      Fonte: site da prefeitura de Passa Quatro

      Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.