O Solar do Cosme é uma guest house aos pés do Cristo Redentor onde o conforto e a tranquilidade contrastam com o agito do Rio de Janeiro. E nem por isso se fica longe do tal agito. Em excelente localização na Zona Sul da cidade, no bairro Cosme Velho, o Solar está perto do Corcovado e do Cristo Redentor, em uma área cercada de verde para quem curte silêncio sem ficar isolado.
Em um charmoso sobrado de dois andares, em estilo que eu quero morar neocolonial do final do século XIX, o local tem piscina, áreas ao ar livre, varandões com mesas e bancos para os que gostam de se deixar levar em uma boa conversa, salões com sofás e seis quartos com vista para o jardim e para a mata ao redor da residência, super aconchegantes, tanto para quem quer privacidade quanto para quem vai com a família ou amigos. Saiba tudo sobre essa dica imperdível de hospedagem no Rio de Janeiro!
Solar do Cosme: guest house na Zona Sul do Rio de Janeiro
Os quartos
Assim que abrimos a porta, nos sentimos abraçados pelo quarto, com os abajures acesos, as roupas de cama arrumadinhas e o aromatizador que dão as boas-vindas com todo o carinho que as pessoas gostam de ser recebidas. De fato, a gente se sente em casa lá! Há seis quartos que acomodam até quatros pessoas, dois banheiros compartilhados, com lavabo e chuveiro privados, suíte para casal, e até um apartamento com dois quartos que acomoda grupos maiores, todos com ar condicionado e uma decoração que chama a atenção.
Localização
O Solar do Cosme é daquele tipo de local curinga: ao mesmo tempo você está perto de tudo, mas em um cantinho que parece até cidade do interior, e seguro, já que fica na mesma rua de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Está próximo do Pão de Açúcar, Ipanema, Leblon, Copacabana, Lapa, Santa Teresa, centro e outros pontos turísticos da cidade, e na região ainda há bares, restaurantes, farmácias, padarias e tudo que a gente precisa para “sobreviver” no Rio. Mas o melhor da localização é, sem dúvida, o fato de estar a poucos minutos do Terminal do Cosme Velho, que oferece vááárias linhas de ônibus para os pontos turísticos do Rio de Janeiro que eu citei, além de muitos táxis. Nós fomos desde a Rodoviária Novo Rio para o Solar do Cosme através da Linha Troncal 08, que sai do Terminal Henrique Otte (ao lado da rodoviária) de dez em dez minutos e chega ao Cosme Velho em cerca de 40 minutos.
Quem vai de carro também não encontra dificuldades: a rua é tranquila e é possível estacionar lá sem problemas. Confira no Google Maps.
O café da manhã
Dormimos tão bem lá que perdemos a hora! O plano era acordar cedo para turistar no Rio, mas dormimos “mais que a cama”. Agilizamos tudo para sair, mas quando vimos a mesa de café da manhã foi impossível ter pressa: era farto e delicioso. Teve frutas, suco, café, geleia, ricota, queijo, bolos, pães, cereais, e como a gente ia bater perna, o café tinha mesmo que ser reforçado.
Perfeito para quem vai visitar o Corcovado e o Cristo Redentor
A dica é aproveitar a proximidade com a Estação Cosme Velho, que leva os turistas de trem até os dois pontos. A estação fica na rua ao lado do Solar do Cosme. Se você tem pouco tempo na cidade, vai ter mais aproveitamento se hospedando aos pés do Cristo, e cá para nós, isso por si só já é incrível. Ainda mais que dá para avistar o monumento que é uma das sete maravilhas do mundo moderno do jardim de casa.
O melhor do Solar do Cosme
Várias coisas nos encantaram nos dias que passamos lá. São os pequenos detalhes que diferenciam um local na hora de decidir onde ficar. O Solar do Cosme oferece secador de cabelo no banheiro, geladeira, água filtrada e outros utensílios de cozinha disponíveis para os hóspedes, como sanduicheira. Dá para comprar drinks, refri e outras guloseimas básicas lá mesmo e pagar no checkout (aceita cartões).
Tem também lavanderia (serviço à parte), mapas e guias da cidade, tem Netflix e DVDs na sala, e tem um detalhe que passa despercebido às vezes, mas que eu considero de suma importância e que mostra o capricho no atendimento do hóspede, que é não faltar papel higiênico e sabonete para lavar as mãos nos banheiros.
E ainda por cima, a hospedagem é pet friendly (mediante combinado), espaçosa e ideal para quem não deixa os bichinhos em casa. Desde o momento em que a gente chega, somos recebidos de forma atenciosa e dali para a frente a gente se sente em casa. O Solar recebe muitos turistas de fora do Brasil e tem até uma história engraçada de um hóspede que atendeu uma ligação e fechou uma reserva de tão em casa que se sentiu!
Para nós, é interessante interagir com outros hóspedes e conhecer pessoas que adoram viajar. O ambiente do Solar do Cosme favorece essa troca cultural, justamente pelo fato de ser uma guest house. A Márcia, dona da casa, é uma apaixonada pelo Rio. Ela conhece muitos lugares e tem um feeling especial para captar o tipo de passeio que o hóspede gosta. Em minutos ela já abriu um mapa na mesa e está ensinando tudo que a gente precisa para se virar na cidade maravilhosa. Há até opções de transfer para regiões vizinhas. Ela dá jeito para tudo e fornece dicas como se fosse uma guia turística, monta roteiros personalizados como “cortesia da casa”, e faz isso com um brilho nos olhos de quem foi e adorou cada lugar. Isso contagia a gente!
Avaliações e mais fotos dessa hospedagem no Rio de Janeiro
A dica para quem procura uma hospedagem com preço justo, conforto e ótimo atendimento é conferir as avaliações do Solar do Cosme no TripAdvisor. Aproveite para checar também na Booking.com. Se você decidiu se hospedar lá, pode fazer a reserva aqui mesmo. Você estará colaborando com o blog Vida sem Paredes sem pagar nada a mais por isso.
S E R V I Ç O
Solar do Cosme
- Ladeira do Ascurra, 124 – Cosme Velho – Rio de Janeiro – Brasil
- Contato: +55 21 3596.0585 | 21 98238.1627 | [email protected]
- Site | Facebook | Instagram
Solar do Cosme: dica de hospedagem na Zona Sul do Rio
Por Camila Coubelle e Nange Sá
> O Vida sem Paredes se hospedou à convite do Solar do Cosme mas esse post é totalmente isento e reflete a nossa experiência real e sincera com a hospedagem. Conte sempre com as dicas testadas e aprovadas por nós!
[…] Solar do Cosme: dica de hospedagem na zona sul do Rio […]
[…] Solar do Cosme: dica de hospedagem na zona sul do Rio […]
O Rio de Janeiro e essa sensação louca de estar numa metrópole e numa cidade do interior ao mesmo tempo. O lugar parece ser realmente muito bonito. E o mais importante: com pessoas dispostas a tornar satisfatória a experiência, coisa que, infelizmente, ainda não é maioria nas hospedagens da cidade.
Exatamente Ju! O atendimento personalizado e com carinho faz toda diferença! Abraços
Boa tarde muito bom o local super recomendó..