O Sítio Arqueológico Toca do Índio é uma das atrações de Mar de Espanha e do distrito de Córrego de Areia, embora se localize oficialmente em Chiador, município vizinho. Mar de Espanha é uma cidadezinha localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, a cerca de 60 quilômetros de Juiz e Fora.
O sítio – muito visitado por interessados no tema, por estudantes e por quem aprecia turismo rural – está localizado muito perto do distrito chamado Córrego de Areia. O povoado rural é um convite ao descanso e ao contato com a natureza.
Veja como chegar no distrito e na fazenda onde está o Sítio Arqueológico Toca do Índio e confira as dicas.
Como chegar em Mar de Espanha
Mar de Espanha faz parte do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e está a 17 quilômetros da BR-267. A maior cidade de referência é Juiz de Fora, a cerca de 60 quilômetros. Para chegar de carro a partir de Juiz de Fora, siga pela BR-267 em direção a Leopoldina. Perto de Bicas, pegue a saída para a MG-126 e siga até Mar de Espanha.
Precisa alugar um carro? Compare os preços das principais locadoras, pague em reais sem IOF e parcele sem juros no cartão ou garanta 5% de desconto no boleto à vista no Rentcars.com.
A empresa de ônibus que liga Juiz de Fora a Mar de Espanha é a viação Sertaneja, que oferece vários horários por dia.
[su_note note_color=”#edede0″ text_color=”#0c0b0b”] OFERTAS DE HOSPEDAGEM em Mar de Espanha, com reserva de maneira rápida e segura, com opções de cancelamento gratuito e pagamento no check-in na Booking.com.[/su_note]
O Sítio Arqueológico Toca do Índio
O sítio é pré-histórico, de aproximadamente 10 mil anos atrás, e parece uma espécie de abrigo sob rochas. Entre elas está um paredão com pinturas rupestres de várias formas em tons de vermelho. As figuras, atribuídas aos índios Puris, representam círculos concêntricos, grades, sequências de arcos de círculos, linhas em ziguezague, figuras antropomorfas e/ou zoomorfas e outros.
Segundo especialistas, intemperes naturais deslocaram o paredão para perto do chão do antigo abrigo.
Com meia hora de caminhada percorremos os 500 metros entre a fazenda onde está o sítio arqueológico e a formação rochosa com as pinturas.
O local exato está em uma pequena elevação, em um pasto, perto de um curso de água. É catalogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2014 (confira aqui).
Ali perto também foram encontrados fragmentos cerâmicos de formas e tamanhos variados, com diversas decorações. Esse outro sítio tem o mesmo nome do distrito, Córrego de Areia. Mais informações sobre o Sítio Arqueológico Córrego de Areia podem ser encontradas no catálogo do Ipham aqui.
O Sítio Arqueológico entre Chiador e Mar de Espanha fica em um vale verdinho e bonito. Além disso, vale a pena visitar o povoado e curtir um dia de descanso e turismo rural. Ao visitar a atração, passamos por várias fazendas e por ali só avistamos paz, gados, moradores locais circulando em seus cavalos, árvores frutíferas ou floridas e uma linda serra.
O local é muito apreciado por bikers e motociclistas.
Aproveite para parar na Igreja de Nossa Senhora da Glória no caminho.
Como chegar no Sítio Arqueológico Toca do índio
Confira um passo a passo de como chegar nesse ponto turístico de Mar de Espanha e Chiador e veja as fotos ao final.
- No centro de Mar de Espanha, siga as placas indicando a saída para Sapucaia, no Rio de Janeiro. A estrada de terra tem condições razoáveis até o Sítio.
- Logo que adentrar a estrada de terra, haverá uma bifurcação. O caminho da direita é mais plano e tem cerca de 18 quilômetros até o local. O da esquerda passa por uma linda serra, e tem mais subidas e descidas, mas é mais curto, com 13 quilômetros. Nós fomos e voltamos por esse caminho mais curto com carro 1.0 e foi tranquilo.
- Basta seguir pela estrada principal, evitando as estradinhas mais estreitas que vão dar em algumas fazendas. Na segunda bifurcação, siga pela esquerda, pela Estrada Municipal Geraldo José Furtado (Geraldo Didi), indicada na placa.
- A terceira bifurcação será em um trevo. Basta seguir pela esquerda, para Córrego de Areia.
- A quarta e última bifurcação fica poucos metros após uma ponte de cimento que pode ser facilmente identificada. À direita da ponte você verá uma minúscula capela de um cemitério, e a esquerda, um bar.
- Após essa última bifurcação, a estrada passa por umas 3 ou 4 chácaras até chegar à fazenda onde está o Sítio.
- Deixe o carro estacionado ali, e se possível, pegue informações com os proprietários. Não há placas nesse local, apenas uma casa verde ao fundo e um grande pasto.
Da fazenda ao Sítio Arqueológico Toca do Índio, Chiador/Mar de Espanha – MG
Da fazenda é possível avistar a colina onde estão as pinturas. Porém, a visão da gruta em si é coberta por outros morros ali.
Seguindo por uma estradinha e cruzando 3 porteiras, é preciso subir o pasto em direção a uma árvore isolada. Fique atento, pois encontramos uma cobra no caminho. Pelo menos era verde e não parecia venenosa.
A subida é íngreme até chegar em um túnel de pedra que é um ponto de descanso.
A partir daí já estamos bem perto e a subida fica menos íngreme. Mais adiante, passamos por algumas lajes de pedra, onde estão umas bananeiras.
Siga até perto da lateral da parede de pedra, que não é visível dali. Ao lado está uma vegetação mais alta e um caminho “mais limpo”, mas meio fechado, entre bambus e galhos. Algumas plantas têm espinho, e ainda bem que esse trecho de descida tem só uns 10 metros.
Vale lembrar que não é preciso seguir um caminho exato até o ponto. É possível mirar o paredão de pedra e contornar os pastos ao redor de várias formas, tendo em mente o ponto final. Esse caminho que fizemos teve o intuito de subir da forma mais leve possível, e pelo caminho com mato mais baixo.
Vale perguntar para os proprietários da fazenda qual o acesso mais fácil, pois não há placas.
Nos arredores:
Conheça o Santuário Ecológico da Água Santa, em Bicas, a 17 quilômetros de Mar de Espanha.
Sítio Arqueológico Toca do Índio, Chiador/Mar de Espanha – MG – Minas Gerais
por Camila Coubelle