Teresópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, fica a cerca de 90 quilômetros da capital e é um destino agradável para quem busca temperaturas amenas, paisagens exuberantes e contato com a natureza.
Isso porque a cidade é a subsede de dois importantes parques. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos – cuja sede é em Petrópolis, distante cerca de 53 quilômetros, é um deles. O outro é o Parque Estadual dos Três Picos.
Teresópolis também é conhecida por sua gastronomia e por estar na Rota Cervejeira.
Além disso, trilheiros e mochileiros de todo o Brasil gastam as solas das suas botas nas mais variadas trilhas e cachoeiras teresopolitanas. Por isso, o passeio pela cidade é indicado para diferentes grupos, dos casais e famílias amantes do turismo gastronômico, aos aventureiros.
Entre tantos roteiros, saiba o que fazer em Teresópolis e conheça as principais atrações na cidade histórica e serra do Rio. Listamos dicas, informações sobre como chegar, onde se hospedar, onde comer e qual a melhor época para visitar.
Teresópolis, RJ: dicas para sua viagem
Você verá nesse artigo:
Quantos dicas ficar e quando ir
Um fim de semana é suficiente para conhecer as atrações de Teresópolis. O clima lá é ameno o ano, mas a melhor época para visitar é durante os meses mais frios, perfeitos para aproveitar a essência da cidade.
Em julho acontecem festivais gastronômicos e culturais, é alta temporada. No verão ocorrem pancadas de chuvas, mas a cidade pode ser visitada o ano inteiro.
Como chegar em Teresópolis
Os aeroportos mais próximos de Teresópolis são os do Rio de Janeiro, a aproximadamente 100 quilômetros.
Partindo de carro do Rio de Janeiro, use a BR-116, passando por Guapimirim. A partir de Minas Gerais, o acesso é pela BR-040 até Itaipava, e em seguida, pela BR-495. Quem vem de São Paulo, tem acesso pela BR-116, passando pelo Arco Metropolitano (BR-493 e BR-116). A partir de Petrópolis, o acesso é pela BR-485, e de Nova Friburgo, pela RJ-130.
Se precisar alugar um carro para visitar Teresópolis, use esse buscador para comparar os preços das principais locadoras e encontrar a melhor opção. O buscador é seguro, permite parcelamento, tem ofertas com pagamento só na retirada e sempre tem promoções.
Quem vem de ônibus pode usar a viação Teresópolis a partir do Rio de Janeiro ou de Petrópolis, e a viação Águia Branca a partir de São Paulo. Se estiver sem carro na cidade, saiba que é fácil circular de táxi ou Uber, as atrações não ficam muito distantes, no máximo a 5 quilômetros do centro.
Pousadas em Teresópolis
A cidade tem ótima oferta de hospedagem, com bons hotéis e pousadas charmosas, capazes de atender a todos os gostos. Algumas opções se localizam na região mais central, perto de bons restaurantes, mas as opções em bairros mais pacatos estão a poucos minutos de carro.
Uma opção muito conhecida em Terê e o Hotel Intercity Teresópolis, perto do centro, com quartos confortáveis e modernos e ótimo preço.
Quem quer aproveitar os espaços do hotel, uma dica é a Pousada Terê Parque, a 3 quilômetros e meio do centro. Ela conta com sauna, piscina, parquinho infantil, salão de jogos, jardins e trilhas, tudo isso com ótimo preço. Outra opção no mesmo estilo é o Urikana Boutique Hotel, em estilo alpino.
Uma das hospedagens mais procuradas em Teresópolis é o resort Village Le Canton, um 5 estrelas que oferece pensão completa, piscinas cobertas e ao ar livre, salão de jogos, quadra de tênis e um parque, o Magic Park, que oferece atrações como esqui, boliche e atividades para todas as idades.
Para quem procura um albergue, a dica é o A Casa Azul Teresópolis Hostel, bem avaliado, com quartos privativos e compartilhados.
Confira mais ofertas de hospedagem em Teresópolis.
O que fazer em Teresópolis:
1. Aproveitar a gastronomia
O friozinho da serra pede um cardápio de bom gosto, melhor ainda se for acompanhado de um bom vinho. Por isso, uma das principais formar de aproveitar Teresópolis e se deliciando com a gastronomia local.
Um lugar que vale a pena visitar é o Restaurante Tempero com Arte, considerando um dos melhores da cidade. A carta de vinhos e o ambiente aconchegante caem muito bom com o cardápio elaborado de comida brasileira. Outro especializado em comida brasileira, mas também com opções de comida alemã, é o Taberna Alpina, um dos restaurantes tradicionais e mais antigos de Teresópolis.
Para os pizza lovers, a dica é a Pizzaria Manjericão, tradicional na cidade, que ainda oferece saladas e massas, e tem ampla carta de vinhos. Um bar descolado para que curte cervejas artesanais é o BREWZIN, que combina comida de boteco deliciosa e ambiente descontraído.
E claro, um lugar que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Teresópolis, o Vila St. Gallen. Mas este merece um tópico inteiro, veja abaixo.
2. Bier Tour no Vila St. Gallen
A Vila St. Gallen, um complexo cervejeiro e gastronômico localizado no bairro do Alto, é um pedacinho da Alemanha no Brasil.
O espaço parece mesmo uma vila, bem colonial, com lojinhas de cervejas, souvenires, chocolates e cafés, espaço infantil e até uma capela. Restaurantes são dois: um com menu com carnes especiais, e um pub, com biergarten e entradas, hambúrgueres, pratos típicos alemães e muita cerveja no cardápio. E digo MUITA cerveja porque o St. Gallen é a casa da cerveja Therezópolis.
O restaurante oferece até um tour para os amantes dessa bebida tão idolatrada. Mas quem quiser incluir o tour no passeio deve reservar com antecedência por telefone, ou no próprio estabelecimento, sendo preciso aguardar a próxima turma.
O tour custa R$ 70,00 (jul/2022), dura cerca de 1h30, tem degustação de cinco cervejas e brinde. Há dois horários às sextas e domingos, e quatro horários aos sábados e feriados.
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 – Alto | (21) 2642-1575 | site
DICA: outros dois lugares para beber cerveja artesanal em Teresópolis são o Confraria do Chopp e o Vagão Bier.
3. Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Além da sede situada em Petrópolis, Teresópolis também tem um pedacinho de mata atlântica para chamar de seu. O Parnaso é considerado um dos melhores locais do Brasil para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.
Isso sem falar na travessia Petrópolis-Teresópolis, que é considerada um dos trekkings mais bonitos do país. É no Parque Nacional da Serra dos Órgãos que está a Pedra do Sino, com 2.225 metros, uma das mais altas montanas do Estado do Rio.
Há trilhas de diferentes níveis e paisagens lindas para quem não quiser fazer esforço. A entrada do parque fica a menos de 5 quilômetros do centro, na estrada que para a BR-116, na altura do km 89,5 (há placas), perto do Mirante do Soberbo.
Confira nosso artigo sobre a travessia Petrópolis-Teresópolis
Av. Rotariana, s/n – Alto| (21) 2642-4072
Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h
Ingresso: gratuito (jul/2023)
4. Mirante do Soberbo
Um ponto onde é certo encontrar turistas em Teresópolis é o Mirante do Soberbo. Está localizado na rodovia, logo na entrada da cidade para quem vem do Rio de Janeiro. Do local com vista digna de um cartão-postal pode-se apreciar importantes picos que cercam o município, como o Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, o Escalavrado, a Boca do Peixe, entre outros. Em dias claros é possível, inclusive, avistar a Baía de Guanabara e a Baixada Fluminense, no Rio.
Tem lanchonetes por ali e local para estacionar o carro.
Rodovia BR-116 – Trevo de entrada para Teresópolis
Obs.: há um centro de informações turísticas em frente ao Mirante.
5. Granja Comary
Quem nunca ouviu falar no nome desse lugar, hein. Pois é isso mesmo que você deve estar pensando… O centro de treinamento da seleção brasileira de futebol fica em Teresópolis e sua visitação é aberta ao público – quando o time não está concentrado, é claro.
O espaço é uma imensa área verde de quase 150 mil metros quadrados, com vista para as montanhas da Serra dos Órgãos. Um verdadeiro cartão-postal da cidade.
Avenida Lúcio Meira, 259 | Entrada gratuita
6. Feirinha do Alto
A Feirarte, mais conhecida como Feirinha do Alto, existe desde 1983 e reúne centenas de barracas pelas ruas da cidade durante os finais de semana e feriados. A maioria das lojas são de roupas e malhas, mas o visitante também pode encontrar artigos de decoração e produtos artesanais.
A praça de alimentação é o ponto alto da feira, pois é embalada pelo som de música ao vivo e pelo trenzinho que roda pela cidade com a criançada.
Praça Higino da Silveira, 128
7. Fonte Judith
Também no bairro do Alto está a Fonte Judith. Uma fonte de águas límpidas e radioativas com propriedades medicinais.
A obra arquitetônica em estilo colonial, revestida com azulejos portugueses, tem cinco saídas de água em forma de faunos. A visitação ao monumento é aberta e permanente.
Rua Dona Olga de Oliveira, 90 – Alto
Nos arredores:
Trilhas do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo
Essas são algumas das principais atrações em Teresópolis, mas a cidade ainda tem muitos atrativos naturais, culturais e históricos. Se tiver mais dicas do que fazer na cidade, deixe nos comentários.
por Nange Sá
[…] Leia mais: O que fazer em Teresópolis […]
[…] carro a partir de Teresópolis, em frente ao Mirante do Soberbo, siga as placas que indicam Nova Friburgo e a RJ-130 […]
Gostaria de saber quais são os dias que funcionam o trem com personagens na praça de Teresópolis.
Olá Barbara! O Big Magic Trem funciona todos os sábados, domingos e feriados das 10h30 às 18h na Feirinha do Alto.
Abraços